Revista Pulso 135 - edição Julho/Agosto 2021

Page 1


BULOVA MIL-SHIPS-W-2181

RELÓGIOS AUDEMARS PIGUET

ROYAL OAK AUTOMATIC CHRONOGRAPH

TAG HEUER AQUARACER PROFESSIONAL 300

CUERVO Y SOBRINOS BUCEADOR CARIBE

CANETAS

LAMY SAFARI BLACK + ARNALDO ANTUNES

FEMININOS

JAEGER-LECOULTRE

REVERSO DUETTO MEDIUM

Para esta edição, entrevistamos Antoine Pin, diretor administrativo da divisão de relógios da Bulgari. Formado em uma escola de negócios na França e com grande experiência no segmento, ele fala sobre como a pandemia afetou a marca de luxo e sobre o novo calendário perpétuo Octo Finissimo, modelo que fez com que a Bulgari quebrasse o recorde mundial de relógios ultrafinos pelo sétimo ano consecutivo.

Nossa capa traz o Bulova MIL-Ships-W-2181 da coleção Archive. Trata-se da reedição de um relógio de mergulho que nunca chegou a ser comercializado. Bastante fiel à versão original, o modelo está disponível em duas versões, uma de linha com movimento japonês Miyota 82S0-43 A e a outra de série limitada a mil exemplares com movimento suíço Sellita SW200. Externamente, a única diferença entre elas é a cor da pulseira.

A Audemars Piguet, junto com a Rolex e a Patek Philippe, está entre as marcas mais procuradas por aficionados e colecionadores. Tanto modelos antigos quanto as novidades dessas marcas vêm sendo alvo de enorme procura, com sobrepreço para os relógios novos e valores extremamente altos para alguns modelos vintage mais desejados. O novo cronógrafo Royal Oak automático, com caixa em ouro rosa de 18 quilates de 41 mm de diâmetro, sem dúvida entrará para este seleto grupo.

Os TAG Heuer Aquaracer Professional 300 de nova geração foram apresentados durante o salão virtual Watches & Wonders, que teve início no dia 7 abril. Os relógios remetem ao Heuer de referência 844, lançado em 1978, e foram o principal lançamento da marca durante o evento. Os modelos foram apresentados pessoalmente por Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer e filho de Bernard Arnault, proprietário do Grupo LVMH, ao qual a marca pertence.

A Lamy, marca alemã de instrumentos de escrita presente no Brasil há mais de 30 anos, homenageia o público brasileiro com uma série especial desenvolvida em parceria com o cantor, compositor, poeta e artista visual Arnaldo Antunes, que assina a linha Lamy Safari Black + Arnaldo Antunes.

César Rovel escreveu sobre o Ulysse Nardin Blast Hourstriker, um dos grandes destaques no salão Watches & Wonders Genebra 2021. O modelo traz um inovador mecanismo calibre UN-621, com 330 componentes e sonnerie associado a um turbilhão volante, e caixa de 45 mm com carrura de titânio DLC preto, coberta com ouro rosa 5N 18 quilates.

Para a matéria com relógios femininos escolhemos o Jaeger-LeCoultre Reverso Duetto Medium, que traz o movimento Jaeger-LeCoultre 968A mecânico a corda automática. Extremamente elegante, o relógio também foi apresentado no salão Watches & Wonders deste ano.

A Cuervo y Sobrinos, marca que nasceu em Havana mas atualmente está baseada na Suíça, apresentou seu novo modelo de mergulho Buceador Caribe, que teve inspiração nas cores das águas, dos corais e da areia da belíssima ilha de Cuba. Com caixa de 43 mm de diâmetro em aço inoxidável com ou sem acabamento em DLC preto e resistência à água para até 200 metros de profundidade, os modelos são bastante robustos e diferentes do padrão que costumamos ver em relógios de mergulho.

BOA LEITURA!

EDITOR

Carlos E. Barretti

CONSULTOR EDITORIAL

Marcello Borges

ASSESSORA ADMINISTRATIVA

Lilian Fernandes

COLABORAÇÃO

Cristina Madeira César Rovel

AVALIAÇÕES

Pedro Aguiar (Dedalo Leilões)

REVISÃO

Hebe Ester Lucas

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Carlos Eduardo Barretti MTb 52547 - SP

DIREÇÃO DE ARTE, DIAGRAMAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS JK ArtGrphc

PULSO RELÓGIOS E CANETAS é uma publicação bimestral da Editora Empyreus. Alameda Lorena, 800 - cj. 406 CEP 01424-001 - São Paulo/SP Fone/Fax: (11) 3051-2302 www.revistapulso.com.br info@revistapulso.com.br

Salvo as matérias traduzidas ou assinadas, todos os textos contidos nesta revista são de autoria de Carlos Eduardo Barretti, Editor-chefe.

SIGA A REVISTA PULSO: /revistapulso @revistapulso

ASSINATURAS (11) 3051-2302

info@revistapulso.com.br

Salvo indicação em contrário, as imagens apresentadas nas matérias são cedidas por seus autores ou pelos representantes das marcas no Brasil.

Pulso. A sua revista de relógios e canetas 100% brasileira

SUMÁRIO

Nesta edição:

EDITORIAL 06

ENTREVISTA

ANTOINE PIN 12

CAPA

BULOVA

MIL-SHIPS-W-2181 18

RELÓGIOS

TAG HEUER

AQUARACER

PROFESSIONAL 300

+ ARNALDO ANTUNES

AUDEMARS PIGUET ROYAL OAK SELFWINDING

CHRONOGRAPH 41 MM

RELÓGIOS

ULYSSE NARDIN BLAST HOURSTRIKER

MEMÓRIA

RELÓGIOS

JAEGER-LECOULTRE REVERSO DUETTO MEDIUM

RELÓGIOS

CUERVO Y SOBRINOS BUCEADOR CARIBE

PRECISIONIST X CRONÓGRAFO

O cronógrafo mais avançado do mundo com um ponteiro de segundos de movimento contínuo

ANTOINE PIN

Antoine Pin é diretor administrativo da divisão de relógios da Bulgari. Formado em uma escola de negócios na França, tem grande experiência no segmento, no qual atua desde 1990.

Quando você começou a trabalhar com relógios? E quando passou a atuar na Bulgari? Comecei no segmento em meados dos anos 1990 na TAG Heuer, logo após minha graduação em uma escola de negócios na França. Foram várias experiências no exterior, quando tive a oportunidade de morar no Reino Unido e no Japão, antes de Jean Christophe Babin me chamar para me juntar a ele na Bulgari e trabalhar na China. Entre 2017 e 2019, tive também uma experiência provisória e muito frutífera na Berluti, uma prestigiada empresa fabricante de couro que trabalha com calçados e roupas masculinas. Voltei para a Bulgari em setembro de 2019, como chefe da divisão de relógios.

A pandemia mundial foi e ainda é um grande desafio para todos, inclusive para o segmento relojoeiro. Como foram 2020 e o primeiro semestre de 2021 para a Bulgari?

