4 minute read

Divina em Rede amoroso à vida

O Hospital São José, de Arroio do Meio, completou, no dia 19 de março, 73 anos de uma linda história. O HSJ é referência para 37 municípios do Vale do Taquari e tem a missão de levar às pessoas serviços hospitalares humanizados, com segurança e qualidade.

No dia 20, um grande abraço ao hospital reuniu colaboradores e a comunidade de Arroio do Meio numa demonstração de gratidão.

Advertisement

Emenda parlamentar destinada ao custeio

No mês em que comemorou 70 anos, o Santa Isabel recebeu uma boa notícia. O deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas) destinou emenda de custeio de R$ 130 mil para a instituição. O anúncio foi feito durante a sessão solene em homenagem ao HSI, na Câmara de Vereadores de Progresso, no dia 23 de fevereiro. Com o valor, será possível investir em infraestrutura, que agrega qualidade ao hospital e, principalmente, contribui para um atendimento ainda mais humanizado e acolhedor.

Carnaval na Saúde Mental

Muita diversão, marchinhas e brincadeiras. Assim foi a 8ª edição do Carnaval dos pacien tes da Saúde Mental do São José. As ativida des reuniram 13 pessoas e foram coordena das pela enfermeira Viviane Vianini.

As máscaras e gravatas utilizadas foram feitas na oficina de artesanato pelos próprios internos. A ação foi conduzida pela assistente social, Roseleni Escouto e organizada pela equipe interdisciplinar da Saúde Mental, que reúne psicólogos, profissionais de enferma gem, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas.

novos integrantes da CIPA

No dia 20 de março, foram empossados os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do HE. O grupo tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e a promoção da saúde no ambiente de trabalho. A gestão tem duração de um ano.

Confira a nominata:

Representantes dos empregados:

Titulares: Pâmela Nascimento, Dionatan Quilião, Bibiane Sulzbach, Cintia Cardoso e Antonio Santos.

Suplentes: Bruno Eckhardt, Gustavo Ferronato, Dailor Hergesell e Maria Domaraski.

Representantes do empregador:

Titulares: Dane Silva, Elisiane Bastarrica, Leticia Fabrin, Paulo da Costa e Edineia Welter.

Suplentes: Guilherme de Oliveira, Gabriela Adriano, Marciano Schmidt e Taciane de Almeida.

Dicas de saúde e bem-estar

HD avança sua posição entre os melhores do Brasil

Chama a atenção para o câncer de intestino

Março é o mês da prevenção do câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. O Março Azul Marinho, alerta para este, que é o segundo tipo mais recorrente de câncer no país, tanto entre homens, quanto em mulheres.

No RS, é um dos mais frequentes, ocupando o quarto lugar, com mais de 2, 5 mil novos casos e quase 2 mil mortes por ano.

Fique atento aos sintomas, pois com o diagnóstico precoce, os índices de cura chegam aos 95%.

Sintomas

• Diarreia ou prisão de ventre constantes;

• sangue nas fezes; vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta;

• dor ou desconforto abdominal;

• perda de peso;

• cansaço, fraqueza e anemia.

Fatores de risco

• Alto consumo de alimentos ultraprocessados e de carne vermelha;

• obesidade;

• sedentarismo;

• tabagismo;

• alcoolismo.

Como prevenir

• ter hábitos alimentares saudáveis;

• dieta rica em frutas, fibras e vegetais;

• realização de colonoscopia;

• atividade física regular.

O Hospital Divina, da Divina Providência, é o 3º melhor hospital de Porto Alegre e o quinto mais bem avaliado no RS. No ranking brasileiro, o Divina melhorou a sua colocação, subindo quatro posições em relação ao ano passado. De um total de 113 hospitais avaliados no país, passou da posição 44 para a 40, de acordo com o ranking World's Best Hospitals 2023 (Melhores Hospitais do Mundo 2023) da revista americana Newsweek. Foram analisados mais de 2.300 hospitais, em 28 países, considerando diferentes aspectos, como atendimento, pesquisa e inovação. Os posicionamentos destacados do Divina demonstram o empenho e a busca constante pela excelência dos serviços prestados. Parabéns merecido às equipes de todos os setores, aos médicos e Comitê Gestor.

Residentes recebem diplomas e comemoram

Em uma solenidade marcada por emoção, alegria e orgulho para os familiares, preceptores, médicos e equipes de profissionais da saúde, a Rede de Saúde da Divina Providência formou oito novos residentes das turmas do Programa de Residência Médica (PRM).

Receberam os diplomas em Ortopedia e Traumatologia (HI) Gabriel Brazeiro, Giovana

Labatut, com supervisão do Dr. Maurício Longaray; Psiquiatra (HSJ): Fernanda Menegotto da Silva, Jéssica Pérez e Rafael Furlanetto, supervisionados pelo Dr. Roberto Pierobom Lima; Clínica Médica (HD): Camila de Almeida, Camila de Medeiros e Júlia Gheno dos Santos, tendo como supervisor o Dr. Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho. Camila de Medeiros destacou o orgulho em ser a primeira “médica preta” a se formar no PRM do Hospital Divina. “Aqui, em nenhum momento, fui tratada com preconceito ou discriminação”, afirmou.

Bem-vindos, novos residentes!

Em 1º de março, mais 11 médicos/as ingressaram no PRM e foram recebidos no Auditório Coração de Maria do HD. Eles vão atuar na área de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatolo gia, Psiquiatria e Medicina Intensiva.

Hospital Independência

O que é?

A Matriz Anual de Capacitações (MAC) é elaborada, a partir das necessidades de capacitação identificadas pelos supervisores e colaboradores das áreas. É uma ferramenta para a promoção da educação permanente no ambiente corporativo.

Para que serve?

A execução das ações educativas da MAC são acompanhadas e geram indicadores de qualidade referentes ao desenvolvimento humano. As capacitações qualificam o trabalho e uniformizam o conhecimento e práticas institucionais.

São promovidas, ainda, capacitações institucionais, demandadas pelas direções dos hospitais, para atender todos os setores. A execução da MAC é requisito para promoções, participação em eventos externos e descontos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em instituições de ensino conveniadas.

Informe-se sobre a MAC do seu hospital e da sua área! Dúvidas, fale com a Educação Corporativa: (51) 3320- 6000 (ramal 6507) ou pelo e-mail: educacao@divinaprovidencia.org.br.

Liderança em cirurgias e qualidade reconhecida

Em 2022, ano em que completou uma década de reabertura e passou a integrar a Rede de Saúde da Divina Providência, o Hospital Independência teve outra marca para comemorar. Manteve a liderança na realização de cirurgias de Ortopedia e Traumatologia no RS, com um número maior do que em 2021. No ano passado, foram realizados 4.491 procedimentos. A qualidade do atendimento prestado também se reflete no índice de satisfação alcançado:

RSDP vence os 4 lotes do Chamamento Público para a APS

A Rede de Saúde da Divina Providência venceu, em primeiro lugar, os quatro lotes do Chamamen to Público 22/2022 de Porto Alegre, para a gestão de unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS). Devido à vitória, foi possível escolher o lote, e a opção foi pelo Leste, que compreende as novas unidades na região da “LeNo” (Leste e Nordeste). A RSDP ainda continuou administrando 38 unidades na zona Oeste até 17 de março e iniciou a transição para as unidades da Leno a partir do dia 20. Uma das preocupações, nesse processo, foi valorizar seus profissionais e buscar contemplar o máximo de remanejos possíveis para as novas unidades. A RSDP agradece a todas as áreas que se envolveram no processo. Muito obrigado a todos!

This article is from: