Page 1

Manual de Identidade Visual e Uso da Marca


Manual de Identidade Visual e Uso da Marca

Sumário Introdução 3 Conceito da Marca 4 Assinatura Marca 5 Símbolo 6 Logotipo 7 Assinatura Horizontal e vertical 8 Traçado (Outline) 9 Escala Malha Construtiva (Pantografia) 10 Margem de Segurança 11 Redução Mínima 12 Cores Institucionais 13 Escala de Cinza 14 Negativo 15 Monocromia e Vazado 16 Tipografia Institucional 17 Usos Incorretos 18 Aplicações Papel timbrado 20 Cartão de visita 21 Envelope Carta 22 Envelope Ofício 23 Pasta institucional 24 Uniforme 25 Promocional 26 Créditos


Introdução

Este manual tem o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas que venham ocorrer na aplicação da marca e identidade visual da agência de propaganda Ícone Comunicação. Este documento apresenta um conjunto de regras, recomendações e especificações para a padronização da comunicação visual da empresa. Essas regras são essenciais para a preservação das propriedades da marca, com o objetivo de facilitar a sua correta propagação, percepção, identificação e memorização nos meios sociais. As regras de uso e aplicação contidas neste manual proporcionam aos gestores da Ícone Comunicação uma identidade visual coerente e facilmente absorvida, ajudando a reforçar a imagem da empresa perante seus clientes. Para isso, é de fundamental importância seguir rigorosamente as recomendações descritas neste manual. Todos os procedimentos são descritos detalhadamente para que possam ser seguidos por qualquer profissional responsável pelo desenvolvimento e produção de peças gráficas e digitais, garantindo uma padronização visual consistente, que agregue valor e transmita credibilidade à empresa.

Apenas 35% de nossas experiências de comunicação são verbais, as 65% restantes pertencem à comunicação não-verbal (HAIG 7 HARPER: 1997).

3


Conceito da Marca O conceito da marca da agência Ícone Comunicação é de acender a vontade de se comunicar de forma solta e descontrída, mostrando a confiança de uma agência criativa e que ao mesmo tempo demonstra seriedade e profissionalismo em seus trabalhos. Desse modo, captando, cativando e motivando os seus clientes através da mensagem visual presente nela, para assim, agregar valores à agência que mostrem o seu verdadeiro papel para a sociedade e mercado. A marca foi concebida através da estilização da letra "í" (inicial do nome) inserida dentro de um balão de comunicação (típicos de revistas em quadrinhos) de modo que a letra se mesclasse com a perspectiva do balão formando um só objeto que projeta a comunicação. O símbolo ajuda a deixar claro o posicionamento e atuação da empresa uma vez que sintetiza, de forma personalizada, ícones comumente conhecidos: comunicação (balão) e informação (letra "i"). E, por coincidência, Ícone é também o nome desta agência da qual falamos. E comunicação e informação são duas "matérias primas" das quais esta agência usa para realizar o seu trabalho. Sendo assim, em suma, pode-se dizer que o símbolo ilustra de forma metafórica a agência "falando com o público", trabalhando a informação e buscando chamar a atenção dos seus clientes. Logotipo O logotipo primário é escrito com tipografia simples e de traçado suave, justamente para combinar com o conceito de clareza de comunicação com o cliente, usando contraste e peso entre os elementos textuais e visuais da marca. A tipografia alternada com letras mais finas (light), combinam com o aspecto leve da marca, gerando contraste e equilíbrio no logotipo, de tal forma que não possa competir visualmente com os demais elementos da marca, devendo haver uma ligeira diferenciação do olhar espectador entre os elementos da composição. Cores As cores foram selecionadas com o objetivo de manter um ar de leveza e contraste, reforçando também o conceito de criatividade e seriedade. Sendo assim, o laranja é a cor predominante, que transmite a sensação de vivacidade, e por ser uma cor quente gera maior atenção para a marca. O preto produz um toque sutil de seriedade. E o branco neutraliza e equilibra os tons que definem a marca.