Todos concordamos que 2020 foi um ano muito difícil, provavelmente o mais difícil das últimas duas décadas, incluindo nisso a crise financeira de 2008. Vendo de uma forma positiva, essa situação desafiadora nos forçou a reconsiderar nossa maneira de fazer negócios, da aceleração de nossas plataformas de e-commerce em todo o mundo ao desenvolvimento de novas formas de garantir a continuidade dos negócios e das vendas, como o criação do Geneva Watch Days em Genebra, que montamos em setembro do ano passado. Um evento muito flexível e phygital — com a possibilidade da presença física ou com participação digital.

No que diz respeito aos relógios da Bulgari, enfrentamos um segundo trimestre bem difícil, mas terminamos o ano com um último trimestre sólido. Até o momento, a tendência continua muito positiva e vemos uma real recuperação da demanda em todo o planeta. Eu acrescentaria também que o processo de recuperação é geograficamente desequilibrado. A China já voltou aos trilhos, enquanto outros mercados asiáticos se recuperaram gradualmente, mas a Europa ainda sofre com as medidas sanitárias e a ausência de varejo de viagem.

Em sua opinião, como foi a edição de 2021 da feira digital Watches & Wonders?

A Watches & Wonders foi uma ótima tentativa de reunir a indústria relojoeira e a comunidade em um momento-chave do ano e sob estritas contingências relacionadas à crise da Covid-19. Mesmo sendo uma edição puramente digital, foi muito útil. No entanto, esse tipo de operação não é fácil de implementar, nem do ponto de vista tecnológico,

"No que diz respeito aos relógios da Bulgari, enfrentamos um segundo trimestre bem difícil, mas terminamos o ano com um último trimestre sólido"

nem na questão da coordenação. Como você faz para dar acesso equitativo à imprensa e ao comércio para 38 marcas em um período de cinco dias? Além disso, a maioria das pessoas com quem interagimos expressou a necessidade de experimentar fisicamente os produtos, tocar os relógios, colocá-los no pulso, o que faz bastante sentido.

No final das contas, acredito que voltaremos aos eventos físicos no futuro, provavelmente mais leves e ágeis, e permitindo a interação digital sempre que necessário.

Como os lançamentos da Bulgari foram recebidos pelo mercado durante este importante evento?

Muito bem! Como poderia ser diferente quando você apresenta um sétimo recorde mundial com o Calendário Perpétuo Octo Finissimo, uma edição

"No final das contas, acredito que voltaremos aos eventos físicos no futuro, provavelmente mais leves e ágeis, e permitindo a interação digital sempre que necessário"

especial do Octo Finissimo realizada em parceria com o mundialmente aclamado arquiteto japonês

Tadao Ando, e duas coleções de relógios de alta joalheria? Propomos uma vasta gama de tipologias de produtos, mas com uma forte ligação com as nossas origens e a nossa história. Queríamos expressar da maneira mais óbvia nosso domínio tanto da relojoaria quanto da joalheria.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Bulgari quebrou o recorde mundial de relógios ultrafinos. Como você vê o futuro da coleção Octo Finissimo? O futuro da coleção Octo Finissimo não é necessariamente uma história sem fim de novos recordes mundiais. Há mais em Octo Finissimo do que apenas registros. A Octo foi para a ponta da relojoaria moderna em um período muito curto de tempo porque incorpora os valores da relojoaria suíça de prestígio, como precisão, desempenho e conquistas tecnológicas, tudo isso em um design único e facilmente reconhecível, que expressa os valores da elegância italiana. Com a linha Octo Finissimo, gostamos de explorar o desafio de oferecer mecanismos complexos em pequenos volumes porque acreditamos que a “magreza” é a expressão mais elegante do estilo italiano. Seguindo nessa direção, sabemos que ainda existem muitos territórios a serem explorados. Acreditamos também que a Octo Finissimo será um marco na história da relojoaria suíça no século XXI.

Conte-nos sobre a dificuldade de criar um relógio como o Calendário Perpétuo Octo Finissimo, com 408 componentes em uma caixa de apenas 5,8 mm de espessura. Essa complicação não é nova e é bem conhecida. O desafio continua sendo concentrar mais de 400 componentes em um volume tão pequeno. Então você pega o básico do calibre Finissimo e reconstrói as funções do calendário perpétuo para otimizar o uso do espaço sem comprometer

a confiabilidade e a qualidade. Tivemos de revisar cada componente e otimizar seu desempenho. Trocamos o tambor de corda, reconstruímos o rotor, usamos novas ligas em vários componentes.

A coleção Octo Finissimo é a linha mais importante da Bulgari hoje?

Eu diria que sim. A Octo é uma coleção muito importante e emblemática dos relógios Bulgari para homem por todas as razões mencionadas anteriormente. A linha Octo renovou e refrescou a paisagem relojoeira masculina graças à sua forma marcante e forte identidade.

A Bulgari pretende apresentar novos lançamentos de relógios ao longo deste ano?

Sim, sem dúvida. Este é o nosso ritmo normal.

"O

futuro da coleção

Octo Finissimo não é necessariamente uma história sem fim de novos recordes mundiais. Há mais em Octo Finissimo do que apenas registros"

Gostamos de dedicar momentos diferentes a cada coleção que lançamos, começando em janeiro e depois até setembro/outubro. Portanto, você deve esperar mais revelações por ocasião de nossa apresentação de alta joalheria e grandes complicações nas próximas semanas e em setembro, durante o próximo Geneva Watch Days.

Pode nos dar alguma informação sobre esses novos relógios?

Não posso fornecer detalhes precisos. Posso compartilhar com vocês que haverá novidades nas coleções Octo Roma e BB Alumínio.

Existe interação e troca de informações entre os departamentos técnicos da Bulgari, TAG Heuer, Zenith e Hublot?

Todas as maisons do grupo LVMH constroem as suas respectivas identidades com base na criatividade e na inovação, por isso mantemos alguns dos nossos desenvolvimentos apenas para nós, mas temos reuniões frequentes sobre uma grande variedade de assuntos em que podemos unir nossas forças. Isso vai desde a industrialização e ferramental até questões relacionadas à pesquisa e desenvolvimento em novos materiais.

As tecnologias utilizadas, por exemplo, na coleção Octo Finissimo podem chegar a outras marcas do grupo?

Nossas especificidades individuais tornariam esse ponto específico muito difícil de implementar em outras marcas do grupo.

"Todas as maisons do grupo LVMH constroem as suas respectivas identidades com base na criatividade e na inovação, por isso mantemos alguns dos nossos desenvolvimentos apenas para nós"

O MIL-Ships-W-2181 da Archive Series é a reedição de um relógio de mergulho que nunca chegou a ser comercializado

Em 1875, quando a América ainda estava entrando em sua era de ouro da indústria, Joseph Bulova viu uma oportunidade de mercado e abriu uma pequena loja no centro da cidade de Nova York, onde criava relógios de qualidade em uma paisagem dinâmica e em constante mudança. Este pequeno comércio tornou-se a base sobre a qual Joseph Bulova construiu sua marca. Em 1923 a empresa mudou seu nome para Bulova Watch Company e ao longo dos anos conquistou de vez o mercado, se desenvolveu e cresceu, passando a ser uma das maiores e mais importantes marcas relojoeiras dos Estados Unidos. Em 1979 tornou-se parte da Loews Corporation e no final de 2007 foi vendida para o Citizen Group, ao qual pertence até hoje.

ARCHIVE SERIES

Criada há alguns anos, a Archive Series é uma verdadeira celebração da história da Bulova. Tra ta-se de uma coleção de relógios dedicada exclusi vamente a homenagear os modelos mais icônicos do passado da marca, mas com tecnologia do século XXI.

Bastante apreciada, principalmente por colecionadores, esta linha de relógios já apresentou peças muito interessantes, como o Chronograph C, o Lunar Pilot Chronograph, o Computron — que já teve matéria publicada em uma edi ção da Pulso —, o Chronograph A ou Surfboard, que tam bém já foi citado na revista, e o Oceanographer ou Devil Diver, que foi capa de uma edição do Anuário de Relógios.

Agora a peça escolhida para ser trazida de volta à vida é um relógio de mergulho que jamais chegou a ser comer cializado, o MIL-Ships-W-2181, desenvolvido graças a uma solicitação por parte dos militares americanos. Em 1958, eles precisavam de um relógio para substituir os desatuali zados Canteen Watches e a Bulova foi convidada a criar um protótipo para ser usado em missões debaixo d'água. Assim nasceu o MIL-Ships-W-2181.

O relógio apresentava uma caixa com a parte traseira formada por duas peças, o fundo da caixa em aço inox e uma proteção antimagnética de latão espesso em seu interior, que protegia um movimento recém-projetado, o calibre 10 BPCHN de 17 rubis a corda manual. Esse mecanismo possuía uma sistema de proteção que impedia o usuário de dar corda em excesso e assim causar algum dano.

Um número muito pequeno desses relógios foi entregue para testes a serem feitos pela Unidade de Mergulho Experimental da Marinha dos Estados Unidos em 1958. Os testes foram realizados com sucesso a uma profundidade de 395 pés, cerca de 120 metros, bastante fundo para um mergulho executado em 1958! Outro pequeno número de relógios foi entregue no início de 1959 para testes de campo pela Unidade de Mergulho, e também pela equipe de homens-rãs UDT-21 da Marinha.

Fundo da versão de série limitada
Fundo da versão de linha

Infelizmente, no momento em que a Marinha finalizava as especificações para a versão revisada que entraria em produção para uso militar, a Bulova decidiu não continuar com a sua produção. Assim, apenas um punhado desses relógios chegou a ser feito e todos foram entregues diretamente à Marinha dos Estados Unidos para serem testados em campo. Posteriormente, os protótipos do modelo foram entregues aos mergulhadores da Marinha para uso regular.

Atualmente, sabe-se da existência de somente seis relógios completos e de uma caixa sem o mecanismo dentro. Portanto, 2021 marca a primeira vez que a Bulova está comercializando este relógio esportivo desenvolvido para a Marinha. Sua história interessante aliada à extrema raridade dos protótipos originais tornam este relógio altamente desejável por colecionadores e aficionados.

Serão duas versões que, por fora, são praticamente idênticas. Uma delas, de série limitada a mil exemplares e referência 96A265, utiliza um movimento de fabricação suíça pela empresa Sellita, o SW200 de 26 rubis; a outra, a versão comercial de referência 98A266, utiliza também um movimento automático, mas de fabricação japonesa, o confiável Miyota 82S0-43 A de 21 rubis.

Ambas as caixas têm 41 mm de diâmetro, são confeccionadas em aço inoxidável 316L com acabamento jateado, possuem coroa rosqueada, visor de cristal de safira curvo com revestimento antirreflexivo e são resistentes a até 200 metros de profundidade. Visualmente a principal diferença está na cor das pulseiras, em náilon com fecho de fivela, que no relógio de série limitada é preto e no modelo de produção normal é azul-escuro.

Os estojos que acompanham as duas versões do relógio também são diferentes. Para o modelo de série limitada, é uma reprodução de um antigo capacete de mergulhador em tom dourado; para a versão de linha, é uma caixa de madeira. Ambas incluem um livro e uma placa.

RELÓGIOS

Bastante fiel à versão original, o mostrador preto possui, logo acima do index das 6 horas, uma tira de papel Litmus que tem a função de medir os níveis de umidade dentro do relógio. Caso, por alguma razão, o relógio perca sua resistência à água, o papel mudará de cor informando da necessidade de revisão. O aro móvel usado para medição dos tempos de mergulho é outro ponto que diferencia o MIL-Ships-W-2181 de outros relógios modernos. Ele só vai girar se for firmemente pressionado para baixo e se bloqueia automaticamente quando volta à posição original, garantindo maior segurança contra uma mudança indesejada na medição dos tempos de mergulho.

O lançamento mundial do Bulova MIL-Ships-W-2181 acontece no mês de julho.

BULOVA MIL-SHIPS-W-2181

P reços sugeridos nos e stados u nidos : us $ 1.990 Para a referência 96 a 265 e us $ 895 Para a referência 98 a 266

www.bulova.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

Estojo que acompanha o relógio de série limitada

FICHA TÉCNICA BULOVA

MIL-SHIPS-W-2181

RELÓGIO

Modelo: MIL-Ships-W-2181

Referências: 96A265 para a versão de série limitada e 98A266 para a versão de linha

Material da caixa: aço inoxidável 316L com acabamento jateado

Resistência à água: 200 metros

Dimensões: 41 mm de diâmetro

Pulseiras: em náilon preto no relógio de série limitada e azul-escuro no modelo de produção normal. Fecho tipo fivela

MOVIMENTO

Calibres: Sellita SW200 ou Miyota 82S0-43 A

Dimensões: 25,6 mm de diâmetro e 4,6 mm de espessura

(Sellita SW200) e 25,94 mm de diâmetro e 5,67 mm de espessura (Miyota 82S0-43 A)

Funções: horas, minutos e segundos

Frequência: 28.800 alternâncias por hora (Sellita SW200) e 21.600 alternâncias por hora (Miyota 82S0-43 A)

Reserva de corda: aproximadamente 38 horas para o Sellita SW200 e 42 horas para o Miyota 82S0-43 A

Número de rubis: 26 no Sellita SW200 e 21 no Miyota 82S0-43 A

TAG HEUER AQUARACER

PROFESSIONAL 300

O lançamento da coleção Aquaracer Professional 300 marca um novo capítulo na história dos relógios de mergulho da TAG Heuer

Onovo Aquaracer foi apresentado durante o salão Watches & Wonders 2021, que teve início no dia 7 abril e foi realizado virtualmente devido à pandemia. O modelo de nova geração que recebeu o nome de Aquaracer Professional 300 é versátil e muito robusto.

Com sua estética marcante, instantaneamente identificável e seu característico aro externo de 12 facetas, o relógio é bastante contemporâneo. Contudo, remete ao legado ao qual a TAG Heuer deu início há mais de 40 anos com o Heuer de referência 844, um relógio de mergulho lançado em 1978. Ele tinha um mostrador com escala de 24 horas em vermelho, marcadores de horas revestidos com material luminescente e um aro de mergulho giratório com escala de minutos. Este relógio foi adotado por muitos mergulhadores amadores e profissionais em todo o mundo. Nas quatro décadas que se seguiram ao lançamento do modelo, a TAG Heuer continuou desenvolvendo novos relógios de mergulho e superando os limites de desempenho com peças célebres, como o Night Diver (já usado pelo 007, o agente secreto mais famoso do mundo) e os modelos das séries 1000 e 2000. PULSO

O AQUARACER PROFESSIONAL 300

São sete referências de linha e uma de série limitada a 844 exemplares, dois tamanhos e um novo sistema de ajuste fino de pulseira. Cinco dessas referências têm diâmetro de caixa de 43 mm e três têm caixa de 36 mm. Cada uma delas vem com um aro rotativo unidirecional para contagem dos tempos de mergulho, com detalhe de cerâmica e uma escala gravada de minutos. O fundo é confeccionado no mesmo metal da caixa em todas as oito versões do Aquaracer, que são resistentes a até 300 metros de profundidade.

