Revista Acontece - Junho 2021

Page 1

Mossoró-RN |Junho|2021 R$

22,50

Amaro Sales: O Mais RN é o maior presente que uma instituição empresarial poderia dar ao estado. Amaro Sales Presidente da FIERN

pág. 10

ACONTECE . Junho 2021

|

1


2

|

ACONTECE . Novembro 2018


ACONTECE . Novembro 2018

|

3


EXPEDIENTE

EDITORA: Neide Carlos DIREÇÃO-GERAL: Neide Carlos Marcelo Bento DRT- RN 1728 REPORTAGENS: Nara Andrade/ Neide Carlos REVISÃO: Gilceleno Amorim DIAGRAMAÇÃO: Marcelo Bento - DRT-RN 1728 TIRAGEM: 5.000 exemplares Foto da capa / Marcelo Bento Para sugestão de pautas, críticas e elogios, entre em contato com:

PORTAL/REVISTA ACONTECE

www.portalacontecern.com.br contato@portalacontecern.com.br neidecarlos01@gmail.com Travessa Mossoroense, 37, Centro - Ed. Teresinha Leite Sala 1 - Mossoró (RN) - CEP: 59.600-012 O CONTEÚDO DOS ARTIGOS E COLUNAS É DE RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES.

TELEFONES: (84) 99893.7689 (84) 98814-1034 (84) 98857-1034

acontecern acontece.rn acontecern

4

|

ACONTECE . Junho 2021

A

EDITORIAL

A retomada do setor produtivo ganhando impulso com novas tecnologias e a força das MEIs Seguindo o prisma de destacar os grandes projetos voltados para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte através do empreendedorismo de sua gente, a Revista Acontece em sua edição de junho proporciona aos seus leitores a oportunidade de conhecer os novos caminhos para a retomada do crescimento. Nas suas paginas amarelas, destacamos a entrevista com uma das maiores e mais importante lideranças do setor produtivo do Rio Grande do Norte e um dos principais nomes do norte e Nordeste brasileiro, Amaro Sales de Araújo, presidente da Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Com equilíbrio e notável conhecimento e visão sobre o futuro do setor produtivo potiguar, Amaro Sales fala sobre o atual momento da economia do RN, e os obstáculos enfrentados pelo setor, em consequência da pandemia e o momento de otimismos do empresariado potiguar. Amaro Sales apresenta um amplo diagnóstico de sua visão empreendedora em relação ao presente e do futuro a frente da Fiern e muito mais. Através de levantamento feito pelo Sebrae, o leitor da Revista Acontece vai saber qual o segredo que faz com que os Microempreendedores Individuais (MEIs) do RN, tenham atingido uma das menores taxa de mortalidade das empresas nesse segmento. A taxa de mortalidade de MEIs no RN foi de apenas 8%. E isso pode ser explicado por alguns fatores que você vai conhecer lendo nossa reportagem. Outro importante assunto de interesse popular destacado nessa edição tem a ver com a chegada de mais um canal de TV aberta para o telespectador mossoroense. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim anunciou na semana passada que recebeu do secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão, que o sinal aberto para a TV Câmara Mossoró deverá chegar em no máximo 90 dias. Isso é apenas um aperitivo do que a Revista acontece esta disponibilizando aos seus leitores nesse mês de junho. Como a situação da pandemia ainda exige cuidados, nada melhor do que ficar em casa, relaxar e ler um bom conteúdo, ficando por dentro dos principais assuntos que acontecem no Rio Grande do Norte. Então venha com a gente ver o RN Acontecer!


ÍNDICE

Amaro Sales: O Mais RN é o maior presente que uma instituição empresarial poderia dar ao estado. Amaro Sales Presidente da FIERN

O entrevistado dessa edição da Revista Acontece, é uma das maiores e mais importante lideranças do setor produtivo do Rio Grande do Norte e um dos principais nomes do norte e Nordeste brasileiro, Amaro Sales de Araújo, presidente da federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.

10 Projeto de paridade de gênero na Polícia Militar é aprovada na Assembleia Legislativa: Segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Rio Grande do Norte possuía, em 2017, um total de 122 mulheres na corporação

2 8

40

Lazer e renda: imóveis com uma suíte independente para locação é uma das inovações de incorporadora potiguar A Trígono surge no mercado do RN com a missão de proporcionar a realização do sonho de quem deseja adquirir um imóvel de alto

18

padrão em uma das joias do litoral potiguar, com a garantia de realizar um investimento de excelente retorno.

Colunas: Neide Carlos--------------------------6 Lizana Lima-------------------------30 Karenine Fernandes----------------68 Mario Filho---------------------------66 Clístenes Carlos--------------------70 ACONTECE . Junho 2021

|

5


REVISTA ACONTECE MULHER A Revista Acontece Mulher, edição especial da Revista Acontece voltada para o público feminino, foi lançada na último dia (22), em evento realizado no Restaurante Donna Salada. recebi empresários, amigos e as mulheres que tiveram suas histórias de vida contadas nas páginas desta edição, as grandes homenageadas da noite. O evento refletiu bem o sucesso de mais essa edição, que conta a trajetória de grandes empresárias, empreendedoras, e profissionais qualificadas. Na oportunidade foram entregues as comendas “Mulheres que Acontecem”, paras as homenageadas. A empresária Aline Lima, capa da edição Acontece Mulher, recebeu uma homenagem especial.

neidecarlos@portalacontece.com.br

COLUNA

Neide Carlos

6

|

ACONTECE . Junho 2021

Também estiveram presentes no evento, representantes da Prefeitura de Mossoró, da Câmara Municipal, de entidades de classe e da imprensa local. O cerimonial encerrou com uma benção especial do Padre Charles Lamartine. Para o lançamento, a empresária contou com o apoio de importantes parceiros: Restaurante Donna Salada, o decorador Élio D’angelis que assinou todo o projeto de decoração do lançamento, Três Corações, Farma Fórmula, VNZJeep, Laticínios Sertão Jucurutu, CYM Iluminação, Xismac.


ACONTECE . Junho 2021

|

7


TV

Presidente da Câmara anuncia mudanças na TV Câmara Mossoró Lawrence Amorim destacou que a TV Câmara Mossoró é uma das prioridades da sua gestão à frente da Câmara Municipal.

8

|

ACONTECE . Junho 2021


ministro Fábio Faria, de pronto, demonstrou interesse no pleito e indicou parceria com a EBC, a empresa Brasil de Comunicação, para viabilizar o sinal aberto”, afirmou.

no legislativo. E as mudanças que estão ocorrendo na TV vão trazer mais qualidade na programação”. Atualmente, a emissora funciona em sinal fechado, no canal 23.2 da TCM.

Na última terça-feira, 29, o presidente da Câmara participou de uma reunião remota com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão, o diretor de Outorga e Pós-Outorga do Ministério das Comunicações, William Ivo Zambelli, e técnicos do Legislativo. “Nessa reunião, encaminhamos a outorga de sinal aberto por consignação com o Governo Federal, em parceria com EBC, para viabilizar o sinal aberto”.

Economia

Lawrence Amorim destacou que a TV Câmara Mossoró é uma das prioridades da sua gestão à frente da Câmara Municipal. “O canal aberto vai aproximar mais a população dos trabalhos

Além de melhorar a programação, a nova fase da TV Câmara Mossoró vai trazer mais economia à Fundação Aldenor Nogueira, responsável pela TV, de cerca de 50%. “Não teremos mais uma empresa terceirizada. Os equipamentos e o contrato dos profissionais que atuarão na TV serão feitos diretamente pela Fundação”. De acordo com o Ministério das Comunicações, a outorga para o sinal aberto deve ser concedida em 90 dias. O próximo passo será a discussão dos termos do contrato entre a TV Câmara e a EBC, que deve acontecer nos próximos dias.

O

presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD) anunciou, durante a sessão ordinária de hoje, 30, avanços na negociação para a transmissão da TV Câmara Mossoró em canal aberto. A TV também vai contar com uma nova estrutura, equipamentos e estúdios modernos. O primeiro contato em busca do sinal aberto foi realizado por Lawrence Amorim, no dia 16 de junho, quando entregou um ofício ao ministro Fábio Faria, solicitando equipamentos e apoio para a TV Câmara. “O ACONTECE . Junho 2021

|

9


10

|

ACONTECE . Dezembro Junho 20212019


ENTREVISTA AMARO SALES DE ARAÚJO

O

entrevistado dessa edição da Revista Acontece, é uma das maiores e mais importante lideranças do setor produtivo do Rio Grande do Norte e um dos principais nomes do norte e Nordeste brasileiro, Amaro Sales de Araújo, presidente da federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. Com equilíbrio e notável conhecimento e visão sobre o futuro do setor produtivo potiguar, Amaro Sales fala sobre o atual momento da economia do RN, e os obstáculos enfrentados pelo setor, em consequência da pandemia. Nesse difícil momento da vida da sociedade brasileira, marcada por polarizações políticas e uma pandemia que drena forças do país, Amaro insiste que o os empresários devem ser sempre levados pelo busca do crescimento e desenvolvimento da indústria, acima de tudo. Nessa entrevista a Revista Acontece, ele fala sobre o otimismo que voltou a tomar conta dos empresários do RN, que chega a atingir quase 60% de confiança. Isso graças ao Mais RN, Que segundo ele, é uma bússola que contém informações muito importantes para quem deseja investir ou aumentar sua abrangência em segmentos estratégicos no estado. Ele também fala sobre a importância do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, único do país. Em suma, nessa entrevista Amaro Sales apresenta um amplo diagnóstico de sua visão empreendedora em relação ao presente e do futuro a frente da Fiern. Mostrando a capacidade do empresariado potiguar em encarar os desafios do RN com a saída da Petrobras e a chegada de novas empresas para o setor de produção de energias limpas como a eólica e a solar, que estão proporcionando ao RN investimentos que superam a casa dos R$ 5 bilhões. Além disso, ele fala sobre a importância das micros e pequenas empresas no plano de retomada de crescimento do setor produtivo do RN.

