J A N G U R U S S U












6
CAPÍTULO 01
1 1 Localização
1 2 Parâmetros Urbanísticos (legislação)
1 3 Sistema Viário
1 4 Transporte Público
1 5 Projetos Previstos
21
CAPÍTULO 02
2 1 Relação da Comunidade com o Entorno
2 2 Elementos de Segregação Urbana
2.3 Equipamentos | Serviços | Uso do solo
| Espaços livres
2.4 Infraestrutura
32
CAPÍTULO 03
3 1 Parcelamento do solo e Tamanho dos lotes existentes
3 2 Analisar as potencialidades da região
3 3 Analisar as carências da região
CAPÍTULO 04
Síntese Diagnóstica da Área de Intervenção 40 REFERÊNCIAS 43
O bairro Jangurussu é um dos 121 bairros que compõem a cidade de Fortaleza, pertenceu a Regional VI e agora participa da SER 9, possui uma área de 801.06 km² e Limita com os bairros: Ancuri, Parque Santa Maria, Conjunto Palmeiras, Barroso, Conjunto José Walter, Passaré e Messejana.
ZONAS ESPECIAIS DE DINAMIZAÇÃO URBANÍSTICA E SOCIOECONÔMICA
ZEDUS - PERIMETRAL SUL
ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL
ZEIS 2
LUOS 2017:
II - ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL 2 (ZEIS 2) - SÃO COMPOSTAS POR
LOTEAMENTOS CLANDESTINOS OU IRREGULARES E CONJUNTOS HABITACIONAIS, PÚBLICOS OU PRIVADOS, QUE ESTEJAM PARCIALMENTE URBANIZADOS, OCUPADOS POR POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA, DESTINADOS À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E URBANÍSTICA.
O mapa em análise se trata das vias que se encontram no Jangurussu, onde o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que, via é a “superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central”. De acordo com o Art. 60, as vias são classificadas em Vias Urbanas (via de trânsito rápido, vias arteriais, vias coletoras e vias locais) e Vias Rurais (rodovias e estradas).
Vias arteriais: Tem interseção de nível, com semáforos, acesso aos lotes, vias secundárias e locais
Vias coletoras: são aquelas que "coletam" o trafego das áreas residências ou de atividades e o levam até a via arterial; podem percorrer áreas de uso do solo misto ou residencial;
Vias locais: Possui interseção de nível, porém não possuem semáforos, onde se destina apenas ao acesso local e áreas restritas.
Av. Jornalista Tomaz Coelho com a Av. Castelo de Castro
BR 116
Rodovia 4ª anel viário
De acordo com o estudo realizado pela Prefeitura de Fortaleza , em 2020, cerca de 65% dos deslocamentos em Fortaleza são a pé, de ônibus ou bicicleta No bairro estudado é possível identificar em torno de 113 paradas de ônibus dentro dos limites do bairro que estão localizadas nas áreas que possuem a maior ocupação do espaço urbano no bairro
LINHAS DE ÔNIBUS QUE PASSAM PELO BAIRRO
620 CORUJÃO / MESSEJANA / BARROSO / PEDRAS
636 CONJUNTO PALMEIRAS / PARQUE SANTA MARIA
670 SÍTIO SÃO JOÃO / CENTRO
628 SÍTIO SÃO JOÃO / SANTA MARIA
637 CONJUNTO MARIA TOMÁSIA / SANTA FILOMENA
648 CIDADE NOBRE / MESSEJANA
667 MARIA TOMÁSIA / LUIZ GONZAGA
712 CONJUNTO PALMEIRAS / PAPICU
De acordo com o diagnóstico territorial para a área do bairro Jangurussu juntamente com o Conjunto Palmeiras, disposto pelo Plano Fortaleza 2040 em 2018, o espaço estudo possui assentamentos precários em pelo menos 24 áreas em todo o bairro, isso significa que, segundo o IBGE, foram identificadas pelo menos 51 ou mais habitações em ausência de título de propriedade apresentando irregularidades nas vias de circulação e com carência ou ausência de serviços públicos como coleta de lixo, energia elétrica ou iluminação pública).