Dessas oito referências, seis são de aço inoxidável, com opção de mostradores em preto, azul ou prata; e uma delas, com 43 mm de diâmetro, é confeccionada em titânio grau 2 com acabamento fosco, mostrador e aro em verde.

A versão de série limitada, chamada Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844, faz homenagem ao lendário relógio de mergulho de referência 844, lançado em 1978. A caixa de titânio de grau 5 traz uma série de elementos visuais da peça histórica. O mostrador plano preto tem a escala vermelha de 24 horas do 844, originalmente projetada como um gráfico de conversão rápida para profissionais militares. O relógio também tem material luminescente amarelado, bem ao estilo vintage , e uma pulseira de borracha preta perfurada inspirada no design original. Mantendo o código de design de facetas repetitivas do relógio, essas perfurações são octogonais. Apenas 844 exemplares do Aquaracer Professional 300 Tribute to Ref. 844 serão produzidos.

Os modelos de aço inoxidável têm aro de cerâmica preto ou azul com um triângulo posicionado às 12 horas de contorno branco preenchido com material luminescente azul (Super-LumiNova®). O relógio de titânio tem um triângulo de contorno amarelo e aro de cerâmica na cor verde. Todas as indicações em sua escala de minutos são preenchidas com Super-LumiNova® azul para maximizar a visibilidade em ambientes com pouca luz.

Os modelos de 43 mm dão continuidade a um dos traços de design característicos dos Aquaracer anteriores, com as linhas horizontais gravadas no mostrador, só que agora mais separadas, contribuindo para o visual mais bem pensado do relógio. Os mostradores dos modelos menores, de 36 mm, levam gravações em padrão de onda, que foi lançado em 2019. A versão azul de 36 mm tem oito marcadores de horas com diamante e elos centrais da pulseira polidos.

Para essa nova coleção, os designers da TAG Heuer trabalharam com um conceito claro: criar um relógio de mergulho arrojado, de alto desempenho e ergonômico, mas que fosse distintamente um TAG Heuer. Eles também queriam respeitar a tradição dos relógios de mergulho da empresa e, ao mesmo tempo, obter refinamentos de design e material que atendessem e superassem as altas expectativas do mercado consumidor atual. Isso significava trabalhar com os seis traços característicos da coleção Aquaracer e atualizá-los. Desde 1983, a coleção sempre ofereceu um aro rotativo unidire -

cional, coroa rosqueada, resistência à água até pelo menos 200 metros, marcadores luminosos, visor de cristal de safira e fecho de segurança duplo. De início, a equipe se voltou para o elemento mais atraente do ponto de vista visual e imediatamente identificável do design do Aquaracer: seu aro giratório unidirecional de 12 faces. Os designers mantiveram a forma básica e trabalharam em sua evolução, integrando a cerâmica resistente a riscos em toda a coleção e canelando cada uma das 12 facetas para tornar o aro mais fácil de pegar e de girar. Também foi realizada uma reengenharia do perfil dos dentes internos do aro, para que o mecanismo de rotação se tornasse mais suave, mais silencioso e mais fácil de ajustar. O resultado é um dispositivo altamente ergonômico, que oferece melhorias tangíveis à funcionalidade do relógio.

O visor de cristal de safira foi alterado, recebendo uma lente de aumento sobre a janela de indicação de data, po -

30 PULSO

sicionada às 6 horas, tornando essa função mais fácil de ser lida, mesmo em ângulos mais largos. A silhueta do aro foi usada também para dar forma a outros elementos de design e agora tem oito marcadores de horas octogonais e uma coroa de 12 lados.

Outras melhorias foram feitas na aparência geral e na legibilidade do relógio, como o ponteiro das horas, que ficou mais largo e passou a ter forma de espada (uma reminiscência da última peça da série TAG Heuer 2000, lançada em 2004), e o ponteiro dos minutos, que agora está mais estreito, para criar uma distinção bem clara entre os dois e facilitar a leitura, mesmo em condições de pouca luz. O material luminescente escolhido foi o tradicional Super-LumiNova® na cor verde para os ponteiros e marcadores das horas, e Super-LumiNova® azul para o ponteiro dos minutos. A proteção da coroa também foi redesenhada e agora está mais suave e arredon -

dada, envolvendo a coroa em um estilo que faz lembrar o antigo modelo de referência 844.

O Aquaracer precisava ser adaptável a vários ambientes, pois cada vez mais usuários estão recorrendo aos relógios de mergulho por sua robustez e versatilidade, e desejam um relógio para trabalhar e se divertir sem preocupações. Por isso, a forma geral do Aquaracer está mais fina e leve; sua caixa, seu aro e sua pulseira de metal foram reduzidos sem comprometer os principais recursos de desempenho do relógio, como a resistência à água até 300 metros de profundidade. Os entalhes do novo relógio agora são mais curtos, enquanto a borda da caixa foi chanfrada e polida para proporcionar mais harmonia e requinte, deixando o conjunto mais leve e ergonômico.

As novas pulseiras de metal trazem um sistema de ajuste

RELÓGIOS

fino que pode estender ou reduzir seu comprimento em até 1,5 cm. Isso permite que os usuários redimensionem a pulseira para usar o relógio sobre uma roupa de mergulho ou ajustar o tamanho para atender a mudanças no clima ou temperatura sem tirar o relógio do pulso.

Todas as oito referências utilizam o calibre 5 da TAG Heuer, automático com indicação de horas, minutos, segundos e data, posicionada às 6 horas. Este calibre de 25,6 mm de diâmetro trabalha com uma frequência de 28.800 alternâncias por hora, oferece uma reserva de corda para aproximadamente 42 horas e pode ter como base o ETA 2824-2 de 25 rubis ou o Sellita SW200 de 26 rubis.

Durante o evento de apresentação dos novos Aquaracer, Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer, disse: “A TAG Heuer fabrica relógios instrumentais de luxo arrojados, de alto desempenho e cheios de estilo há mais de quatro décadas. O Aquaracer Professional 300 dá continuidade a uma história venerada e, a partir dela, dá o passo mais significativo para desenvolver nossa coleção Aquaracer em muitos anos. Ultrapassando limites, com alta funcionalidade, uma estética arrojada e inconfundível e a promessa de ir com você até

nas situações mais extremas, o Aquaracer Professional 300 é um relógio que o levará além. Afinal, este é o lugar onde de fato nos encontramos”.

De acordo com informações passadas pelo distribuidor oficial da TAG Heuer no Brasil, todos os modelos estão disponíveis em nosso mercado, mas não chegam na mesma data. Os relógios com pulseira de aço chegaram em julho e os outros só vêm em setembro. Apenas duas unidades do modelo de edição limitada vieram e já foram vendidas.

TAG HEUER AQUARACER

P reços sugeridos : de r $ 18.780 a r $ 27.990

www.tagheuer.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

FICHA TÉCNICA

TAG HEUER AQUARACER

PROFESSIONAL 300

RELÓGIO

Modelo: Aquaracer Professional 300

Material da caixa: aço inoxidável, titânio grau 2 com aca bamento fosco ou titânio grau 5 com acabamento fosco

Resistência à água: 300 metros

Dimensões: 43 mm ou 36 mm de diâmetro

Pulseira: aço inoxidável, titânio grau 2 com acabamento fosco ou borracha na cor preta com furos

MOVIMENTO

Calibre: TAG Heuer calibre 5

Dimensões: 25,6 mm de diâmetro

Funções: horas, minutos, segundos e data

Frequência: 28.800 alternâncias por hora

Reserva de corda: aproximadamente 42 horas

Número de rubis: 25

CANETAS

LAMY SAFARI BLACK + ARNALDO ANTUNES

A Lamy, marca alemã de instrumentos de escrita presente no Brasil há mais de 30 anos, homenageia o público brasileiro com uma série especial desenvolvida em parceria com o cantor, compositor, poeta e artista visual Arnaldo Antunes, que assina a linha Lamy Safari Black + Arnaldo Antunes

Adaptação: Carlos E. Barretti

Apoio: Lucas De Marco

Fotografia (Arnaldo Antunes): Fernando Laszlo

ALamy é uma marca de instrumentos de escrita de origem alemã. Atualmente possui distribuição oficial em mais de 80 países, onde é reconhecida por seus designs únicos, estilo contemporâneo e conceito da Bauhaus, em que o lema "a forma segue a função" determina as principais características de seus produtos. Desde 2018, a marca é distribuída no Brasil pela empresa Pencomex, que conta com mais de 150 pontos de venda, loja on-line e duas lojas físicas na cidade de São Paulo.

Para brindar o público brasileiro com o primeiro instrumento de escrita em série especial desenvolvido especificamente para o nosso mercado, a empresa e a distribuidora convidaram o cantor, compositor, poeta e artista visual Arnaldo Antunes para assinar a linha Lamy Safari Black + Arnaldo Antunes.

O desenvolvimento dessa linha de produtos tem em seu alicerce a coesão conceitual entre a Lamy e o artista Arnaldo Antunes, que ostenta uma sólida carreira artística, sendo um dos mais respeitados de sua geração. Aficionado

pela marca, Antunes prontamente atendeu ao convite da Pencomex e da Lamy, e após algumas semanas de amadurecimento do projeto, desenvolveu as poesias que acompanham as canetas.

Arnaldo Antunes iniciou sua carreira no ano de 1980, compondo a banda performática do artista plástico José Roberto Aguilar. Dois anos depois, juntou-se a oito amigos dos tempos de colégio e formou a banda de rock Titãs, da qual foi vocalista e com a qual gravou diversos discos de grande sucesso. Ficou no grupo até 1992, quando decidiu iniciar carreira solo. Nos anos subsequentes, lançou 12 discos de estúdio e quatro ao vivo. Em 2002, Antunes criou, juntamente com Marisa Monte e Carlinhos Brown, o grupo Tribalistas, que teve enorme sucesso tanto no Brasil quanto na Europa, alcançando a notável marca de mais de 2 milhões de discos vendidos.

Tendo a palavra como o elemento fundamental de sua obra, Arnaldo Antunes também construiu uma carreira literária sólida, com 20 livros editados, dentre os quais se destacam As coisas , de 1991, vencedor do Prêmio Jabuti; Et eu tu , de

aqui ninguém precisa de si , de 2015, este também vencedor do Prêmio Jabuti.

Versátil por natureza, Antunes ainda assinou diversos trabalhos relacionados às artes plásticas, com apresentações tanto no Brasil como no exterior. Seu último trabalho foi o álbum O Real Resiste , de 2020.

A LINHA LAMY SAFARI BLACK + ARNALDO ANTUNES

A linha Lamy Safari Black + Arnaldo Antunes é composta de quatro produtos, vendidos separadamente. Todos têm como base a caneta Lamy Safari preta, com cerca de 14 cm e construída em resina (plástico ABS), fator-chave para seu peso leve, de aproximadamente 15 gramas, e corpo cilíndrico com dois lados achatados que impedem a caneta de rolar para fora da mesa e cair no chão.

As quatro opções são: caneta esferográfica, rollerball, tinteiro e um conjunto composto de caneta-tinteiro, conversor de pistão Z28 e frasco de tinta T51.

Para cada tipo de sistema de alimentação, o artista desenvolveu uma poesia diferente, que estampa cada lado dos instrumentos de escrita, finalizando com sua assinatura.

A versão tinteiro recebeu o seguinte poema: “Sua letra em silêncio é só sua como sua voz”. Para a caneta rollerball foi criado o poema: “Silêncio escuta a escrita instinto de tinta rasto de tato na pele papel” e para a caneta esferográfica: “Se lê silêncio escrito escuta”.

As canetas-tinteiro serão vendidas ao preço sugerido de R$ 392, as rollerball a R$ 332 e a esferográfica a R$ 292. O conjunto especial limitado a 50 peças contendo uma caneta-tinteiro, conversor de pistão e frasco de tinta de 30 ml tem preço sugerido de R$ 592.

LAMY SAFARI BLACK + ARNALDO ANTUNES

P reços sugeridos : tinteiro – r $ 392, rollerball – r $ 332, esferográfica – r $ 292, conjunto de série limitada a 50 P eças – r $ 592

www.lamy.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

41 MM

AUDEMARS PIGUET ROYAL OAK SELFWINDING CHRONOGRAPH

A Audemars Piguet lançou uma evolução do cronógrafo Royal Oak com o movimento automático calibre 4401 de última geração

AAudemars Piguet, marca suíça de alta relojoaria baseada em Le Brassus, apresentou uma nova evolução do cronógrafo Royal Oak automático, mantendo o espírito, as tradições e o DNA da manufatura.

Alojado em uma caixa de 41 mm de diâmetro, confeccionada em ouro rosa de 18 quilates, este cronógrafo está equipado pela primeira vez com o movimento automático de cronógrafo de última geração calibre 4401, que pode ser observado através de uma abertura protegida por um visor de cristal de safira no fundo da caixa do relógio.

O mostrador no tradicional padrão Grande Tapisserie está disponível em duas opções de cor: azul e marrom. Os contornos dos contadores, dos indexes e também os ponteiros são em ouro rosa. Além disso, para cada cor de mostrador

existem duas versões de pulseira — uma em couro de crocodilo acompanhando o tom do mostrador (azul ou marrom) e outra maciça, em ouro rosa de 18 quilates —, totalizando quatro referências distintas.

UM NOVO MOVIMENTO DE CRONÓGRAFO

TOTALMENTE INTEGRADO

Pela primeira vez, o movimento integrado de cronógrafo calibre 4401, lançado em 2019 no modelo Audemars Piguet Código 11.59, aparece na coleção Royal Oak, a mais importante e emblemática da marca.

Este calibre automático possui sistema de roda de colunas e função flyback, que permite reiniciar o cronógrafo sem pará-lo. A roda de coluna trabalha em colaboração com um sistema de embreagem vertical. Quando o cronógrafo é iniciado ou parado, os ponteiros respondem de acordo, sem qualquer salto. Além disso, os botões de pressão que acionam o cronógrafo ficam bem mais suaves quando pressionados. Um mecanismo

de retorno patenteado garante que cada um dos ponteiros do contador zere instantaneamente.

