Leia a edição Nº775 do Jornal Itaquera em Notícias

Page 1

FUNDADOR: J.C. GUTIERREZ (in memorian)

DIRETORA RESPONSÁVEL: ACÁCIA GUTIERREZ

JUNHO DE 2023

Ano MMXXII* Nº 775

Taça das Favelas São Paulo tem os seus Dias de Peneiras

Alessandro Guedes atuou junto a lideranças por reconstrução de casas atingidas por rachaduras devido a obras na margem do córrego Jacupeval.

Página 6

Taça das Favelas irá mobilizar milhares de jovens moradores de favelas em todo o estado. Leia página 03.

Sensibilidade, trabalho, muita dedicação e simplicidade foram marcas da gestão Silvia Regina, que deixou o comando da Subprefeitura Itaquera, após 4 anos, com muito sucesso e desempenho

Passaram quatro anos, Silvia Regina, deixa o comando da Subprefeitura Itaquera. A troca, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo, se deu por questões rotineiras e aconteceu para melhor adequar os serviços públicos na região. Rafael Limonta, assessor de gabinete, está como Subprefeito em Exercício. Na foto ele aparece ao lado da vereadora Dra Sandra Tadeu e da ex-subprefeita.

EDITORIAL.....PÁG 2

Os famosos primeiros cem dias

PONTO DE VISTA.........PÁG 2

O julgamento de Deltan

Dallagnol

DIREITO.....PÁG 2

O papel da Justiça na sociedade

3

MARIA LUIZA AMERICANO, Nº 947
rededejornaisleste@terra.com.br
AV.
TELEFONES: 2748-0166
Divulgação Página Subprefeitura de Itaquera

Os famosos primeiros cem dias

Quando estão em campanhas eleitorais, os candidatos prometem solução para todos os problemas. Esse comportamento tem sido tolerado, porque ou o candidato promete tudo ou não se elegeria caso fosse mais realista. Quando se candidata à reeleição, apresenta os melhores índices em todas as áreas no atual mandato; quem pretende a mudança, aponta deficiências nas mesmas áreas. Depois de eleitos ou reeleitos, como previsível, as realizações prometidas facilmente são substituídas por desculpas, que também são as mesmas, sendo a mais comum a de que sabiam da gravidade dos problemas, mas que não imaginavam que fossem tão graves como constataram, argumento utilizado até por quem já era governo. Com o tempo, tornou-se praxe eleitos ou reeleitos estabelecerem os cem primeiros dias como um prazo razoável para uma avaliação do governo. E, diante da desilusão da população em razão da con-

DIREITO

tinuidade dos problemas, as desculpas novamente se repetem. Não trocam nem de argumentos nem de palavras. Antes de empossados, a grande maioria dos atuais apoiou aumento dos próprios salários. Essa iniciativa foi praticamente em todos os estados. O governo federal aumentou quatorze ministérios. Os estaduais aumentaram as secretarias e cargos comissionados. Medidas que contrastam com o avanço da tecnologia, cuja lógica seria a diminuição permanente de instituições públicas, de cargos e de servidores.

O Estado de São Paulo elegeu um governador considerado extremamente técnico e de linhagem conservadora, mas, ainda assim, os índices de violência só aumentaram em todo o Estado. Quando as imagens de assaltos aparecem nas plataformas de internet e TVs, as autoridades citam números de prisões efetuadas sem se darem conta da contradição cristalina entre o resultado dos números apresentados inverso aos das estatísticas crescentes de criminalidade. Não

O papel da Justiça na sociedade

A justiça é um valor fundamental para a sociedade, pois é através dela que se busca a garantia dos direitos humanos e do ordenamento jurídico. No entanto, o acesso à justiça ainda é um desafio em muitos países, incluindo o Brasil.

A visão da justiça para o cidadão é que todos os indivíduos devem ter acesso igualitário e sem empecilhos ao sistema de justiça, independentemente de sua situação econômica, social ou étnica. Além disso, a justiça deve ser imparcial, transparente e eficiente.

Para alcançar essa visão, é necessário que o Estado forneça mecanismos eficazes para que as pessoas possam exigir seus direitos e serem acolhidas adequadamente pelo sistema jurídico.

