Revista Integracao 113

Page 31

experiências

A Matemática de maneira lúdica na Educação Infantil Jogos propiciam benefícios diversos, como o desenvolvimento do raciocínio lógico Maria do Carmo Guastaldi Coordenadora Priscila Vasconcelos Chiaradia Professora do Jardim I O jogo, além de ser um objeto sociocultural, é uma atividade natural no desenvolvimento dos procedimentos psicológicos básicos, e supõe um “fazer sem obrigação”, mesmo utilizando normas, demandas de exigências e controle. Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos), ou seja, os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Assim, tornam-se produtoras de linguagens, compreendem e utilizam convenções e regras necessárias ao processo de ensino e aprendizagem. A participação em jogos de grupos demonstra uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança. É um estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Alunos do Jardim I colocam em prática as competências e habilidades através do jogo

outras matérias. A criança a aprende a: No caso do jogo apresentado a seguir, além das positividades e características já apresentadas, o aluno aprende o valor da reutilização. O Jardim I do Colégio La Salle São Carlos/ SP, criou o jogo “Cobre o Tabuleiro”, utilizando apenas uma tampa de caixa de pizza, restos de EVA e retalhos de velcro. A criança tira uma carta com uma cor que representará a ‘casa’ do tabuleiro em que contará o número de bolinhas. Em seguida, deverá pegar a ficha com o número correspondente à quantidade. Através desse e de outros jogos, são trabalhadas diversas habilidades e competências exigidas na Educação Infantil não só na Matemática, mas em

a) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconhece sua “necessidade”; b) Construir as primeiras ideias sobre quantidade; c) Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos e faces; d) Reconhecer e valorizar números, operações numéricas, contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

tratégias e em sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando conhecimentos prévios; f) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador. Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro. Cada uma deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.

e) Ter confiança em suas próprias es-

WWW.LASALLE.EDU.BR

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.