Pela primeira vez também, o Royal Oak Chronograph foi equipado com uma abertura em seu fundo, protegida por um visor de cristal de safira, que permite a visualização do mecanismo integrado de cronógrafo e do sistema de roda de coluna, além da chamada "dança" dos martelos do cronógrafo (quando o botão de reset é ativado, os martelos, acionados por uma alavanca de operação, atingem os cames da peça do coração do cronógrafo para trazer as rodas e os ponteiros do cronógrafo de volta a zero). A abertura também possibilita a visualização dos refinados acabamentos do mecanismo e do rotor oscilante que alimenta o sistema de corda e é confeccionado em ouro rosa de 22 quilates.

A caixa, resistente a até 50 metros de profundidade, foi modificada para acomodar o novo movimento e agora ficou um pouco mais espessa, passando a ter 12,4 mm de altura.

RELÓGIOS

A manufatura atualizou sutilmente o design do mostrador, que apresenta um padrão Grande Tapisserie e combina tons de azul ou marrom com contadores em tons de ouro rosa, marcadores de horas aplicados em ouro rosa e ponteiros Royal Oak com revestimento luminescente. As posições do contador de minutos e do contador de horas foram invertidas, aumentando a legibilidade, enquanto a janela para indicação de data está posicionada entre 4 e 5 horas.

A pulseira pode ser inteira em ouro rosa de 18 quilates ou em couro de crocodilo com as cores azul ou marrom, de acordo com a cor do mostrador.

AUDEMARS PIGUET ROYAL OAK

SELFWINDING CHRONOGRAPH 41

P reço : n ão informado P ela em P resa

www.audemarspiguet.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

RELÓGIO

Modelo: Royal Oak

FICHA TÉCNICA AUDEMARS PIGUET ROYAL OAK SELFWINDING CHRONOGRAPH

41 MM

Pulseiras: couro de crocodilo azul ou marrom ou em ouro rosa de 18 quilates

Referências: 26239OR.OO.1220OR.01 azul com pulseira em ouro maciço, 26239OR.OO.D315CR.01 azul com pulseira de couro azul, 26239OR.OO.1220OR.02 marrom com pulseira em ouro maciço e 26239OR.OO.D821CR.01 marrom com pulseira em couro

Material da caixa: ouro rosa de 18 quilates com acabamentos polidos e escovados

Resistência à água: 50 metros

Dimensões: 41 mm de diâmetro e 12,4 mm de espessura

MOVIMENTO

Calibre: 4401

Dimensões: 32 mm de diâmetro e 6,8 mm de espessura

Funções: horas, minutos, segundos, cronógrafo flyback e data

Frequência: 28.800 alternâncias por hora (4 Hz)

Reserva de corda: aproximadamente 70 horas

Número de rubis: 40

Número de componentes: 367

ULYSSE NARDIN BLAST HOURSTRIKER

O Blast Hourstriker foi um dos grandes destaques da Ulysse Nardin no salão virtual Watches & Wonders

Genebra 2021, com seu inovador mecanismo de sonnerie associado a um turbilhão volante

RELÓGIOS

Os mecanismos de sonnerie fazem parte da história da medição do tempo desde os seus primórdios.

Muito antes de “vermos” ou “vestirmos” o tempo, nós o ouvíamos. Os relógios das torres das igrejas soavam no coração de todas as cidades medievais; relógios que, no início, sequer tinham mostradores: as horas eram reveladas pela contagem das batidas dos gongos nos sinos.

Por obra de artesãos brilhantes, os mecanismos de sonnerie resultariam, por meio da constante miniaturização, em relógios domésticos, depois relógios de mão, capazes, apesar de seu pequeno tamanho, de bater a passagem das horas.

Inspirada no passado da relojoaria e na possibilidade de mover a cronometragem musical para o futuro, a Ulysse Nardin propõe que o tempo seja ouvido novamente, e não apenas lido.

A MECÂNICA DO SOM

Com muitos anos de experiência na área de relógios com sonnerie, a Ulysse Nardin encontrou uma nova maneira de fazer

soar as horas. O novo Blast Hourstriker é um relógio de tecnologia e design inovadores que quebra barreiras da sonorização.

Esta arte de marcar o tempo com a música sempre fez parte do arsenal técnico da Ulysse Nardin. Ela foi revivida na década de 1980, sob o impulso do saudoso Rolf Schnyder, e ganhou uma nova vida em 2019, quando a manufatura suíça colaborou com a empresa francesa de tecnologia de áudio Devialet e elevou o nível da acústica relojoeira, o que resultou no Classico Hourstriker Phantom.

Em 2021, Patrick Pruniaux, CEO da marca, mais uma vez realiza a escolha de trazer o som para o centro do impulso criativo da Ulysse Nardin, buscando formas ainda mais futuristas de reinterpretar os artesanatos tradicionais da relojoaria.

Normalmente, para gerar o som necessário para marcar a passagem das horas, os martelos batem em um gongo aramado enrolado em torno do movimento ao qual estão ligados. A onda acústica se espalha para o interior do mecanismo e é

parcialmente absorvida por ele. Nessas condições, o som ouvido carece de potência e seus harmônicos são parcialmente abafados pelo material do relógio.

Para o Blast Hourstriker, a equipe de engenheiros da Ulysse Nardin se propôs dois desafios: tornar o mecanismo de carrilhão visível no lado do mostrador e melhorar ainda mais a relação qualidade/ potência de saída. Este último, um desafio que havia sido iniciado com o Classico Hourstriker Phantom. Para atingir esses objetivos, os engenheiros e relojoeiros da Ulysse Nardin desenvolveram o calibre UN-621. Para garantir a precisão ideal do primeiro movimento automático com sonde manufatura in house da Ulysse Nardin, ele é equipado com um turbilhão volante, com roda de balanço de inércia variável, além de espiral, âncora e roda de escape de silício. Suas linhas contemporâneas também ficaram mais elegantes e realçadas com o “X” associado à última geração de relógios da marca.

A fase mais complexa do desenvolvimento do Blast Hourstriker envolveu o redesenho de toda a cinemática desse calibre de 330 componentes, para permitir que esse mecanismo altamente sofisticado de sonnerie , que geralmente está escondido de nossa visão, fosse visto do lado do mostrador.

sonnerie está ativado, o balé mecânico que produz o som do relógio é visível a cada hora e a cada meia hora, mas mesmo a sua ativação ocasional é belíssima. Ao se pressionar o botão localizado às 10 horas, o mecanismo, equipado com um tambor especialmente dedicado, é acionado. O rack das horas e o regulador de inércia começam a girar; os martelos, visíveis em uma abertura às 12 horas, batem no gongo, cujo formato foi sutilmente trabalhado para contornar a gaiola do turbilhão voador. A cada hora, ouve-se o número de toques correspondente; nas meias horas,

Finalmente, para garantir que o desempenho acústico do mecanismo de sonnerie do Blast Hourstriker seja o melhor possível, o movimento incorpora uma membrana de titânio desenvolvida em colaboração com a Devialet — a empresa francesa de tecnologia de áudio com a qual a Ulysse Nardin trabalhou em sua alavanca de torção usada no Classico Hourstriker Phantom de 2019; curiosamente, um de seus cofundadores é descendente direto da família Ulysse Nardin.

