__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


Bruno Kriger


REALIZAÇÃO


Prêmio Foto Hera 2020 Coordenação Cid Costa Neto O Prêmio Foto Hera dá sequência ao Concurso Fotografia de Casamento, que vem sendo promovido pelo site Resumo Fotográfico desde 2012. O concurso tem como objetivo valorizar a produção fotográfica de casamento no cenário nacional, proporcionando maior visibilidade aos fotógrafos profissionais desse segmento. A competição é dividida em cinco categorias fixas (Cerimônia, Recepção, Making of, Ensaio Pré-casamento, Ensaio de Noivos) e uma categoria Especial, cujo tema é modificado a cada edição. Este ano o tema foi Boudoir.

Jurados Ana Izaura Duarte Beatriz Moraes Cacá Rodrigues Carol França Felipe Ferreira Felipe Marini Lígia Maciel Ruca Souza Realização Resumo Fotográfico

Mitologia O nome do prêmio faz uma homenagem à Hera, que na mitologia grega é a deusa das bodas, da maternidade e das esposas, equivalente de Juno na mitologia romana. Esposa de Zeus, é a rainha dos deuses, e patrona da fidelidade conjugal. O pavão é o símbolo de Hera.Associado à beleza e à perfeição, é ideal para representar um momento tão especial quanto o casamento. A ave simboliza renovação e mudanças favoráveis, assim como a imortalidade e o renascimento.

Site www.fotohera.com.br Email fotohera@resumofotografico.com RESUMO FOTOGRÁFICO Rua Deputado André de Almeida, 551A - 3º andar Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte - MG CEP: 30160-906 www.resumofotografico.com


IMotion Photo Studio

Sumário Jurados .................................. 06 Top 10 por categoria Ensaio Pré-casamento ................. 08 Making of ............................... 18 Cerimônia .............................. 28 Recepção ............................... 38 Ensaios de Noivos ..................... 48 Especial: Boudoir ....................... 58 Escolha Popular ........................ 60 Classificação Geral ..................... 62


Ana Izaura Duarte Natural de Belo Horizonte, Ana Izaura é jornalista e uma das fundadoras do blog “Rumo ao Altar”, especializado em casamento. Ela fez parte do corpo de jurados da terceira edição do Concurso Fotografia de Casamento, promovido pelo Resumo Fotográfico em 2013 e integra a comissão de jurados do Prêmio Foto Hera desde 2015.

Beatriz Moraes Beatriz Moraes é especialista em diagramação de álbuns e edição de imagens, já ministrou workshops em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de palestrar em congressos como a Semana da Fotografia, em Balneário Camboriú/SC, e ProFox Conference, em Brasilia/DF. Também é autora do curso “Diagramação de álbuns de Newborn”, do iPhoto Play. Para conhecer mais, acesse: www.beatrizmoraes.com.br.

Cacá Rodrigues Cacá Rodrigues esteve entre os 10 melhores no Wedding Best Álbum 2013. Foi finalista no Wedding Awards das edições de 2012 e 2014. Recebeu diversas premiações no Fearless e palestrou no Núcleo de Tecnologia, no estande da Editora Photos na Photo Image Brasil, no Estúdio Brasil, no PIC de BH, além de ter ministrado um curso na PhotosTV. Para conhecer mais, acesse: www.cacarodrigues.com.br.

Carol França Graduada em Artes Cênicas pela UFMG, Carol atua como fotógrafa social e artística desde 2009. Suas obras já foram expostas em eventos importantes como o Festival Paraty em Foco e o Festival de Fotografia de Tiradentes. Atualmente é mestranda na UNATC - Universidade Nacional de Teatro e Cinema “I.L.Caragiale”, em Bucareste, Romênia. Para conhecer mais, acesse: www.instagram.com/delis.photo. 6 - www.fotohera.com.br


Felipe Ferreira Fotógrafo e videomaker na Ferreira e Maciel Fotografia e Filme, empresa especializada em contar histórias de casamentos, junto com sua esposa Lígia Maciel. Advogado, aliou seus estudos em Direito e sua experiência com a fotografia para auxiliar os colegas fotógrafos e videomakers, ensinando através do projeto Fotografia é o Meu Negócio. Para conhecer mais, acesse: www.ferreiraemaciel.com.br.