| |11 11

ACONTECE . Junho 2021 ACONTECE . Junho 2021


ENTREVISTA

AMARO SALES DE ARAÚJO

Revista Acontece: Como o senhor avalia o aumento do nível de produção industrial em maio que registrou crescimento na comparação com o mês anterior? A que o senhor atribui essa retomada de crescimento? Amaro Sales: Depois de um ano e quatro meses, o empresário volta seu olhar, com otimismo, para o futuro. A pesquisa nos deixa felizes pela confiança de que vai acontecer algo diferente mais à frente. A FIERN faz, há muitos anos, a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI. O empresário,

12

|

ACONTECE . Junho 2021 ACONTECE . Junho 2021

desde o início da pandemia, viu as expectativas caírem a níveis preocupantes, mas agora chega a quase 60% de confiança. Estamos vivenciando a busca por um crescimento econômico em meio a essa pandemia. E esperamos que o RN possa mostrar suas potencialidades de forma mais contundente nos próximos meses. Para isso, temos o MAIS RN como um grande canal de discussão dessa retomada da economia. Trata-se de uma plataforma de Bussines Inteligence (B.I.) que tem levantado informações importantes e sistematizadas de setores expressivos da economia potiguar. É uma

bússola que contém informações muito importantes para quem deseja investir ou aumentar sua abrangência em segmentos estratégicos do Rio Grande do Norte, e está à disposição do empresário potiguar. RA: Quais os principais desafios dos empresários do RN para manter esse avanço no setor industrial registrado nos últimos nesses? AS: O Rio Grande do Norte continua com grandes oportunidades. Precisamos é melhorar o


ambiente de negócios, ponto em que a FIERN vem trabalhando fortemente junto ao governo do estado e temos recebido apoio. Precisamos reforçar as políticas de incentivos, dar maior segurança jurídica aos negócios, fazer as reformas estruturantes que o país precisa. Temos a expectativa de uma reforma política, de gestão pública, de uma reforma tributária ampla, que seria um grande avanço para as empresas. Acredito que o Rio Grande do Norte está numa posição melhor porque há um entendimento entre o empresário e a governança, e a FIERN atua como meio nessa relação, que traz um ambiente mais favorável para tratar sobre a economia do Rio Grande do Norte. RA: O senhor sempre tem defendido esforço conjunto pela vacinação contra a Covid-19. E lançou, pela FIERN, o programa Ação pela Vida que tem contribuído para a imunização em Natal e Mossoró, inclusive com o principal ponto de vacinação nas duas cidades. Quais os resultados desse trabalho até agora?

AS: Os resultados já somam mais de 80 mil potiguares vacinados no projeto Ação Pela Vida, em parceria com as Prefeituras de Natal e Mossoró. E esperamos, até o final da campanha de imunização, darmos uma contribuição ainda mais representativa à sociedade. Quando se apresentou a proposta de parceria entre o Sistema FIERN, através do SESI, com as prefeituras das duas maiores cidades do estado,

vimos a oportunidade de usar as instalações já existentes e colaboradores que já contribuem para o bem-estar das pessoas para, em um momento de angústia como esse, prestar à população um atendimento ágil de forma digna. E com essas duas parcerias firmadas, o Sistema FIERN conseguiu ainda colocar fim a um tabu, promovendo uma união entre o setor público e a iniciativa privada para trazer um atendimento de alta qualidade. Entendemos que a vacina é o maior remédio para a pandemia, além das medidas de higiene e distanciamento social. Já atingimos uma marca histórica e queremos contribuir ainda mais. RA: O Rio Grande do Norte tem o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, único do país nesta área. Qual a importância dele para a indústria do RN? AS: Um dos nossos maiores objetivos como gestor à frente da Federação era podermos inaugurar um Instituto SENAI de Inovação, onde trabalhamos a competitividade da indústria de energias renováveis. O RN enquanto um dos maiores produtores de energias eólica e solar do país precisava de um instituto à altura. O ISI-ER é resultado de um investimento de quase R$ 20 milhões e, veja, já tem quase o mesmo valor de R$ 20 milhões em projetos contratados com empresas nacionais e estrangeiras. Um ISI de grande relevância, descobrindo novos horizontes, trabalhado novas tecnologias, inovação e pesquisa. Para colocarmos o RN em destaque para o mundo.

Nosso enfoque é a melhoria do ambiente de negócios e a abertura de novas oportunidades, a atração de mais empresas, o fortalecimento da nossa economia

Produzindo conhecimento e tecnologia para grandes players do mundo que trabalham com energia limpa.

RA: A Inovação tem sido uma meta do empresariado norte-rio-grandense? AS: Uma meta do mundo. Inovação sempre foi tida como algo destinado às grandes empresas. Mas, hoje, as pequenas e médias empresas pensam inovação até para a sobrevivência, competitividade e participação no mercado. O Rio Grande do Norte tem no seu portfólio de empresas, 95% de micro e pequenas empresas. Não podemos esquecer que esses 5% de grandes companhias têm que se destacar, mas os micro e pequenos também precisam inovar, e para sobreviver. E o Sistema FIERN tem capitane-

| |1313

ACONTECE ACONTECE . Junho . Junho 2021 2021 -


ENTREVISTA

14 14

|

AMARO SALES DE ARAÚJO

ACONTECE . Junho 2021 ACONTECE . Junho 2021


ado diversas ações que buscam promover a inovação. RA: O Governo do RN tem recebido diversas propostas e dialogado com investidores para novos investimentos no setor de produção e energia limpa. Como o senhor avalia esse momento e qual tem sido a participação da FIERN nesse processo? AS: A FIERN, por meio do ISI-ER, apoia as empresas e também o governo, com a confecção do Atlas Eólico. A indústria do Rio Grande do Norte as energias renováveis em sua diversificada matriz econômica. O estado é um dos maiores geradores de energias do país e o maior do Nordeste. Hoje na economia potiguar, em nível de investimentos, temos mais de R$ 5 bilhões em energias renováveis. Temos 170 parques instalados, 70 em construção, a maior geração de energia dos ventos instalada, em construção e em projeto futuro. A FIERN está desenvolvendo também, por intermédio do Mais RN, o Mapa das Energias Renováveis, que reunirá informações oficiais atualizadas mensalmente sobre o cenário atual do setor e os projetos em andamento, com o foco em dados de produção de energia e em números de projetos. Ou seja, estamos, por meio do Sistema FIERN, capitaneando os principais estudos em torno do assunto. RA: O Mais RN, plataforma criada pela FIERN, reúne informações sobre a indústria do RN, com tecnologias de B.I., inclusive. Qual a importância

do Mais RN para a economia do estado? AS: O Mais RN é o maior presente que uma instituição empresarial poderia dar ao estado do Rio Grande do Norte. Quando ele foi construído, em 18 de julho de 2014, trazia para o estado a expectativa de abertura para investimentos e oportunidades. Não à toa foi feito um diagnóstico profundo e detalhado com base em estudos que já existiam no RN dos principais setores da economia para tornar realidade o desenvolvimento estratégico. Hoje, com o uso de tecnologias de Business Inteligence, ganha plataformas digitais de setores específicos como Energias, Pesca, Agronegócio, Petróleo e Gás e Construção Civil. É um programa de desenvolvimento estratégico, pensado a longo prazo, para o Rio Grande do Norte. Está em constante atualização e temos a expectativa que as instituições públicas e a iniciativa privada possam usar dessas informações como uma bússola para orientar os negócios, os investimentos. É uma fonte de informação para se enxergar as muitas oportunidades de um Rio Grande do Norte diferente. RA: A FIERN construiu um Plano de Retomada da Economia, que foi entregue ao Governo, e tem participado ativamente no plano de reabertura da educação. Como o senhor analisa essas contribuições da FIERN, com o poder público, em meio a pandemia? AS: Sabemos que a pandemia pegou as instituições todas sem planejamento e com uma gra-

ve crise sanitária e econômica mundialmente. Nesse aspecto precisa ser observado que, as Federações da Indústria, Comércio, Agricultura e Transportes, junto com o Sebrae, CDL, fizeram uma preparação para a reabertura da economia. Esse plano tem servido como um mapa para a saída da pandemia. Hoje, ainda entre abertura e fechamentos, há uma matriz construída lá no início, a várias mãos, para atenuar o impacto. Não temos registro de indústrias no RN que foram fechadas em função da preparação que tiveram por meio do SESI, SENAI e IEL. Esse plano de retomada foi construído com muita atenção para o setor produtivo junto com o Governo. Inclusive, dando uma nova contribuição com os protocolos para a reabertura da educação, fundamental para a nossa sociedade. RA: Com a escalada do desemprego, a reclamação generalizada é que os micro, pequenos e médios negócios não têm tido acesso a linhas de crédito. Como o Sr. avalia esse momento em relação aos micros e pequenos e médios do RN? AS: Quando foram criadas as primeiras ações para beneficiar as MPEs tinha-se uma visão deste segmento de que eram “coitadinhas”. O tempo tem provado que a MPE representa mais de 50% da economia do país, mais de 50% da empregabilidade no Brasil, ou seja, tem uma grande força e importância para a economia. E a discussão das reformas estruturantes, sejam elas tributária, administrativa, trabalhista, política, todas passam pela Micro e Pequena Empresa ACONTECE . Junho 20212021 ACONTECE . Junho

|

15 15


ENTREVISTA

AMARO SALES DE ARAÚJO

por deter essa participação efetiva na economia e empregabilidade. Não se pode aplicar às MPEs o que é aplicado às grandes empesas, precisa ser diferenciado desde os pagamentos de impostos, exigências legais, como o marco de licenças ambientais e as normas de regulamentação. Entendemos que são necessários decisões e tratamento diferenciados para ampliar a competitividade deste segmento. Queremos mais, queremos que se dê mais segurança jurídica para essas empresas. Outro ponto é questão do crédito e pagamento de dívidas. As micros e pequenas empresas precisam de um sistema diferenciado para tomada de empréstimos dos bancos estatais e privados, que precisam ter a MPE com o seu cadastro, com a forma que atua no mercado. Entendemos que quando recebem uma diferenciação, elas aumentam a sua rentabilidade. Quando se fala em inadimplência e renegociação de dívidas, é necessário um olhar diferente, seja na elasticidade de prazos, na parte documental. As micros e pequenas precisam ser vistas como solução, não como problema. RA: O senhor fica na presidência da Fiern até 2023, quais as suas metas até lá e suas perspectiva em relação ao desenvolvimento industrial do RN? AS: Nosso enfoque é a melhoria do ambiente de negócios e a abertura de novas oportunidades, a atração de mais empresas, o fortalecimento da nossa economia e com isso darmos uma contribuição de suma importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. . Junho 2021 1614| |ACONTECE ACONTECE . Junho 2021


ACONTECE . Junho ACONTECE . Junho 20212021 -

|

17 17


+ra

Gostoosróupara De Moss il todo Bras

O verdadeiro

sabor do Milho

Presente em todo Norte e Nordeste. Produzido em Mossoró.

