Page 1


Manual do Colaborador


Índice 1. CONHEÇA A PC SISTEMAS ................................................... 09 2. AMBIENTE DE TRABALHO ................................................... 11 3. POSTURA PROFISSIONAL .................................................... 15 4. PLANEJAMENTO E PRODUTIVIDADE ...................................... 17 5. SEGURANÇA E SAÚDE NA PC ............................................... 18 6. PROCEDIMENTOS DO DEPARTAMENTO ................................... 20 DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 7. TERMO DE RESPONSABILIDADE ........................................... 26 8. PALAVRAS FINAIS ............................................................ 30 DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA


Prezado colaborador PC, Você agora faz parte do Grupo PC: seja bem-vindo! Na nossa empresa, primamos pelos valores da simplicidade, respeito ao ser humano, trabalho em equipe, comprometimento com as demandas do cliente e relacionamento de longo prazo. Sabemos que o esforço e a dedicação que o colaborador empreende para o crescimento e a consolidação da PC proporcionará, de forma natural, o crescimento profissional e individual. Nosso anelo é buscarmos a melhoria contínua da qualidade de vida de nossos colaboradores. Contamos, portanto, com a sua colaboração e esperamos que a PC também possa colaborar com você. Abraço forte! Wagner Patrus Diretor Presidente


1.

Conheça a PC Sistemas

A PC Sistemas é uma software house especialista em gestão empresarial para o segmento atacadista distribuidor. As soluções PC são aderentes à realidade do Setor no Brasil, México, Portugal e Angola. Além de atrair pequenos, médios e grandes distribuidores, o sistema WinThor conquista empresários da indústria e do varejo, o que explica sua franca expansão no mercado. A equipe PC tem experiência e domínio para realizar consultorias e treinamentos que atendam as necessidades dos clientes, contribuindo com soluções tecnológicas e proporcionando, com isso, a realização de seus projetos de expansão e aumento da produtividade. A PC Sistemas possui amplo entendimento dos processos dos negócios, das melhores práticas e busca constantemente a evolução do seu sistema de gestão WinThor. Esta atuação a posiciona como líder no desenvolvimento de soluções em gestão empresarial para o segmento atacadista distribuidor.

Sede da Unidade PC em Goiânia / GO

9

1. Conheça a PC Sistemas

O crescimento da PC e a sua história se confundem com a história de muitos de seus clientes, colaboradores e parceiros. Este é o grande patrimônio conquistado graças a uma atuação voltada para os valores humanos, respeito e comprometimento com o negócio do cliente e com as pessoas.

Manual do Colaborador

A história da PC Sistemas ganha sentido a partir do momento em que envolve projetos, trabalhos e conquistas humanas. Desde sua fundação, em 1986, a Empresa, por meio de sua equipe profissional multidisciplinar, lança produtos e conquista clientes.


Missão – razão de ser da PC Fortalecer o crescimento dos clientes através de soluções inovadoras para a cadeia de abastecimento.

Manual do Colaborador

Visão – aonde a PC quer chegar

1. Conheça a PC Sistemas

10

Seremos uma empresa global focada no fortalecimento da cadeia de abastecimento, com pessoas extraordinárias e sustentabilidade, superando o faturamento de 125 milhões, até 2016. Valores – princípios que guiam a PC  Simplicidade nos relacionamentos  Respeito ao ser humano  Comprometimento com as demandas do cliente e com o resultado  Trabalho em equipe  Relacionamentos de longo prazo

Política da Qualidade PC Fornecer soluções tecnológicas em gestão empresarial com qualidade e melhoria contínua de nossos produtos, serviços e processos, que promovam o crescimento e maior produtividade da Empresa, além de promover a satisfação dos nossos colaboradores e clientes e gerar lucro para os acionistas.