Felipe Marini Bacharel em Fotografia Aplicada pelo Senac São Paulo. Atua no mercado fotográfico de São Paulo há mais de 10 anos, nas áreas de editorial, publicidade e arquitetura. Leciona fotografia em cursos livres e técnicos no Senac Tatuapé. Para conhecer mais, acesse: www.felipemarini.com.

Lígia Maciel Bacharel em Direito, técnica em fotografia pelo SENAC e membro do Inspiration Photohgraphers e Mywed. Com diversas fotos e ensaios premiados entre os melhores do mundo, foi por quatro vezes indicada ao Golden Lens. Além de fotógrafa, é videomaker e responsável por administrar a Ferreira e Maciel Fotografia e Filme. Para conhecer mais, acesse: www.ferreiraemaciel.com.br.

Ruca Souza Ruca Souza é jornalista e fotógrafa. Foi editora-chefe do iPhoto Channel de 2015 a 2018, maior portal de fotografia do Brasil. Iniciou na fotografia trabalhando com still, mas deixou a solidão de fotografar coisas no estúdio para se especializar em pessoas em eventos, dos corporativos aos musicais. Para conhecer mais, acesse: iphotochannel.com.br. Prêmio Foto Hera 2020 - 7


Ensaio Pré-casamento O ensaio é a oportunidade que o fotógrafo tem para dar asas à criatividade. Nesta categoria, são selecionadas as melhores fotos de ensaios realizados antes do casamento, com os noivos em um momento mais informal.

Top 10 1. “Meu herói” de Nayara Andrade (Santos, SP) 2. “No alto” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 3. “Silhuetas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) 4. “Amor revelado” de Israel Campos (Belo Horizonte, MG) 5. “Maior que as muralhas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) 6. “Preta” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 7. “Frutos conjugados” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) 8. “Nosso amor é luz” de Nayara Andrade (Santos, SP) 9. “Chove chuva” de Jéssica Dias (Contagem, MG) 10. “Amor nas redes” de Jones Pereira (São Luís, MA)

8 - www.fotohera.com.br


1º lugar - “Meu herói” de Nayara Andrade (Santos, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 9


2º lugar - “No alto” de Ricardo Jayme (Brasília, DF)

10 - www.fotohera.com.br


3º lugar - “Silhuetas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) Prêmio Foto Hera 2020 - 11


4º lugar -“Amor revelado” de Israel Campos (Belo Horizonte, MG)

12 - www.fotohera.com.br


5º lugar - “Maior que as muralhas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) Prêmio Foto Hera 2020 - 13


6º lugar - “Preta” de Ricardo Jayme (Brasília, DF)

14 - www.fotohera.com.br


7º lugar - “Frutos conjugados” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 15


9º lugar - “Chove chuva” de Jéssica Dias (Contage

8º lugar “Nosso amor é luz” de Nayara Andrade (Santos, SP) 16 - www.fotohera.com.br


em, MG)

10º lugar - “Amor nas redes” de Jones Pereira (São Luís, MA)

Prêmio Foto Hera 2020 - 17


Making of Os preparativos dos noivos são uma etapa importante para a realização do casamento. Tudo precisa estar perfeito! Esse é o momento do fotógrafo registrar todos os detalhes que antecedem a cerimônia.

Top 10 1. “Primeiro passo” de Nayara Andrade (Santos, SP) 2. “Partiu casar” de IMotion Photo Studio (Parnaíba, PI) 3. “Amor de mãe” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 4. “O que é isso?” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR) 5. “Intuição” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) 6. “Borbulhas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) 7. “Tabuleiro da noiva” de Denise Ramalho (Curitiba, PR) 8. “Aqueles olhos” de IMotion Photo Studio (Parnaíba, PI) 9. “Oração” de Jones Pereira (São Luís, MA) 10. “Reciprocidade” de Igor Neth (Paiçandu, PR)

18 - www.fotohera.com.br


1º lugar - “Primeiro passo” de Nayara Andrade (Santos, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 19


2º lugar - “Partiu casar” de IMotion Photo Studio (Parnaíba, PI)

20 - www.fotohera.com.br


3º lugar - “Amor de mãe” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) Prêmio Foto Hera 2020 - 21


4º lugar - “O que é isso?” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)

22 - www.fotohera.com.br


5º lugar - “Intuição” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) Prêmio Foto Hera 2020 - 23


6º lugar - “Borbulhas” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS)

24 - www.fotohera.com.br


7º lugar - “Tabuleiro da noiva” de Denise Ramalho (Curitiba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 25


9º lugar - “Oração” de Jones Pereira (São Luís,

8º lugar “Aqueles olhos” de IMotion Photo Studio Parnaíba, PI 26 - www.fotohera.com.br


MA)

10º lugar - “Reciprocidade” de Igor Neth (Paiçandu, PR)

Prêmio Foto Hera 2020 - 27


Cerimônia Durante a cerimônia de casamento o fotógrafo tem a oportunidade de registrar os momentos mais emocionantes do casal, familiares e amigos, a expectativa do noivo, os votos, o “sim” e o beijo. Veja as 10 melhores fotografias da categoria Cerimônia do Prêmio Foto Hera 2020.