4


Assinatura ∙ Marca O termo assinatura é utilizado para as variações de combinação do símbolo com o logotipo e da cores aplicadas. A assinatura da Ícone Comunicação é composta pelo símbolo, logotipo primário (Ícone) e logotipo secundário (Comunicação). A nomenclatura da marca é estabelecida como abaixo:

SÍMBOLO

LOGOTIPO PRIMÁRIO

LOGOTIPO SECUNDÁRIO

5


Assinatura ∙ Símbolo O símbolo é como uma “peça chave” para a marca, fazendo com que, associado ou não ao logotipo, o espectador entenda de forma mais rápido e facilmente o seu significado e segmento profissional.

6


Assinatura ∙ Logotipo O logotipo da marca Ícone Comunicação é dividido em logotipo primário (Ícone) e logotipo secundário (Comunicação). O logotipo primário é composto pelo alfabeto da fonte Sansation, e o logotipo secundário é composto pelo alfabeto da fonte de mesma família Sansation Light.

LOGOTIPO PRIMÁRIO

LOGOTIPO SECUNDÁRIO

7


Assinatura ∙ Horizontal e Vertical A assinatura primária, versão horizontal, é a versão padrão e deve ser utilizada sempre que possível. Está disponível nas versões vertical e horizontal, devendo seguir as indicações recomendadas abaixo:

Assinatura Primária A assinatura primária é a preferível, portanto é a versão padrão da assinatura e deve ser aplicada sempre que possível. É a versão da assinatura horizontal.

Assinatura Secundária A assinatura secundária é alternativa, devendo ser aplicada apenas quando o espaço for limitado para aplicação da assinatura horizontal. É a versão da assinatura vertical (ou centralizada).

8


Assinatura ∙ Traçado (Outline) A assinatura em traçado (outline) deve ser aplicada em casos em que não há uso de cores. Neste caso é recomendável usar contornos de 0,1 até 2 pontos para peças em escala de gráfica, usando contornos proporcionalmente maiores para aplicações em grandes dimensôes.

Assinatura Primária

Assinatura Secundária

9


Escala ∙ Malha Construtiva (Pantografia) A malha construtiva é recomendada para garantir a reprodução fiel de todos os elementos da marca. É utilizada nos casos de grandes ampliações e quando for necessário ter uma grade de auxílio à construção como placas, pinturas de fachada, grandes áreas de reprodução e ampliações em geral. Para facilitar a construção da marca em diferentes dimensões, utilizamos uma unidade de proporção em módulos que chamamos de X, que é um quadrado geométrico perfeito. A unidade X serve de referência para a construção de todos os elementos da marca e, por não possuir uma medida fixa, facilita a reprodução do símbolo em qualquer tamanho proporcional. Como referência, usamos a medida da largura da letra “i” (branco) do símbolo.

Assinatura Primária

Assinatura Secundária

10


Escala ∙ Margem de Segurança Para garantir a visibilidade da marca, mantenha sempre uma margem mínima de segurança em sua volta. Este limite resulta na margem apresentada ao redor da assinatura, que delimita uma área de afastamento de qualquer outro objeto colocado próximo da marca. Definida pelos parâmetros projetuais para a marca, o limite de segurança é determinado de um módulo X, usando como referência a medida da largura da letra “i” (branco) do símbolo. Dessa forma, o tamanho mínimo da margem deve ser escalonado proporcionalmente ao tamanho da marca, com base na medida de referência.

Assinatura Primária

Assinatura Secundária

11


Escala ∙ Redução Mínima É importante que todo o conjunto da marca seja lido facilmente em todo tipo de aplicação. Para isso, é recomendável que as assinaturas sejam reproduzidas em tamanhos iguais ou superiores ao tamanho mínimo especificado abaixo. Quanto ao tamanho máximo não há restrições desde que as margens de segurança estejam de acordo com o recomendável.