Como no Classico Hourstriker Phantom, a alavanca de torção conecta a base do gongo à fina membrana. Nesta construção, ela é pressionada contra uma grade para evitar que se deforme em caso de extrema pressão externa. Este diafragma, com 3/10 de milímetro de espessura e tratado com DLC preto, oferece uma grande área de deformação e, quando sob carga, movimenta grande volume de ar, o que melhora a acústica produzida.

O duplo “X” característico da linha Blast cortado no fundo da caixa em ouro rosa também garante a segurança dessa sensível membrana Devialet, que, uma vez em ação, basicamente atua como um alto-falante de alta fidelidade — liberando e amplificando o som do gongo.

UM PEQUENO GLOSSÁRIO

DA SONNERIE

MECANISMO DE STRIKE OU SONNERIE

É um mecanismo de relógio usado para bater automaticamente as horas, meias horas ou outras frações de tempo quando os ponteiros passam sobre os marcadores ou números do mostrador.

GONGO

Trata-se de um fio de aço que, usinado em formato redondo (às vezes quadrado para aumentar a superfície de impacto do martelo), emite uma nota calibrada de acordo com a natureza do metal, o grau de têmpera, o comprimento e o diâmetro. Esse elemento, inventado no século XVIII, substituiu os sinos de latão anteriormente usados e permitiu o refinamento dos relógios com sonnerie

RACK DE HORAS

Trata-se de um componente com 12 dentes que, em conjunto com uma série de sensores, caracol, estrela e molas finas, zera e libera o(s) martelo(s) que atua(m) sobre o gongo em função do número de horas a serem batidas.

REGULADOR DE INÉRCIA

É um componente projetado para garantir que as batidas do martelo e, portanto, as notas, sejam regulares e batidas na velocidade correta. Se este componente não estivesse presente, a batida e, consequentemente, as notas, soariam cada vez mais rápidas, dificultando ou até mesmo impossibilitando a contagem da batida.

SISTEMA DE AMPLIFICAÇÃO DEVIALET

Composto por uma membrana de 0,3 mm de espessura, foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Ulysse Nardin e da empresa francesa de tecnologia de áudio Devialet, que visa amplificar as ondas acústicas do gongo do relógio. Essa peça, combinada com uma alavanca de torção, atua então como a membrana de um invólucro eletromagnético, ou mais precisamente, como a membrana de uma cabeça de fonógrafo, ancestral do deck de discos de vinil.

RELÓGIOS

UM DESIGN FEITO SOB MEDIDA PARA VALORIZAR O SOM

Um mecanismo excepcional requer uma caixa excepcional, então a Ulysse Nardin decidiu envolver um movimento inspirado no poder da natureza em um design inspirado em uma poderosa máquina feita pelo homem — o avião stealth.

Para permitir que o som do Blast Hourstriker ressoe ainda mais, a complexa e distinta caixa Blast de 45 mm recebeu uma carrura de titânio DLC negro, coberta com ouro rosa 5N 18 quilates, para melhor acústica. Para silenciar este imponente relógio, o botão localizado na posição das 8 horas deve ser pressionado e, então, o indicador de função muda de On para Off.

As três opções de pulseira para o Blast Hourstriker permitem que suas diferentes personalidades sejam exploradas. A opção de veludo preto de alta tecnologia à prova d'água foca o estilo, enquanto o couro de aligátor traz seu lado mais sofisticado para o primeiro plano. Além disso, uma pulseira de borracha também está disponível para este modelo. Seja qual for a es-

colha, vale lembrar que o Blast Hourstriker é feito para ser ouvido e não apenas visto.

O Blast Hourstriker é um relógio sofisticado e exclusivo, mas não se trata de uma edição limitada. Contudo, pela complexidade de seu movimento, não deverá ser produzido em grande quantidade.

ULYSSE NARDIN BLAST HOURSTRIKER

Preço sugerido na suíça: cHf 99.000

www.ulysse-nardin.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

RELÓGIO

Modelo: Blast Hourstriker

Referências: 6215-400/02 (pulseira de aligátor), 215400-3B/02 (pulseira de veludo) e 6215-400-3A/02 (pulseira de borracha)

Material da caixa: ouro rosa 5N e titânio DLC negro

Mostrador: “esqueleto” com marcadores de horas flutuantes e trilho de minutos. Quatro índices de horas ampliados posicionados em forma de “X”

Resistência à água: 30 metros

Dimensões: 45 mm de diâmetro

Pulseiras: veludo, borracha ou aligátor, com fecho de báscula de ouro rosa 18 quilates

MOVIMENTO

Calibre: UN-621 esqueletizado

Funções: horas, minutos, sonnerie de hora e meia hora, de passagem e sob demanda e sistema de amplificação de som Devialet

Frequência: 28.800 alternâncias por hora

Reserva de corda: aproximadamente 60 horas

Número de componentes: 330

Número de rubis: 28

FICHA TÉCNICA

ULYSSE NARDIN BLAST HOURSTRIKER

JAEGER-LECOULTRE REVERSO DUETTO MEDIUM

O novo Reverso Duetto Medium, equipado com um movimento mecânico a corda automática, é uma peça bastante elegante e exclusivamente feminina apresentada no Salão Watches & Wonders deste ano

Nesses 90 anos, desde o nascimento do Reverso em 1931, ele se tornou um dos relógios mais reconhecíveis de todos os tempos, um raro exemplo de design que é muito apreciado tanto por homens quanto por mulheres. Em 2021, a Jaeger-LeCoultre apresenta uma nova interpretação de um de seus modelos mais admirados, o Reverso Duetto Medium, equipado com um movimento mecânico a corda automática.

Assim como todos os modelos Reverso, este também se destaca pela pureza derivada do design no estilo art déco e é identificado pelas três linhas que definem as bordas superiores e inferiores de sua caixa. O novo Reverso Duetto Medium traz maior requinte estético e novas cores à coleção.

A HISTÓRIA DOS DOIS MOSTRADORES

A caixa flip-over do Reverso, originalmente desenhada como uma simples caixa em metal sólido feita para proteger o vidro do relógio quando estivesse sendo utilizado para a prática de esportes, ganhou nova vida na década de 1990 com a introdução de um segundo mostrador. Após o sucesso do Reverso Duoface, que exibe um segundo fuso horário no verso, o conceito de dois mostradores foi reinterpretado com o Reverso Duetto. Cada mostrador oferece uma expressão estética única e exclusiva da mesma hora, um mais clássico e elegante na frente e outro mais exuberante no verso. São dois conjuntos de ponteiros animados por um único movimento. No mos-

trador da frente, em cor clara, um retângulo central decorado com motivo guilhochê com efeito de raios de sol gravado é emoldurado por uma faixa de minutos no padrão “estrada de ferro”. Em torno dele, os algarismos arábicos de linhas simples se destacam contra um fundo bastante suave que adiciona maior profundidade visual e complexidade. No mostrador do verso, de cor mais escura, um círculo central escovado com efeito raios de sol é definido por um aro fino em ouro ou em aço (de acordo com o material da caixa), a partir do qual o guilhochê irradia um motivo com efeito raios de sol, acentuado por faixas finas em ouro ou aço que marcam as horas. Esses pequenos e refinados detalhes distinguem sutilmente o novo modelo automático de seus homólogos de corda manual. No mostrador do verso, apenas o numeral 12 é marcado, e uma pequena abertura no centro revela a massa oscilante. O movimento automático utilizado é o calibre Jaeger-LeCoultre 968A, com uma reserva de corda para aproximadamente 38 horas. Nas bordas superior e inferior da caixa estão fileiras de diamantes com engaste em grão, tanto na frente quanto no verso.