18

|

ACONTECE . Junho 2021


/cafesantaclara

@cafe_santaclara

Confira aqui: ACONTECE . Junho 2021

|

19


PROJETO DE LEI

Projeto de paridade de gênero na Polícia Militar é aprovada na Assembleia Legislativa Segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Rio Grande do Norte possuía, em 2017, um total de 122 mulheres na corporação, o que representa apenas 1,54% do efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN). 20 |

ACONTECE . Junho 2021


FOTO: ELISA ELSIE - ASSECOM/RN

O

projeto de lei que dispõe sobre a igualdade de acesso às vagas, para homens e mulheres, nos quadros funcionais da Polícia Militar do Estado (PMRN), enviado pelo Executivo, foi aprovado à unanimidade em sessão ordinária pela Assembleia Legislativa O PL foi uma solicitação da Deputada Isolda Dantas ao Governo do Estado, feita em janeiro de 2020. Com a apro-

vação do projeto, os quadros funcionais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte serão reordenados, revogando a limitação e assegurando a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres para os quadros funcionais da corporação. “A aprovação desse projeto significa uma grande conquista para a polícia do RN. Às mulheres e toda a sociedade potiguar, e é um importante passo para corrigir essa desigualdade histórica na PM. Viva a luta das mulheres, viva a igualdade de gênero”, disse Isolda. A governadora, professora Fátima Bezerra, destaca a importância da aprovação do projeto de lei, ao corrigir uma distorção que, até então, gerava uma situação de desigualdade. “É mais um avanço, não só do ponto de vista de gestão, mas de justiça e luta em busca do tratamento igualitário em nossa sociedade. Porque, veja bem, não deve haver espaço para desigualdade em nossa sociedade. Enquanto gestora de políticas públicas, temos a obrigação de buscar a correção dessas situações, por dever de justiça. A sociedade é quem, de fato, ganha à medida que buscamos este caminho”, disse a governadora. “Como teremos as Delegacias de Mulheres funcionando e a patrulha Maria da Penha sem policiais femininas? Esse é um grande avanço que, lógico, não resolve os problemas da PM, mas corrige uma dis-

torção completamente sem sentido”, continuou Isolda. Segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Rio Grande do Norte possuía, em 2017, um total de 122 mulheres na corporação, o que representa apenas 1,54% do efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN). Para Isolda, essa desigualdade de gênero ficou ainda mais evidente no último concurso da PM. “As mulheres podiam ficar melhores colocadas que os homens nos concursos, mas não entravam porque havia um percentual limite de mulheres, fazendo com que a PM do RN tenha o mais baixo efetivo de mulheres entre as PMs de todo o país”, declarou a deputada. “A aprovação deste Projeto de Lei representa uma valorização dos recursos humanos no âmbito da Polícia Militar, pois está no marco dos ideais de dignidade e de justiça, trazendo isonomia no ingresso da carreira profissional e ainda adequa a legislação estadual castrense aos ditames constitucionais com a igualdade de acesso, para homens e mulheres, às vagas nos quadros de oficiais e praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte”, destacou o titular da SESED, coronel Francisco Araújo Silva. ACONTECE . Junho 2021

|

21


REPRESENTATIVIDADE

Sobrevivência das pequenas empresas no RN chega a 92%

Um levantamento feito pelo Sebrae em todo o País indica que no Rio Grande do Norte a taxa de mortalidade das pequenas empresas devido à pandemia foi de apenas 8%. Os microempreendedores foram os mais afetados.

N

ove de cada dez pequenos negócios do Rio Grande do Norte tiveram que se desdobrar para não baixar as portas desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no ano passado. O índice de sobrevivência das pequenas empresas potiguares é de 92%. Isso é o que revela um levantamento feito pelo Sebrae com empresas de micro e pequeno porte em todo o País. A pesquisa aponta uma si-

22 |

ACONTECE . Junho 2021

tuação preocupante. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda são a ponta mais frágil do cenário empresarial brasileiro e que sofrem com as oscilações do mercado, culminando no encerramento das atividades quando o contexto econômico se torna completamente desfavorável. No Rio Grande do Norte, assim como em boa parte dos estados, essa categoria responde pela maioria das empresas constituídas formalmente. Hoje,

são 148.984 pequenos negócios registrados nessa categoria jurídica no estado. Segundo o estudo, é possível inferir que a maior taxa de mortalidade dos MEI também esteja associada à extrema facilidade de abrir e de fechar esse tipo de empreendimento, quando comparado às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP), cujas exigências ainda são menos flexíveis para esses dois portes. O levantamento feito pelo Sebrae levou em con-


ESTUDO DO SEBRAE

que o empreendedorismo não foi motivado por uma necessidade. Mas, 52% do total desse público estava desempregado e resolveu empreender para ter uma fonte de renda. E é nesse contingente que se enquadra a maioria dos MEIs. Essa quantidade de pessoas que resolveram se tornar dono do próprio negócio no Rio Grande do Norte optou, em maior parte, por desenvolver a atividade sozinha. 48% dos empreendedores consultados no RN não têm funcionários, o que condiz com as características gerais do perfil de MEI, que pela legislação permite a contratação formal de apenas um empregado. O estudo do Sebrae Nacional mostra ainda que 71% dos empresários potiguares não foram em busca de recursos em instituições financeiras do ano passado para cá. As dificuldades para a obtenção de crédito nos

agentes financeiros devem ter pesado nessa decisão. Já que, dos 28% empresários potiguares que recorreram a financiamentos bancários, somente 35% conseguiram o dinheiro e para 59% os pedidos de empréstimos foram indeferidos. O estudo supõe que, quanto menor o porte da empresa, mais difícil foi obter crédito para manter o capital de giro e conseguir superar obstáculos, como os provocados pela Covid-19. Ao analisar a sobrevivência por setor, o levantamento feito pelo Sebrae detectou que a maior taxa de mortalidade no país é verificada no comércio, onde 30,2% fecham as portas em 5 anos. Na sequência, aparecem a indústria da transformação (com 27,3%) e serviços, com 26,6%. As menores taxas de mortalidade estão na indústria extrativa (14,3%) e na agropecuária (18%).

ta dados da Receita Federal em um total de 84.820 empreendimentos e também uma pesquisa de campo, que chegou a ouvir 3.047 empresários, sendo 1.056 deles somente no Nordeste. O nível de confiança é de 95%.

AGÊNCIA SEBRAE

A baixa taxa de mortalidade no RN, que foi de 8%, pode ser explicada por outro dado que a pesquisa revelou. 61% dos empreendedores potiguares tinham conhecimento ou experiência no ramo em que decidiu abrir o negócio, o que denota ACONTECE . Junho 2021

|

23


24 |

ACONTECE . Junho 2021


ACONTECE . Junho 2021

|

25


DIGITALIZAÇÃO (GETTY IMAGES/REPRODUÇÃO)

Queda de faturamento foi menor entre empresas que utilizam o comércio eletrônico 11ª pesquisa de Impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, traçou perfil dos empreendedores que usam a internet para comercializar produtos

26 |

ACONTECE . Junho 2021


“Quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor essa ferramenta sentiu um pouco menos de impacto. A comercialização de produtos pela internet já era uma tendência, mas ela foi acelerada pela pandemia e permitiu que muitas empresas conseguissem se manter de pé”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Desde maio do ano passado, o Sebrae tem acompanhado a adesão dos pequenos negócios no comércio eletrônico e viu a participação dessas empresas saltar quase dez pontos percentuais em um

ano, passando de 59% para 67%. A 11ª edição também revela que as mulheres são as que mais têm atuado no comércio eletrônico. Entre as empreendedoras, 72% declararam vender pela internet. Entre os homens, esse número cai para 64%. “Esse resultado ref lete o fato de que as mulheres usam mais a internet do que os homens e, como elas estão mais conectadas, acabam aproveitando melhor as ferramentas digitais para comercializarem seus produtos e ser viços e potencializarem as vendas”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles. A pesquisa também confirma a tese de que quanto mais novo o empreendedor, mais digitalizada é a sua atuação. Entre os empreendedores com até 24 anos, 77% estão no mundo digital. C onforme a idade vai aumentando esse índice se reduz gradativamente. Dos 25 até 35 anos, 76%; entre 36 e 45 anos, 70%; entre 46 e 55, 64%; entre 56 e 65, 61%

e acima dos 65 anos, 52%. A escolaridade também segue essa tendência. Entre os empreendedores com nível superior, 70% estão no mundo virtual, seguidos pelos empresários com ensino médio completo (65%) e pelo médio incompleto (60%). Presença Digital O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.

AGÊNCIA SEBRAE

D

esde o início da pandemia da C ovid-19, os donos de pequenos negócios têm investido cada vez mais no mercado digital. De cada 10 empresas, sete já comercializam seus produtos e serviços pela internet. E esse investimento tem sido recompensado. Segundo a 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as empresas que aderiram a essa modalidade de vendas conseguiram reduzir a queda no faturamento. O levantamento revela que os pequenos negócios que atuam no mundo virtual apresentaram uma queda de faturamento de -42% (em média), contra perdas de -44% (para quem não está no ambiente virtual).