Com isso, de acordo com o Plano Fortaleza 2040, foi proposto as seguintes diretrizes para planejamentos futuros na região:
Fonte : Agendas Territoriais 2019 - 2020 / Prefeitura Municipal de Fortaleza
Fonte : Agendas Territoriais 2019 - 2020 / Prefeitura Municipal de Fortaleza
Fonte : Agendas Territoriais 2019 - 2020 / Prefeitura Municipal de Fortaleza
Fonte : Agendas Territoriais 2019 - 2020 / Prefeitura Municipal de Fortaleza
Fonte : Agendas Territoriais 2019 - 2020 / Prefeitura Municipal de Fortaleza
Também foram levantadas as seguintes demandas em relação às necessidades do bairro Jangurussu:
Construção de área de lazer no campo do Curitiba Santa Filomena com parquinho academia ao ar livre e arena e quadra poliesportiva.
Infraestrutura de calçamento para ruas da comunidade, pavimentação de pedra tosca e drenagem para cerca de 32 duas ruas em estrada de barro na comunidade
Santa Filomena no Jangurussu nas extremidades da rua Nunes Feijó, Recanto verde e adjacências do açude do - Jangurussu e requalificação asfáltica.
Construção de um centro de artesanato a comercialização no Jangurussu para geração de emprego e renda as artesãs da região.
Regularização fundiária para Cidade de Deus, Parque Santa Maria e Jangurussu. Urbanização e recuperação dos canteiros central das avenidas bulevares, I , II e III, ambas no conjunto São Cristóvão Jangurussu, com revitalização.
Escola de ensino fundamental II do 6 ao 9 ano e playground na rua 5 loteamento do Santa Terezinha. Nos fundos da Creche Umberto Teixeira Moradores do Parque Santa Filomena necessita da proteção do açude do Jangurussu e formulação da área verde com área de lazer para comunidade
De acordo com o Diagnóstico do Plano Municipal de Caminhabilidade, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, Jangurussu também apresenta uma forte debilidade quanto a caminhabilidade, desde a ausência de calçadas no entorno de algumas edificações, inadequações quanto a lei de uso e ocupação do solo. Por essa razão, o bairro do Jangurussu também possui a previsão de passar por adequações em relação ao uso das calçadas.
No Plano de Estratégias , desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza juntamente com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), foi levantado pontos de melhoria dando prioridade para alguns bairros com maior debilidade, entre eles, o Jangurussu. São estes:
- Realizar a adequação da pavimentação e da sinalização nas calçadas e travessias, priorizando locais identificados pelo Censo e pelo Cadúnico como concentradores de domicílios sem pavimento em seu entorno.
A ACESSIBILIDADE EM OBRAS E PRÉDIOS PÚBLICOS
- Identificar os logradouros onde este público frequenta e priorizar a adequação em seus percursos respectivos.
RESÍDUO ACUMULADO NO LOGRADOURO
- Realizar campanhas educativas para a população em geral e a intensificação da fiscalização.
RAMPA DE ACESSIBILIDADE
- Construção de rampas para os bairros identificados pelo Censo com maior déficit
MEIO-FIO / GUIA
- Adequar os meios-fios das calçadas em concreto, possuindo inclinação que acompanha o greide da rua, conforme instituído no Código da Cidade.
O bairro apresenta um grande equipamento de ensino, cultural e lazer que é de grande importância para o bairro e que vem atraindo jovens e adultos dos bairros vizinhos. Na rede cuca do jangurussu há mini cursos que oferecem introdução à Educomunicação, políticas públicas, programas policialescos e o direito à comunicação, gênero e mídia Houve também a introdução do Projeto Costurando o Futuro, localizado no Cuca Jangurussu, que disponibiliza um espaço compartilhado com máquinas de costura para os moradores do Jangurussu e bairros adjacentes, para dar oportunidades a quem não tem sua máquina de costura ou para quem quer começar a trabalhar nessa área.
Meu bairro Empreendedor
O Jangurussu terá o maior meu Bairro Empreendedor de Fortaleza que trará diversas oportunidades para o bairro e irá atrair a população dos bairros adjacentes, tanto em buscas das novas oportunidades de empregos e qualificação profissional, e também em busca do lazer através das novas praças, do polos gastronômico, entre outros diversos usos.
