Renata Xavier_Portfolio

Page 1

renata xavier

arquitetura

cenografia . produção visual

“há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito”
Lina Bo Bardi

sumário

1 2
Perfil Renata Xavier Ad Studio Casa Angá Arquitetura

4

5

6

Verdades secretas II Globoplay Lar doce Lar Tv Globo Hyatt Residencial RJ Casa Angá Arquitetura Todas as mulheres do mundo Globoplay
3

Acredito que os espaços onde as pessoas vivem são extensões de sua personalidade, do lugar que elas ocupam no mundo. Como arquiteta eu gostaria de contribuir no intuito de ajudar as pessoas a transformarem as suas vidas, pois o espaço arquitetônico e as artes tem a capacidade de mudar nossas experiências com as pessoas, com a casa, a cidade. Ele vai além do “bonito” ou funcional. O espaço arquitetônico transforma, ele muda a percepção de como nos sentimos nos ambientes, de como somos vistos, ele muda comportamentos. Acho que consigo fazer isso de forma ágil e com grande atenção aos detalhes e valorizando o design nacional. É o detalhe arquitetônico que traz inovação e refina o projeto. Entendo que é importante que o projeto tenha alma, respeite e traga as memórias afetivas do cliente. Tudo isso com muita bossa!

1
Perfil

CONTATO

44 anos, casada, brasileira Dr. Brasílio Machado, 281.

Ap. 1052 . CEP: 01230 - 010

Santa Cecília . SP

renata@casaanga.com

+55 21 9 9798 4842

@casa_anga

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pós-graduação . XIII koleg-After

Levittown STIFTUNG BAUHAUS

DESSAU Alemanha – jul | 12

3º grau- Arquitetura e Urbanismo

UFRJ - dez/02

2º grau- Instituto Guanabara . RJ

1º grau- Colegio Maria Raythe RJ

IDIOMAS

ÁREAS DE INTERESSE

Renata Xavier é carioca, nascida em 1979. Pós-graduada pela Bauhaus, Dessau, Alemanha out|2012. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro em dez| 2002. Tem grande experiência em Arquitetura de Interiores, Cenografia e Produção visual. Grande experiência em Tv e atua há 20 anos não só na conceitualização e desenvolvimento de projetos, mas também na parte executiva, com desenhos técnicos e gerenciamento de obras e pessoas. produção de ambientes, compondo mobiliário, objetos e obras de arte para entrega final dos projetos e produção de fotos. Desenvolveu com a cenografia muita sensibilidade para trazer sensações para dentro do projeto [vivência], através de materiais, cores e objetos de cena. Esse olhar muito peculiar do cenógrafo traz para a arquitetura uma roupagem [dressing], um acabamento final que tem muita força e identidade uma vez que potencializa as qualidades arquitetônicas do projeto e não só conta uma história como prepara essa história para ser capturada pelas lentes. O trabalho do qual mais se orgulha em sua jornada global é sem dúvida o LDL, quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, onde reformavam dezenas de casas por todo o Brasil. Atuou na coordenação geral dos projetos sob direção de Marcelo Rosenbaum. Mais recentemente atuou em novelas e séries como Mar do sertão, Todas as Mulheres do mundo, Verdades Secretas II, Além da Ilusão e Filhos da Pátria II.

HABILIDADES

Desenho executivo

Desenvolvimento de projeto

Gerenciamento obra

Detalhamento marcenaria

Inglês avançado Espanhos avançado Vector

Artes . Design . Moda . Dança . Fotografia . Gastronomia . Psicanálise . Filosofia . Turismo . Meio ambiente

Auto Cad Sketch Up

Produção Objetos

INFORMÁTICA Office
Adobe

Xavier Arquiteta . Cenografa

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

• TV GLOBO . Set | 2019 –Jun | 2023

Cenógrafa Assistente: Criação, Projeto, Montagem e Dressing [produção visual]

Cenários de estúdio, externas e cidades cenográficas. Alguns produtos:

Shippados - Set | 2018

Malhação - Fev | 2019

Filhos da Pátria II - Abr | 2019

Todas as Mulheres do Mundo - Ago | 2019

Telejornal de Humor - Out | 2019

Verdades Secretas II - Fev | 2021

Além da ilusão - Nov | 2021

Mar do sertão - Mar | 2022

Fuzuê - Jun | 2023

• CASA ANGÁ . Agosto | 2012 – Nov | 2019

Está à frente do seu próprio escritório Casa angá. Desenvolve projetos de arquitetura de interiores, residenciais e comerciais, e Cenografia. Criação, desenhos técnicos de marcenaria e executivos, gerenciamento de obras e produção visual.