ACONTECE . Junho 2021

|

27


Corpo saudável, mente sã. A importância de fazer checkup e estar em dia com a saúde.

Médica CRM/CE 17361

COLUNA

CRM/RN 8638

D

esde os tempos antigos os seres humanos buscam métodos e meios para alcançarem a longevidade, afinal, todos querem ver as próximas gerações e aproveitar tudo que for possível nesta terra. Mas o que se percebe e sempre que é indagado à pacientes sobre o que estão fazendo para alcançar essa longevidade com vigor e saúde é notório um descaso com as principais medidas de cuidados, como: exames de rotina, alimentação saudável, prática de exercício físico e pausas para desacelerar a correria do dia a dia, permitindo um tempo de descanso para2021 cuidar ACONTECE . Junho 28e| reflexão dos próprios pensamentos.

Pois bem, é necessário ampliar a discussão e propor através da leitura esta reflexão, pois a OMS - Organização Mundial de Saúde - aponta o Brasil como um dos países com mais incidência de pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade no mundo. O INCA - Instituto Nacional do Câncer - aponta o Câncer como a 1ª causa de morte por doença infantojuvenil no país, além das altas taxas de diversas outras patologias que assolam a população, dados estes que preocupam toda a classe de profissionais da saúde. Observa-se, inclusive, que alguns pacientes que chegam ao consultório médico alegam não estar em dias com seus exames pela falta de tempo, mas cabe a pergunta: Porquê descuidar-se da saúde, já que ela é primordial para se ter uma vida plena e de perfeita produção? Bem, não existem respostas para todas as perguntas, mas é necessário propor uma reflexão a você, caro leitor. Devido a experiência vivida em rotina hospitalar e de consultório, pode-se afirmar a perfeição da criação da estrutura interna do

organismo e como o corpo é capaz de emitir sinais quando não está bem. Nesse novo tempo de surgimento de novas doenças, é costumeiro em consultas, pacientes com algum problema de saúde que já dava indícios, mas pela “falta de tempo” não foi dado a devida atenção aquelas queixas e aquele problema tomou proporções maiores e assim passou a inspirar mais cuidados e necessidades de tratamentos mais severos. Todavia, existe uma divulgação e trabalho social proposto pelos órgãos da saúde e colegas médicos que propagam diariamente informações sobre a importância de realizar checkup anu a lmente e adver tem a prevenção como principal remédio. Todavia, é habitual acompanhar doenças que eram simples, mas pela falta de cuidados e assistência profissional no tempo certo acabará de se tornar problemas de difícil reparação. Bem como, é importante ressaltar que a projeção do organismo humano é de trabalhar em conjunto, por exemplo: problemas nos órgãos digestivos são capazes de afetar a c ab e ç a; dores emo cionais


podem desencadear processos i n fl a m at ó r i o s s i mp l e s o u agudos; sobrepeso pode estar ligado a fatores nutricionais, metabólicos e/ou psicológicos, ou seja, é notório que o organismo é um complexo de sistemas que trabalham em sinergia. conjunto, por exemplo: problemas nos órgãos digestivos são capazes de afetar a c ab e ç a; dores emo cionais podem desencadear processos i n fl a m at ó r i o s s i mp l e s o u agudos; sobrepeso pode estar ligado a fatores nutricionais, metabólicos e/ou psicológicos, ou seja, é notório que o organismo é um complexo de sistemas que trabalham em sinergia. Por tanto, fica o aler t a da importância de atentar-se para todos os sinais emitidos pelo organismo. Ademais, destacarse a necessidade de manter uma rotina de prevenção e cuidados através de exames de sangue, de imagem, consultas médicas anuais, alimentação saudável e rotina de exercícios físicos para manter o corpo saudável e a mente sã e assim poder gozar de longevidade com saúde e vigor.

A vida da gente #02 Dicas de profissionais para ter uma vida saudável. Dr. Marcos Suassuna Médico Gastroenterologista - Atua na West Clinical Center

O ser humano é dotado de corpo e mente, tudo faz parte de um ciclo de complexas interações quase sempre não percebidas por nós. Em relação à saúde gástrica e do sistema gastrointestinal como um todo, podem estar associados a vários fatores como; estado emocional ( ansiedade e/ou depressão ), alimentação inadequada e sedentarismo. com base na evolução do conhecimento médico, hoje temos a compreensão do eixo cérebro-intestino e como algumas alterações nesse eixo interfere no humor das pessoas sendo, inclusive, causa de disfunções gástricas, podemos dar como exemplos a tão conhecida e falada “gastrite nervosa”´(dispepsia funcional) e a associação de quadros psiquiátricos como quadros de depressão, ou seja, algumas doenças gastrointestinais apresentam, muitas vezes, manifestações extraintestinais afetando outros órgãos e sistemas.

Danilo Araújo Personal Trainer - Atendimento particular e personalizado

Precisamos entender que a atividade física é indispensável nas nossas vidas. Independente de gostar ou não, devemos procurar algum exercício que mais se aproxime de um ideal, algo que possa ser feito sem sacrifícios. As atividades em grupos, que são mais dinâmicas, podem ser uma ótima opção para quem precisa de uma motivação a mais, podendo ir treinar com grupos de amigos. Hoje temos muitas opções de atividades físicas e o COVID-19 mostrou para a população o quanto precisamos nos exercitar e o quanto é importante a nossa saúde, mental e física.

Dr. Kítaro Luís Mendonça Médico Nútrologo - atua na Clinica Luis Mendonça - Mossoró RN e Clínica Vive Lavie - SP

“Porquê descuidar-se da saúde, já que ela é primordial para se ter uma vida plena e de perfeita produção? “

Primeiramente, procure seguir uma rotina saudável. Se exercite, controle seu estresse, e tenha boas noites de sono. Trabalhe, mas tenha um tempo para cuidar da sua saúde, afinal, sem ela, você tende a perder rendimento e saúde com o passar dos anos. Programe sua semana! Tenha horário para fazer suas refeições, se preciso acorde um pouco mais cedo e comece o dia com alimentos saudáveis com intuito de acordar seu corpo e “despertar” seu metabolismo para ter mais rendimento no seu dia. Se você não tem essa rotina, vá mudando aos poucos e logo você irá perceber grandes mudanças na sua vida. Então, para potencializar seus resultados, ajustar sua alimentação e plano alimentar, nada ACONTECE . multidisciplinar Junho 2021 melhor que um acompanhamento realizado 29 pelo médico e nutricionista.

|


RN abre mais de 10 mil novos negócios nos cinco primeiros meses do ano O número de novas empresas registradas na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no estado foi de 2,1 mil novos negócios, um crescimento de 81,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O

Rio Grande do Norte registrou em maio um aumento de 81,5% na criação de novas empresas enquadradas na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Foram abertos 2.100 novos negócios no quinto mês do ano, frente aos 1.150 registrados no mesmo período de 2020. A informação é do Sebrae no Rio Grande do Norte, que processou os dados da Receita Federal. Com isso, o estado chega a um total de 148.984

30 |

ACONTECE . Junho 2021

pequenos negócios registrados nessa categoria jurídica. A crise econômica, as dificuldades financeiras e os índices de desemprego podem ter contribuído para levar uma parcela dos potiguares a trilhar o caminho do empreendedorismo por necessidade, ainda mais com o agravamento da pandemia da Covid-19. E a figura do MEI ainda é a forma mais fácil e desburocratizada de se abrir uma empresa no país sem precisar arcar com uma carga tributária tão elevada. Para o gerente do Escritório Regional

Metropolitano do Sebrae-RN, Thales Medeiros, essas podem ser algumas das explicações para maio de 2021 ser tão distinto do mesmo mês do ano passado, em termos de formalização de empresas. “Os meses iniciais do ano tem sido uma período histórico de maior abertura de empresas. Ao compararmos estes anos, vemos claramente duas tendências: a de explorar novas oportunidades, pois toda crise também intensifica essa dinâmica, bem como a alternativa frente ao desemprego que vivenciamos no


FORMALIZAÇÃO

ais são atualmente a maior parcela das empresas optantes pelo Simples no Rio Grande do Norte, ficando à frente em quantidade das microempresas -aquelas com faturamento anual bruto de até R$ 360 mil - e das empresas de pequeno porte, cujas receitas totais por ano ficam na faixa acima de R$ 360 mil e abaixo de R$ 4,8 milhões. Outro levantamento realizado pelo Sebrae identificou as 10 atividades econômicas que mais atraíram a atenção dos empreendedores brasileiros com oportunidades de negócios. Ao todo, essas atividades já geraram mais de 1 milhão de novas empresas em 2021 - ao longo de todo o ano passado, foram registrados cerca de quatro milhões novos CNPJ registrados no país. No topo da lista está o comércio varejista de vestuário e acessórios com aproximadamente 56 mil novos CNPJ abertos neste ano. Nos últimos anos, a atividade tem se mantido entre as mais procuradas pelos empreendedores, inclusive é a líder do ranking também no Rio Grande do Nor-

te. Em segundo lugar na lista das 10 atividades econômicas com mais CNPJ abertos em 2021, está a promoção de vendas, com 46 mil novas empresas, seguido por cabeleireiro, manicure e pedicure.

Confira o ranking das 10 atividades econômicas dos empreendedores em 2021 1. Comércio varejista de vestuário e acessórios – 56 mil 2. Promoção de Vendas – 46 mil 3. Cabeleireiro, manicure e pedicure – 36,5 mil 4. Fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar – 32,5 mil 5. Obras de alvenaria – 32 mil 6. Serviços de documentação e apoio administrativo – 29,5 mil 7. Restaurantes – 28 mil 8. Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares – 24 mil 9. Transporte de cargas – 22 mil 10. Comércio Varejista de bebidas – 21 mil

AGÊNCIA SEBRAE

período, ainda que os pequenos negócios tenham amortizado essa queda de postos de trabalho”, analisa Thales Medeiros. Por esses motivos, o Rio Grande do Norte conseguiu atingir um recorde de novos negócios gerados em apenas cinco meses. De janeiro a maio deste ano, foram formalizadas 10.385 empresas como MEI. Isso representa um crescimento de 27,6% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado quando o estado havia registrado 8.137 novas formalizações. Não é à toa que os microempreendedores individuACONTECE . Junho 2021

|

31


PÓS-VACINA

Destinos locais e atividades ao ar livre são tendências para o turismo Segundo o levantamento do Sebrae, na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro.