As relações no ambiente de trabalho da PC Sistemas são pautadas pela cortesia e respeito. Contamos com a sua colaboração para que predomine o comprometimento da equipe, a lealdade, a confiança, a conduta compatível com os valores da PC e a busca por resultados. A PC Sistemas reconhece o mérito de cada um e propicia igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes de acordo com as características, competências e contribuições de cada colaborador. Ressaltamos que não permitimos nenhuma decisão que afete a carreira profissional de subordinados baseada apenas em relacionamento pessoal ou preferências individuais e sem a observância das competências. Projeto Alcance A PC Sistemas tem interesse em você, colaborador PC, e em seu crescimento. Por este motivo, fique sempre atento às oportunidades internas oferecidas pelo Alcance, que é um projeto de encarreiramento interno. Confira esta política no Sistema EPA e acompanhe as vagas disponíveis na nossa Intranet ou murais. Comunicação A PC Sistemas possui três meios de comunicação: Site, WinThor.net (extranet com todos os dados sobre o WinThor para colaboradores e clientes) e Intranet (canal exclusivo para colaboradores com todas as

Manual do Colaborador

AMBIENTE DE TRABALHO

11

2. Ambiente de Trabalho

2.


informações PC). Confira as comunicações enviadas (PC News, Boletim do WinThor.net e Chamadinha da Intranet), acesse estes meios e acompanhe os acontecimentos da nossa Empresa.

Manual do Colaborador

Além disso, em cada departamento estará disponível para consulta o Anuário PC. Leia, analise, saiba com detalhes a história da PC e confira também os cases de sucesso de alguns clientes. Você só tem a ganhar, aprimorando ainda mais seu atendimento ao ficar atento a todas estas informações.

2. Ambiente de Trabalho

12

Organização e limpeza Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado. A limpeza de sua mesa é de sua responsabilidade e todo e qualquer ambiente interno em que conviver deverá ser mantido nas mesmas condições. Equipamentos Todo aparelho eletrônico de cliente ou parceiro tem que ser identificado na área administrativa e sempre deverá estar acompanhado da nota fiscal. A entrada na Empresa destes equipamentos só é liberada mediante autorização do gestor. Após essa autorização, o departamento de TI deverá ser imediatamente comunicado. Por motivos de segurança, todas as portas USB e leitores de mídias dos equipamentos PC são bloqueados. Obs.: Tudo que for acessado utilizando a infraestrutura da PC poderá ser monitorado: MSN, acesso a sites, telefone. Ausência Sempre avise o seu superior imediato e seus colegas de trabalho sobre a sua ausência, qualquer que seja o motivo, ainda que possua


atestado médico. Este deve ser entregue ao Departamento de Administração de Pessoal em até 72 horas após a data da emissão, devidamente vistado pelo superior imediato ou o seu preposto. Lembre-se que estar avisado sobre a ausência de um colega é tão importante quanto informar a sua própria ausência.

A PC preza pela família e o respeito entre as pessoas. Por isto, proíbe em seus ambientes de trabalho qualquer tipo de relacionamento extraconjugal entre colaboradores. Tal ocorrência acarretará demissão para ambos. Em nosso ambiente, prezamos pelo ser humano: o assédio e o dano moral são práticas reprovadas na Empresa. TI Verde O meio-ambiente reflete a maneira como nos relacionamos com ele. Preservá-lo é um valor. Deste modo, incentivamos diversas campanhas dessa natureza, dentre elas: Adote uma caneca - traga a sua para o consumo de água, café ou chá, evitando assim o uso constante de copos descartáveis. Impressão consciente - configure as páginas e somente imprima o que for necessário. Monitor da Economia - bloqueie sua máquina

13

2. Ambiente de Trabalho

Evite, no ambiente da PC Sistemas, qualquer prática e manifestação religiosa, ideológica ou política. A Empresa tem como um de seus princípios o respeito ao ser humano e o considera independente de qualquer crença, respeitando sempre seus valores e escolhas.