Assinatura Primária

25 mm

9 mm

10 mm

20 mm

35 mm

30 mm

Assinatura Secundária

12


Cores ∙ Institucionais As cores institucionais estão presentes na composição da marca e nunca deverão ser substituídas . Devem ser utilizadas (juntas ou isoladamente) para ressaltar e agregar valor às peças, assim mantendo consistente a identidade visual da marca. A utilização das cores institucionais é altamente recomendada em todas as peças que fazem parte ou levam a marca da agência Ícone Comunicação, inclusive em elementos arquitetônicos, decorações, pinturas prediais e peças de sinalização. As cores aqui especificadas devem ser aplicadas também em todos os impressos e tipos de mídias, mantendo assim a identidade visual consistente da marca em todos os materiais e meios relativos à ela. As cores em escala PANTONE e CMYK são especificadas para uso em materiais impressos nas gráficas. Nesse caso, a escala PANTONE é a preferível por ter melhores resultados quanto à de fidelidade de cores, devendo ser utilizada sempre que possível. As cores em escala RGB são aplicadas para visualização em meios digitais e eletrônicos, como monitores e televisores. A escala Websafe é utilizada especialmente na confecção de websites, para visualização em navegadores de internet (browsers). Podem haver diferençcas de tonalidades nos resultados, dependendo do método de impressão, do papel, do perfil de cores do monitor e da qualidade de reprodução. Procure sempre controlar e fiscalizar a qualidade da impressão, pintura ou calibração das cores em monitor, exigindo sempre o resultado mais fiel possível das cores originais contidas nas amostras abaixo. Ainda mais recomendável é utilizar sempre uma tabela oficial com amostras de cores.

Cores para Impressão Gráfica

PANTONE Solid Coted

CMYK

PANTONE 179 C

C:0 M:80 Y:100 K:0

PANTONE Process Black C

C:0 M:0 Y:0 K:100

Cores para Visualização Digital e Eletrônica

RGB

R = Red (vermelho) G = Green (verde) B = Blue (azul)

WEBSAFE

R:241 G:93 B:34

#0067B1

R:0 G:0 B:0

#00B274

13

C = Cyan (ciano) M = Magenta Y = Yellow (amarelo) K = Key (cor chave, equivalente ao preto)


Cores ∙ Escala de Cinza A assinatura em escala de cinza deve ser utilizada quando não for possível o uso de cores, como por exemplo, em anúncios de jornais P&B. Deste modo, as cores da marca devem ser convertidas em tons de cinza, substituindo a cor laranja por 55% de preto e a cor preta mantém-se a mesma (100% de preto).

Assinatura Primária

K = 40 K = 100

Assinatura Secundária

14


Cores ∙ Negativo Deve-se sempre dar preferência ao uso da marca nas cores institucionais em fundo branco. No entanto, ela também poderá ocorrer em negativo para se destacar visualmente do fundo quando este for colorido ou na cor institucional. Quando isso ocorrer a assinatura deve ser usada substituindo as cores iguais ou aproximadas pela cor branca, como é mostrado a seguir.

Assinatura Primária

A cor padrão laranja do símbolo é substituída pela cor branca para que não haja confusão com o fundo de mesma cor.

A cor preta padrão do logotipo e de parte do símbolo é substituída pela cor branca para que não haja confusão com o fundo de mesma cor.

Assinatura Secundária

15


Cores ∙ Monocromia e Vazado As assinaturas só devem ser aplicadas em monocromia ou vazado em casos excepcionais, quando não for possível usar mais de duas cores na aplicação ou quando não for possível usar as cores institucionais. Para fundos em cor escura use a assinatura vazada (branco). Em monocromia ou vazado, o símbolo perde muito de sua força, já que a segunda cor é eliminada. Por esse motivo, essa forma de assinatura deve ser extremamente evitada. É recomendável a aplicação com cor escura, de preferência preto.

Assinatura Primária

Assinatura Secundária

Assinatura Primária

Assinatura Secundária

16


Tipografia Institucional A tipografia institucional adotada na identidade visual de uma empresa reforça a unidade de toda a comunicação, já que a palavra escrita nas peças gráficas será em tipologias previamente estabelecidas, padronizando a mensagem. A família de fonte Aller é a tipografia primária, portanto deve ser a preferencial para todo tipo de material, seja impresso ou digital. A família de fonte Arial é a tipografia secundária, devendo ser usada em casos que não for possível usar a tipografia primária, já que, na falta desta, a fonte Arial estará disponível em qualquer computador do tipo Mac ou PC por ser fonte de sistema.