O

setor do turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia em todo o mundo, mas, no Brasil, começou a ganhar fôlego para se recuperar. Para apoiar o segmento visando impulsionar a atividade, o Sebrae

32 |

ACONTECE . Junho 2021

realizou extenso estudo que mapeia os desafios, prevê cenários e aponta soluções para a retomada das atividades em todo o país. A tendência está voltada para os destinos intermunicipais e, principalmente, os pacotes que oferecem

atividades ao ar livre. Isso porque, no atual cenário, o setor precisa atender a esse novo perfil de turista: preocupado e receoso, mas também empoderado e ávido por desfrutar de momentos de lazer fora do espaço onde esteve confi-


AGÊNCIA SEBRAE

dos vizinhos. E isso se configura como oportunidade, pois temos atrativos nas áreas rurais, serrana e também no litoral”, avalia o gestor do Projeto Setorial do Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra. Segundo Guerra, o Rio Grande do Norte tem vantagens que podem ser exploradas pelos empreendedores.

Retomada do turismo

nado por meses.“Esse estudo feito pelo Sebrae indica como uma das tendências o turismo intermunicipal e regional, feito em veículo próprio ou alugado. Os potiguares estão buscando viajar para destinos no próprio RN ou para esta-

“Destinos do litoral como Galinhos e São Miguel do Gostoso, e do interior como as regiões de serra do Seridó, do Agreste e do Oeste podem se beneficiar neste cenário, Além do turismo religioso em diversos santuários espalhados pelo interior e do segmento de ecoturismo e turismo de aventura, por exemplo. São oportunidades para se captar visitantes dentro dessa nova realidade. O próprio natalense pode ser um público a ser trabalhado e, essa pesquisa, mostra que esse perfil de turista vai dar preferência a desfrutar de atividades ao ar livre, em pequenos grupos”, analisa Yves. Segundo o levantamento do Sebrae, na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro. Assim, enquanto as viagens internacionais podem demorar bastante para atingir os patamares anteriores, o turismo interno ganha uma janela de oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo. O estudo estima que o setor perdeu mais de 40% do faturamento e quase 400 mil vagas de trabalho formal em todo o país. Para acompanhar essas tendências, o setor precisa inovar e implementar mudanças. O estudo aponta algumas, como check-in e check-out digital, aumentar a oferta de produtos ex-

clusivos tipo ecoturismo e explorar pacotes de viagens que levem no máximo três horas. Tudo para que as famílias possam voltar a viajar com segurança, seguindo todos os protocolos de bioprevenção. Os empreendimentos turísticos devem adotar as boas práticas e cuidados contra a Covid-19 e o Sebrae-RN pode colaborar com as capacitações e consultoria do programa de Bioprevenção, elaborada pela instituição e parceiros, que asseguram aos viajantes maior rigor quanto aos protocolos de segurança sanitária. Para saber mais acesse https://www.rn.sebrae.com. br/bioprevencao/. Além disso, é possível estabelecer na rotina da empresa as tecnologias sem contato, cada vez mais exigidas pelo consumidor, que permitem, por exemplo, o pagamento sem a digitação de senhas ou códigos. Oferecer possibilidade de cancelamento e remarcação, também é fundamental. Outra estratégia importante é a das vendas orientadas para o futuro, a chamada voucherização. Nessa opção, o turista escolhe com antecedência o destino e as condições da viagem, como hospedagem e transporte, e paga antecipadamente por isso. Após meses isoladas, as pessoas tendem a desejar um banho de natureza. Nesse sentido, viagens mais próximas de casa e que oferecem esses atrativos são destinos imperdíveis: natureza e esportes de aventura, atividades outdoor; adoção de boas práticas sustentáveis e sociais no turismo. O Rio Grande do Norte tem inúmeros atrativos naturais e paisagens que se descortinam, tanto no interior do estado, como no litoral potiguar. Conheça alguns desses destinos do interior potiguar no portal www.encantosdorn.com.br. ACONTECE . Junho 2021

|

33


OPORTUNIDADE

Lazer e renda: imóveis com uma suíte independente para locação é uma das inovações de incorporadora potiguar A Trígono surge no mercado do RN com a missão de proporcionar a realização do sonho de quem deseja adquirir um imóvel de alto padrão em uma das joias do litoral potiguar, com a garantia de realizar um investimento de excelente retorno.

34

|

ACONTECE . Junho 2021


T

radição, confiança, inovação e serviço de excelência. É com esses atributos que nasce a Trígono Inovações Imobiliárias, incorporadora que reúne a expertise em investimentos do empresário André Sudário com o histórico de sucesso em obras de alto padrão de uma das construtoras mais respeitadas do RN: a Macam Engenharia, dos sócios Cláudio Campos e Moacir Pinheiro. A união faz com que a Trígono já nasça com mais de 20 anos de credibilidade, mesmo representando a novidade em conceito imobiliário. A Trígono surge no mercado do RN com a missão de proporcionar a realização do sonho de quem deseja adquirir um imóvel de alto padrão em uma das joias do litoral potiguar, com a garantia de realizar um investimento de excelente retorno. Isso porque tem como enfoque inicial a construção de imóveis diferenciados nas praias do estado, oferecendo entre as facilidades, a possibilidade de rentabilidade a quem realiza a compra. Ao adquirir um imóvel pela Trígono Inovações Imobiliárias, o proprietário conta com a parceria com a startup Liiv Rooms, que garante a administração e locação da unidade sempre que for desejo do proprietário. “Os imóveis da Trígono são perfeitos para você usufruir, excelentes oportunidades para você investir e ideais para você viver”, destaca André Sudário, ao comentar os três pilares diferenciais da empresa. Inovação

em

São

primeiro andar, a beira-mar, em uma das localizações mais privilegiadas de um dos principais destinos do litoral brasileiro. São Miguel do Gostoso se destacou como o destino mais procurado do país no Airbnb em 2021, o que mostra o interesse do público que busca possibilidades de locação práticas e confortáveis neste destino. O projeto arquitetônico do THE HOME conta com uma “rental suite” - cada unidade tem uma suíte com entrada independente, o que permite sua locação mesmo quando o proprietário está usufruindo do imóvel. E por meio da Liiv, o proprietário terá sua unidade anunciada em todos os principais sites de turismo do mundo. O conceito THE HOME foi desenvolvido pela Macam Engenharia como uma inovação em moradia. São imóveis com alto

padrão de acabamento, em localização privilegiada, para garantir qualidade de vida aos moradores e excelente potencial de locação e de valorização. A Macam já entregou o THE HOME Arena, localizado em Lagoa Nova, e está executando o THE HOME Petrópolis, ambos em Natal. Agora, com a Trígono Inovações Imobiliárias, leva o conceito THE HOME para o litoral potiguar.

SAIBA MAIS Conheça mais sobre a Trígono Inovações Imobiliárias no perfil do Instagram: @trigono.ii Sobre a Liiv Rooms neste perfil: @liiv_oficial E sobre a Macam, neste perfil: @macamengenharia

Miguel

Como primeira missão, a incorporadora apresenta o THE HOME São Miguel do Gostoso. Um residencial de alto padrão, com 28 unidades habitacionais térreo e ACONTECE . Junho 2021

|

35


36 |

ACONTECE . Junho 2021


ACONTECE . Junho 2021

|

37


TURISMO

JAGUARIBE LODGE & KITE

Jaguaribe Lodge & Kite A 110 km de Mossoró, Jaguaribe Lodge & Kite deu novo cenário a pitoresca cidade de Fortim, agregando luxo e sustentabilidade ao turismo cearense.

A

lém da linda capital de Fortaleza, o Ceará reserva boas surpresas em seu litoral leste como é o caso de Fortim, um município bem próximo à cidade de Mossoró, RN cerca de 1h30 de carro, e que exibe uma natureza intocável e um povoado muito hospitaleiro. De um

38 |

ACONTECE . Junho 2021

lado, praias lindas, rios de água salgada que encontram com o mar, ventos constantes para prática de stand-up paddle e kitesurf, temperatura permanente acima dos 28 graus e um clima perfeito para relaxar. Do outro, uma cidade que mantém sua característica, mas agregou pubs, bares, restaurantes e até

uma pâtisserie francesa. O destino se prepara para retomada do turismo com a abertura dos hotéis e atrações, e a chegada da temporada de ventos para o kitesurf. Em uma área de 80 hectares com uma extensão de 1,5 km de praia, está o Jaguaribe Lodge & Kite, um hotel com projeto arquitetônico único


vada, a estrutura do Jaguaribe Lodge é feita em madeira reflorestada, e foi construído de forma suspensa, justamente para manter as dunas do local intocadas. A cobertura é feita com palhas de carnaúba, árvore típica da região.