Top 10 1. “Sentimento” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) 2. “No momento exato” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP) 3. “A sinceridade das crianças” de Nayara Andrade (Santos, SP) 4. “O pai da noiva” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR) 5. “Obrigada por tudo” de Nayara Andrade (Santos, SP) 6. “Reação” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) 7. “Consagração cabocla” de Nego Júnior (São Paulo, SP) 8. “Amor de pai e mãe” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP) 9. “Enfim casados” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 10. “Emoção” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)

28 - www.fotohera.com.br


1º lugar - “Sentimento” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS) Prêmio Foto Hera 2020 - 29


2º lugar - “No momento exato” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP)

30 - www.fotohera.com.br


3º lugar - “A sinceridade das crianças” de Nayara Andrade (Santos, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 31


4º lugar - “O pai da noiva” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)

32 - www.fotohera.com.br


5º lugar - “Obrigada por tudo” de Nayara Andrade (Santos, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 33


6º lugar - “Reação” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS)

34 - www.fotohera.com.br


7º lugar - “Consagração cabocla” de Nego Júnior (São Paulo, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 35


8º lugar - “Amor de pai e mãe” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP)

36 - www.fotohera.com.br

9º lugar - “Enfim casados” de


Ricardo Jayme (Brasília, DF)

10º lugar - “Emoção” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)

Prêmio Foto Hera 2020 - 37


Recepção A recepção é o momento para captura de cenas descontraídas da celebração. A primeira dança do casal, o tradicional arremesso do buquê e a alegria dos noivos e convidados. Veja as melhores fotos da categoria Recepção do Prêmio Foto Hera 2020

Top 10 1. “Felicidade em família” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP) 2. “Comida de casamento” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 3. “Família” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) 4. “Bem de boa” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR) 5. “Transbordar” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) 6. “Bolo de casamento” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 7. “Cemzão” de Sirlei Brizola (Telêmaco Borba, PR) 8. “Disputa pelo buquê” de Pâmela Oliveira (Campo Bom, RS) 9. “A sorte está lançada” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) 10. “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA)

38 - www.fotohera.com.br


1º lugar - “Felicidade em família” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 39


2º lugar - “Comida de casamento” de Ricardo Jayme (Brasília, DF)

40 - www.fotohera.com.br


3º lugar - “Família” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) Prêmio Foto Hera 2020 - 41


4º lugar - “Bem de boa” de Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)

42 - www.fotohera.com.br


5º lugar - “Transbordar” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 43


6º lugar - “Bolo de casamento” de Ricardo Jayme (Brasília, DF)

44 - www.fotohera.com.br


7º lugar - “Cemzão” de Sirlei Brizola (Telêmaco Borba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 45


8º lugar - “Disputa pelo buquê” de Pâmela Oliveira (Campo Bom, RS)

46 - www.fotohera.com.br

9º lugar - “A sorte está lançada” de


Sidney de Almeida (Oliveira, MG)

10º lugar - “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA)

Prêmio Foto Hera 2020 - 47


Ensaio de Noivos Nesta categoria, os noivos são registrados com os trajes tradicionais após o casamento. Veja as 10 melhores fotografias da categoria Ensaio de Noivos do Prêmio Foto Hera 2020.