Cenografia:

Gerenciamento Obra do Studio de TV Chinesa [copa 2014];

Série Grandes Atores, GloboPlay, 2015; Morro em Festa, Vidigal, 2016; Ad Studio, Arnaldo Danemberg Antiquário, 2016

. Direção de arte:

Minissérie Ribanceira, Canal Brasil, 2016

Renata

• TV GLOBO . Janeiro | 2005 – Outubro | 2011

Cenógrafa Assistente – Criação, Projeto, Montagem e Dressing [produção visual]. Alguns produtos: América

Linha direta, casos: Justiça

Bang Bang

Caldeirão do Huck [LAR DOCE LAR] - 2007 à 2010 . Cocriação e coordenação geral dos projetos, sob direção de Marcelo Rosenbaum. Ao todo participou 28 [vinte e oito] reformas em todo os Brasil.

https://globoplay.globo.com/v/1321736/

https://globoplay.globo.com/v/1318812/

O astro

Av. Brasil

• CARMEN ZACCARO E MARISE KESSEL- Arquitetura e Design. Abril | 2001- Outubro | 2004

Desenvolvimento de projetos. Responsável pelo desenvolvimento de desenhos Técnicos, acompanhamento de obras e detalhamento de marcenaria. Projetos residenciais e comerciais.

Participação na produção da exposição anual Casa Cor Rio 2002, 2003 e 2004. Detalhamento de marcenaria das lojas Quarto Composto.

• OUTRAS EXPERIÊNCIAS: MEYER HOFFEMAN & TOLEDO, FUNDIÇÃO PROGRESSO, CONSTRUTORA CONCAL

• CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO:

Curso de Gestão de escritórios Perkins + Will e Casa Vogue. IED-SP - Out/2023

Feira de Milão – 2008, 2018

Frances King School of English - 2008

Curso de fotografia no Atelier da Imagem - Técnica de fotografia manual e técnica de revelação e ampliação. 2005

Ad Studio visual merchandising

informações

Ano 2019

Cenografia: Renata Xavier

Texto Casa Vogue: Mari Faria

Fotos: Lucas Moraes

sobre o projeto

Projeto de Visual merchandising para a nova loja Ad Studio.

O AD Studio, Arnaldo danenberg Antiquário, por Paloma Danenberg, traz uma linha de móveis e objetos campesinos e de ofício.

Cuidadosamente restaurados para traduzir novos estilos de vida, habitar novas memórias e contas novas histórias.

Da série 'onde mora sua história?‘

“Ser feminina é morar nos detalhes. No acessório que faz a diferença, na marca que deixa uma assinatura. Ela sabe disso e confia ainda na intuição para reconhecer quando é preciso uma nova cor para a rotina ou uma antiga inspiração para dar alma a um lugar. Vive o presente intensamente, mas gosta de estar rodeada de passado e de futuro. Relíquias e conquistas. Nos detalhes, sempre.”

1 0

nela. Na fisionomia, nos trejeitos e nas lembranças de afeto que moram nas pequenas heranças. Como no armário que guardou as receitas da avó, na mesa que ouviu os grandes segredos (e ajudou a aprender matemática!). Os móveis e objetos que acompanharam a história da sua família e hoje habitam a sua vida.”

1 1
2
1 2

“Seu dia começa sempre às 7h, porque pontualidade é também elegância. A partir daí, ele sabe que não existe rotina - mas não vê problemas na emoção; tem no conhecimento e na intuição suas garantias. Para ele, sucesso não é sorte e trabalho tem tudo a ver com mérito. Ele caminha na linha da competência que equilibra perdas e ganhos. Acredita que bom gosto dá charme à vida e é cartão de visita. A exclusividade é sua assinatura.”

1 3

Em São Paulo, as peças do ad.studio são expostas no corredor de entrada do AD Antiquário. Nesta ambientação, o carregador de tijolos, suspenso na parede, serve de suporte para plantas.

1 4

Poltrona de varanda garimpada em Portugal e restaurada pelos artesãos do antiquário, localizado em São Cristovão, bairro do Rio de Janeiro.

Neste ensaio para a campanha da marca, Paloma posa sobre escada portuguesa de pinho do século 19.