Requalificar as principais vias comerciais
Polo gastronômico
Centro de Referência do Empreendedor
Parte do limite do bairro jangurussu está ligado a uma rodovia do 4º anel viário e a BR 116, onde estão localizada diversas grandes distribuidoras e fábricas, que proporciona diversas quantidade de vaga de empregos, assim atraindo trabalhadores de toda fortaleza a morar mais próximo do bairro ou até mesmo no bairro. Há também grande áreas de terrenos vazios que atrai investidores a comprar e construir esses edifícios, já que essa área é propícia para esse nicho de serviços e uso.
O bairro estudado possui grande extensão, com apresentação de grandes vazios urbanos em diversas áreas do bairro, principalmente ao redor de espaços que possuem barreiras hídricas. Essas barreiras são o principal elemento de segregação do bairro, sendo o maior deles, a lagoa do Jangurussu que apresenta ao seu redor diversas problemáticas como edificações à beira da lagoa, ruas sem pavimentação ou com pavimentação acidentada e grande acúmulo de dejetos e entulho, que dificultam a mobilidade e colabora para um habitar inseguro do espaço. O bairro apresenta também elementos como muros altos que cercam terrenos que em sua maioria estão sem uso, ruas sem saída e grandes espaços vazios que separam conjuntos habitacionais de equipamentos importantes do bairro.
A pavimentação precária de diversas ruas também colabora para a construção de um espaço urbano segregador, tendo visto que muitas apresentam buracos profundos com piso acidentado e ocupações indevidas de entulho, que tornam o espaço hostil para a caminhada e ineficiente para veículos
Terreno Murado separando Conjunto Habitacional e 4º Anel Viário
Fonte: Google Maps
Construções ao redor da Lagoa do Jangurussu
Fonte: Google Maps
De acordo com o IPLANFOR Fortaleza 2040 existem 29 equipamentos públicos municipais no bairro Jangurussu. Nessa contagem pode-se conferir:
4 Espaços livres (área verde, largos/jardins e praças);
1 Areninha;
19 Equipamentos de Educação; e
5 Equipamentos de Saúde.
Em relação aos serviços prestados ao Jangurussu foi buscado no site Fortaleza em Mapas (disponível em: https://mapas.fortaleza.ce.gov.br) para conseguir ter uma melhor visão do que está sendo desenvolvido no bairro.
Limpeza Pública: A coleta domiciliar é feita durante o dia; o bairro apenas possui 3 ecopontos o que é um número baixo para um bairro de área abundante; não possui nenhuma lixeira subterrânea e nem áreas de coleta; os pontos de coleta domiciliar estão apenas em uma parte do território, na zona mais sudoeste.
Água e Esgoto: Em questão de tratamento, o bairro não consta com estação de tratamento de água, porém possui alguns de esgoto, além disso apenas contado um hidrante no bairro todo.
Mobilidade Urbana: o sistema cicloviário mal está presente nas áreas do bairro, o que preocupa para a locomoção dos moradores da região, nem mesmo a estação bicicletar da UNIMED, que promove mobilidade urbana sem automóveis motorizados, passa pelos trechos; como também não faz parte do programa estação segura para melhorar a segurança pública; os pontos de ônibus são um ponto forte do bairro por apresentarem bons números.
Segurança: Novamente em todo o bairro apresenta apenas uma Célula de Proteção Comunitária, fica mais ao limite da zona norte do bairro, sem conseguir atender a todos os moradores devidamente.
USO DOS SOLOS
Ao fazer uma análise das áreas do bairro estudado, pode-se constatar com a ajuda do mapa produzido de uso dos solos que apresenta logo de cara muitos espaços vazios e residenciais. O Jangurussu possui muitas habitações que estão nos planos de ações da Prefeitura de Fortaleza para garantir melhorias e regularizações, e muitas dessas residências estão perto uma das outras e até mesmo vazios urbanos ficam entre as moradias
É notório que o Jangurussu está evoluindo na questão de programas para a juventude e lazer, mas esses vazios em evidencia precisam de melhor qualidade para atender a todos tanto em mobilidade de pedestres e automóveis quanto também para que seja acessível a todos das comunidades do bairro, pois possui diversos trechos de difíceis acessos.