Top 10 1. “Sentidos” de Nayara Andrade (Santos, SP) 2. “As cores do amor” de Nayara Andrade (Santos, SP) 3. “Levitar” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) 4. “Silhueta” de Sirlei Brizola (Telêmaco Borba, PR) 5. “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA) 6. “Juntos” de Ricardo Jayme (Brasília, DF) 7. “Lua e flor” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) 8. “Sorrisos” de Janaina Andrade (São Gonçalo, RJ) 9. “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA) 10. “Alvo” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS)

48 - www.fotohera.com.br


1º lugar - “Sentidos” de Nayara Andrade (Santos, SP) Prêmio Foto Hera 2020 - 49


2º lugar - “As cores do amor” de Nayara Andrade (Santos, SP)

50 - www.fotohera.com.br


3º lugar - “Levitar” de Heloisa Vecchio (Curitiba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 51


4º lugar - “Silhueta” de Sirlei Brizola (Telêmaco Borba, PR)

52 - www.fotohera.com.br


5º lugar - “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA) Prêmio Foto Hera 2020 - 53


6º lugar - “Juntos” de Ricardo Jayme (Brasília, DF)

54 - www.fotohera.com.br


7º lugar - “Lua e flor” de Sidney de Almeida (Oliveira, MG) Prêmio Foto Hera 2020 - 55


9º lugar - “Sem título” de Cristina Lopes (Teixeira de

8º lugar “Sorrisos” de Janaina Andrade (São Gonçalo, RJ) 56 - www.fotohera.com.br


Freitas, BA)

10º lugar - “Alvo” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS)

Prêmio Foto Hera 2020 - 57


Especial: Boudoir A categoria Especial desta edição contempla o segmento da fotografia conhecido como Boudoir. A fotógrafa paranaense Heloisa Vecchio foi a profissional que mais se destacou, capturando a essência do segmento.

A palavra ‘boudoir’ tem origem na língua francesa, e serve para designar um determinado cômodo de uma residência, que geralmente fica localizado entre a sala de jantar e o quarto, mas também pode se referir ao quarto privado das mulheres de alta classe e da realeza. O boudoir era construído separadamente do quarto de dormir, e lá as mulheres podiam costurar, ter conversas privadas, passar um tempo com seus amores, se arrumar após o banho, realizar reuniões de amigas, dentre outras atividades. Ensaio Boudoir A fotografia boudoir não é um conceito novo e numerosos exemplos incluem imagens nesse estilo entre as décadas de 1920 e 1940. A manifestação mais comum da fotografia boudoir é uma variação de fotos espontâneas e posadas, parcialmente vestidas ou em lingerie. A nudez é frequentemente implícita. Comercialmente, o gênero é geralmente derivado de um mercado de noivas para presentear seus maridos.

58 - www.fotohera.com.br


PrĂŞmio Foto Hera 2020 - 59


Escolha Popular As 10 melhores fotografias de cada categoria foram colocadas em votação popular entre os dias 10 e 24 de fevereiro de 2019.

Top 3 1. “Tabuleiro da noiva” de Denise Ramalho (Curitiba, PR) 2. “Sorrisos”, de Janaina Andrade (São Gonçalo, RJ) 3. “Aqueles olhos”, de IMotion Photo Studio (Parnaíba, PI)

60 - www.fotohera.com.br


“Tabuleiro da noiva” de Denise Ramalho (Curitiba, PR) Prêmio Foto Hera 2020 - 61


Classificação Geral O resultado do Prêmio Foto Hera 2020 foi divulgado no dia 22 de dezembro através do site do concurso e do Resumo Fotográfico. A grande vencedora foi a fotógrafa paulista Nayara Andrade, com a fotografia intitulada “Meu herói”, que também ganhou na categoria Ensaio Pré-casamento. Nayara também ficou em primeiro lugar nas categorias Making of e Ensaio de Noivos. Ela receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000.

PREMIAÇÃO R$ 1000

62 - Catálogo Foto Hera

O segundo colocado foi o também paulista Guilherme Tavarez, com a fotografia “Felicidade em família”, que também ficou em primeiro lugar na categoria Recepção. A terceira colocação ficou com o gaúcho Bruno Kriger, com a fotografia intitulada “Sentimento”, que também ficou em primeiro na categoria Cerimônia. A fotógrafa paranaense Denise Ramalho foi a vencedora da Escolha Popular com a fotografia intitulada “Tabuleiro da noiva”. Ela e os demais vencedores serão premiados com dois livros da coleção Técnica&Prática Fotografia Social.


1º lugar - “Meu herói” de Nayara Andrade (Santos, SP)

2º lugar - “Felicidade em família” de Guilherme Tavarez (Campinas, SP)

3º lugar - “Sentimento” de Bruno Kriger (Nova Prata, RS)


www.resumofotografico.com

Profile for Resumo Fotográfico

Catálogo Prêmio Foto Hera 2020  

Advertisement