Cartilha Maringá RegiusPrev

Page 1

REGIUSPREV

Plano de Previdência Complementar dos Servidores Públicos da Prefeitura de Maringá e Autarquias

REGIUS PRA VOCÊ C O N T E C O M E S S A P R O T E Ç Ã O

A Importância da Previdência Complementar

A Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, determinou que os Entes Federativos necessitam implantar o Regime de Previdência Complementar (RPC) para seus servidores públicos.

A reforma da previdência, a perda de valor real do benefício com o passar dos anos e o aumento da idade mínima têm levado os brasileiros a refletirem sobre a importância de se aderir a um plano de benefícios que complemente sua renda na aposentadoria. Essa consciência previdenciária, quanto mais cedo for despertada, melhor é.

A previdência complementar tem um importante papel social na medida que promove a manutenção da qualidade de vida na aposentadoria e dá ao cidadão a capacidade de assumir a responsabilidade pelo seu futuro, sem contar, para isso, somente com o Estado.

01

O Plano de Previdência Complementar

Características de um plano de Previdência Complementar Fechado:

Ÿ É operado por Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), que não tem fins lucrativos, cujos custos administrativos são bem menores que as taxas cobradas pelas entidades abertas (bancos e seguradoras).

Ÿ A adesão é voluntária e as contribuições recebidas são aplicadas no mercado financeiro. Os investimentos são isentos de imposto de renda, garantindo uma melhor rentabilidade.

Ÿ A EFPC trabalha com o regime de capitalização, ou seja, as reservas são formadas no período contributivo para garantir o pagamento das rendas de aposentadoria e/ou benefício por morte.

Ÿ Os benefícios pagos pelas EFPC são independentes do benefício pago pelo INSS e regimes próprios de previdência (RPPS).

02

Vantagens para o servidor

Construir um benefício complementar ao benefício da Maringá Previdência, contando com a contribuição da Prefeitura de Maringá e Autarquias.

O Benefício do Plano Maringá RegiusPrev + Benefício da Maringá Previdência darão a possibilidade de manter seu padrão de renda no momento da aposentadoria.

Pagar menos Imposto de Renda mensalmente, pois a sua contribuição abate a base de cálculo de IR, até o limite de 12%.

Investir em um plano rentável e seguro, administrado pela REGIUS, que tem mais de 38 anos de experiência na gestão de planos de benefícios.

Realizar um eficiente planejamento sucessório, pois em caso de morte do participante, os recursos acumulados serão pagos aos dependentes indicados, sem necessidade de ir para inventário.

O benefício por morte é isento de Imposto de Renda.

Escaneie o QR Code e saiba mais:

maringa.regiusprev.com.br

PREV
Por que aderir ao Maringá RegiusPrev? REGIUS

Vantagens para o Ente Federativo:

Ÿ Cumprimento da obrigação decorrente da Emenda Constitucional 103/2019, evitando a perda do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que habilita o ente federativo a continuar recebendo repasse de recursos da União.

Ÿ Instrumento de motivação e retenção de talentos.

Ÿ Estabelecimento de uma cultura previdenciária no ente federativo.

Ÿ Não há risco atuarial.

Ÿ Redução do custo com o RPPS dos servidores no longo prazo, desonerando o município.

Ÿ No caso do Plano RegiusPrev, não há custo inicial para o município implantar o Regime de Previdência Complementar (RPC) para os seus servidores.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC são instituições criadas para o fim exclusivo de administrar planos de benefícios de natureza previdenciária, patrocinados e/ou instituídos.

Requisitos fundamentais de uma EFPC:

Ÿ Possuir qualificação técnica comprovada e competência para gerir os recursos colocados em sua confiança, sempre atendendo às exigências legais e normativas.

Ÿ Utilizar os recursos administrativos de forma responsável e consciente.

Ÿ Manter uma política de investimentos bem estruturada e eficaz.

Ÿ Melhores práticas de governança corporativa:

ü Gestão de Riscos e Controles Internos;

ü Integridade e Compliance;

ü Auditoria Interna;

ü Auditoria Independente;

ü Comitê de Riscos;

ü Planejamento Estratégico;

ü Gestão por Processos;

ü Processo Decisório Estruturado;

ü Transparência e Comunicação.