Cadeira de veraneio francesa de ferro e madeira faia dos anos 1950. As cores, ausentes nas peças do AD Antiquário, são sempre bem-vindas na proposta do ad.studio.

1 5

Poltrona PL61: Percival Lafer; Mesa de centro D’agua: Jacqueline Terpins Mesas laterais: Aristeu Pires; Quadro Alma salgada e Tríptico Atravessa teus mares: Opano; Luminária: Jader Almeida; Tapete: Hathi; Aparador e vaso: Alva Design; Quadro: Marcela Madeira; Desenho marcenaria: Casa Angá.

1 6 3

Hyatt

apartamento residencial

informações

Ano 2021

Projeto Arquitetura: Renata Xavier

Produção Visual: Casa Angá

Fotos: Denilson Machado

Imagens 3D: Breno Leitão

sobre o projeto

A Patrícia e o Manuel se conheceram no Rio de Janeiro. Ela psicóloga e ele empresário no ramo de cordas náuticas. Logo o namoro virou casamento e aconteceu a mudança da patrícia para Portugal.

O Projeto Residencial à princípio foi desenvolvido para este casal sem filhos e residente no Porto, Portugal.

O apartamento na Barra da Tijuca, à beira-mar, serve de morada quando o casal vem ao Brasil à trabalho ou férias. A escolha dos materiais naturais e a paleta de cores em tons pastéis trouxe para estes ambientes tranquilidade e integração com a natureza.

Após a entrega do apartamento em agosto /21 o casal se viu fascinado pelo lugar e com novas necessidades de projeto já que agora eles esperavam um bebê e teriam planos de passar mais tempo no Brasil. Foi assim então que resolveram adquirir o aparatamento ao lado.

1 7

O novo projeto foi feito em tempo recorde. A escritura do apartamento foi assinada em set/21 e os clientes chegavam para as festas de fim de ano 15 de dez/21. As premissas do projeto foram fazer uma obra inteligente, rápida e enxuta, sem grandes demolições e construções. Ter uma planta sem grandes recortes, espaços lineares. Precisávamos setorizar um pouco mais as áreas, principalemte cozinha e serviço, já que agora a casa teria duas funcionárias e uma rotina completamente diferente em função da chegada do bebê. Era necessário fechar as varandas com cortina de vidro e instalar sistema de ar condicionado. Era desejável que houvesse três suites e ambientes preparados para dar festas e receber amigos. Optamos por não fazer nenhuma intervenção de obra civil no apartamento 306, abrigando uma grande suíte, sala de estar e um lavabo para atender a convidados, tendo assim ambientes maiores e lineares, sem recortes. E fazer no apartamento 305 todas as setorizações necessárias. Suíte para hóspedes/ ou filho mais velho com paredes de dry wall e tratamento acústico usando o banheiro que já existia. Setorização da cozinha, usando ilha existente e transformando numa ilha com mais área de cocção e armários de eletrodomésticos, louça e rouparia. Quarto do bebê com grande área para brinquedos e uma cama auxiliar.

2 0
sala de estar . entrada quarto casal

As poltronas giratórias ora atendem as salas de estar ora atendem ao estar da varanda fechada. O sofá ilha tem o encosto deslizante proporcionando maior espaço para assistir tv deitado. O layout e a escolha do mobiliário foi toda pensada a propiciar diversas configurações de acordo com a necessidade do dia já que o casal quando está no Brasil recebe muitas visitas e dá festas. O tapete redondo uma vez virou pista de dança e o tapete azul também já foi área de brinquedos dos bebês, quando empurramos as mesas de centro para as extremidades e viraram bancos. Ao lado fotos de detalhes da produção visual.

2 1
Acima: sala de tv e estar . Abaixo varanda fechada

O uso da madeira foi a escolha predominante neste projeto por ser um material mais resistente a grande umidade e maresia constante nesse apartamento à beira mar.

Mesas e cadeiras: Guilherme Wentz; Vaso Tarsila: Romulo Flores; Quadro: Danielle Carcav; Vasos organicidade Casca: Domingos Totora. Marcenaria armário: Casa Angá;

2 2

Mesa lateral Arthi: Luia mantelli; Sofá: Fernando Jaeger; Poltrona Jangada: Jean Guillon Luminária: Maria Cândida Machado; Mesa de jantar e cadeiras: Mac moveis; Mesa auxiliar: Wentz Design

O uso da madeira foi a escolha predominante neste projeto por ser um material mais resistente a grande umidade e maresia constante nesse apartamento à beira mar.