No Brasil, a Constituição de 1988 estabeleceu as bases para uma justiça mais acessível e democrática. O acesso à justiça é garantido pelo Estado e compete aos órgãos públicos fornecerem assistência judiciária gratuita aos que comprovarem a falta de recursos financeiros.

No entanto, apesar das garantias legais, o acesso

se dão conta de que se prenderam as centenas citadas, pelo aumento constatado, deveriam ter prendido dezenas de milhares. As falhas diárias nos transportes coletivos agravaram-se e se repetem. Seguem superlotados, os carros foram reduzidos, e, para piorar, os motoristas passaram a matar passageiros arrastados presos às portas. Praticamente em todas as áreas os índices pioraram. Além dos exemplos citados, como antes, a deficiência continua na saúde, educação, estradas, ruas, moradias, limpeza de rios, falta de emprego, no saneamento básico e na infraestrutura em geral. Pelo número de reclamações, a população não percebeu melhorias. Já pelas estatísticas governamentais, o Brasil estaria no padrão social de Noruega, Canadá, Dinamarca. Ou saímos do sofá e das teclas para as ruas ou daqui a cem anos os problemas e os argumentos continuarão os mesmos dos atuais cem dias.

PONTO DE VISTA

O julgamento de Deltan Dallagnol

Proponho deixarmos de lado paixões políticas e aversões pessoais, para examinarmos, pelo viés constitucional, a cassação de mandato do deputado federal Deltan Dallagnol. Ao fazê-lo, porém, será necessário consultar a história das Constituições anteriores e o texto da atual Lei Fundamental.

Determinava o Art. 10 da Carta Imperial de 1824 que “Os poderes políticos reconhecidos pela Constituição do Império do Brasil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judicial”. Os membros da Câmara dos Deputados e do Senado eram invioláveis “pelas opiniões que proferirem no exercício das suas funções” e se pronunciados o Juiz suspenderia “todo ulterior procedimento, dará conta a sua respectiva Câmara, a qual decidirá se o processo deve continuar, e o membro ser ou não suspenso do exercício das suas funções”.

Exceção feita à Carta Constitucional de 10/11/1937, outorgada pelo ditador Getúlio Vargas, todas as demais Constituições observaram a mesma linha, adotaram a divisão dos poderes e a proteção ao mandato. Destarte, segundo o disposto pelo Art. 2º da atual Lei Fundamental, “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

à justiça ainda é um desafio no país, principalmente para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social. Ainda há muitos obstáculos a serem superados, sendo que um dos principais é a lentidão do processo judicial. As estatísticas revelam exatamente essa complexidade do acesso à justiça no Brasil e a necessidade de mudanças significativas para garantir uma justiça mais eficiente e acessível.

A seguir, apresentamos algumas cinco informações desse importante tema:

1. 80% da população brasileira não tem acesso à justiça efetiva.

2. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há um déficit de mais de 200 mil vagas para servidores em tribunais e fóruns de todo o país.

3. Ainda de acordo com o CNJ, o tempo médio de tratamento de um caso judicial é de 8 anos no Brasil. Por conta disso, muitos são encerrados sem conclusão.

4. Segundo dados do IBGE, existem cerca de 45 milhões de brasileiros vivendo em situação de pobreza, que não possuem recursos financeiros para

Rede de Jornais Leste Ltda.

CNPJ 03.939.099/0001-80

Circulação: São Paulo - SP

Diretora Responsável: Acácia Gutierrez

MTb 35.004

Fundador: José Carlos Gutierrez (in memorian)

Diretora Administrativa: Mª J.de Lima Gutierrez

Redação e Reportagem: Acácia Gutierrez, Moacyr Minerbo e Tânia Regina.

Diagramação e Arte: Daniela Lima

Deptº Jurídico: Antonio Luiz L. do A. Furlam

contratar um advogado ou pagar as custas processuais.

5. Em 2018, o Brasil ocupava o 3º lugar no ranking de países com o maior número de processos judiciais pendentes, com mais de 80 milhões de casos não resolvidos.

