Page 1


O melhor da programação brasileira presente em 115 países, com 580 mil domicílios assinantes. A TV GLOBO INTERNACIONAL É UM CANAL PREMIUM POR ASSINATURA, TOTALMENTE EM PORTUGUÊS.

SINAL AMÉRICAS 24 países 288 mil domicílios assinantes

O CANAL É TRANSMITIDO POR CINCO SINAIS, COM GRADES DE PROGRAMAÇÃO CUSTOMIZADAS PARA MELHOR ATENDER AOS TELESPECTADORES DE CADA REGIÃO. 1 Incluindo Portugal. Portugal recebe o Sinal Europa, com exceção das 17h35 às 20h35 (seg. a sáb., horário de Lisboa – sujeito a alteração), faixa horária em que possui uma programação exclusiva transmitida pelo Sinal Portugal (local). 2

2

Cobertura em abril/2010.


SINAL EUROPA1 67 países 57 mil domicílios assinantes

SINAL JAPÃO 1 país 15 mil domicílios assinantes

SINAL ÁFRICA 23 países 220 mil domicílios assinantes

SINAL PORTUGAL (LOCAL)2 1 país 42 mil domicílios assinantes

3

BRASILEIROS E POVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA FORMAM UM PÚBLICO POTENCIAL DE 1,9 MILHÃO DE TELESPECTADORES ESPALHADOS PELO MUNDO3.

Estimativa feita com base na pesquisa realizada na enquete do site da TVGI em relação ao número de telespectadores que assistem ao Canal nos domicílios.

3


Públicos-alvo Brasileiros no exterior

Comunidades lusófonas

Onde quer que estejam, os brasileiros podem continuar acompanhando a programação da emissora líder de audiência no Brasil.

• O português é a quinta língua mais falada no mundo 5.

A TV Globo Internacional permite que os imigrantes mantenham seus vínculos culturais com o Brasil e matem as saudades do país, além de ser uma importante fonte de informação e entretenimento.

Os mais de 3 milhões1 de brasileiros que residem no exterior: • enviaram US$ 4,7 bilhões/ano para o Brasil em 20092; • beneficiam 1,3 milhão de brasileiros com remessas3; • direcionam as remessas para gastos com despesas diárias (46%), educação (13%), investimento comercial (10%), poupança (9%) e propriedades (7%)3; • comunicam-se em português e preferem consumir produtos brasileiros ou vendidos em comércio de brasileiros4.

1 2 3

4

4

Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2009. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 2010. BENDIXEN & ASSOCIATES. Estudo sobre os destinatários de remessas no Brasil, 2004. BORGES, Carlos; MENDES, Edilberto; LIMA, Roberto. Imprensa comunitária brasileira no exterior, sobretudo nos EUA, 2008.

• Além dos brasileiros, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo falam português5. • Oito países têm o português como sua língua principal. • Portugal acompanha a programação brasileira há anos, e outros países, como Angola e Moçambique, têm grande preferência pelos programas de televisão do Brasil.

Assinantes ASSINANTES DE UM CANAL PREMIUM, OS TELESPECTADORES DO CANAL REPRESENTAM UM PÚBLICO QUALIFICADO E QUE RECONHECE A QUALIDADE DOS PROGRAMAS DA TV GLOBO. ASSISTEM À TV GLOBO INTERNACIONAL DIARIAMENTE E, EM MÉDIA, QUATRO HORAS POR DIA6. CONSIDERAM QUE ASSISTIR TV É UMA DAS SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE LAZER6. CONSOMEM PRODUTOS BRASILEIROS NO PAÍS ONDE VIVEM6.

5 6

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), 2010. Pesquisas realizadas no site da TV Globo Internacional.


Comercialização Investir na TV Globo Internacional A TV Globo Internacional facilita a comunicação entre anunciantes e telespectadores e oferece soluções acessíveis a empresas de qualquer porte.

