TECNOLOGIA |ESTÚDIOS| www.backstage.com.br 54
três pontos de inserção de efeitos e mandadas para três barramentos (Send FX) que permitem o acesso aos efeitos globais. Todos os projetos criados no Cubasis (arquivos com extensão CBP) podem ser acessados no Cubase, esteja ele instalado em plataforma Windows ou Mac OS X, sendo que o programa também é compatível com arquivos de áudio no formato FLAC (Free Lossless Audio Codec), os quais ocupam 60% menos espaço em disco quando comparados com arquivos similares no padrão WAV sem que haja perda de qualidade sonora perceptível.
FL STUDIO MOBILE HD (IMAGE LINE) Entre as três sugestões aqui apresentadas, este é certamente o software mais indicado para quem quer trabalhar predominantemente com conteúdo MIDI. Traz uma coleção com mais de 130 diferentes timbres de instrumentos, os quais abrangem praticamente todos os estilos musicais, do rock ao jazz, do eletrônico ao clássico (possui também expansões de timbres em formato App). O
acesso a esses timbres pode se dar por meio de um teclado virtual (com o tamanho das teclas redimensionáveis), de um conjunto de pads virtuais, do seu Step Sequencer (até 99 pistas simultâneas) ou de um controlador externo (Line 6 Mobile Keys, Akai SynthStation 49 entre outros similares). Já quanto ao conteúdo de áudio, o FL Mobile HD aceita (importa) arquivos nos formatos WAV, MP3 e AAC, podendo ainda capturar até oito canais simultaneamente. Para edição do material gravado, encontra-se disponível no software um clássico Piano Roll, o Track Editor, um editor que permite, além de ajustes de volume e panorâmico, acessar o módulo processador de efeitos (Limiter, Reverb, Delay, Eq e Amp Simulator) e o Wave Editor, com as ferramentas básicas para a edição das waveforms (cut, trim, reverse, normalize, fade in/out). Seus projetos (formato FLM) podem ser carregados diretamente no software FL Studio (versão do software para PC), além de gerarem arquivos de saída nos formatos WAV (44.1 kHz/16 Bits) e MP3 (para rápido armazenamento “em nuvem”). O fabricante ainda oferece versões do software compatíveis com os smartphones da Apple (iPhone 4 ou superior – opera com algumas limitações) e com tablets que operam com sistema operacional Android (2.3 ou mais atual).
Para saber mais luciuspro@ig.com.br