A EFPC 03

+ 38 anos de atuação

A REGIUS 04

7 planos de benefícios

A REGIUS é a Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC escolhida para administrar o plano de previdência complementar dos servidores da Prefeitura de Maringá e Autarquias. A REGIUS foi criada em 1985 pelo BRB - Banco de Brasília S/A. É uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal administrar planos de benefícios complementares ao benefício da previdência oficial. O time da REGIUS trabalha na gestão dos planos para proporcionar segurança e rentabilidade, propiciando uma renda que garanta a proteção social para participantes e familiares e a manutenção do padrão de vida, na fase da aposentadoria.

+ R$ 3,6 bilhões de patrimônio + 6 mil participantes

A REGIUS está preparada para administrar o plano de previdência complementar dos servidores da Prefeitura de Maringá e de suas Autarquias!

Em 2022, a REGIUS pagou mais de em benefícios R$200 milhões para participantes, aposentados e 1.574 pensionistas dos planos BD-01, CD-02, CV-03 e CD-Metrô-DF.

O time de profissionais é formado por pessoas capacitadas e preparadas para cumprir a missão da REGIUS, afinal o futuro que você sonha está em nossos Planos.

A previdência complementar dos servidores de Maringá e Autarquias

PREV

REGIUS

O Maringá RegiusPrev

O Plano de Previdência Complementar dos servidores da Prefeitura de Maringá e Autarquias é administrado pela REGIUS Sociedade Civil de Previdência Complementar, que faz também a gestão dos planos dos empregados do Banco BRB, BRBCard, BRB Seguros, Saúde BRB, do Metrô-DF e da CEASA-DF.

O Plano Maringá RegiusPrev foi concebido na modalidade de contribuição definida, sendo um plano individual, cujos recursos ficam vinculados ao CPF do Participante. É um plano que não tem riscos atuariais, pois o benefício é pago no prazo ou percentual escolhido pelo participante.

REGIUSPREV

Previdência Oficial + Previdência Complementar

Duas entidades, juntas, trabalhando pela segurança do futuro dos servidores municipais de Maringá.

REGIUS – O futuro que você sonha está em nossos Planos!

05
+

De forma complementar ao Plano de Benefícios da Maringá Previdência, podem aderir ao Plano Maringá RegiusPrev, todos os servidores da Prefeitura Municipal de Maringá, da Câmara Municipal de Maringá, da Maringá Previdência, da Agência Maringaense de Regulação (AMR), do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).

06
Quem pode aderir?

Como funciona o Plano Maringá RegiusPrev?

O Plano Maringá RegiusPrev é de contribuição definida, individual e sem riscos atuariais.

Ÿ Plano Individual:

As contribuições pessoais e aquelas depositadas pela Prefeitura de Maringá ou Autarquias (contribuições patronais) ficam vinculadas ao seu CPF, em contas individuais. Suas contribuições pessoais são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, no período de acumulação dos recursos, ou seja, você pagará menos IR mensalmente, pois a dedução é feita no processamento da folha de pagamento.

Ÿ Valorização das cotas

Os valores depositados serão aplicados no mercado financeiro pela REGIUS (gestora do Plano). A meta de rentabilidade é da variação do IPCA-IBGE + 4% ao ano. Historicamente, a REGIUS tem alcançado rentabilidade acima da meta.

Ÿ Benefício previdenciário

No momento de se aposentar, o participante escolhe o prazo de recebimento do benefício, que será calculado a partir do saldo de cotas do participante (contribuições pessoais + patronais + rentabilidade líquida dos investimentos).

Ÿ Benefício por morte

O saldo de cotas é pago para os dependentes inscritos no Plano – não tem incidência de Imposto de Renda e não precisa entrar em inventário (planejamento sucessório).

07
08
Três Dicas de Ouro

Dica 1

Pague menos Imposto de Renda

Quem aderir ao Plano Maringá RegiusPrev vai pagar menos Imposto de Renda: contribuições para o Plano Maringá RegiusPrev serão lançadas na folha de pagamento da Prefeitura e/ou da Autarquia.

O percentual de contribuições até 12% abate da base de cálculo do Imposto de Renda. (Lei 9.532/1997 - incentivo fiscal).

Dica 2

Faça um Planejamento Sucessório

Quem aderir ao Plano Maringá RegiusPrev terá uma forma eficiente de fazer o planejamento sucessório, pois o benefício por morte previsto no plano é livre de Imposto de Renda e não vai para o inventário.

Dica 3

Cuide do seu futuro!