Fonte: SEUMA
Ano: 2018
Saneamento básico
Cerca de 70% do bairro apresenta uma rede de esgoto nas casas entre 80 a 100%, e os outros 30% do bairro apresenta um saneamento de 30% que é considerado baixo, foi visto também que o bairro possui duas estações de tratamento de esgoto, a ETE são cristóvão e a ETE conjunto palmeiras Se comparado a Fortaleza, segundo os dados Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a extensão da coleta de esgoto em Fortaleza seria de 49,9%, com isso jangurussu apresenta um sistema de esgoto razoável.
Abastecimento de água
Em relação ao abastecimento de água, como podemos notar jangurussu possui uma boa distribuição de água se comparado às outras infraestruturas, nas áreas de assentamentos precários, porém em alguns pontos próximo a lagoa podemos notar uma menor distribuição de água, cerca de 60 a 80%, que pode ser devido a problema de encanações
A prefeitura de fortaleza entregou no 28/02/2018, a primeira Célula de Proteção Comunitária da Capital, que vai funcionar no bairro Jangurussu. Vinculada ao Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), a Célula de Proteção Comunitária funcionará 24 horas e terá um efetivo de 40 guardas municipais e 20 policiais militares, que farão o patrulhamento a pé, de bicicleta e em motos
A violência é um reflexo e, ao mesmo tempo, um agravante das desigualdades socioeconômicas
Através de um estudo de dados, podemos notar que as áreas de fortaleza com Piores IDHS concentram maior número de homicídios em 2020 O jangurussu participa da AIS 3, que apresenta um dos piores índices de CVLIs, em 2020 foram cerca de 162 caso e IDH’s do jangurussu é 0,17.
minantemente por residências e possui, de ntamentos precários em seu território. Essa deformação na malha urbana do bairro que abitacionais ainda apresenta lotes com uma e uma disposição harmônica de edificações e sões, seguido de uma grande quantidade de e uma média de espaços selecionados para nto.
Lotes da área 1, aproximadamente 50 m x 230m | Loteamento do
Lotes da área 2, aproximadamente 80 m x 130m |Loteamento do Conjunto Santa Filomena
Lotes da área 2, aproximadamente 50 m x 150m | Loteamento do Conjunto Sítio São João
O bairro Jangurussu nasce em meio a ações de políticas públicas, trazendo consigo diversos projetos relacionados à habitação social, possuindo mais de 10 praças públicas e um Centro Urbano de Cultura e Arte.
De acordo com o Censo IBGE, de 2010, sua população é majoritariamente jovem e feminina. Esse contexto é um potencializador para projetos que tenham como objetivo desenvolver boas práticas de cultura, lazer, esporte e educação.
O bairro também conta com importantes equipamentos hídricos, como a margem do Rio Cocó e a Lagoa do Jangurussu. Esses equipamentos são acompanhados de grandes espaços livres pelo bairro, o que potencializa a capacidade de receber equipamentos de infraestrutura e lazer
Por fim, ao analisar principalmente os dados em relação ao planejamento urbano municipal, entende-se que há um potencial desenvolvimento urbano na região ao considerar que a região consta como prioridade em ações estratégicas governamentais em relação a infraestrutura e empreendedorismo.
Dados da comunidade (socio econômicos, densidade, etc)
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, o IDH do bairro Jangurussu apresenta dados insatisfatórios, compondo a lista de 10 piores índices de desenvolvimento entre os bairros da cidade.
Em relação ao perfil econômico dos moradores da região, o bairro Jangurussu, de acordo com o IBGE (2010), apresentou um grande adensamento de pessoas em estado de extrema pobreza, cerca de 10,92% da população do bairro.
Outro dado levantado sobre o perfil social do bairro foi quanto a sua faixa etária, que apresenta baixa proporção de idosos com mais de 65.
