Onco& Ano VI - Ed. 33

Page 57

campanha

Imagnes divulgação

Fique por dentro das ações sobre câncer que ganharam destaque na mídia e nas redes sociais

Vestindo a camisa do Outubro Rosa O Grupo Oncologia D'Or lançou uma estratégia ousada no mês de atenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Com camisas rosa pink estampadas com os dizeres “PEITOS, é isso mesmo, só queremos chamar a sua atenção”, a campanha não passou despercebida. Celebridades e pessoas da população vestiram a camisa e compartilharam suas fotos em redes sociais com a hashtag #SeLigueNosSinais. A intenção da ação era promover a conscientização para a importância da detecção precoce do câncer de mama. A campanha também contou com ações locais em todo o país. No Rio de Janeiro, foi montado um estande para levar informação aos passantes no metrô, além de cartazes e vídeos explicativos no vagão feminino.Também foram realizados ciclos de palestras em Salvador, Brasília e São Paulo.

Super-heróis que vestem jalecos Nem todos os super-heróis vestem capas, alguns vestem jalecos. Com essa ideia, o Grupo Oncologia D’Or produziu o primeiro vídeo da campanha #EscolhiAcreditar, que mostra histórias de vida de pacientes, familiares e médicos que escolheram acreditar, seja no tratamento, na cura ou na profissão. O vídeo de lançamento conta a aventura do menino Ismael, de 5 anos, diagnosticado com um tumor no cérebro e tratado com radioterapia no Centro de Oncologia Quinta D’Or, no Rio de Janeiro. A criança precisou passar por 29 sessões seguidas de rádio, procedimento em que teria que ficar imóvel usando uma máscara de imobilização no rosto. Normalmente, pacientes dessa idade são sedados para esse tipo de tratamento. Para evitar a sedação, a equipe multidisciplinar do centro inventou uma solução criativa: pintaram a máscara de imobilização como se fosse a do super-herói favorito do menino, o Homem-Aranha, e se cotizaram para comprar uma fantasia. Vestido de Homem-Aranha, o menino aceitou o tratamento, que para ele se tornou uma brincadeira de faz de conta na qual combatia seus inimigos diariamente. O tratamento humanizado e o carinho da equipe médica e multidisciplinar são o ponto alto do vídeo, que se tornou viral nas redes sociais.

Mulheres que venceram o câncer contam suas histórias Um grupo de 40 mulheres que venceram o câncer foram as estrelas da exposição fotográfica Eu Venci o Câncer, de Papa Pizziali e Leticia Auler, exibida no evento de mesmo nome realizado no dia 06 de outubro no Rio de Janeiro. As imagens retratam a emoção e a feminilidade dessas mulheres, que através da campanha mostram ao mundo que é possível vencer essa batalha e sorrir. O evento de lançamento, produzido pela Pontual Farmacêutica, contou com o apoio do Grupo Oncologia D’Or, da Associação Petropolitana

de Pacientes Oncológicos (APPO) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Na ocasião, pessoas que venceram o câncer compartilharam suas histórias de vida. Além da exposição, o evento contou com palestras das especialistas Andréia Melo, oncologista clínica do Grupo Oncologia D’Or, Georgia de Oliveira, nutricionista, oncológica e Maria de Fatima Gauí, presidente da SBOC-RJ. Também foram coletadas doações de mechas de cabelo para a confecção de perucas para crianças com câncer.

Onco& outubro/novembro 2016

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.