Sustentabilidade e legado para comunidade

e que transformou o turismo da “Rota das Falésias”, ou da Costa do Sol Nascente, como é conhecida entre os cearenses. Com apenas 22 bangalôs, todos com vista mar, e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas, o hotel oferece uma experiência ímpar de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte. O hotel foi idealizado pelos empresários franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, mesmos fundadores do primeiro e luxuoso hotel de Fortim, o Vila Selvagem, que se encantaram pela beleza do município e en-

xergaram o potencial turístico do jovem município de Fortim. “Quando vi essa natureza intocável, com a visão das dunas de Canoa Quebrada, o rio Jaguaribe, navegável e com imensos canais maravilhosos com peixes, ostras, frutos do mar e tudo a um braço de mergulho, eu imediatamente percebi que este local guardava um potencial turístico esplêndido. É inimaginável que toda esta exuberância esteja a sete horas de voo direto da Europa”, comenta Jean-Michel Chaufour, sócio fundador. Projetado para manter a cultura local sempre presente e a natureza preser-

A chegada do Jaguaribe em 2017 passou a mudar o cenário de Fortim. Com uma proposta voltada ao turismo sustentável, onde toda estrutura foi feita com madeira reflorestada e para aproveitamento da ventilação natural, sem a necessidade de ar-condicionado, mostra a consciência em preservar os recursos da natureza sem gastos de energia. Sua construção sobre palafitas, feitas de modo que não atrapalhassem o movimento das dunas, além do reuso de água para regar as plantas, reforçam o compromisso do hotel com a sustentabilidade, que também é refletida na geração de empregos diretos e indiretos, na capacitação de mão de obra e incentivo a arquitetura e artesanato local. Novos negócios como bares e restaurantes, assim como novas residências, crescem e seguem a identidade e consciência sustentável proposta pelo hotel. Algumas áreas da região foram revitalizadas e, em setembro, Jean Michel inaugurou o Dojô das Artes, um local para aprendizado de artes marciais e yoga para a comunidade. As contínuas campanhas de sensibilização para separação e reciclagem representam um trabalho contínuo para preservar a fauna e a flora da região, contribuindo para o desenvolvimento integrado com a comunidade. ACONTECE . Junho 2021

|

39


TURISMO

JAGUARIBE LODGE & KITE Foto: Marcelo Bento

Eco Lodges

O

s 22 amplos Lodges construídos sobre palafitas e amplamente abertos para o mar são divididos em Lodge Oceano (casal), que acomodam até 4 pessoas e Lodge Família (quarto duplo), que acomodam até 6 pessoas. Todos os lodges possuem muxarabis, que permitem a abundante circulação da brisa fresca do mar e dispensam o uso de ar condicionado, diminuindo assim a emissão de poluentes no ar. Outro detalhe, não há televisão. O hotel também possuí um restaurante com vista para o mar, um bar espetacular em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso.

40 |

ACONTECE . Junho 2021


Padaria La Boulangerie A La Boulangerie trouxe para costa leste do Ceará a referência do que há de melhor na panificação francesa. Fabricados na padaria dentro do hotel, com a tradicional técnica levain, e com uma ampla variedade que vai do estilo baguette, ciabatta, brioche, pain de campagne, aos deliciosos croissants e pain at chocolate, a padaria, que era restrita aos hóspedes dos hotéis Jaguaribe Lodge e Vila Selvagem, agora está disponível para Fortim e região. Trabalhando sob encomenda, com opção retirada no local ou pelo sistema delivery, a La Boulangerie oferece ao público produtos elaborados com farinha proveniente do trigo 100% francês (selo CRC – Cultura Sustentável Controlada) e produzidos com a técnica de fermentação natural, que tem a vantagem de não ter aditivos químicos, respeitando o meio ambiente e a saúde do consumidor, inclusive agindo em uma melhor digestão. “Adoro cozinhar, e sempre sonhei em ter um local para fazer pães naturais e com receitas que aprendi na França. Após conhecer novas técnicas de panificação, hoje posso oferecer aos hóspedes o que há de melhor e mais saudável em nosso café da manhã”, comenta Celian Chaufour.

Novo aeroporto As operações no aeroporto de Aracati, que está a 20 minutos do hotel, devem contribuir ainda mais para o potencial turístico da região. O aeroporto Dragão do Mar recebe voos da Azul Linhas Aéreas em três frequências semanais, e a Gol, por meio a TwoFlex também passou a operar na região com a retomada dos voos. “Com a abertura do aeroporto de Aracati receberemos mais brasileiros que desejam conhecer melhor as belezas ainda preservadas do Ceará. A costa leste, conhecida como a rota do sol, tem um grande potencial”, completa Celian Chaufour. ACONTECE . Junho 2021

|

41


VILA SELVAGEM

Vila Selvagem retoma as atividades em Pontal do Maceió com novidades O hotel que completou 10 anos de referência em luxo e hospitalidade na costa leste do Ceará volta reformulado com uma nova estrutura, bar e restaurante.

42 |

ACONTECE . Junho 2021


C

om uma localização estratégica em uma área de 20.000 m², o hotel Vila Selvagem se tornou um oásis de paz e tranquilidade, atrelado a sua conceituada hospitalidade e bom gosto refletido em obras de arte de artistas nacionais e internacionais. Parte da associação Roteiros de Charme, o hotel também passou a ser um

local preferido para descanso e desfrute de uma alta gastronomia, spa com tratamentos exclusivos e duas piscinas, após horas dedicadas ao velejo. Em agosto, o hotel retomou as suas atividades após uma grande reforma e período de quarentena, mas outras novidades estão programadas para este segundo semestre. Rodeados pelo belo jardim e duas majestosas piscinas, os 28 bangalôs e apartamentos passaram por uma modernização. Muito mais arejados e intimistas, as acomodações ganharam nova decoração e obras de arte. Com metragens de 28 a 70 m², as acomodações possuem leitos king size extremamente confortáveis com finas roupas de cama, televisão LED com tela plana, SKY HD, DVD, cofres individuais, frigobar, secador de cabelos, ar condicionado e acesso a rede WIFI gratuita. O tradicional Bar Gustavo, nome de um personagem presente nas obras de arte do famoso pintor argentino Antonio Seguí, que já possuía uma atmosfera moderna e romântica, com música agradável e um espaço aberto com vista para a piscina e o mar, passou por uma grande reformulação. Novas artes e acessórios feitos por artesãos regionais estão espalhados no belo salão feito com piso em madeira reflorestada, bancos em cimento com almofadas convidativas, que tornaram o ambiente ainda mais intimista. Outro ambiente que ganhou novos ares foi o Restaurante Vila Selvagem. Mais amplo e arejado, de frente para o mar e coqueiral, sua cozinha aberta permite aos hóspedes e clientes acompanhar as habilidosas mãos chefs ao vivo. No menu, opções modernas e clássicas da cozinha franco-brasileira ga-

nharam a consultoria do chef estrela Michelin, Emmanuel Ruz, e estão acompanhadas de rótulos exclusivos vindos do sul da França, que tornam a experiência ainda mais prazerosa. O local também ganhou um moderno Beach Bar Lounge, localizado na praia e com acesso ao restaurante. Oferecendo mais uma opção de entretenimento na charmosa praia de Pontal do Maceió. Mais novidade Com Fortim e a charmosa vila de Pontal do Maceió entrando na rota do kitesurf nacional, graças aos bons ventos e ondas perfeitas para velejar, o hotel inaugura um novo Kite Point, aproveitando a melhor temporada de ventos na região. O Kite Point Vila Selvagem chegará como uma excelente oportunidade para velejar e aprimorar as técnicas no esporte sob o olhar atento de kitesurfistas experientes. Diferente da escola de Kite localizada no hotel Jaguaribe Lodge, o Kite Point oferecerá pacotes especiais que incluem o coaching profissional. “Parte de uma história de sucesso de 10 anos é também se reinventar. E depois deste período fechado em meio a pandemia e reformas, aproveitamos para dar uma nova cara ao hotel. Uma das surpresas para este ano é o Kite Point Vila Selvagem. Queremos oferecer uma estrutura completa ao kitesurfista mais experiente e que deseja aprimorar suas técnicas. Além disso, com o Kite Point conseguiremos uma integração maior entre os hotéis, e uma área ainda mais abrangente para prática do esporte. Um transfer gratuito também estará disponível para quem desejar fazer um downwind do Jaguaribe até Parajuru”, comenta Celian Chaufour, sócio-diretor do Vila Selvagem. ACONTECE . Junho 2021

|

43


VILA SELVAGEM

O

s proprietários aproveitaram a quarentena para reformar todo hotel que fica em uma área de 20.000 m², e oferece uma experiência de luxo e relaxamento. O novo restaurante aberto para o mar ganhou consultoria de um chef estrela Michelin, e um bar da praia. E em setembro, o hotel inaugurou um kite point, para quem deseja apro-

44 |

ACONTECE . Junho 2021

veitar o esporte até o final da tarde um kite point (melhor horário para região, do contrário da praia de Canoé). São 28 acomodações decoradas com obras de arte e peças artesanais do Nordeste, duas piscinas, dois bares, um spa com tratamentos internacionais, e diárias (mínimo duas) que partem de R$ 900,00. “Pontal do Maceió está crescendo e se abrin-

do para atividades voltadas ao turismo. Temos um novo bar e uma padaria artesanal na Vila, tenho certeza de que o turista irá voltar e se surpreender. Pontal está crescendo, mas continua com a mesma essência”, completa Celian. As reservas podem ser realizadas pelo email reservas@vilaselvagem. com, ou pelos telefones (88) 3413.2031 e (88) 99990-5555.


ACONTECE . Junho 2021

|

45


46 |

ACONTECE . Junho 2021


ACONTECE . Junho 2021

|

47


OBRAS

Governo Federal disponibiliza mais de R$ 29,8 milhões para as barragens de Oiticica e Passagem das Traíras Toda a obra está orçada em R$ 657,2 milhões, sendo R$ 638,2 milhões com recursos da Pasta. Desse total, R$ 523 milhões já foram repassados pela União.