Segue os dados tabulados de acordo com o IBGE (2010) :
Condições físicas das moradias e comércio local
O direito à moradia digna foi reconhecido e implantado como pressuposto para a dignidade da pessoa humana, desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, foi recepcionado e propagado na Constituição Federal de 1988. Casas com o mínimo de habitabilidade, regularização fundiária é um dos problemas que devem ser prioridades para serem resolvidos no jangurussu. A moradia não é adequada se os seus ocupantes não têm um grau de segurança de posse, a moradia não é adequada se não garantir a segurança física..
Acessibilidade do local e sistema viário
As vias com má qualidade está localizada nas áreas precárias e em áreas de comunidades não possuem acessibilidade e não há um sistema viário regular, como podemos notar há ruas que não possuem passeio para pedestre, há acúmulos de lixos em canteiro, há áreas que sofrem com alagamentos em dias de chuvas. Uma das avenidas que faz ligação com a rodovia 4º anel viário, a avenida Dionísio Leonel Alencar, não possui pavimento, é estreita e não há calçada, é de grande importância a revitalização da avenida
PLANO DIRETOR DE FORTALEZA. DISPONÍVEL EM
HTTPS://URBANISMOEMEIOAMBIENTE.FORTALEZA.CE.GOV.BR/IMAGES/URBANISMO-E-MEIOAMBIENTE/CATALOGODESERVICO/PDP COM ALTERACOES DA LC 0108.PDF . ACESSO 07 DE MAR. 2023.
FORTALEZA EM BAIRROS. DISPONÍVEL EM: HTTPS://MAPAS.FORTALEZA.CE.GOV.BR/FORTALEZA-EMBAIRROS/. ACESSO 07 DE MAR. 2023
PREFEITURA DE FORTALEZA.DISPONÍVEL EM
HTTPS://URBANISMOEMEIOAMBIENTE.FORTALEZA.CE.GOV.BR/INFOCIDADE/11-ARQUIVOS-KML-S-EKMZ-S ACESSO 07 DE MAR. 2023
INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE FORTALEZA (IPLANFOR). AGENDAS TERRITORIAIS PARA OS BAIRROS CONJUNTO PALMEIRAS E JANGURUSSU 2019 - 2020 DISPONÍVEL EM:
HTTPS://FORTALEZA2040.FORTALEZA.CE.GOV.BR/FORUNSTERRITORIAIS/STORAGE/UPLOAD/FORUMS/DOCS/33/AGENDA-CONJUNTO-PALMEIRAS-EJANGURUSSU-PDF 20200629180200.PDF?TOKEN=6407EE3DE9459
ACESSO EM: 07 DE MAR. 2023
PREFEITURA DE FORTALEZA. PLANO MUNICIPAL DE CAMINHABILIDADE - CADERNO DE DIAGNÓSTICO. DISPONÍVEL EM:
HTTPS://URBANISMOEMEIOAMBIENTE FORTALEZA CE GOV BR/IMAGES/URBANISMO-E-MEIOAMBIENTE/INFOCIDADE/CADERNO DE DIAGNOSTICO PDF ACESSO EM: 07 DE MAR 2023
INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE FORTALEZA (IPLANFOR). DIAGNÓSTICO TERRITORIAL PARA OS BAIRROS CONJUNTO PALMEIRAS E JANGURUSSU 2019 - 2020 DISPONÍVEL EM:
HTTPS://FORTALEZA2040 FORTALEZA CE GOV BR/FORUNS-TERRITORIAIS/FORUM/32/JANGURUSSU
ACESSO EM: 07 DE MAR 2023
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). PERFIL MUNICIPAL DE FORTALEZA CEARÁ: IPECE INFORME, N 42, OUT 2012 DISPONÍVEL EM:
HTTPS://WWW IPECE CE GOV BR/WPCONTENT/UPLOADS/SITES/45/2018/09/IPECE INFORME 42 OUTUBRO 2012 PDF ACESSO EM: 08 MAR 2023
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). PERFIL
SOCIOECONÔMICO DE FORTALEZA , N 2, 2012 DISPONÍVEL EM: IPECE CE GOV BR/WPCONTENT/UPLOADS/SITES/45/2015/02/PERFIL-SOCIOECONOMICO-FORTALEZA-FINAL-EMAIL PDF
ACESSO EM: 08 MAR 2023