Resultados comprovados

“Com a Globo Internacional, tivemos aumento de vendas e fortalecimento da marca na região.”

“O Vita recebe hoje clientes de Angola e Moçambique que nos conheceram através da Globo Internacional, indiscutivelmente a melhor maneira de levar nossa mensagem à África.”

“É só a campanha entrar no ar que o telefone começa a tocar.”

Fábio Yoshiso Ito, da 55 Criativa, agência responsável pelo planejamento estratégico da TRIUM – distribuidora das Havaianas, em Angola.

Dr. Antonio Carlos Worms Till, diretor da clínica Vita Check-up Center no Rio de Janeiro, Brasil.

Allan Neves, da agência Astra nos Estados Unidos.

5


Sinal Américas O Sinal Américas atinge todo o continente americano e a Oceania. Estados Unidos e Canadá merecem destaque pela quantidade de brasileiros e pelo perfil da imigração, respectivamente.

Estados Unidos

24 PAÍSES COBERTOS 288 MIL DOMICÍLIOS ASSINANTES 976 MIL TELESPECTADORES POTENCIAIS

Perfil do imigrante brasileiro nos Estados Unidos3

Os Estados Unidos são o país com maior concentração de brasileiros no mundo: cerca de 1,3 milhão1.

• 75% trabalham – os brasileiros têm a maior taxa de emprego em comparação com outros imigrantes.

A presença de brasileiros e lusófonos cresce significativamente no país. Desde 1990, houve um aumento de 60% no número de pessoas que falam português em suas residências em território norte-americano2.

• 25% falam um pouco ou simplesmente não falam inglês.

Nesse país, estamos presentes em 85 mil domicílios, o que representa aproximadamente 288 mil telespectadores potenciais.

• 33% têm ensino médio completo. • 19% têm diploma universitário; desses 90% têm diploma de pós-graduação. • Possuem renda média mensal de US$ 2.631. • Enviam ao Brasil, em média, 11 remessas ao ano.

Canadá No Canadá, a TV Globo Internacional é assistida por imigrantes brasileiros e portugueses. O governo local estimula a imigração de mão de obra qualificada, uma vez que o número de pessoas em idade produtiva não é suficiente para suportar o crescimento da economia no país. Estima-se que mais de 26 mil1 brasileiros residam no país.

1 2 3

6

Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2009. American Community Survey (ACS), 2007. LIMA, Álvaro. Brasileiros na América, 2009.

• Provêm, principalmente, de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.


Sinal África O Sinal África cobre 23 países do continente. Angola e Moçambique se destacam por ter o português como língua oficial.

Angola Angola é um país em reconstrução que, entre 2002 e 2008, cresceu em média 13% ao ano1. Além do setor petrolífero, o país começa a desenvolver outros setores, especialmente o da construção civil e de projetos agrícolas2. Parceiro econômico do Brasil, Angola também se une ao país cuturalmente. Angolanos e brasileiros compartilham, além do idioma, gostos pelo futebol, pela música, pelos artistas e especialmente pela televisão brasileira. Angola é o país com maior concentração de assinantes da TV Globo Internacional, com 180 mil domicílios assinantes. O sucesso da programação do canal chega a influenciar costumes locais, vocabulário, referências de moda e até nomes de lugares e pessoas.

23 PAÍSES COBERTOS 220 MIL DOMICÍLIOS ASSINANTES 746 MIL TELESPECTADORES POTENCIAIS

Telespectadores angolanos • 94% dos residentes em Luanda assistem à TV diariamente5. • A TV Globo Internacional é o canal preferido dos telespectadores com maior poder aquisitivo (24% da classe A, 17% da B e 14% da C)6. • A família angolana gosta de estar em casa reunida, e a televisão ocupa parte importante de seu tempo, destacando-se como a principal forma de diversão7. • A publicidade na televisão é considerada a mídia mais eficaz para conhecimento dos produtos por 69% dos angolanos7.

