Revista Integracao 113

Page 69

artigos

Trabalhando competências, habilidades e valores através das salas temáticas Rosilene Carvalho Nogueira Diretora da Escola Fundamental La Salle Sapucaia Há décadas, a discussão sobre a necessidade de a escola se reinventar vem criando dimensões frente às reflexões sobre uma sociedade em constante mudança em todos os setores, incidindo, assim, em novas formas de sentir, pensar e agir. Conforme Caravantes (2000), “Vivemos um mar de turbulências que emergem em decorrência de mudanças aceleradas e radicais nos campos: social, político, organizacional, econômico, tecnológico, do conhecimento, gerencial, da ecologia, da valorização do homem, dentre outros.” Frente a esta sociedade globalizada, faz-se necessário que a escola ressignifique sua ação para que possa atender as necessidades do aluno oriundo de novas configurações sociais. Neste sentido, a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, de Sapucaia do Sul/RS, a partir de pesquisa socioantropológica,

de visitas na comunidade, de projetos da escola, da fala de pais, alunos, professores, funcionários e da Mostra de Conhecimento, entre outros, constatou que frente à chamada sociedade do conhecimento a necessidade eminente das famílias diz respeito à busca do saber. Cada vez mais, o aluno deve ser agente ativo do processo ensino/ aprendizagem.

mática da sala de referência, sendo que os grupos transitam nas demais salas a fim de apropriarem-se dos outros assuntos. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos com a formação de grupo de três alunos de ano/ciclo diferentes. Nestes dias, os estudantes não possuem turma específica, mas reúnem-se com colegas de outras turmas com interesses similares.

A partir desta análise, verificamos que o eixo central do complexo temático 2014 deveria versar sobre a busca do conhecimento. Assim, a Escola organizou seu projeto para 2014 em salas temáticas, onde cada espaço foi reorganizado a partir de um tema, possibilitando ao aluno desenvolver projetos conforme os assuntos e problemáticas de seu interesse.

Foi pensado, ainda, na estrutura física como elemento motivador e instigador do processo. Entre as mudanças, foram criados painéis temáticos nas salas, pintadas de acordo com cada proposta. Continuamos investindo para que as estruturas possam dar suporte às pesquisas realizadas. No final, os projetos desenvolvidos pelos alunos deverão ser revertidos em conhecimento prático que beneficie a comunidade, a Escola ou a própria turma.

Os projetos pedagógicos são desenvolvidos pela turma através da te-

Referência

Alunos desenvolvem habilidades em projetos de pesquisa nas salas temáticas

CARAVANTES, Geraldo Ronchetti. O ser total: talentos humanos para o novo milênio. 3. ed. Porto Alegre: AGE, 2002.

WWW.LASALLE.EDU.BR

69


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.