Manual do Colaborador

Respeito ao ser humano


todas as vezes que se ausentar da sua posição de trabalho. As luzes das salas da PC Sistemas deverão ser apagadas sempre que estiverem acesas em algum ambiente sem utilização. Se você as acendeu ou se passar por algum ambiente que não esteja sendo utilizado e elas estiverem acesas, apague-as. Assim, você estará colaborando com a economia. Essa regra vale também para o ar condicionado de cada ambiente que deverá ser desligado obrigatoriamente após as 18h.

Manual do Colaborador

Energia - fique atento às voltagens das tomadas (110W e 220W) todas as vezes que necessitar ligar qualquer equipamento.

2. Ambiente de Trabalho

14


3.

POSTURA PROFISSIONAL

 A PC Sistemas proíbe terminantemente consultas, envio e recepção de material pornográfico, jogos de azar, correntes e similares.  Informações da Empresa pertencem à Empresa e são de caráter sigiloso, podendo, se enviadas sem autorização, gerar medidas legais cabíveis.  Mantenha uma vestimenta adequada para o trabalho sempre que estiver na matriz, regionais ou cliente: Homens - evitar o uso de camisetas cavadas, calças desfiadas, bermudas, tênis e bonés, bem como manter a higiene corporal. Mulheres - procurar não usar saias e vestidos curtos (acima do joelho ou com aberturas muito cavadas) e roupas decotadas, justas, calças legging, transparentes ou mostrando a barriga. Mantenha também a higiene corporal. Evite sandálias tipo “rasteirinhas”, pois podem provocar quedas. Trabalhe com sapatos preferencialmente fechados e saltos do tipo

15

3. Postura Profissional

 Utilizar e-mail padrão da PC e MSN somente para assuntos profissionais. Tais recursos pertencem à Empresa e são monitorados. Qualquer uso inadequado poderá gerar medidas legais cabíveis.

Manual do Colaborador

Seu comportamento no ambiente de trabalho reflete o profissional que você é. Portanto, leia com atenção as orientações abaixo:


“anabela” e mais baixos. Evite sapatos com saltos tipo “agulha” ou plataforma.  Não é permitido fazer uso do cargo para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados, fornecedores e parceiros.

Manual do Colaborador

 Reconheça humildemente os erros cometidos e comunique-os imediatamente ao seu superior.

3. Postura Profissional

16

 Somente efetue ligações particulares dos telefones da PC Sistemas em caso de extrema necessidade.  A PC é uma empresa de tecnologia. Portanto, tenha uma agenda eletrônica, consulte ramais por meio da Intranet, utilize o bloco de notas para anotações e escreva recados via post-it eletrônico.


4.

PLANEJAMENTO e PRODUTIVIDADE

 Saiba administrar seu tempo, hierarquizando suas atividades de modo a priorizar as atividades mais urgentes.  Avise ao gestor do departamento a sua permanência após o horário de trabalho. Caso seja necessária a entrada na Empresa fora do horário de trabalho, você deve ser autorizado antecipadamente.

17

4. Planejamento e Produtividade

 Evite saídas desnecessárias. Caso seja necessário ausentar-se temporariamente, comunique ao superior imediato ou ao seu preposto.

Manual do Colaborador

 Seja sempre pontual e assíduo ao seu trabalho, entregando suas atividades em tempo hábil e no prazo acordado. Essa atitude faz com que você conquiste a confiança para assumir novas responsabilidades e, consequentemente, novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional.


5.

SEGURANÇA E saúde na PC

Manual do Colaborador

Na Empresa são planejados e elaborados programas que desenvolvem soluções para minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com foco na proteção a integridade física e a capacidade de trabalho dos colaboradores.

5. Segurança e Saúde na PC

18

Um dos exemplos é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como objetivo prevenir os colaboradores de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, além da realização de campanhas que envolvam os colaboradores. Os componentes da CIPA são representantes dos colaboradores e do empregador (de acordo com o número de empregados e grau de risco), escolhidos uma vez por ano. RESPONSABILIZE-SE E CUIDE DE SUA SAÚDE Dicas para ter um excelente dia a dia no ambiente de trabalho:  Verifique se os seus equipamentos estão bem adaptados para lhe proporcionar bem-estar durante a sua jornada de trabalho.  Aproveite a sua caneca e tome bastante água ao longo do dia.  Realize pausas durante sua jornada de trabalho, levantando-se e movimentando-se.  Pratique a ginástica laboral regularmente. A ginástica procura compensar e relaxar estruturas mais utilizadas durante a atividade laboral e ativar as que não são requeridas, tonificando ambas.