Os brasileiros também compõem a audiência no país. Estima-se que 30 mil brasileiros3 residam em Angola, motivados, principalmente, pelas ofertas de bons empregos e salários. Várias empresas brasileiras estão presentes no país e são responsáveis pela geração de 10% do PIB angolano4. 1 2 3 4 5 6

7

APEX BRASIL. Estudos de oportunidades – Angola, 2010. FOLHA DE S. PAULO. Angola tenta diversificar sua economia, 2010. Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2009. G1. Empresas brasileiras geram 10% do PIB de Angola, 2007. Marktest, AMPS Luanda, 2009. Marktest Angola. All Media & Products Study (AMPS), 2008. Percentual de quando a TVGI foi a primeira referência de três citações. EXAME ANGOLA. Quem somos e o que compramos, 2010.

7


Sinal Japão Para atender aos hábitos e horários locais dos assinantes do Japão, a TV Globo Internacional oferece uma grade de programação exclusiva para o país.

COBERTURA EXCLUSIVA NO JAPÃO 15 MIL DOMICÍLIOS ASSINANTES 51 MIL TELESPECTADORES POTENCIAIS

Dessa forma, os anunciantes do Sinal Japão têm a oportunidade de se comunicar exclusivamente com os telespectadores deste país.

Comunidade brasileira no Japão • Os brasileiros formam o terceiro maior grupo de imigrantes no Japão, atrás apenas dos chineses e dos coreanos1. • São predominantemente homens (55%) e em idade jovem/adulta (71% têm entre 15 e 49 anos)2. • Esses brasileiros trabalham duro, muitos como operários, com o objetivo de poupar dinheiro para abrir um negócio no Brasil e sustentar suas famílias3. • A saudade do Brasil é a primeira dificuldade que os imigrantes enfrentam, seguida pelo desconhecimento da língua japonesa, de modo que a comunicação se torna uma barreira para a integração3. Com isso, a televisão se torna uma das principais opções de lazer nas horas vagas, além de manter seus vínculos culturais com o Brasil.

1 2 3

8

Japan Statistical Yearbook, 2010. Dados referentes a 2007. SASAKI, Elisa Massae. Brasileiros no Japão, 2008. Dados referentes a 2006. BELTRÃO, Kaizô; SGAHARA, Sonoe. Permanentemente temporário: dekasseguis brasileiros no Japão, 2004.


Sinal Europa O Sinal Europa une os milhares brasileiros que moram no continente. É o sinal que cobre o maior número de países.

• Estima-se que mais de 800 mil brasileiros1 residam na Europa, concentrando-se, principalmente, em países como Reino Unido, Portugal, Espanha, Alemanha e Itália.

Perfil dos brasileiros residentes em Londres2 • Predominantemente homens (51,5%) e jovens adultos (82% têm entre 18 e 40 anos). • Mais da metade (54%) dos imigrantes cursaram o 2º grau. • Migram em busca de melhores perspectivas econômicas, estudo e uma vida melhor.

1 2

3

Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2009. Depto de Geografia da Universidade Queen Mary, Londres. Brazilians in London: a report for the strangers into citizens campaign, 2007. FERNANDES, Duval Magalhães; RIGOTTI, José Irineu Rangel. Brasileiros na Europa: notas introdutórias, 2008.

(*) O Sinal Europa não cobre Portugal somente na faixa horária das 17h35 às 20h35 (seg. a sáb., horário de Lisboa – sujeito a alteração).

67 PAÍSES COBERTOS* 57 MIL DOMICÍLIOS ASSINANTES* 193 MIL TELESPECTADORES POTENCIAIS*

• São motivados, especialmente, por políticas de migração menos severas e por perspectivas de ganhos econômicos, conhecimento e experiência.