2 3

“a finalidade da casa é proporcionar uma vida conveniente e confortável. Seria um erro valorizar um resultado exclusivamente decorativo.” Lina Bo Bardi

2 4
quarto hospedes quarto Frederico

O quarto do casal e o banheiro se integram com essa vista exuberante da lagoa de Marapendi. A mesa redonda da varanda serve de escritório e em dia de festas apoio para refeições. Nesse ambiente mais uma vez tons neutros, madeira e pinceladas de azul. O banheiro pode ser fechado com cortinas de gaze de linho branco.

2 5

Para o banheiro da suite do casal marcenaria sob medida, um conjunto de cerâmicas Denise Braune, toalheiro Wentz Design e quadros Paula Bohm.

2 6

Para atender as novas dinâmicas da casa a cozinha agora só tem abertura para a varanda, a ilha foi aumentada e um grande armário foi criado funcionando como despensa e louceiro.

2 7
2 8
Em sua casa, Paulo (Emílio Dantas) escreve poemas nas paredes, desenha as mulheres por quem se apaixona

Todas as mulheres do mundo globoplay

Informações

Ano 2019

Cenografia: Fumi Hashimoto

Dressing e fotos: Casa-Angá

Cenografos Assistentes: Renata Xavier, Beatrice Guedes, Pablo Augusto, Babi

Targino, Raissa Costa, Roberto Villar

sobre o projeto

‘Todas as Mulheres do Mundo’  homenageia a obra de  Domingos Oliveira. A série traz reflexões filosóficas sobre a vida, o amor e a morte com um humor inteligente e refinado. Com 12 episódios, o enredo conta a história de Paulo (Emílio Dantas) e suas aventuras amorosas em Copacabana, de um modo leve e divertido. A trama inspirada na obra homônima de Domingos Oliveira, da década de 1960, tem o bairro no Rio de janeiro como coração das cenas. Para elaborar o projeto foi necessário um mergulho na obra de Domingos, identificando características, traços dos personagens, lugares e situçãoes que ele criava.

Os cenários mais expressivos são a Casa de Paulo (Emílio Dantas), Cabral (Matheus Nachtergaele) e a casa de campo de A unidade entre os cenários é a arte. Um detalhe comum a todas as cenas é a paleta de cores neutras e beges, que foi especialmente bem pensada. A diretora Patricia Pedrosa conta que, no processo de conceituação da série, a intenção era fazê-la em preto e branco e então queria a menor intreferência de cor possível.

2 9 4

Na série, Paulo mora em uma cobertura em Copacabana com ares sustentáveis. O loft amplo e luminoso tem um projeto que prima pela utilização da madeira, além de ter elementos ligados a literatura, arquitetaura e artes plásticas. É o espaço onde Paulo escreve poemas nas paredes, desenha as mulheres por quem se apaixona, lê seus autores prediletos e dá muitas festas. Uma curiosidade sobre o cenário é que os desenhos foram feitos pelo próprio Emílio.

3 0
3 1
Casa de campo Rui (Fábio assunção) . Locação Araras projeto Ouriço Arquitetura
3 2

O cenário do personagem de Matheus Nachtergaele tem um ar mais rústico, inspirado na arquitetura dos prédios do bairro Santa Teresa, mas também com a arte como foco. O sobrado é decorado com pilhas de livros, objetos antigos de valor afetivo e pôsteres de filmes – inclusive alguns de Domingos Oliveira. É onde ele lê, ouve música, recebe seus melhores amigos e filosofa sobre a vida e sobre o amor.

3 3
4
Cenário Cabral . Cidade cenográfica

Para o amado Cabral um jornal dobrado, coleção de vidros, escultura garimpada, livros, barça, caixa de discos, a almofada em cima da cadeira de quem muito escreve, copo de bar com ersto de café, bebida de quem pouco dorme, fotos espalhadas, uma flor, recortes de revistas de artistas prediletos, cachorro, planta com boa saúde, planta que a gente cuida até ver brotar de novo, radio antigo, vitrola porque o som traz muito mais referências e lembranças, uma alma romântica, amores platônicos, camada de poeira, pierrot, moldura de quadro esperando a foto ideal, máscaras, anjos de artesãos de Tiradentes, posteres de filmes, uma tinta descascada porque viver gasta.