 Sorria. O simples fato de sorrir é capaz de inundar nosso corpo com substâncias químicas que produzem alterações benéficas em todas as células. Os bem-humorados suportam melhor as tensões e se cansam menos.

 Participe dos treinamentos e ações organizados pela CIPA.  Submeta-se, sempre que solicitado, aos exames do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): Exame Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e Demissional.  Não realize qualquer manutenção ou mudança de lugar dos equipamentos de trabalho. Havendo necessidade de qualquer situação desta natureza reporte-se à área responsável ou ao seu superior imediato.  Use corretamente, quando necessário ao seu trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

19

5. Segurança e Saúde na PC

 Alerte seu colega de trabalho quanto à importância da prevenção de acidentes e da preservação da saúde no ambiente de trabalho.

Manual do Colaborador

 Solicite a CIPA ou aos responsáveis pelo seu departamento a correção das situações de riscos iminentes verificadas na sua área de atuação.


6.

PROCEDIMENTOS Do Departamento de administração de Pessoal

Admissão Contrato por prazo indeterminado após o término do período de experiência. Este é de 90 dias divididos em dois períodos de 45 dias cada.

Manual do Colaborador

Controle de frequência

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

20

Este controle é efetuado internamente para registro das horas trabalhadas. Para a folha de pagamento, a apuração da frequência é realizada do 1º ao 30º dia de cada mês. Acesse na Intranet PC: Talentos Humanos > Manual de Utilização do Crachá Funcional.

Hora extra Somente será realizada com a aprovação do diretor do seu departamento.

Identificação É realizada por meio do uso do crachá do colaborador, o qual deve ser usado sempre e na altura do tórax. O empréstimo do crachá é proibido. Em caso de perda, avise imediatamente o Departamento de Administração de Pessoal, que, após você realizar o pagamento de uma taxa, providenciará a confecção de um novo.


Faltas A Empresa considera dois tipos de faltas, conforme descrição a seguir:

Faltas Injustificadas - faltas em que a justificativa apresentada não é assegurada por lei e o colaborador tem desconto em seu salário. Consequências:  Perda do DSR (descanso semanal remunerado)  Perda do dia de salário  Perda do valor do vale transporte e do vale refeição/alimentação do dia correspondente  Redução do período de férias  Medida disciplinar Férias Todo colaborador tem direito a férias após 12 meses de contratação. O superior imediato pode definir o período de descanso nos 11 meses seguintes ao vencimento do período aquisitivo.

21

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

 Doação de Sangue (2 dias a cada 12 meses, conforme a CLT ou CCT de cada regional);  Falecimentos de cônjuge, colaterais ou ascendentes (2 dias consecutivos);  Alistamento Militar e eleitoral (2 dias);  Casamento (até 3 dias consecutivos, conforme a CLT ou CCT de cada regional);  Nascimento de Filhos (no caso paterno, 5 dias consecutivos);  Enfermidade – nesta situação deverá ser entregue à Empresa, em até 72h a partir da data da emissão, o atestado com as seguintes caracteristicas: assinatura, carimbo, nome, nº do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico, endereço e telefone da clínica ou hospital emitente.

Manual do Colaborador

Abonadas - ausência cuja justificativa apresentada é assegurada por lei e o colaborador não tem prejuízo em seu salário. Podem ocorrer por:


As férias devem ser solicitadas com antecedência mínima de 30 dias e o valor correspondente é creditado na conta do colaborador dois dias antes do descanso.

Manual do Colaborador

O direito a férias será proporcional ao número de horas trabalhadas e ao número de faltas injustificadas ocorridas no período aquisitivo.