Perfil dos brasileiros residentes na Itália3 • 71,5% dos brasileiros com permissão de residência são mulheres, o que sinaliza uma oportunidade para produtos e serviços direcionados a esse público. • São beneficiados pelas facilidades para a obtenção da cidadania: • Cerca de 215 mil brasileiros já obtiveram a cidadania italiana por descendência e cerca de 500 mil brasileiros ainda esperam consegui-la. • Estima-se que 10% daqueles que conseguem nacionalidade italiana fixem residência no país.

9


Sinal Portugal (Local) A TV Globo Portugal foi lançada em 2007 e leva o melhor da programação da TV Globo e dos canais Globosat a um país com fortes laços com o Brasil.

Portugal Durante boa parte do dia, os anunciantes da TV Globo Portugal também atingem os assinantes do resto da Europa. Para os anunciantes que desejam se comunicar com exclusividade com o território português, a TV Globo Portugal conta com uma faixa horária local, das 17h35 às 20h35 (de seg. a sáb., horário de Lisboa – sujeito a alteração), com uma programação direcionada especialmente ao país. • As famílias portuguesas acompanham a programação da TV Globo há mais de 30 anos. Nesse período, mais de uma centena de novelas e minisséries foi exibida no país. • Desde o lançamento da TV Globo Portugal em 2007, o número de assinantes em Portugal cresceu vertiginosamente. Hoje, são mais de 40 mil domicílios assinantes. • Nos últimos 15 anos, o país precisou de mão de obra, principalmente no setor da construção, e passou a acolher um número expressivo de imigrantes1. Estima-se que residam no país cerca de 137 mil brasileiros2, além de milhares de angolanos e moçambicanos.

1 2 3

4

G1, Brasil fica em 2º em lista de imigrantes mais empregados, 2008. Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2009. Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS): ROSSI, Pedro Linhares. Remessas de imigrantes brasileiros em Portugal, 2004 . MALHEIROS, Jorge. A imigração brasileira em Portugal, 2007.

10

COBERTURA EXCLUSIVA EM PORTUGAL 42 MIL DOMICÍLIOS ASSINANTES 142 MIL TELESPECTADORES POTENCIAIS

Perfil dos brasileiros residentes em Portugal3 • Predominantemente homens (64%) e jovens (58% têm menos que 30 anos). • Emigraram por motivos econômicos e em busca de melhores condições de vida. • Querem comprar um imóvel (31%) e abrir um negócio próprio (25%). • Residem em Lisboa (41%)4.


Programação

Os programas de grande sucesso da TV Globo e Globosat estão também na tela da TV Globo Internacional. Novelas, séries, programas de humor, programas de auditório, entrevistas, shows e toda a credibilidade do jornalismo da TV Globo transmitidos em português para 115 países.

11


Programas exclusivos SINAL AMÉRICAS Planeta Brasil é um fórum de ideias e discussões direcionado à comunidade brasileira que mora no exterior. A cada semana, um tema diferente mostra como o brasileiro se adapta aos novos países e como seu estilo de vida influencia outras culturas.

SINAL ÁFRICA O Revista África tem um conteúdo exclusivo para os assinantes africanos, valorizando a expressão cultural, a riqueza e a energia deste povo único. O programa também destaca lugares e personagens surpreendentes de Angola e Moçambique.

SINAL PORTUGAL e SINAL EUROPA Transmitido nos sinais Portugal e Europa, o Cá Estamos é uma revista cultural com entrevistas e reportagens que abordam o melhor do Brasil e de Portugal. O programa é exibido aos sábados, com apresentação da atriz portuguesa Filomena Cautela.

SINAL JAPÃO O Sinal Japão exibe uma versão local do Planeta Brasil, com apresentação de Renato Brandão e com foco nos telespectadores desse país. O programa retrata a vida dos descendentes de japoneses nascidos no Brasil e que agora estão de volta à terra de seus ancestrais.

12


Eventos exclusivos

Além dos eventos já tradicionais no Brasil, a TV Globo Internacional apoia e transmite eventos direcionados e de grande interesse para o público do Canal.