Todos os servidores da Prefeitura de Maringá e das Autarquias podem aderir ao Plano Maringá RegiusPrev. Veja em qual grupo você está inserido(a):

NOVOS SERVIDORES (admitidos após 24/08/2022)

Se você recebe abaixo do teto do INSS, pode aderir como participante facultativo (não há contribuição da prefeitura ou autarquia).

Se você recebe acima do teto do INSS, terá sua adesão automática e contribuirá junto com a Prefeitura de Maringá ou Autarquia para o seu plano de previdência complementar sobre o valor do seu salário, que excede o teto. A contribuição do seu empregador é paritária à sua contribuição, até o limite de 8,5%• O percentual mínimo é de 3%.

Quando se aposentar, você receberá o benefício da Maringá Previdência (limitado ao teto do INSS) + o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev.

SERVIDORES PARTICIPANTES DO PLANO FINANCEIRO (admitidos antes de 2004)

Podem aderir como participante facultativo ao Plano Maringá RegiusPrev.

Quando se aposentar, terá direito ao benefício da Maringá Previdência mais o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev (não há contribuição da prefeitura ou autarquia).

SERVIDORES PARTICIPANTES DO PLANO PREVIDENCIÁRIO (admitidos entre janeiro de 2004 até 24/08/2022)

São aqueles que têm direito à opção pelo benefício especial conforme Lei Complementar Municipal 1296/2021

Já podem aderir como participante facultativo ao Plano Maringá RegiusPrev.

Pode optar pelo Benefício Especial.

Terá direito, quando se aposentar, ao Benefício da Maringá Previdência (limitado ao teto do INSS) + o Benefício Especial (isento da contribuição previdenciária)

+ o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev.

Contribuições

Como são feitas as contribuições ao Plano?

As contribuições para o Plano Maringá RegiusPrev são descontadas na folha de pagamento, mensalmente, e sobre o décimo terceiro salário.

O valor mínimo é de 3% e não há limite máximo estabelecido. Você define o percentual. A contribuição mínima é de R$100,00 e o percentual pode ser alterado a qualquer momento. Para aqueles que têm direito à contribuição patronal (da Prefeitura de Maringá e Autarquias), o valor da contribuição é igual à do participante, até o limite de 8,5%.

O participante também pode realizar contribuições voluntárias, a qualquer momento, sem cobrança de taxas administrativas. Caso o participante queira ampliar a cobertura para invalidez permanente e morte, poderá contratar um seguro opcional.

Utilize os nossos simuladores para planejar seu benefício

Para contribuir com o seu planejamento previdenciário, a REGIUS desenvolveu dois simuladores especialmente para você, servidor de Maringá. Acesse agora mesmo!

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS

Simule seu benefício futuro e comece a construir hoje mesmo o futuro que você deseja.

SIMULADOR DE IRRF

Verifique de quanto será a dedução no seu imposto de renda conforme o valor de contribuição.

09

Benefícios 10

Quais são os benefícios oferecidos pelo Plano Maringá RegiusPrev?

RENDAS DE APOSENTADORIA

Ÿ Renda de aposentadoria programada

Requisitos: estar em gozo do benefício de aposentadoria concedido pelo RPPS, mínimo de 60 (sessenta) contribuições ao Plano e cessação do vínculo funcional com o Patrocinador.

Ÿ Renda de aposentadoria por invalidez

Requisito: estar aposentado por invalidez pelo RPPS.

Forma de cálculo: o benefício é apurado em quantidade de cotas rentabilizadas, na data da concessão, considerando o saldo de cotas existente em nome do participante: 100% das contribuições pessoais + 100% das contribuições patronais + rentabilidade líquida alcançada, dividido pelo prazo de recebimento escolhido pelo participante (de 5 a 30 anos). O participante pode escolher receber em percentual do saldo acumulado, sendo de no máximo 1% ao mês. Quem define é o participante. Forma de pagamento: pagamento mensal do benefício complementar, sendo o valor correspondente ao Abono de Natal (13° salário), pago em duas parcelas, por meio de crédito em conta corrente.

Reajuste dos benefícios: sempre em janeiro, pela variação das cotas.

BENEFÍCIO POR MORTE

Ÿ Aos beneficiários cadastrados: Em caso de morte de participante ativo ou aposentado, será pago aos seus dependentes indicados no plano, em única parcela, na proporcionalidade definida pelo participante, o saldo de cotas existentes em nome do participante. Nesse benefício, não há a incidência do Imposto de Renda e não faz parte de inventário. Está aí uma boa opção para o planejamento sucessório.