FEMININOS

A versão com caixa em aço inoxidável do novo Reverso Duetto Medium possui em seu verso um mostrador azul-safira brilhante, um belo contraste com o acabamento fosco do algarismo 12 e o tom frio do aço polido e uma combinação perfeita com os ponteiros azuis no mostrador da frente e a pulseira em couro de crocodilo brilhante. O modelo em ouro rosa de 18 quilates possui mostrador em laca preta brilhante no verso e mostrador frontal na cor branco suave, complementado por ponteiros dourados em formato de bastão para combinar com os números e a caixa em ouro rosa de 18 quilates. Para reforçar essa harmonia, a Jaeger-LeCoultre optou por uma pulseira em couro de crocodilo na cor cinza com acabamento brilhante.

JAEGER-LECOULTRE REVERSO DUETTO MEDIUM

Preços sugeridos na euroPa: € 13.700 Para a versão em aço inoxidável de referência Q2578480 e € 25.600 Para o modelo em ouro rosa de 18 Quilates de referência Q2572570

www.jaeger-lecoultre.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

RELÓGIO

Modelo: Reverso Duetto Medium

Referências: Q2578480 para a versão em aço inoxidável e Q2572570 para o modelo em ouro rosa de 18 quilates

Material da caixa: aço inoxidável ou ouro rosa de 18 quilates

Diamantes: 60 diamantes (0,84 quilate) nas duas versões

Resistência à água: 30 metros

Dimensões: 40 mm por 24 mm e 9,5 mm de espessura

Pulseira: couro de crocodilo

MOVIMENTO

Calibre: Jaeger-LeCoultre 968A

Funções: horas, minutos em dois mostradores

Frequência: 28.800 alternâncias por hora

Reserva de corda: aproximadamente 38 horas

Número de rubis: 28

CUERVO Y SOBRINOS BUCEADOR CARIBE

A equipe de design da Cuervo y Sobrinos buscou inspiração nas cores das águas, dos corais e da areia de Cuba para o novo modelo Buceador Caribe

ACuervo y Sobrinos tem suas origens no distante ano de 1882, quando Don Ramón e seus sobrinhos ( sobrinos, em espanhol) fundaram a empresa na ensolarada Cuba.

Atualmente a sede está na Suíça, mas a marca continua produzindo relógios de luxo inspirados em seu lar “espiritual”, a cidade de Havana, em Cuba. Por isso, muitos modelos atuais da Cuervo y Sobrinos trazem um estilo retrô e cores que abrangem os tons vibrantes amplamente vistos na ilha.

Em 2004, a empresa lançou o modelo Robusto Buceador, um precursor do relógio atual. Robusto é um formato muito popular de charuto e buceador significa mergulhador. Nada mais cubano, não é?

Agora o Buceador está de volta. A empresa apresentou em maio seu novo modelo Buceador Caribe. Medindo 43 mm de diâmetro e 15,8 mm de altura, a caixa altamente complexa, com sua construção tipo contêiner, proporciona uma resistência à água para até 200 metros de profundidade.

As magníficas águas de cor ciano de Varadero, as areias pastel de Cayo Coco e os corais negros, nativos da região, forneceram uma rica fonte de inspiração para a equipe de design da Cuervo y Sobrinos. São três diferentes versões, duas em aço inoxidável e uma com tratamento DLC preto: o Buceador Caribe Valadero tem mostrador turquesa e referência 2860.1AZ, o Cayo Coco apresenta um mostrador cor areia e referência 2860.1AR e a versão Coral Negro tem mostrador e caixa em preto e referência 2860.3N.

A caixa com linhas retas e curvas é bastante sólida e traz em seu fundo uma gravação com a representação de um mergulhador nadando sob a água e cercado por um car-

dume de peixes tropicais. Um sistema deslizante bastante engenhoso, posicionado às 4 horas, desbloqueia a coroa localizada às 2 horas, que é utilizada para ajustar a luneta giratória interna, destinada à medição dos tempos de mergulho. Esse sistema evita uma alteração indesejada na posição do aro e, consequentemente, na medição dos tempos de mergulho, por uma batida, por exemplo. Outra coroa, localizada às 9 horas, é usada para ajustar as indicações de horas, minutos, segundos e data, bem como para dar corda manualmente no mecanismo.

O Buceador Caribe apresenta excelente legibilidade, mesmo em baixas condições de luminosidade. Os ponteiros de horas e minutos e os índices são tratados com material luminescente Super-LumiNova®.

Todos os relógios são fornecidos com duas pulseiras, uma em couro de novilho e outra em borracha, mais adequada para a prática de mergulho.

RELÓGIOS

O movimento utilizado é o calibre automático CYS 5104, base Peseaux 224, com 25,6 mm de diâmetro e 4,6 mm de altura, 28 rubis, reserva de corda para aproximadamente 38 horas e frequência de 28.800 alternâncias por hora.

Todos os relógios da Cuervo y Sobrinos vêm em um estojo que é um humidor para charutos muito bem construído — com interior em cedro, como convém para uma boa guarda dos “puros” — e uma unidade umidificadora, onde se coloca água destilada para a manutenção da umidade ideal para a guarda dos charutos.

Infelizmente, a Cuervo y Sobrinos não é distribuída oficialmente em nosso país. Portanto, se você quiser um Buceador Caribe terá de adquiri-lo em sua próxima viagem ao exterior. Melhor ainda se for em alguma paradisíaca ilha do Caribe.

CUERVO Y SOBRINOS BUCEADOR CARIBE

Preços sugeridos na suíça: cHf 2.800 Para a referência 2860.1 a Z; c H f 2.800 Para a referência 2860.1 ar e cHf 3.000 Para a referência 2860.3n

www.cuervoysobrinos.com

Baixe o leitor de QR Code e acesse o link.

RELÓGIO

Modelo: Buceador Caribe

Material da caixa: aço inoxidável ou aço inoxidável com tratamento DLC preto

Resistência à água: 200 metros

Dimensões: 43 mm de diâmetro e 15,8 mm de altura

Pulseira: couro de novilho ou borracha com fivelas em aço inoxidável ou aço inoxidável DLC preto com gravação do emblema CYS

MOVIMENTO

Calibre: CYS 5104, base Peseaux 224

Dimensões: 25,6 mm de diâmetro e 4,6 mm de altura

Funções: horas, minutos, segundos e data

Frequência: 28.800 alternâncias por hora

Reserva de corda: aproximadamente 38 horas

Número de rubis: 28

Anúncio do Rolex Day Date, veiculado no Rio de Janeiro na década de 1970
CIDADE JARDIM SÃO PAULO (11) 3198-9458
VILLAGE MALL RIO DE JANEIRO (21) 3252-2846

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.