Revista Impúrpura - 2ª Edição

Page 75

Seção Máscaras - Revista Impúrpura 2ª Edição

A primeira reação das autoridades e de especialistas foi negar o desastre. O médico cearense Teodorico Costa declarou à Folha do Povo, de Fortaleza: “Não há razão para esse medo. Cada um ponha em prática a sua higiene individual e estamos certos de que esse vento saturado da toxina vagabunda há de passar sem fazer estragos”. O periódico “A Luta”, de Sobral, debochou. A peste não teria resistido aos “36 graus de calor acusados por nosso termômetro à sombra”. Não foi bem assim. Os casos dispararam e, em muitas cidades do Nordeste, o comércio foi fechado e as aulas, suspensas.

Apesar dos esforços, a contaminação ocorreu. Do litoral para o interior. “O município”, publicação de Jardim do Seridó, destacou em dezembro, mês em que a gripe já havia enfraquecido na capital: “Parece querer assumir caráter epidêmico entre nós a terrível infecção gripal que de norte a sul do país faz vítimas diariamente e traz sobressaltos às populações”. Certamente atingiu Caicó. Monsenhor Walfredo Gurgel, que era caicoense e mais tarde governaria o Rio Grande do Norte, perdeu o pai para a espanhola.

Dizemos em História que um documento é todo e qualquer vestígio do passado que nos permite buscar compreendê-lo. Sabemos que um dia o sertão já foi mar (ou algo como um agradável lago) graças a fósseis, como os encontrados em Apodi. Conhecemos as leis babilônicas, a moda dos nobres de Versalhes ou os costumes guerreiros dos chineses pelos escritos e objetos que restaram. O passado das sociedades africanas, pelas histórias e tradições que ainda se escutam. Tudo, desde relatos orais, obras de arte até textos literários e No RN, a espanhola chegou em outubro, mês de aniversário os mais convencionais registros de governo nos servem como do governador Joaquim Ferreira Chaves, que não deve ter pistas para a complexa investigação que a ciência sobre o ficado nada feliz com o presente vindo de fora. Diria sobre a passado implica. epidemia que “mesmo não sendo tão mortífera como em outros Quero dizer que a atual conjuntura relacionada à COVID-19 lugares, roubou-nos muitas vidas preciosas e pesou cruelmente possibilita uma fotografia privilegiada de nossos dias. Ela sobre todas as classes da sociedade”. A conta, apresentada à é, em si, um documento. Mais adiante poderemos descobrir Assembleia Legislativa no ano seguinte, acusava pouco mais de informações que serão úteis para uma explicação mais 300 mortes. completa do que tem acontecido e o que escrevemos agora Indícios apontam, entretanto, a subnotificação dos casos. talvez seja superado. Mas, mesmo com tal risco, vale o esforço Segundo matéria de Rostand Medeiros, publicada em 2008 reflexivo, para o qual as observações históricas contribuem. na Tribuna do Norte, a gripe espanhola veio forte e passou Hoje, como ontem, a emergência sanitária despertou a a habitar o cotidiano da população de Natal. Só no bairro do Alecrim, atendia-se cerca de 350 por dia com o quadro típico negação dos fatos evidentes e o apelo a fórmulas rápidas, da doença. Os avisos do governo davam “conselhos ao povo”, “precoces” de tratamento. Sobraram também explicações entre os quais “evitar aglomerações, não fazer visitas, evitar místicas para o corona. Há, porém, uma diferença significativa entre 2021 e o tempo da espanhola ou da peste. Antes, a ciência toda fadiga e excesso físico”. não conhecia em detalhes o que causava tais doenças e a Havia, ainda, distribuição de alimentos e remédios, com resposta foi lenta. O bacilo da bubônica só foi desvendado no ajuda de escoteiros e de sociedades de assistência. As farmácias fim do século XIX, quando se percebeu que a transmissão se aproveitavam para ofertar aos consumidores as soluções dava principalmente pelas pulgas dos ratos. No caso da COVID, alegadamente eficazes. Xaropes, vitaminas e comprimidos que as universidades foram ágeis em identificar a patologia e os prometiam força contra o inimigo invisível. Entre elas, o sal de meios de preveni-la. A pandemia demonstrou que não podemos renunciar à pesquisa científica. quinino, vendido como elixir milagroso.

75


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.