Tipografia Primária

Abc Abc

Abc Abc

Abc Abc

Aller Regular

Aller Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Aller Bold

Aller Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789

Aller Light Regular

Aller Light Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789

Arial Regular

Arial Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Arial Bold

Arial Bold Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Tipografia Secundária

Abc Abc

Abc Abc

17


Usos Incorretos A correta consistência da marca da Ícone Comunicação é estabelecida observando rigorosamente as recomendações presentes neste manual. É importante a leitura e compreensão de todo conteúdo presente neste documento para garantir maior eficiência e familiarização com o uso correto da marca. A seguir, são listados os erros mais comuns que ocorrem na manipulação da marca. Sempre aprove os projetos e peças onde forem aplicados as assinaturas da Ícone Comunicação. Sempre encaminhe os arquivos originais (em formato EPS ou PDF) aos terceirizados, isso garantirá melhores resultados e a prevenção de erros na aplicação da marca. Assinatura ∙ Alinhamento e composição

DO

A ERR

ERR

ADO

Nunca modifique o alinhamento e posicionamento dos elementos da marca.

Nunca use ou incorpore outros elementos à marca, como círculos, quadrados e outros enfeites.

Escala ∙ Proporção, redução e margem de segurança

ERR

ADO

ERR

Nunca mude a proporção de qualquer elemento da marca.

Nunca alongue, achate ou estique a marca.

Propaganda com criatividade, trabalho com seriedade!

ERR

ADO

Nunca coloque elementos muito próximos da asinatura, violando a margem mínima de segurança.

18

ADO


Usos Incorretos Cores ∙ Institucionais, escala de cinza e controle de fundo

ERR

ADO

DO

A ERR

Não use cor em escla de cinza fora dos valores indicados.

Nunca altere as cores inctitucionais da marca.

ERR

ADO

ERR

Nunca use a assinatura sobre um fundo com cores sem contraste ou fora das especificadas.

ADO

Nunca use a assinatura sobre fundos coloridos sem uma tarja ou box branco.

Tipografia ∙ Alfabeto Institucional

Outros

ERR

ADO

ERR

Nunca aplique efeitos de sombra, esfumaçado, contorno ou brilho. Use sempre o fundo neutro.

Nunca altere as fontes do logotipo.

19

ADO


Papelaria ∙ Papel Timbrado

DimensĂľes: 21,0 x 29,7 cm (A4) Papel: Sulfite Branco 90g

20


Aplicações ∙ Cartão de visita

Frente

Verso

Dimensões: 9 x 4 cm Papel: Duo Design Branco 230g Acabamento: laminação fosca (Prolan) com verniz aplicado na marca (frente e verso)

21


Aplicações ∙ Envelope Carta

Frente

Verso

Tamanho: 23 x 11,3 cm Papel: Sulfite Branco 170g

22


Aplicações ∙ Envelope Ofício

Frente

Verso

Tamanho: 34 x 24 cm Papel: Sulfite Branco 170g

23


Aplicações ∙ Pasta Institucional

Frente

Verso

Tamanho: 46 x 32 cm (aberta) Papel: Cartão Opera Supremo Branco 250g Acabamento: laminação fosca (Prolan)

24


Aplicações ∙ Uniforme

Frente

Costas

Camisa: Social Manga Longa Cor: Branca Bolso: Marca em Bordado com 4,5cm de altura Costas: Marca em Bordado com 3cm de altura

25


Aplicações ∙ Promocional

Canecas

Caneta

26


Ícone Comunicação

Para outras informações e esclarecimentos não previstos neste manual, entre em contato com o autor.

Autor do projeto Renato de Alencastro Pelles da Costa Ferreira Designer Gráfico

Contato r.alencastro@gmail.com +55 (62) 8413-2014

Novembro, 2009

Manual de Identidade Visual - Ícone Comunicação  
Manual de Identidade Visual - Ícone Comunicação  
Advertisement