Edição 294 - Maio 2019 - Revista Backstage

Page 34

TECNOLOGIA|PRO TOOLS| www.backstage.com.br 34

PRO TOOLS: A FLEXIBILIDADE Quando falamos de mixagem, a primeira coisa que vem à cabeça é “inserir plug-ins”. Ledo engano, pois a mixagem é um processo em camadas que envolvem diversas etapas cíclicas, ou seja, que dependendo da sua organização e método, você vai se encontrar num loop infinito de ajustes sem propósito.

ESTÁ NO DETALHE Cristiano Moura é produtor, engenheiro de som e ministra cursos na ProClass-RJ

R

ECURSOS SIMILARES MERECEM OLHAR MAIS ATENTO

Com o tempo, os softwares foram evoluindo e criando funções que tem o mesmo propósito, mas que funcionam de maneiras distintas. Isso era importante para atender diferentes tipos de público e métodos de trabalho. Quando duas funções são parecidas, é

justamente o momento em que você deve desconfiar, estudar e esclarecer quais as diferenças. É o que proponho neste artigo.

ESTÁGIOS DE GANHO Já parou para pensar em todos os lugares que podemos ajustar o ganho de um áudio no Pro Tools? Clip Gain, plug-ins nos inserts e o fader do canal são os principais e atuam em


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.