3 5

informações

Ano 2008

Direção de arte: Marcelo Rosenbaum Cenografia e fotos: Renata Xavier

Projeto do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, onde dezenas de casas eram reformadas no intervalo de 15 dias em todo o Brasil.

Sobre o projeto

Depois que o menino Naamã viajou com Luciano Huck e realizou seu sonho de surfar com Kelly Slater no Hawai, nem ele, nem o Favela Surf Clube foram os mesmos. Aconteceu que o FSC, ong que Naamã frequenta e que resgata jovens do complexo Cantagalo Pavão Pavãozinho através do surfe, foi escolhida para o primeiro Lar Doce Lar Social. Como disse Rogério, que é coordenador do FSC, “ o meu sonho é realizar o sonho deles”. Em um espaço de mais de 300m2, o desafio fundamental foi de melhorar o acesso, a ventilação e a iluminação que eram muito restritos, criando um ambiente funcional e acolhedor para os jovens. A partir daí, a reforma foi pensada para resolver as necessidades já existentes e, principalmente, através da criação de novos espaços, abrir novas possibilidades de trabalho e organização para o Favela Surf Clube. Pensando assim, optamos pela loja logo na entrada, para que os visitantes possam conhecer a produção FSC e que essa marca seja fortalecida como uma fonte de recurso para a ONG. Foram definidos espaços para o escritório, o auditório, o salão de atividades integradas e a fábrica de pranchas com as salas de funções específicas. Além da cozinha e dos vestiários.

5

Técnicamente, a sala de lixa deve ter as paredes escuras para contrastar com o shape e facilitar o trabalho. Em vez do preto, optamos pelo verde, que causa o contraste necessário, mas não escurece tanto.

antes

depois

A fábrica de pranchas foi distribuída em cinco salas, que se comunicam internamente: lapidação, lixa, resina, pintura e lixa d’água

O corredor, que era aquele túnel escuro, ganhou luz com a abertura de janelas em todas as salas e personalidade com grafite do Acme, artista da comunidade.

A loja acompanha a estética do surfe, com piso de deck e displays e estantes feitos com o reaproveitamento do cedrinho – que é a madeira utilizada na obra para andaimes e tapumes

Toda a hidráulica e a elétrica são aparentes, para entrar na estética mais jovem e pra reduzir custos.

A antiga salinha de vídeo deu lugar ao auditório, com arquibancadas de alvenaria, para acomodar mais gente, com mais visibilidade. Do jeito pra receber visitantes da comunidade. A onda é desenho do Bruno Dias, nosso pratinha da casa.

informações

Ano 2007 à 2010

Direção de arte: Marcelo Rosenbaum Cenografia e fotos: Renata Xavier

Sobre o projeto

Outros projetos Lar doce Lar

5
Familia Cruz, Fortaleza Familia Oliveira, SP Familia Bento, Barretos Familia Cruz, Petropolis Familia Melo, Jatobá, Sertão Pernambuco

Verdades Secretas II globoplay

4 2

informações

Sobre o projeto

Ano 2021

Direção de arte: Valdy Lopes

Cenografia: Pedro Toledo e Alexis Cenógrafos Assistentes: Renata Xavier, Cintia Gesualdi, Eve Victorio, Natalie Nick, Roberto Villar, Janaína Marchioro, Liana Slipoi

Produção de arte: Carol Pierazzo Fotos: Renata Xavier

Verdades secretas II é a primeira novela brasileira para o streaming com tudo o que isto traz de novas possibilidades artísticas para os nossos criadores. A obra, escrita por Walcyr Carrasco com direção artística de Amora Mautner, traz a atmosfera de mistério, erotismo e sedução, no submundo escondido sob o glamour da moda, do luxo e do poder. A novela começa com a busca pela verdade sobre a morte de Alex. Desde o princípio o conceito era do telespectador ser colocado como um voyeur. Muitas das nossas cenas começam por fora dessas imensas janelas e entram pelo cenário, e aí depois o telespectador pode degustar e entender um pouco mais da verdade e do segredo de cada personagem. Ângulos inesperados e fotografia escura também foram ferramentas para confundir um pouco o telespectador.

4 3
6
4 5
4 6 1 2 4
4 7 6
4 8
Cenário Betty . estudios globo . Mobiliário +55 Design
4 9
Artista: Florian Raiss

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Renata Xavier_Portfolio by Renata Xavier - Issuu