2 minute read

Tmall Global: a plataforma e-commerce

EECONOMIA

TMALL GLOBAL: A PLATAFORMA E-COMMERCE DA CHINA ALÉM-FRONTEIRAS

Advertisement

Lançado oficialmente pelo grupo Alibaba em 19 de fevereiro de 2014, a “Tmall Global” é uma plataforma chinesa de comércio online de business to consumer (B2C) orientado para a internacionalização e venda de marcas globais.

TEXTO: ISOLDA BRASIL & SOFIA LINHARES

A“Tmall Global” tem como principal objetivo a oferta de produtos de marcas internacionais aos consumidores chineses, permitindo-lhes comprar produtos importados originários do exterior a preços mais baixos do que se fossem comprados localmente, além de dar aos compradores chineses, acesso direto aos retalhistas estrangeiros.

O rápido desenvolvimento do comércio eletrónico, fortemente impulsionado pelas limitações físicas da Pandemia provocada pelo Covid 19, fez da plataforma uma excelente oportunidade de investimento. Marcas e empresas estrangeiras que desejam uma presença internacional, mas não têm recursos ou tempo para se estabelecer na China, podem utilizar a “Tmall Global”, que disponibiliza formas de entregar os produtos e serviços dessas empresas diretamente aos consumidores chineses sem a necessidade de uma loja física.

A plataforma está direcionada para lojas de marca própria, lojas especializadas e lojas autorizadas nas categorias de cuidados com bebés, saúde, mobiliário doméstico, animais de estimação, cuidados pessoais, digital, alimentos, moda e beleza.

Todas as empresas da Tmall Global são entidades de fora da China continental que operam na área do retalho no estrangeiro. As mercadorias vendidas na plataforma são produzidas (inicialmente) ou vendidas no exterior e importadas legalmente. A forte aposta nas marcas internacionais, atenta a crescente procura de produtos estrangeiros e de qualidade por parte dos consumidores chineses, permite ultrapassar questões como os preços elevados dos produtos, que são sobretudo motivados pelos impostos e as despesas de transporte a que os mesmos são sujeitos.

Todas as lojas da Tmall Global estão equipadas com serviço de consulta chinesa e serviços pós-venda. Os consumidores domésticos podem usar o Alipay ou outros métodos de pagamento que são usados na plataforma doméstica, Taobao, para comprar mercadorias no Tmall Global.

Atualmente, a plataforma toma a iniciativa de atrair investimentos, convidando as marcas a entrar no mercado da Tmall Global. Embora seja esta a política oficial da empresa, qualquer interessado pode entrar em contato diretamente com a plataforma, uma vez que a procura de novos fornecedores é constante.

O processo de entrada na Tmall Global leva cerca de 30 dias, assumindo que todos os materiais necessários à abertura da loja foram devidamente preparados, e compreende 4 passos: pedido de adesão, revisão da aplicação, pré-lançamento da loja e abertura da loja online.

Os custos do Tmall Global estão distribuídos principalmente por três categorias: Depósito; Taxa Anual de Tecnologia e Serviço; e Taxa de Transação em Tempo Real (Taxa de Comissão).

O mercado chinês de produtos de comércio eletrónico transfronteiriço é um mercado em franca expansão. Como líder do B2C na China, a Tmall Global tem um grande potencial de desenvolvimento e inovação. A procura por produtos estrangeiros, de qualidade, é uma tendência na China, apresentando-se como uma oportunidade de ouro para as empresas que pretendem expandir para este mercado.

This article is from: