Revista ACIC News - Junho/Julho de 2013

Page 27

Economia

JOSÉ ADAMI NETO

Presidente da Adami, membro do conselho do SINPESC e da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (Abpo)

Papelão Ondulado e energia Elétrica, mantém um quadro funcional em constante qualificação, sendo através do trabalho desses profissionais que a prioridade da empresa se efetiva: atender as necessidades de seus clientes e oferecer produtos de qualidade. Os investimentos na base de suas florestas plantadas, manejadas de maneira sustentável e certificadas, garantem o fornecimento da matéria-prima, energia renovável e retorno econômico com um impacto ambiental mínimo. O crescimento de forma alicerçada permitiu à Adami S/A, tornar-se uma empresa valorizada pela sua eficiência operacional, comprometimento nos resultados e transparência no relacionamento. Questão Socioambiental Deve-se destacar de maneira especial a preocupação ambiental e social da empresa ao direcionar os investimentos necessários para o tratamento dos efluentes industriais. A Adami S/A conta atualmente com uma moderna estação de tratamento de efluentes aprovada e fiscalizada pelos órgãos ambientais oficiais. Os resíduos sólidos são aproveitados como matéria orgânica para fertilizar as florestas.

Em 2012 o setor de papelão ondulado no Brasil expediu 3,3 milhões de toneladas, representando 3% de crescimento em relação ao ano anterior e 9,4 bilhões de reais em faturamento. No primeiro semestre do ano de 2012 o desempenho econômico foi mais fraco, recuperando a atividade econômica durante o segundo semestre impactando positivamente o desempenho do nosso setor. Somos um país continental, a inclusão social em rumo oportuniza a possibilidade de um mercado interno extraordinário, mas será necessária a expansão de nossa produtividade geral para melhorar renda e consequentemente o aumento da demanda, pois o cenário externo que teve fundamental papel em nosso desenvolvimento até então deve retomar o seu ritmo e nível de atividade mais lentamente. Nosso produto tem características fundamentais a soluções sustentáveis em todos os aspectos, seja econômico, ambiental, social e cultural. As oportunidades para agregarmos mais mercados em soluções que o próprio produto papelão possui naturalmente em seus atributos como ser reciclável, biodegradável e renovável são infinitas e alinhadas favoravelmente à nova política de resíduos sólidos e logística reversa que o governo e a sociedade certamente irão exigir, cobrar e fiscalizar. Nossos desafios na busca de melhoria da qualidade e produtividade são importantes, temos a obrigação e a responsabilidade de renumerar a cadeia de produção adequadamente incentivando os investimentos e melhorias de processos estabelecendo resultados compartilhados com clientes, colaboradores e acionistas e a sociedade. Atualmente a empresa pode produzir 240 milhões de m2 de embalagens de papelão destinados em sua maioria aos segmentos: - Produtos alimentícios (Abates e produtos de carne, óleos e gorduras vegetais e animais, lacticínios e outro produtos alimentícios). - Químicos derivados. - Horticultura, floricultura e fruticultura. - Produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos. - Avicultura. - Têxteis, vestuário, couros e calçados em geral. - Bebidas. - Produtos plásticos e borrachas. - Material elétrico e de comunicação. - Vidros e cerâmicas. - Papel e Papelão. - Fumos. - Metalúrgica. - Madeiras e Mobiliários. - Mecânica. - Materiais de transporte.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.