The Way Jornal da Igreja Evangélica Cristo Vive de São Paulo Distribuição Gratuita São Paulo Maio / Junho 2015 nº 73
Os Pacificadores Serão Chamados Filhos de Deus Todos nós, sem exceção, devemos lutar pela paz, já que os conflitos em alguns momentos são inevitáveis. Devemos transformar os conflitos em oportunidades de vermos a glória de Deus, buscando soluções que honrem ao Senhor e tragam benefícios a todos os envolvidos. Conflitos não solucionados crescem, e conflitos crescidos e aumentados geram muito sofrimento e trazem muitas aflições. E por que Deus permite essas aflições geradas por conflitos? Diz no livro de Romanos 8: 28 que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Embora muitas vezes pareça que tudo está girando no sentido anti-horário e contra você, ainda assim o nosso sábio Deus sabe exatamente tudo o que Ele está fazendo. Ele fará todas as coisas cooperarem para a produção de um abençoado e divino resultado segundo o Seu soberano beneplácito e eteno conselho.
O Apóstolo Paulo não faz qualquer exceção a essa promessa. Ele diz “todas as coisas cooperam para o bem” _ isso inclui todas as coisas boas e todas as coisas ruins. Ninguém naturalmente gosta da aflição. Aflições podem ser muito pesadas e difíceis de suportar. A aflição não só faz o verdadeiro crente se humilhar diante de Deus, mas o conserva humilde. A aflição faz secar o reservatório do combustível que alimenta o orgulho. O Senhor se utiliza da aflição como um meio de fazer o seu povo buscá-lo, para
trazê-lo de volta à comunhão com Ele. É muito triste quando as
pessoas, diante dos conflitos, fogem e não querem resolver! Há aqueles que partem para o ataque e não se rendem ao acordo de jeito nenhum. Mas os que são filhos de Deus são pacificadores. Jesus disse em Mateus 5:9 – “Bem-aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus.” Quando existe um conflito, fugir não resolve. É necessário confrontar a situação. Fuga é uma forma nociva de a pessoa lidar com conflitos. É preciso enfrentar e solucionar em Deus.
ao invés de preservarem a paz e buscarem solução, querem vencer a qualquer custo. E, para isso, intimidam, ameaçam, fazem chantagem emocional, usam as redes sociais, enviam mensagens amedrontadoras e só pioram a situação. Quantas famílias se destruíram por causa de falso testemunho, quantos irmãos saíram da comunhão da Igreja por causa de falso testemunho, quantas situações feriram o coração de Deus por causa de ataques, ameaças, postagens... O Senhor Jesus ensina e ordena a entrar em acordo. Deus não quer guerras entre o povo de Deus. Portanto, a fuga ou o ataque não são formas bíblicas de solucionar o conflito, até porque não soluciona nada, só piora.
Outro tipo de reação comum entre as pessoas para com os conflitos é o ataque. Há pessoas que,
O Senhor pede que tenhamos sempre atitude de pacificadores, que busquemos sempre encontrar uma solução justa, preservando o relacionamento, agradando a todos os envolvidos. 1