6 minute read

Divina em Rede amoroso à vida

O Hospital São José, de Arroio do Meio, completou, no dia 19 de março, 73 anos de uma linda história. O HSJ é referência para 37 municípios do Vale do Taquari e tem a missão de levar às pessoas serviços hospitalares humanizados, com segurança e qualidade.

Advertisement

os colaboradores e Comitê Gestor.

Emenda parlamentar destinada ao custeio

No mês em que comemorou 70 anos, o Santa Isabel recebeu uma boa notícia. O deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas) destinou emenda de custeio de R$ 130 mil para a instituição. O anúncio foi feito durante a sessão solene em homenagem ao HSI, na Câmara de Vereadores de Progresso, no dia 23 de fevereiro. Com o valor, será possível investir em infraestrutura, que agrega qualidade ao hospital e, principalmente, contribui para um atendimento ainda mais humanizado e acolhedor.

Carnaval na Saúde Mental

Muita diversão, marchinhas e brincadeiras. Assim foi a 8ª edição do Carnaval dos pacien tes da Saúde Mental do São José. As ativida des reuniram 13 pessoas e foram coordena das pela enfermeira Viviane Vianini.

As máscaras e gravatas utilizadas foram feitas na oficina de artesanato pelos próprios internos. A ação foi conduzida pela assistente social, Roseleni Escouto e organizada pela equipe interdisciplinar da Saúde Mental, que reúne psicólogos, profissionais de enferma gem, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas.

novos integrantes da CIPA

No dia 20 de março, foram empossados os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do HE. O grupo tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e a promoção da saúde no ambiente de trabalho. A gestão tem duração de um ano.

Confira a nominata:

Representantes dos empregados:

Titulares: Pâmela Nascimento, Dionatan Quilião, Bibiane Sulzbach, Cintia Cardoso e Antonio Santos.

Suplentes: Bruno Eckhardt, Gustavo Ferronato, Dailor Hergesell e Maria Domaraski.

Representantes do empregador:

Titulares: Dane Silva, Elisiane Bastarrica, Leticia Fabrin, Paulo da Costa e Edineia Welter.

Suplentes: Guilherme de Oliveira, Gabriela Adriano, Marciano Schmidt e Taciane de Almeida.

Dicas de saúde e bem-estar

HD avança sua posição entre os melhores do Brasil

Chama a atenção para o câncer de intestino

Março é o mês da prevenção do câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. O Março Azul Marinho, alerta para este, que é o segundo tipo mais recorrente de câncer no país, tanto entre homens, quanto em mulheres.

No RS, é um dos mais frequentes, ocupando o quarto lugar, com mais de 2, 5 mil novos casos e quase 2 mil mortes por ano.

Fique atento aos sintomas, pois com o diagnóstico precoce, os índices de cura chegam aos 95%.

Sintomas

• Diarreia ou prisão de ventre constantes;

• sangue nas fezes; vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta;

• dor ou desconforto abdominal;

• perda de peso;

• cansaço, fraqueza e anemia.

Fatores de risco

• Alto consumo de alimentos ultraprocessados e de carne vermelha;

• obesidade;

• sedentarismo;

• tabagismo;

• alcoolismo.

Como prevenir

• ter hábitos alimentares saudáveis;

• dieta rica em frutas, fibras e vegetais;

• realização de colonoscopia;

• atividade física regular.

O Hospital Divina, da Divina Providência, é o 3º melhor hospital de Porto Alegre e o quinto mais bem avaliado no RS. No ranking brasileiro, o Divina melhorou a sua colocação, subindo quatro posições em relação ao ano passado. De um total de 113 hospitais avaliados no país, passou da posição 44 para a 40, de acordo com o ranking World's Best Hospitals 2023 (Melhores Hospitais do Mundo 2023) da revista americana Newsweek. Foram analisados mais de 2.300 hospitais, em 28 países, considerando diferentes aspectos, como atendimento, pesquisa e inovação. Os posicionamentos destacados do Divina demonstram o empenho e a busca constante pela excelência dos serviços prestados. Parabéns merecido às equipes de todos os setores, aos médicos e Comitê Gestor.

Residentes recebem diplomas e comemoram

Em uma solenidade marcada por emoção, alegria e orgulho para os familiares, preceptores, médicos e equipes de profissionais da saúde, a Rede de Saúde da Divina Providência formou oito novos residentes das turmas do Programa de Residência Médica (PRM).

Receberam os diplomas em Ortopedia e Traumatologia (HI) Gabriel Brazeiro, Giovana

Labatut, com supervisão do Dr. Maurício Longaray; Psiquiatra (HSJ): Fernanda Menegotto da Silva, Jéssica Pérez e Rafael Furlanetto, supervisionados pelo Dr. Roberto Pierobom

Lima; Clínica Médica (HD): Camila de Almeida, Camila de Medeiros e Júlia Gheno dos Santos, tendo como supervisor o Dr. Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho. Camila de Medeiros destacou o orgulho em ser a primeira “médica preta” a se formar no PRM do Hospital Divina. “Aqui, em nenhum momento, fui tratada com preconceito ou discriminação”, afirmou.