Para garantir uma sociedade mais justa e equitativa, é fundamental que todos os cidadãos tenham acesso à justiça de forma eficiente e democrática.

No entanto, as estatísticas revelam que há ainda um longo caminho a percorrer para que essa visão seja alcançada no Brasil. É necessário investir em reformas que tornem o sistema jurídico mais acessível e eficiente, além de proporcionar uma educação jurídica adequada e acessível para os cidadãos.

*especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.

adv.br, que é atualizado semanalmente

Colaboradores: Dr. Almir Pazzianotto Pinto, Dra. Samanta Hernandes, Henrique dos Santos Silva, Larissa Santos e Thiago Massicano

Rede Social: Gustavo Pioker

Redação: av. Maria Luiza Americano, nº 947 - Jardim

Nª Srª do Carmo - Cep: 08275-001 -São Paulo - SP

Fone: (11) 2748-0166

E-mail: rededejornaisleste@terra.com.br

Impressão: Gráfica Pana. Fone: 3208-2487

Nossa equipe de Vendas é formada por profissionais autônomos e freelancers que trabalham por edição e com isso não possuem nenhum vínculo empregatício com nossa empresa. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal, sendo de inteira responsabilidade de quem as subscrevem. Os nomes dos colaboradores e representantes comerciais não mantém vínculo empregatício com a empresa - Filiado à Ajorleste - Associação dos Jornais da Zona Leste, AJORB - Associação de Jornais de Bairro de São Paulo e à Rede de Jornais Leste Ltda.

concursados e, em certos casos, indicados pelo presidente da República e referendados pelo Senado.

Deltan Dallagnol não foi nomeado, tampouco concursado. Concorreu em igualdade de condições com centenas de candidatos, e se elegeu pelo sistema proporcional, graças a 344.917 votos diretos e secretos, que lhe conferiram o primeiro lugar entre os representantes do povo paranaense na Câmara dos Deputados. Foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral e tomou posse no dia 1º de fevereiro. Como todo cidadão, Deltan Dallagnol está amparado pelo Título II da Constituição, onde estão gravados os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Encontra-se, portanto, sob a proteção do Art. 5º, com o extenso rol de incisos que lhe dão vida. Destarte, não será privado da liberdade e dos seus bens (como o mandato legislativo), sem o devido processo legal; se houver acusação válida, o processo correrá pelo Supremo Tribunal Federal; ser-lhe-ão assegurados o contraditório e o amplo direito de defesa; serão rejeitadas provas ilícitas; gozará de presunção de inocência até o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória (incisos LIV, LV, LVI, LVII).

Na topografia do Estatuto Orgânico Nacional – como a denominava Rui Barbosa – o Legislativo precede o Executivo que, por sua vez, precede o Judiciário. Eleitos pela vontade do povo, contudo, apenas os integrantes do Poder Legislativo e do Executivo. O Judiciário é composto por magistrados

Conforme o disposto no Art. 53, “Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Escrito na Constituição com o sentido de qualquer, quaisquer tem alcance impessoal e indeterminado. O parágrafo primeiro do referido artigo ordena, com transparência cristalina, que desde a expedição do diploma – isto é, mesmo antes de empossados – deputados e senadores “serão sub -

metidos a julgamento pelo Supremo Tribunal Federal”. Como está no Preâmbulo da Constituição, o Estado é democrático. A essência da democracia consiste na livre manifestação do pensamento, no voto direto, livre e secreto, na imunidade dos parlamentares, na independência e harmonia entre os Três Poderes. O Tribunal Superior Eleitoral integra o Poder Judiciário. São irrecorríveis as suas sentenças, “salvo as que contrariarem esta Constituição”, diz o Art. 121. À toda evidência, o voto do ministro Benedito Gonçalves, acompanhado silenciosamente pelos demais ministros da Corte, violou a Lei Superior. Da maneira como foi lavrado, ignorou o devido processo legal, impediu a promoção de provas, considerou o acusado culpado, e o puniu com a perda do mandato. Não lhe assegurou o direito de defesa, como não esperou pelo trânsito em julgado da decisão condenatória. Mais despótico, apenas o antigo Tribunal do Santo Ofício, onde suspeitos de heresia eram torturados e mortos na fogueira. Escreveu o Pe. Antônio Vieira que há juízes que julgam com o entendimento, e juízes que julgam com a vontade. Com o entendimento procedem os juízes que investigam os fatos, concedem ao acusado a oportunidade da defesa, conhecem e respeitam a Constituição e a lei. Com a vontade julgam os que decidem com ódio. Deltan Dallagnol foi julgado por adivinhação. Aguardemos a reação da Câmara dos Deputados, diante de tanta violência.

*Advogado. Foi Ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Mulher, a sua voz tem poder, reaja!

Saiba de seus direitos como vítima, e o que autoridades policiais proporcionam para você:

Entre tapas e ofensas, a cada 4 minutos uma mulher é agredida em seu ambiente familiar e se torna mais uma vítima da tão temida violência doméstica. Pensando nisso, é importante que cada vítima tenha consciência de seus direitos para que o que possa parecer inofensivo não se torne um caminho sem volta. Dessa maneira, devemos sempre deixar claro que inúmeras pessoas e autoridades estão sempre a disposição de ajudar mulheres nessa situação delicada. Mas como procurar ajuda?

O procedimento dessa corrida contra a violência de gênero começa pela aceitabilidade da própria ofendida em reconhecer que é vítima de violência doméstica, e em seguida, levar o ocorrido a uma delegacia, porém, para a mulher que encontre dificuldades em sair de casa, existem outras formas de denunciar, como por exemplo a Ouvidoria Nacional De Direitos Humanos, que

realiza atendimentos on-line, garantindo uma forma segura para que a mulher possa denunciar, sem correr riscos frente ao agressor (https://ouvidoria.mdh. gov.br), ou até mesmo o LIGUE 180, outra forma disponível e totalmente segura para realizar a denúncia. Já em atendimento com a vítima, a autoridade policial deverá de imediato informar o Ministério Público e ao Poder Judiciário, a existência de tal ocorrência, a fim de acelerar o processo de Medida Protetiva.

Nesse mesmo momento, seguindo os ditames da própria Lei Maria da Penha, a autoridade policial deverá encaminhar a ofendida para um hospital ou posto de saúde, bem como ainda ao Instituto Médico Legal (IML), para que seja feita perícia, certificando-se, se houver, o grau de lesão corporal. Importante mencionar nesse ponto, que entre formas e conceitos de violência doméstica, estas não se resumem em apenas agressões físicas, mas também patrimoniais, morais, sexuais e psicológicas sendo que a ultima,

por muitas vezes, podem auferir sequelas bem piores do que a primeira, por isso, é importante que a mulher, vítima de violência doméstica, procure o mais rápido possível ajuda. Por ultimo, mas não menos importante, é indispensável saber que o agressor fica obrigado a arcar com todos os custos de tratamento da vítima, sendo eles provenientes de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. De todo modo, fica aqui o meu recado para você MULHER:

NUNCA SE ESQUEÇA QUE EXISTEM MUITAS

PESSOAS QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO CONHEÇA, MAS QUE ESTÃO TRABALHANDO DIA APÓS DIA PARA CONSEGUIREM TE AJUDAR A SAIR DESSE CIRCULO VICIOSO DE VIOLÊNCIA, MAS PRA ISSO, VOCÊ PRECISA DAR O PRIMEIRO PASSO MULHER! FALE, GRITE, PEÇA AJUDA, A SUA VOZ TEM PODER!!

Insta: @drasamantahernandes E-mail: samanta. hernandes@hotmail.com

EDITORIAL Anuncie: 2748-0166 Ed. 775 *Junho de 2023 Itaquera em Notícias 2
*Thiago Massicano DIREITO DA MULHER *Dra. Samanta Hernandes *Almir Pazzianotto Pinto