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

22

O colaborador poderá optar por receber 50% do 13º salário no período de férias. No mês de janeiro de cada ano, o colaborador poderá solicitar o adiantamento do 13° salário, com exceção de férias tiradas em janeiro, novembro e dezembro. Décimo terceiro salário É calculado proporcionalmente aos meses trabalhados em cada ano corrente, numa escala de 1/12 avos por mês, sendo necessário trabalhar 15 dias, no mínimo, em cada mês. É pago em duas parcelas: Primeira - nas férias ou até 30 de novembro Segunda - até o dia 20 de dezembro PIS Os colaboradores que contribuem há pelo menos 5 (cinco) anos consecutivos e recebem mensalmente valor inferior a 02 (dois) salários mínimos, incluindo remunerações variáveis (horas extras, bônus, remuneração por desempenho entre outros), têm direito ao abono anual pago pela Caixa Econômica Federal. A PC possui uma parceria com a Caixa na qual o valor do PIS é creditado junto com o salário no mês por ela definido. Medidas disciplinares


Advertência – pode ser verbal ou escrita. Principais motivos:

Suspensão - após o colaborador ter sido advertido por escrito, cometendo falta grave, o superior imediato poderá aplicar a suspensão de 1, 2 ou 3 dias consecutivos e não remunerados conforme a gravidade do fato. Demissão por justa causa - será aplicada em casos de faltas graves ou após a seguinte sequência de ocorrências disciplinares:  Advertência verbal  3 advertências escritas  Suspensão Afastamento Doença - quando o colaborador fica doente e é afastado por decisão do seu médico, convênio ou SUS.  Até o 15º dia – pagamento pela Empresa.  Após o 15º dia - pagamento pelo INSS. Acidente de Trabalho - se enquadra nesta denominação quando o colaborador acidenta-se nas dependências da Empresa, em horário de trabalho ou no trajeto residência/Empresa/residência. O acidente deve ser comunicado à Empresa em até 24h. Em seguida, será reali-

23

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, duas testemunhas assinarão o documento em seu lugar.

Manual do Colaborador

 Sucessivos atrasos ou faltas injustificadas  Indisciplina ou insubordinação  Uso de trajes inadequados  Recusa do uso do crachá  Prática de jogos de azar  Vendas particulares de produtos no horário de trabalho  Embriaguez ou uso de entorpecentes  Disseminação de informações sigilosas


zada uma análise do acontecimento. Caso necessite de afastamento:  Até o 15º dia - pagamento pela Empresa.  Após o 15º dia - pagamento pelo INSS.

Manual do Colaborador

Para o colaborador ter direito ao benefício auxílio-doença, ele deve ter tempo de contribuição conforme legislação vigente. Já para ser remunerado pelo INSS em auxílio acidente há necessidade do colaborador ter realizado contribuições para o referido Instituto.

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

24

Rescisão Contrato de experiência - antes da data ajustada no contrato de experiência por prazo determinado, é garantido ao colaborador o recebimento da importância equivalente à metade dos dias que faltam para o término do contrato. Solicitação de rescisão pelo colaborador  O não cumprimento do Aviso Prévio oferece ao empregador o direito de descontar nas verbas rescisórias a importância correspondente a 30 dias de salário.  A solicitação de demissão/rescisão antes da data ajustada permite ao empregador descontar metade dos dias que faltam para o término do contrato. Benefícios Vale transporte - o colaborador preencherá no ato da contratação o termo de concessão de VT. Caso opte pelo benefício, será descontado 6% do seu salário base ou o valor concedido a título de Vale Transporte (o que for menor). O uso do benefício é referente ao desloca-


mento residência/trabalho/residência, considerando apenas os dias trabalhados.

Seguro de vida Todo colaborador admitido terá automaticamente direito ao benefício. O seguro oferece cobertura aos beneficiários em caso de morte natural ou acidental do colaborador. Não há desconto.