Institutos

Se eu sair da Prefeitura de Maringá ou da Autarquia em que trabalho, como ficam os meus recursos?

Caso ocorra a rescisão do contrato de trabalho, antes de completar os requisitos para a aposentadoria, o participante poderá optar por um dos institutos:

Ÿ Resgate (incide Imposto de Renda):

Resgatar 100% das cotas depositadas na conta individual e a parcela das cotas acumuladas na conta identificada da Patrocinadora, proporcional ao tempo de vinculação ao Plano Maringá RegiusPrev, nos seguintes percentuais:

- 50% até 2 anos;

- 70% mais de 2 e até 3 anos;

- 90% mais de 3 anos.

Ÿ Portabilidade:

Transferir a totalidade das cotas depositadas na conta individual do participante e na conta identificada da Patrocinadora para outro plano de benefícios.

Ÿ Autopatrocínio:

Optar por permanecer contribuindo para o Plano, pagando a contribuição pessoal e patronal. Nesta opção, todo o valor contribuído pela Prefeitura ou Autarquia para o servidor, continua vinculado a ele.

Ÿ Benefício Proporcional Diferido – BPD:

Optar por receber, quando complementar os requisitos da renda de aposentadoria programada, o benefício previdenciário, calculado com base na soma das contribuições pessoais + contribuições patronais + mais rentabilidade, conforme prazo de recebimento escolhido pelo participante.

11

12 É seguro investir no Plano Maringá RegiusPrev?

Sim, a REGIUS é uma entidade sólida, com mais de 38 anos de existência. Atualmente, administra um patrimônio de mais de 3,6 bilhões e paga mais de 200 milhões de benefício ao ano.

O Plano Maringá RegiusPrev conta com a mesma segurança dos outros planos administrados pela REGIUS. Além de uma equipe especializada, uma governança estruturada e comprometida, a gestão do Plano segue rigorosamente toda a legislação vigente, inclusive no que tange aos investimentos. Representantes da Prefeitura de Maringá terão assento no Comitê de Investimentos (todos os membros são certificados) e no Comitê de Patrocinadoras.

A REGIUS possui um canal de ética independente, uma ouvidoria estruturada, vários canais de relacionamento e uma linha de comunicação transparente.

Regime tributário

No momento de adesão ao Plano Maringá RegiusPrev, o participante deverá decidir se opta ou não pelo regime regressivo. As regras deste regime estão previstas na lei 11.053/2004 e os principais pontos são:

Ÿ A opção é irretratável. O participante não poderá alterar a sua decisão;

Ÿ O imposto apurado pelo sistema regressivo é tributado exclusivamente na fonte, portanto, não poderá haver compensação na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda;

Ÿ O regime regressivo tem como pressuposto que quanto maior for o prazo de acúmulo de cada contribuição, menor será a alíquota do Imposto de Renda no momento do resgate ou do recebimento do benefício de aposentadoria, conforme demonstrado na tabela a seguir:

Prazo de acúmulo de cada contribuição no Plano Alíquota de Imposto de Renda

< ou = a 2 anos

> 2 anos e < ou = a 4 anos

> 4 anos e < ou = a 6 anos

> 6 anos e < ou = a 8 anos

> 8 anos e < ou = a 10 anos

> 10 anos

Se o participante não fizer a opção pelo regime regressivo, ficará enquadrado na tabela progressiva, que é a tabela normal de tributação de Imposto de Renda.

13
35% 30% 25% 20% 15% 10%

Como aderir

Ficou ainda mais fácil e prático fazer sua inscrição no Plano Maringá RegiusPrev. A REGIUS, alinhada às novas tecnologias e buscando reduzir a burocracia, desenvolveu a Adesão On-line, funcionalidade disponível no site maringa.regiusprev.com.br, que permite agilidade e eficácia ao processo de adesão sem a necessidade de imprimir, preencher e assinar formulários. Faça agora mesmo sua inscrição!

Adesão On-line REGIUS, seu futuro num click.

14
Como posso falar com a REGIUS? relacionamento@regius.org.br www.regius.org.br (61)99977.2231 Central de Atendimento 0800 000 2977 Quer falar com nossos consultores? Faça seu agendamento no Balcão Virtual.
O futuro que você sonha está em nossos Planos relacionamento@regius.org.br www.regius.org.br (61)99977.2231 Central de Atendimento 0800 000 2977 REGIUSPREV maringa.regiusprev.com.br Escaneie o QR Code e saiba mais:

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.