Taça das Favelas tem seus dias de Peneiras

Nos finais de semana de junho, acontecem os Dias de Peneiras (DIPE’s) da Taça das Favelas São Paulo 2023, torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. As favelas que vão participar da Série A de 2023 da edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo recebem centenas de jovens que vão disputar uma vaga para representar a seleção de sua favela. As favelas deverão montar as suas seleções com 30 atletas. Entre os meninos, a idade é de 14 a 17 anos, enquanto no feminino, a idade é ilimitada. Após os DIPE’s, os próximos eventos serão o Lançamento, no dia 26 de

junho, no auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu. A bola começa a rolar dia 1 de julho, na Vila Manchester. As grandes finais serão no dia 18 de novembro. A Taça das Favelas começou a ser disputada em São Paulo em 2019. Na última edição, a favela de Paraisópolis venceu o Campanário, de Diadema, pelo placar de 1 a 0 na decisão do feminino. Enquanto no masculino, o Jardim Ibirapuera foi campeão em cima do São Bernardo, de Campinas, nas penalidades após o empate no tempo normal por 1 a 1. Mais informações: https://sp.tacadasfavelas. com.br/taca-das-favelas-sao-paulo-tem-os-seus-dias-de-peneiras-dipes-para-a-edicao-de-2023/

Subprefeitura de Itaquera durante 4 anos, foi administrada com um estilo único de muita dedicação, trabalho , sensibilidade, garra , determinação criatividade por Silvia Regina, que marcou a sua trajetória e de ser até hoje, a única subprefeita,a sentar na cadeira da região Leste de São Paulo seio ciclístico e corrida de rua colocaram Itaquera no mapa dos grandes eventos da cidade de São Paulo.

Primeira mulher a comandar a Subprefeitura

Itaquera, Silvia Regina imprimiu um estilo único a sua gestão. Primeiro cuidou da casa. Realocou funcionários e garantiu que o prédio que abriga a Subprefeitura fosse reformado sem custos para a gestão pública. O objetivo, segundo ela, “foi garantir um espaço mais acolhedor e humanizado para funcionários públicos e munícipes”.

Foi dela também, a ideia de um Espaço de Leitura Infantil, para que crianças pudessem brincar enquanto os pais eram atendidos e um Espaço Rosa, dedicado a mulheres para oficinas, cursos e bate-papos informais.

Ao assumir a Subprefeitura em maio de 2019, ela disse que faria uma gestão de portas abertas e que dialogaria com todos que estivessem dispostos a, assim como ela, trabalhar pelo progresso da região; assim foi.

Dinâmica e inquieta foi responsável pela execução, com recursos de emendas parlamentares – de dezenas de obras de adequação, manutenção e reforma de praças da região, reforma de quadras esportivas, execução de salão multiusos entre outras obras. Durante sua gestão, eventos importantes como pas-

Silvia Regina também foi uma excelente interlocutora. Quem chega a Itaquera pelo Radial Leste percebe de cara que a região mudou. As obras do SESI e SENAI, apesar de não fazerem parte do escopo da gestão da Subprefeitura, são exemplo dos bons tempos da gestão que soube dialogar com todos os setores pelo bem da região. Carismática e visionária, ela ajudou na articulação de políticas sociais e de moradias. Recentemente, ao lado do Presidente da COHAB João Cury, pleiteou a regularização dos imóveis do entorno da Praça Brasil e conversou com o Secretário

Executivo de Abastecimento e Agricultura da Secretaria Municipal de Subprefeituras de São Paulo, Carlos Eduardo, sobre a construção de um mercadão e de um banco de alimento na região. Silvia também se esforçou

para levar a Subprefeitura Itaquera para o centro do bairro, um desejo antigo dos comerciantes e era vista com frequência nas secretarias reforçando a necessidade da realização de obras emergenciais importantes

entre elas a contenção de solapamento das margens de rios e córregos e de taludes em áreas de risco. Durante o tempo em que foi responsável pela administração de uma das maiores subprefeituras da cidade de São Paulo, Silvia Regina, recebeu críticas e soube lidar com situação de crise como a do inicio deste ano quando as chuvas castigaram a região, quando isso aconteceu, ela foi a ruas para prestar solidariedade aos munícipes atingidos pelas chuvas e para acompanhar de perto o trabalho das equipes de zeladoria. Também foi dela a sugestão de uma audiência pública para orientar e informar os munícipes sobre as ações emergenciais que estavam sendo tomadas a médio e