25

6. Procedimentos do Departamento de Administração de Pessoal

Assistência médica - todo colaborador tem o direito de optar pela assistência médica no ato da admissão. A adesão ao plano se dará conforme as regras de carências vigentes e especificadas no contrato/ termo de adesão.

Manual do Colaborador

Vale refeição/alimentação - você preencherá no ato da contratação a opção pelo benefício e por um dos tipos oferecidos: Alimentação/ Refeição ou ambos. O desconto será feito de acordo com o valor do benefício. O carregamento é automático no último dia de cada mês.


7.

TERMO DE RESPONSABILIDADE PC

Pelo presente termo, você, colaborador PC, assume a responsabilidade sobre:

Manual do Colaborador

 A confidencialidade das informações e mensagens envolvendo direta ou indiretamente a PC Sistemas, seus clientes, fornecedores e parceiros;

7. Termo de Responsabilidade PC

26

 Bens, equipamentos, sistemas e programas de informática e de telecomunicações são confiados a você para uso exclusivo de suas funções profissionais. São de sua total responsabilidade e deverá zelar por eles, comprometendo-se a não receber nem fornecer componentes destes equipamentos, nem mudar sua localização, sem formalizar à área de TI. Declara estar ciente de que:  Não deve divulgar informações confidenciais da PC Sistemas e de suas empresas às quais tiver acesso, a qualquer pessoa, física, jurídica, privada ou pública, com ou sem relação com a Empresa. São exemplos de informações confidenciais: modelos de trabalho, propostas e contratos, dados de clientes, dentre outros.  A utilização dos softwares da PC Sistemas, desenvolvidos internamente ou adquiridos de terceiros, deverá ser feita única e exclusivamente visando às necessidades da Empresa, à execução dos serviços e das normas do presente termo.  São de sua inteira responsabilidade as conversas telefônicas, via fax, transferências de arquivos, mensagens via correio eletrônico, internet e outras que tenham a sua identificação de usuário. Por isso, deve tomar as devidas precauções para evitar que terceiros possam utilizar tal identificação de forma ilícita ou enganadora.  O acesso aos bens de informática e de telecomunicações ou as


informações armazenadas eletronicamente estão sob a sua guarda, sem reivindicar quaisquer direitos de privacidade, pois sabe que são recursos de propriedade da PC Sistemas e qualquer dado pessoal ou privado armazenado assim está sob gratuidade.

 Conserve qualquer material que seja confiado a você, para exibição, controle e atualização, sempre que solicitado, não permitindo que seja copiado.  A PC Sistemas pode fazer uso das imagens ou gravações em que você estiver presente no que concerne às suas atividades de negócio e marketing, bem como, nas atividades internas de endomarketing, realizadas a qualquer momento.

Manual do Colaborador

 Deve manter sigilo sobre senhas de acesso ao equipamento ou a qualquer sistema aplicativo acessível por meio dele, que tenha sido confiado a você.

É seu dever, colaborador PC: Utilizar os meios de transmissão eletrônica – telefone, fax, correio eletrônico, internet e outros para suas atribuições, não transmitindo mensagens:  Difamatórias, indecentes, obscenas ou ofensivas a terceiros.  Que visem negócios que não sejam da PC Sistemas.  Que importunem de alguma forma qualquer pessoa.  Que contenham propaganda ou venda de produto com fins particulares, mensagens de cunho político, religioso, racial, orientação sexual ou mencionadas a qualquer atividade ilegal.  Que tencionem a enganar à sua autoria ou que sejam anônimas.

7. Termo de Responsabilidade PC

27


 Que sejam cartas correntes ou spam de qualquer finalidade.  Que distribuam de forma ilícita softwares ou informações de terceiros protegidas por direitos autorais.

Manual do Colaborador

 Que defendam causas, campanhas e/ou solicitações de organizações de qualquer natureza.

7. Termo de Responsabilidade PC

28

Quanto às mensagens pessoais, tenha ciência de que a PC Sistemas permite o uso das telecomunicações e dos demais meios eletrônicos de transmissão dentro dos padrões razoáveis de frequência e dos preceitos aqui estabelecidos, de forma a não prejudicar a atividade profissional.

Todas as mensagens geradas ou transmitidas por meio dos mencionados sistemas de comunicação eletrônica devem ser usadas unicamente para as atividades empresariais, podendo ser monitoradas sem aviso prévio ou aprovação do usuário.

É terminantemente proibido  Usar internet, correio de voz ou eletrônico para atividades não ligadas à PC Sistemas.  Divulgar, distribuir ou copiar qualquer documento ou informação de uso interno a pessoas que não estejam ligadas à sua atividade ou que sejam terceiros à Empresa.  Permitir que pessoas estranhas à Empresa ou ao setor utilizem os serviços de telecomunicações ou de sistema eletrônico confiado a você.


 Utilizar jogos ou softwares não oficiais, ou seja, não adquiridos pela Empresa.  Alterar configurações dos bens de informática ou de telecomunicações a você confiados, que possam expô-lo a acessos indevidos, riscos desnecessários ou à contaminação por vírus de computador.

A reprodução de software ou da documentação sem a devida autorização das Empresas que detêm direito sobre sua licença, além de ser infração contratual, sujeitará a pessoa (seja colaborador da PC Sistemas ou não) às sanções de natureza civil e criminal, segundo estabelecem a lei 7646/87 e os códigos Civil e Penal Brasileiros.

29

7. Termo de Responsabilidade PC

 Usar dispositivos de acesso remoto, como modem em máquinas que possuam conexão com a rede PC Sistemas.

Manual do Colaborador

 Efetuar duplicação de softwares adquiridos pela Empresa.


8.

Palavras FinaiS

Acreditamos em você! Você foi admitido(a) por reunir condições e características adequadas às nossas necessidades.

Manual do Colaborador

O Departamento de Talentos Humanos, bem como os demais, estão à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso, fornecer-lhe quaisquer informações e prestar-lhe esclarecimentos sobre eventuais dúvidas.

8. Palavras Finais

30

Lembre-se que seu esforço individual, somado ao de todos, é fundamental para tornar maior o sucesso do nosso empreendimento. Esperamos que nosso ambiente de trabalho seja produtivo e os desafios propostos sejam enriquecedores à sua carreira. Na PC  Um aperto de mão tem valor.  Um sorriso faz diferença.  Uma palavra amiga muda uma situação.  O problema de um é problema de todos.  O comprometimento com a missão da empresa de proporcionar o crescimento contínuo dos clientes é uma atitude diária, ou seja, é uma responsabilidade de cada um.  Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Por favor! Obrigado! São expressões muito apreciadas e valorizadas no dia a dia PC.

Seja bem-vindo!


DECLARAÇÃO de ciência Declaro que recebi e compreendi o conteúdo deste manual e estou de acordo em seguir suas instruções, bem como, os valores da PC Sistemas e suas empresas, a Ordem de Serviço, Segurança e Medicina Ocupacional, o Termo de Responsabilidade sobre Manuseio de Informações e Uso de Bens de Informática e de Telecomunicações. Declaro a perfeita ciência dos compromissos aqui firmados, ciente de que o desrespeito a estes pontos é passível de medidas disciplinares pela Empresa, conforme legislação em vigor, notadamente de acordo com o prescrito pela norma do artigo 482 da CLT e suas alíneas.

Nome: ................................................................................... Data: .....................................................................................

Assinatura: ............................................................................


EXPEDIENTE Diretor Presidente: Wagner Patrus Produção Editorial: Departamento de Comunicação & Marketing e Departamento de Recursos Humanos da PC Sistemas. Projeto gráfico: Renato de Alencastro Pelles da C. Ferreira Revisão: Núcleo de Jornalismo Fotos: Arquivo PC, Stock.xchng Ano de Publicação: 2012


www.grupopc.com.br


Manual do Colaborador 36

Manual do Colaborador

www.grupopc.com.br

Manual do Colaborador - Grupo PC Sistemas  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you