Bem-vindos, novos residentes!

Em 1º de março, mais 11 médicos/as ingressaram no PRM e foram recebidos no Auditório Coração de Maria do HD. Eles vão atuar na área de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatolo gia, Psiquiatria e Medicina Intensiva.

Hospital Independência

O que é?

A Matriz Anual de Capacitações (MAC) é elaborada, a partir das necessidades de capacitação identificadas pelos supervisores e colaboradores das áreas. É uma ferramenta para a promoção da educação permanente no ambiente corporativo.

Para que serve?

A execução das ações educativas da MAC são acompanhadas e geram indicadores de qualidade referentes ao desenvolvimento humano. As capacitações qualificam o trabalho e uniformizam o conhecimento e práticas institucionais.

São promovidas, ainda, capacitações institucionais, demandadas pelas direções dos hospitais, para atender todos os setores. A execução da MAC é requisito para promoções, participação em eventos externos e descontos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em instituições de ensino conveniadas.

Informe-se sobre a MAC do seu hospital e da sua área! Dúvidas, fale com a Educação Corporativa: (51) 3320- 6000 (ramal 6507) ou pelo e-mail: educacao@divinaprovidencia.org.br.

Liderança em cirurgias e qualidade reconhecida

Em 2022, ano em que completou uma década de reabertura e passou a integrar a Rede de Saúde da Divina Providência, o Hospital Independência teve outra marca para comemorar. Manteve a liderança na realização de cirurgias de Ortopedia e Traumatologia no RS, com um número maior do que em 2021. No ano passado, foram realizados 4.491 procedimentos. A qualidade do atendimento prestado também se reflete no índice de satisfação alcançado:

RSDP vence os 4 lotes do Chamamento Público para a APS

A Rede de Saúde da Divina Providência venceu, em primeiro lugar, os quatro lotes do Chamamen to Público 22/2022 de Porto Alegre, para a gestão de unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS). Devido à vitória, foi possível escolher o lote, e a opção foi pelo Leste, que compreende as novas unidades na região da “LeNo” (Leste e Nordeste). A RSDP ainda continuou administrando 38 unidades na zona Oeste até 17 de março e iniciou a transição para as unidades da Leno a partir do dia 20. Uma das preocupações, nesse processo, foi valorizar seus profissionais e buscar contemplar o máximo de remanejos possíveis para as novas unidades. A RSDP agradece a todas as áreas que se envolveram no processo. Muito obrigado a todos!

Força conjunta

Divina participa de reunião de hospitais católicos com Arcebispo de Porto Alegre

A presidente da SSDP, Ir. Inês Pretto, o diretor de Operações de Saúde da RSDP, José Clóvis Soares, e o diretor técnico do Hospital Divina, Willian Dalprá, participaram de reunião – convocada pelo Arcebispo da Capital, Dom Jaime Spengler, com representantes de hospitais católicos de Porto Alegre. No encontro, Dom Jaime defendeu a criação de uma comissão que subsidie os hospitais para que eles tenham critérios técnicos nas necessidades de decisão em questões comuns enfrentadas, como a atual crise do IPE e a flexibilização da lei brasileira, pela qual os hospitais são obrigados a aplicar métodos de esterilização pelo SUS. Irmã Inês reforçou que há mais de 900 mil usuários do IPE no RS, que precisam ter restabelecidos os atendimento de forma plena, assim como os hospitais necessitam manter a sua sustentabilidade financeira. Para isso, precisam receber do IPE pelos serviços prestados.

Para o Arcebispo, é necessário que os hospitais católicos manifestem suas posições, pois considera que a sociedade tem, somente, a visão, política e governamental sobre os problemas do IPE. Ficou definida, ainda, a formação de um grupo de trabalho, uma espécie de Comitê de Bioética, multidisciplinar e com representantes de cada hospital católico de Porto Alegre, como forma de criar uma força conjunta para o enfrentamento das situações comuns.

Março, o mês delas

Uma rodada de palestras foi oferecida no Divina, com a participação de quatro convidadas de áreas de atuação diversas. Também foi oferecido um momento de massagem e auriculoterapia. Houve, ainda, curso de empoderar”.

O Independência reuniu as colaboradoras em um almoço especial no refeitório. Foram momentos de confraternização em um ambiente preparado, especialmente, para elas.

No Brasil, 33milhões de pessoas passam fome. A responsabilidae é NOSSA também!

Você já fez a sua parte?

This article is from: