Ed. 2 - Revista Think & Love

Page 19

Foto: Site S.O.S. Mata Atlântica

É urgente convocar nossa comunidade para o exercício de uma cidadania ambiental, responsável e comprometida com o futuro do nosso território.

/Fundação SOS Mata Atlântica/ /Em defesa da Mata Atlântica e em nome das gerações futuras/ A paisagem da mata atlântica no Brasil já não é mais a mesma. A vasta região de 1.300.000 km², que representa 15% do território nacional englobando 17 estados brasileiros, tem hoje 93% de sua formação original devastada. Defender os últimos remanescentes desta floresta foi exatamente uma das razões que motivou um grupo de pessoas – entre cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental – a fundarem, em 1986 a Fundação SOS Mata Atlântica. O surgimento desta entidade privada, sem vínculos partidários, religiosos e sem fins lucrativos, ganhou propulsão

/038/

no momento em que as pessoas começavam a despertar para a importância de preservar direitos às futuras gerações, em um cenário também crescente de movimentos ambientalistas em todo o mundo. Após duas décadas de atuação, a Fundação SOS Mata Atlântica vem cumprindo à risca esta sua missão, que também inclui a valorização das comunidades que na Mata Atlântica habitam e a busca pelo desenvolvimento sustentável dessas regiões. A partir destes ideais, a entidade desenvolve e executa projetos de preservação, realizados em parceria com a iniciativa privada

e com apoio dos cidadãos, que ajudam a construir uma história repleta de bons frutos, conforme explica Mario Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, no artigo ao lado.

Em sua trajetória de quase 22 anos, a Fundação SOS Mata Atlântica se especializou em mobilizar cidadãos a favor da conservação deste bioma, que é um dos mais ameaçados e ao mesmo tempo um dos mais ricos em biodiversidade. Neste sentido, temos traduzido as emergências desta floresta para os mais diversos públicos, mostrando formas para que cada um deles possa participar e fazer sua parte pela conservação deste patrimônio nacional. Cerca de 200 mil pessoas se sensibilizaram a ponto de colaborar financeiramente para a garantia da Fundação. São nossos filiados e graças a estes recursos fazem com que a instituição trabalhe em prol de sua causa, realize seus projetos e atividades em cumprimento a sua missão e seus objetivos institucionais. Outras centenas de cidadãos, estes reunidos em São Paulo, reúnem suas forças, seus conhecimentos e suas experiências em ações voluntárias nas comunidades em que atuamos. Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizamos o Atlas da Mata Atlântica, que permite o acompanhamento dos remanescentes da Mata Atlântica e está disponível para acesso pelo portal www.sosma.org.br, onde qualquer cidadão pode checar quanto sua cidade tinha e tem de floresta. Do que sobrou deste bioma, a grande maioria está nas mãos de particulares. Pensando nestes proprietários de terra que possuem áreas a serem protegidas, criamos o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), realizado em parceria com a Conservação Internacional, dentro da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, e a The Nature Conservancy. E quem quiser ajudar sem sair de casa, pode também acessar o www.clickarvore.com.br e doar gratuitamente uma árvore por dia.

Estas árvores são plantadas em áreas estratégicas e acompanhadas por nossos técnicos até que constituam uma floresta. Empresários Brasil afora também colaboram viabilizando os recursos necessários para o desenvolvimento de programas como o Florestas do Futuro (www. florestasdofuturo.org.br), viveiros comunitários que geram trabalho e renda a partir da produção e plantio de mudas nativas, além de várias outras ações. Entre os parceiros históricos da iniciativa privada estão o Banco Bradesco, que criou o título de capitalização Pé Quente Bradesco SOS Mata Atlântica e o cartão de crédito Bradesco Visa SOS Mata Atlântica, campeões de vendas. Com eles, os clientes têm a chance de destinar parte do recurso destes produtos para ações realizadas por nós na Mata Atlântica. Dessa forma, Bradesco e muitos dos seus clientes viabilizaram, por exemplo, o plantio de milhares de árvores em áreas que serão restauradas na Mata Atlântica. Também parte deste esforço, deputados e senadores se organizaram em Brasília na Frente Parlamentar Ambientalista e são constantemente demandados para que se mobilizem por questões tão essenciais quanto à aprovação da Lei da Mata Atlântica, finalmente conquistada no final de 2006, após quase 14 anos de luta constante.

Foto: Divulgação

/A Mata Atlântica é aqui. Mexa-se ! /

Mario Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. na árvore. Uma das espécies que está em jogo é o ser humano. Nós todos somos parte do problema, mas também parte essencial da solução. Economizar água e energia elétrica, separar o lixo reciclável, praticar o consumo consciente e usar transporte coletivo são algumas práticas que podem trazer mais sustentabilidade à sua vida. Comece, informe-se, aprenda e colabore!

Compromisso É urgente convocar nossa comunidade para o exercício de uma cidadania ambiental, responsável e comprometida com o futuro do nosso território, o bioma Mata Atlântica, patrimônio da humanidade. Esse é um compromisso de todos nós como reconhecimento do nosso vínculo, solidariedade, respeito e integração com a natureza. A contribuição da SOS Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania, catalisando as melhores práticas, os conhecimentos e as alianças.

Embora já tenha sido 97% devastada, a Mata Atlântica garante bens naturais essenciais como água, ar puro e clima ameno para mais de 110 milhões de pessoas. Nossas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife estão dentro deste bioma e dele dependem para ter um mínimo de qualidade de vida. A Mata Atlântica está aí na sua casa, no seu escritório, na sua rua... mesmo que você não more numa casa

/039/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.