48 |

ACONTECE . Junho 2021


FOTO: REPRODUÇÃO DA INTERNET

de de vida das pessoas da região, além de regular o regime de cheias do Rio Piranhas-Açu e recepcionar essas águas do Rio São Francisco”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Finalizar obras estruturantes é um compromisso do Governo Federal”, completa. A Barragem Oiticica, quando pronta, atenderá 250 mil habitantes nas regiões do Seridó, do Vale do Açu e da Região Central do Rio Grande do Norte. O empreendimento receberá as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e tem capacidade de armazenar mais de 556 milhões de metros cúbicos. Recuperação da Barragem Passagem das Traíras

O

ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou, da entrega da 1ª etapa do Complexo Viário do Gancho do Igapó, em Natal (RN), obra realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Acompanhado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, Marinho anunciou no evento mais recursos para obras de segurança hídrica no Rio Grande do Norte. São R$ 22 milhões garantidos para a construção da Barragem de Oiticica, localizada próximo a Jucurutu, e R$ 7,8 milhões para a recuperação da Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó. Juntos, os dois empreendimentos devem ampliar o abastecimento de água para mais de 300 mil pessoas no Rio Grande do Norte. As in-

tervenções estão sendo executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), instituição vinculada ao MDR. A obra de Oiticica já tinha recebido, em dezembro, a liberação de R$ 40 milhões do MDR. Toda a obra está orçada em R$ 657,2 milhões, sendo R$ 638,2 milhões com recursos da Pasta. Desse total, R$ 523 milhões já foram repassados pela União. O Governo do Rio Grande do Norte, também responsável pela execução do empreendimento, arca com R$ 19 milhões em contrapartidas. A obra já tem mais de 86% de execução. “Estamos empenhados para que essa obra possa ser terminada até o fim de 2021, porque ela é essencial para a qualida-

Já os cerca de R$ 7,8 milhões para a Passagem das Traíras correspondem à ordem de serviço assinada pelo ministro Rogério Marinho, em dezembro, para o início da segunda etapa das obras de recuperação da barragem. O investimento federal previsto é de R$ 11 milhões. Antes disso, o Governo Federal já havia investido R$ 552 mil para a recuperação emergencial do talude e a garantia da sua segurança estrutural. A Barragem Passagem das Traíras é uma das mais importantes do Rio Grande do Norte e tem capacidade para armazenar até 50 milhões de metros cúbicos de água. Ela integra o conjunto de barragens da Bacia do Rio Piranhas-Açu e está em operação desde 1995. A previsão é que, com a conclusão das obras, seja garantida a segurança hídrica de 50 mil pessoas. ACONTECE . Junho 2021

|

49


LIZANA LIMA JORNALISTA EMPREENDEDORA DIGITAL INFLUENCER

Instagran: @@lizana_lima Site: www.lizanalima.com E-mail: contato@lizanalima.com

COLUNA

UNIVERSO FEMININO Pela primeira vez, em 10 anos de história, a revista Acontece lançou uma edição exclusiva para revelar belas histórias de mulheres que se destacam em nossa sociedade. A revista traz na capa a empresária Aline Ferreira, de Alexandria/RN, e em suas páginas conta a história de outras mulheres incríveis. Para celebrar a edição especial, houve um lançamento no Donna Salada, homenagem da atriz Tony Silva, as bênçãos do Padre Charles L amartine, música e um jantar especial.

A empresária Aline Ferreira é destaque na edição Acontece voltada para o público feminino. O vereador Lawrence Amorim prestigiando a Acontece ao lado da esposa Fátima Tereza Rêgo.

Os anfitriões Marcelo Bento e Neide Carlos recebem o diretor da UnP Thiago Bernardino e Luana.

50 |

ACONTECE . Junho 2021

Anfitriã Neide Carlos entre duas convidadas ilustres: Secretária de Educação Hubeônia Alencar e Secretária de Saúde Morgana Dantas

Homenageada, a atriz Tony Silva se apresentando durante o lançamento da revista Acontece.


SERGIO´S EM MOSSORÓ

Mossoró agora conta com uma unidade da Sergio´s, considerada a maior em couro no Brasil. O projeto ousado do casal Ellano Medeiros e Gaby Fonseca se torna realidade e a franquia chega para movimentar o Partage Shopping, trazendo o melhor em calçados e acessórios para o público masculino. A inauguração rolou no dia 13 de Junho, com decoração e doces de Jordana Fernandes, cobertura TCM e as bênçãos do padre Demétrio. Além de conhecer a estrutura moderna da loja, os convidados tiveram a oportunidade de conferir as principais tendências de estilo da temporada. Sucesso.

Os anfitriões Ellano e Gaby recebem o casal William Carvalho e Elise.

Ellano Medeiros e Gaby Fonseca felizes com a inauguração da Sergio´s.

Equipe de atendimento da Sergio´s: Dayene, Zuleide e Jefferson.

ALTA PERFORMANCE

FOLLOW THE SUN

At le t as d e crossf it , c or r id a, mus c u l a ç ão, e d ive rs as out r as mo d a l id ades esp or t i vas te m e m Moss oró uma l oj a que cont a c om roup as e acess ór ios de v ár i as marc as e volt ad as p ar a o públ ic o mas c u l ino/femi n i no. D an i l o G óis e F l av i ana For m i ga v ibram o su cess o d a D umb e el l Store, com o p or t fóli o compl eto de g r ifes nac ionais e i mp or t ad as . Va l e a p ena c onfer ir.

Ap ó s 3 an o s d a f r an qu i a d a C i a . Mar ít i ma cons olidada em Moss oró, o casal Enver Freire e Raiza Leite reinaugurou em Natal mais uma unidade da badalada loja d e b e a c h w e a r, d e s t a v e z l o c a l i z a d a n o Natal Shopping. Amigos prestigiaram.

D ani l o G oi s e F l av i an a Fo r mi g a c o m an d am a l o j a D umb e el l Store e m Mo s s o ró.

Env e r Fre ire e R ai z a L e it e : Ci a . Mar ít im a d e p or ta s ab e r t a s n o Nat al S h o p ping . ACONTECE . Junho 2021

|

51


NOITE ACONTECE

COLUNA

A empresária e comunicadora Neide Carlos, ao lado do seu esposo, Marcelo Bento, lançaram mais uma edição desta revista. Na ocasião, a edição especial foi intitulada de Acontece Mulheres, abordando histórias e conquistas de mulheres que fazem sucesso em suas respectivas áreas por todo o estado. O evento aconteceu nos salões do Restaurante Donna Salda, que assinou o Buffet da noite. Além disso, decoração por Elio Dangelis, cerimonial Fábio Torres, apresentação da atriz Tonny Silva e cobertura TCM Cabo Mossoró. As fotos são de Cláudio Roberto.

Mario Filho Digital influencer Fashion blogger Personal stylist Fashion consultor

O casal de embaixadores do Sertão Jucurutu, Otto Theonia Nascimento com Neide Carlos. Theonia ilustrou as páginas da RA contando Wagner e sua esposa, Jailde Araújo, ao lado da um pouco da sua história de garra e liderananfitriã da noite, Neide Carlos. ça à frente da VNZ Jeep em Mossoró.

52 |

Colunistas da Revista Acontece: Lizana Lima e Dra. Luana Santos, médica e colunista Karenine Fernandes no abraço a Neide Carlos. da casa antecipou as comemorações e festejou idade nova no evento da RA ao lado do namorado João Almeida. ACONTECE . Junho 2021


Momento gargalhadas com Edivânia Santos, fotógrafa homenageada nesta edição ao lado do cerimonialista e modelo Fábio Torres.

Casal de sucesso. Aline Ferreira, capa e recheio da edição especial da Revista Acontece ao lado do esposo Vandenberg Dantas.

Tonny Silva. Brilho e talento no evento Acontece Mulheres.

Elio Dangelis. Artista potiguar com sucesso nacional na área de decoração e mesas postas. Seus trabalhos podem ser conferidos Musas da VNZ Mossoró, Witamara Souza e Elisângela Albuquerque no IG @eliodangeliss. Arrasa!!! apresentando os novos modelos da Jeep no evento RA Mulheres. ACONTECE . Junho 2021

|

53


Twitter: @kareninefernand Instagran: @kareninefernandes Facebook: Karenine Fernandes Site: www.kareninefernandes.com

COLUNA

Karenine Fernandes

Sou fã dessa família, da luz que ela emite e transborda! Meu coração vibra quando vejo o sorriso deles! Leandro Neres e sua doce Giomara Lopes, com os filhotes lindos, Miguel e Luiz, para abençoar nossa coluna.

O destaque vai para Heloísa Mota a mulher, pessoa sensível, ser de luz e que espalha amor, fé, respeito, amizade e confiança ao longo de mais de duas décadas!! Que seu jeito de ser seja exemplo para o mundo!

DEUS TÁ VENDO!

Há 25 anos escrevo me comunico com o público e procuro dar através de notas e comentários minha contribuição ao mundo, à sociedade, à minha cidade, ao meu estado, ao meu semelhante… Penso bastante antes de escrever, para que possa me expressar de forma construtiva. E assim quero aqui externar minha tristeza em relação ao Poder Judiciário… No meio de bons funcionários públicos, ainda existem tantos servidores, magistrados e assessores que apenas ocupam espaço. Estes fazem pessoas inocentes pagar preços altíssimos, inclusive na alma e na vida pela sua ineficiência, quando deveriam preservar o direito mínimo do cidadão de bem… Infelizmente temos que ver sentir e sofrer de forma quase inerte. Lamentável! Jenner Tinoco multifacetado, apresentador, publicitário, inovador, empreendedor e brilhando de norte a sul do no nosso RN.

54 |

ACONTECE . Junho 2021


RAPIDINHAS *Sou a louca das plantinhas, Jardins além de beleza trazem sorte. E que sorte a nossa de ter grandes paisagistas como: Jurema Lúcia, Mazinho, grande Nóbrega e tantos outros que com arte amor fazem a beleza do verde da nossa cidade. E assim sugiro que todos se inspirem a arrumar seus espaços com mais amor, mais verde, mais flor, harmonia e espere as boas energias fluir.