Brazilian Day in NY

Brazilian Day Miami

Brazilian Day Canada

Há mais de 25 anos, os brasileiros de diversas partes dos Estados Unidos aproveitam o feriado prolongado do Dia do Trabalho e se dirigem a Nova York para matar as saudades do Brasil no Brazilian Day in New York. A festa tem a presença do elenco da TV Globo, além de shows de artistas brasileiros e uma feira temática na Sexta Avenida. A TV Globo Internacional transmite o evento desde 2003.

Em 2010, foi realizado pela primeira vez o Brazilian Day Miami, que reuniu milhares de pessoas no Bayfront Park. O show foi comandado por Luciano Huck com participação especial de Cláudia Leitte, além de apresentações de samba e capoeira. Os bastidores e os melhores momentos da festa foram exibidos no programa Planeta Brasil no Sinal Américas.

O Brazilian Day Canada teve sua segunda edição em 2010 e foi um grande sucesso. Luciano Huck e Ivete Sangalo fizeram uma grande festa para os brasileiros e estrangeiros que foram ao Yonge-Dundas Square, em Toronto. A cobertura do evento ficou por conta de um musical especial e de reportagens no programa Planeta Brasil.

Brazilian Day London

Brazilian Day Japan

Dia da Amizade Angola-Brasil

Em 2010, na segunda edição do evento, Londres comemorou o Brazilian Day London ao som de César Menotti e Fabiano, Fundo de Quintal e outros artistas. O show foi apresentado por Serginho Groismann e foi exibido num musical especial na TV Globo Internacional.

Na Terra do Sol Nascente, os brasileiros também fazem a festa. O evento já ocorre há três anos, e os melhores momentos do Brazilian Day Japan são exibidos na TV Globo Internacional.

O Dia da Amizade Angola-Brasil é uma grande celebração das culturas brasileiras e angolanas. Atrações musicais angolanas e brasileiras contagiam o público que lota o Estádio dos Coqueiros, em Angola. O evento é transmitido para os assinantes do canal no Sinal África num programa especial.

Legenda de exibição por Sinal: Sujeito a alteração.

AMÉRICAS

ÁFRICA

JAPÃO

EUROPA 13


Eventos A TV Globo Internacional transmite, para todos os sinais, diversos eventos que fazem sucesso no Brasil e no mundo.

FUTEBOL

CARNAVAL

VERÃO ESPETACULAR

STOCK CAR

Referência mundial, o futebol brasileiro é acompanhado tanto pelos que estão longe de casa quanto pelos que admiram os talentos brasileiros.

A maior manifestação artística e popular brasileira é acompanhada pelos assinantes da TV Globo Internacional.

O Verão Espetacular é um projeto que valoriza as mais variadas modalidades esportivas – atletismo, ciclismo, futebol de areia, futsal, vôlei de praia e esportes radicais – e que percorre diversas regiões do Brasil. É, por isso, uma ótima oportunidade de mídia durante toda a estação.

O Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro, cujo campeonato acontece ao longo de dez meses em várias cidades do Brasil.

Projeto tradicional na tela da TV Globo Internacional, o Futebol é um sucesso e atende significativa parcela dos assinantes do canal que o acompanham semanalmente (64% dos assinantes assistem a pelo menos um jogo de futebol por semana1).

1

O canal exibe vários eventos do Carnaval brasileiro, como os desfiles das escolas, festas de rua, apurações e cobertura jornalística, para que os brasileiros no exterior e os apaixonados pelo ritmo do país possam vivenciar pelo mundo afora esse período de festa.

Pesquisa realizada no site da TV Globo Internacional.

14

Com um público altamente qualificado, atraído por atributos como tecnologia de ponta, ousadia, competitividade e superação dos limites, o projeto é uma ótima oportunidade de comunicação .


15


Globo Internacional  

Globo Internacional