Suplemento decoração maio 2012

Page 4

4

REPÓRTER DIÁRIO

Sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aquário pode ser introduzido na decoração da sala de jantar e até mesmo do quarto

Quem me dera ter um peixe S

ão muitas e criativas as formas de trazer a natureza para dentro de casa. Jardim de inverno, muro vivo, telhado verde e horta em casa são apenas alguns exemplos que dão vivacidade ao imóvel ou mesmo ao ambiente. Outro elemento gratificante é o aquário com peixes, mas o hobby exige cuidado. A designer e arquiteta Lisandra Maio conta que insere aquário no projeto somente a pedido do cliente, que às vezes até já possui o móvel no cômodo. “Na maioria dos casos o aquário é uma paixão do cliente”, explica. Para

Lisandra, o aquário demanda muitos cuidados e, além de ser considerado um item caro e bastante utilizado, não está em alta. O aquário pode ser introduzido na decoração como forma de dividir o ambiente da sala de estar com a de jantar, ou até mesmo em nichos na parede. “Pode estar embutido na parede com uma estante previamente pensada e feita para este fim, pois geralmente são muito pesados e precisam de estrutura reforçada e exclusiva para isso”, explica Adriana Fiali. Na hora de comprar o produto, existem ainda os aquários redondos ou altos em forma de cilindro. No entanto, o biólogo e consultor técnico em aquários, Dorival Cardoso, explica que o vidro redondo tira o senso de orientação do peixe e, por isso, não é recomendado. No Feng Shui, técnica milenar chinesa, o elemento água ajuda a equilibrar as energias do cômodo destinado ao trabalho.

Aquário-quadro é novidade, mas criticado Entre as novidades desenvolvidas pela indústria do design está o aquárioquadro, também conhecido como aquário de parede. A versão costuma ter, no máximo, 15 centímetros de espessura e é pendurada na parede. Muitos podem trazer molduras e todos apresentam bomba submersa acoplada e um papel de parede para dar cor ao fundo do aquário. A arquiteta Lisandra explica que a

manutenção do produto leva 15 minutos e deve ser feita mensal. O adorno pode custar de R$ 800 a R$ 5 mil. Dois exemplos de empresas que trabalham com o produto são a Aquaprima (www. aquaprima.com.br) e a Wgrif (www.wgrif. com.br). Porém, para o biólogo Dorival Cardoso, o aquário de parede não é aconselhável por ser um espaço muito apertado para o peixe.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.