Edvania, Fábio e nossa capitã Acontece Neide Carlos

*Esses dias batendo perna por aí… Vamos vendo e avaliando promoções, bazar, outlets e lojas. Importante na hora de uma compra avaliar, principalmente, a qualidade do produto. Hoje com o mercado chinês em nossa porta à tentação de preço e quantidade faz com que esqueçamos a importância de consumirmos de forma inteligente. Aquela blusa de 20 reais provavelmente pode ser descartável. Eu sou daquelas que adoro garimpar em todos os cantos da cidade e pelo mundo todo, mas qualidade é indispensável. *E que final de tarde mais lindo… TV arte de Tony Silva, teve O encanto do violino por Jonathan Fernandes; Hélio de Ângelis dando a sua orquestrada na harmonização e ambientação; competência linda de Fábio Torres assinando o cerimonial; a nossa querida e admirada Dona Fátima deu sabor em cada degustação do seu, nosso Dona Salada, tudo isso registado pelo Momento Emoresarial para mostrar ao mundo. E Neide Carlos e Bento com aquele sorrisos aberto, com o coração acontecendo e mostrando a importância da conjunção com profissionalismo para vida.

Theonia Fernades e Tony Silva espalhando luz

*A marca Riachuelo entrou forte em todas as suas lojas com o seguimento de home style. Espaços lindos, aconchegantes e bem pensados, no entanto ressalto que a qualidade do produto versus preço precisa ser revisto, caso contrário será uma onda, uma febre e vai passar ou fechar. *Adoro espaços novos em nossa cidade e amo ir dar aquela conferida… Esses dias fui ao Casachá no Oitava Mall e amei os sucos; conheci de perto a FG Variedade de Gorete e amei as novidades e atendimento; ah e de novo que eu apaixonei foi o Amor de Pet de Glaucia Carlos que espaço mais lindo no coração da Nova Betânia.

Dona Fátima e Elio Dangelis para um momento Acontece perfeito.

Suely França nossa Micropigmentadora Paramédica talentosíssima tem endereço na cidade maravilhosa do RJ com o renomado dermatologista Dr. Thales Breta que inauguraclínica lindacheiadaenergiadeseuinesquecível companheiro Paulo Gustavo que emana toda luz lá do mundo lindo que está. Vai que é tua Suely França!

*Filhos de Ceiçao Rodovalho e Rodovalho só podiam brilha! Para felicidade da medicina mossoroense, o Dr. Felipe Rodovalho, médico, cirurgião endovascular e Radiologista Intervencionista, está a serviço de Mossoró e Região. Já o Dr. Paulo Rodovalho, Neurocirurgião, está em formação especializada em cirurgia de coluna pela USP/SP e, em tempos breves, volta a sua terra Natal, nossa Mossoró para brilhar! Que sorte a nossa! *Vamos nos preparando ao último semestre do curso do curso de Psicologa da Faculdade Católica do RN. Eita que o sonho real do que amo ( Saúde Mental) está partindo para coração. Mas ao longo da jornada alguns vão ocupando lugar especial.. Serjane Carlos, Thazya Revetria, Stheffany, Ellen Nascimento, Suênia Duarte, Professor Ruan Nutto, Glaudio Fernandes. *Sou fã e admiro… Carol Diógenes, Katharina Gurgel, Cyrus Benavides, Mídian Félix, Ana Clebea Nobre, Lia Castro, Luciano da Jodiesel, Eduardo Pedrosa, Dr. Igor Allamo, Claudinha do Tudibão, Dijay Tavares, Genivan Vale, Erika Ramos, Enio Souza, Padre Flávio, Soraya Vieira. Vocês me inspiram! ACONTECE . Junho 2021

|

55


MARSOL BEACH Para celebrar o Prêmio Traveller’s Choice – escolha do viajante, em português – o Marsol Beach All Inclusive Resort, em Natal (RN), em parceria com a WRT Viagens, recebeu jornalistas do Rio Grande do Norte e da Paraíba que desfrutaram, durante um final de semana, da experiência All Inclusive, onde todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão inclusa no pacote para os hóspedes. O Marsol foi contemplado mais uma vez com esta premiação e o seu perfil está entre os 10% melhores dos sites de viagens do Brasil. Daqui agradecemos a gentileza do convite e a recepção maravilhosa de Wendell Paiva, gerente da WRT Turismo e de Karla Fonseca, gerente comercial do Marsol Beach. Foi ótimo estar com vocês! DR. SAÚDE

Clístenes Carlos Instagram: @ClistenesCarlos | @Interligados_RN Facebook: Clístenes Carlos E-mail: blogclistenescarlos@gmail.com Site: www.clistenescarlos.com.br

COLUNA

Alto Oeste

A clínica Dr. Saúde Pau dos Ferros, recém inaugurada na cidade, dispõe de uma equipe de médicos excelentes e diferenciados, além de um preço justo e acessível. Com mais de 15 especialidades médicas, a clínica conta também com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, dentista e exames de ultrassonografia e laboratoriais. A Clínica fica muito bem localizada na Avenida Independência, em frente ao Hospital Centenário. Siga @drsaudepaudosferros no Instagram e acompanhe as novidades. WhatsApp (84) 98638-7867.

– Karl a Fons e c a, G erente C omerci a l do Mars ol B e ach R es or t, e Wend el l Paiv a, Diretor d a W RT Tur is mo, recep c ionar am j or na list as , colun ist as e agentes de v i agens durante Press Tr ip no Mars ol B e ach em Nat a l. O br i gad o p el o c onv ite. Foi ót i mo d es f r ut ar d as b el e zas e mar av i l has d o hotel.

Jaime de C ar v a l ho, S e cret ár i o d e G over no d a Prefeitura Mun i cip a l d e Pau dos Fer ros/ R N, aman he ceu d e i d ad e no di a 24 de ju n ho e re ceb e aqui os no ss o s p ar ab éns !

56 |

ACONTECE . Junho 2021

Gust avo And rad e e a esp o s a Kên i a Pat r í ci o, consu ltor a W RT Vi agens , t amb ém marc aram pres enç a no Press Tr ip d o Mars ol B e ach. S at is f a ç ã o con he ce- los .

D r. Jos é Hol and a, Mé d i c o d a Famí li a e C omun i d a d e, an ivers ar i ou no d i a 1 2 d e jun ho. Muito quer i d o p el o s f ami li ares , ami gos e p ac i e ntes , ele mere ce to d as as fel i cit aç õ es . Parab éns ! ! !


A comu n i c ador a dig it a l, S oraya Vi e i ra , atendeu conv ite d o Mars ol e d a WRT Vi agens , e acomp an had a do mar i do Jos é Veir a, desf r utou d as b ele zas d o R es or t .

A j ove m Ing r idy Hol and a , ac ad ê mi c a de me dicina , an ive rs ar iou no di a 26 de ju n ho. D aqui des ej amos mu itos anos de v id a e fel icid a de s! Parab éns!

O Urolog ist a, D r. Ha l lis on C ast ro, esp e ci a list a e com mest r a d o p el a S ant a C as a d e São Pau lo, est á atend end o em Pau d os Fer ros na C lí nic a Dr. S aúd e. Prof iss i ona l resp eit ad o, D r. Ha l lis on é referênci a em Urolog i a na reg i ão. C onsu lt as e i n formaçõ es no Whats App ( 8 4 ) 98638- 7 8 6 7 .

Par ab é ns , muitos anos d e v id a e feli ci d ad es p ara Kéc io R êgo, cont ad or e s e cret ár io gera l d a C âmara Municip a l d e Pau d os Fer ros / R N, anivers ar i ante d o mês de jun ho. Aqui no cli que rec eb end o o abraço d a esp os a, a psicóloga Lu ana L i ma.

O comun i c ad or E d i els on S o ares , d a ci d ad e d e Port a leg re/RN , aman he ceu d e i d ad e nova no d i a 2 0 de ju n ho e re ceb e aqui os no ss o s p arab éns !

Gl áuc y a R au li no, br i nd and o a v i d a. E l a an ivers ar i ou no d i a 0 9 d e jun ho e come mo rou com a f amí li a na f a z e nd a S anto E xp e d ito. Parab é ns e feli ci d ad es ! ! ! ACONTECE . Junho 2021

|

57


IMPRENSA

Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo O maior prêmio de jornalismo empreendedor está com inscrições abertas em todo o país para as categorias de Áudio, Texto, Vídeo e Foto

58 |

ACONTECE . Junho 2021


E

m sua 8ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) vai premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. As inscrições podem ser feitas de forma rápida e fácil pelo site www. premiosebraejornalismo.com.br. O Prêmio Sebrae de Jornalismo tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil, entre 2008 e 2015, com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconheci-

mento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país. Diante das mudanças provocadas pela pandemia do Coronavírus, a cobertura jornalística de veículos de todo o Brasil prova o esforço da imprensa em mostrar os fatos. Neste novo momento do Prêmio Sebrae de Jornalismo, a edição tem como tema central “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia” e visa reconhecer a força do jornalismo em favor da cultura empreendedora. As categorias desta edição foram pensadas para contemplar

a diversidade de linguagem e de formatos dos conteúdos jornalísticos, com temas relacionados ao universo dos pequenos negócios e focados no enfrentamento da pandemia do Coronavírus, como: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito. São quatro categorias para reconhecer os profissionais de imprensa que amplificam a voz e o trabalho dos empresários de pequenos negócios. - Prêmio Sebrae de Jornalismo em Texto - Prêmio Sebrae de Jornalismo em Áudio - Prêmio Sebrae de Jornalismo em Vídeo - Prêmio Sebrae de Fotojornalismo Além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que será concedido para o melhor conteúdo entre todas as premiadas nessas categorias, esta edição do PSJ também vai prestigiar a nova geração do jornalismo. Profissionais de até 25 anos, que atuem em veículos de imprensa de todo o país, têm a oportunidade de inscrever 1 (um) trabalho e concorrer ao prêmio especial de Jornalista Revelação. Podem concorrer ao PSJ matérias e reportagens publicadas nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, webjornalismo, emissoras de rádio e de televisão sediadas no Brasil, veiculadas de 1º de janeiro de 2020 a 30 de agosto de 2021. Bem como podcasts e vídeos publicados em plataformas digitais de vídeo nesse mesmo período. Saiba mais no site oficial do prêmio e inscreva-se. Acompanhe as novidades pela Agência Sebrae de Notícias. ACONTECE . Junho 2021

|

59

AGÊNCIA SEBRAE

FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET


60 | ACONTECE . Novembro 2018


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.