em longo prazo para garantir segurança para todos. Passados seis meses, dezenas de obras emergenciais foram – e estão sendo - realizadas na região para conter o solapamento de córregos que cruzam a região. Galerias de águas pluviais também fora e estão sendo reformadas. Em ralação a zeladoria, mesmo figurando entre as subprefeituras com maior número de demandas solicitadas pela Central 156, a ordem da Subprefeita era para a equipe, ao circular pelos distritos administrativos também registrassem no sistema demandas “a população são os nossos olhas nas ruas”, costumava dizer. O legado deixado por Silvia Regina é, sem dúvida, o do trabalho. Quem conhece a região, sabe que existe um marco divisor importante que separa o antes e depois da gestão da Subprefeita, admirada até mesmo pelos opositores. Silvia Regina deixou a gestão da Subprefeitura Itaquera em um momento de expansão e com obras importantes, entre elas a construção da Base da Rocam, na Praça Brasil, e o primeiro Centro de Diagnóstico da Mulher, na Rua Lapena

A 1ª Jornada Científica Santa Marcelina Saúde, Cultura e Educação

Marcelina, um evento que promoveu a integração das áreas de saúde, cultura e educação sob a perspectiva da pesquisa. A 1ª

Jornada Científica Santa Marcelina Saúde, Cultura e Educação foi um marco importante no campo da pesquisa, reunindo profissio-

nais, pesquisadores, estudantes e interessados nas áreas. Ela proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e

experiências, contribuindo para o avanço dessas áreas tão fundamentais para a sociedade.A jornada demonstrou o compromisso

da rede com a excelência acadêmica e científica, além de incentivar o desenvolvimento contínuo nesses setores.

Programa “Tô Legal!” regulariza comércio nas vias públicas de São Paulo

Proposta é retirar vendedores da ilegalidade e fomentar o empreendedorismo, trabalho e renda; Emissão de TPU também será pela nova plataforma eletrônica

A Portaria de Autorização para comércio e prestação de serviços pode ser expedida para os locais disponíveis nas diversas Subprefeituras, bastando

o requerente escolher o local e o período do dia em que irá trabalhar - manhã, tarde ou noite. O prazo máximo para cada Portaria de Autorização é de

90 dias. O autorizado só poderá vender seu produto ou prestar seu serviço na face de quadra que consta do seu documento. Também será necessário

o recolhimento do preço público correspondente. Mais informações:https:// tolegal.prefeitura.sp.gov. br/Home/AutorizacaoComercioServicos

Itaquera em Notícias Ed. 775* Junho de 2023 Anuncie: 2748-0166 3
Divulgação Silvia Regina - ex.Subprefeita de Itaquera Espaço Rosa Espaço Infantil de Leitura Subprefeitura de Itaquera Subprefeitura de Itaquera Subprefeitura de Itaquera
Entre os dias 14 e 16 de junho, a Faculdade Santa Marcelina (FASM) sediou a 1ª Jornada Científica Santa

Festa da família celebra um novo tempo de partilha e de solidariedade

A Comunidade Educativo-Pastoral Salesiana de Itaquera (Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida) realizou no dia 6 de maio, sábado, mais uma edição da “Festa da Família”, que contou com apresentações de dança, música, barracas de alimentação, vivência para as crianças no “espaço kids”, além de workshops e um espaço dedicado

a beleza e bem-estar. A abertura foi realizada pelos padres Rosalvino Morán Viñayo, fundador e presidente da instituição, e Aramis Francisco Biaggi, diretor-tesoureiro, lembrando que celebrar as famílias é proporcionar acolhimento, em um tempo tão carente de partilha, de espaços, afetos e de solidariedade com o próximo. A festa contou com apresentações esportivas e acrobáticas, que se mesclaram à ludicidade dos

Centros de Educação Infantil e do Núcleo de Convivência de Idosos, reforçando o potencial intergeracional e de convivência das atividades

41º aniversário da CIESP Leste

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Leste,comemora seu 41º aniversário,com muita alegria e gratidão. Com uma área abrangendo 380 quilômetros de extensão e mais de 4,6 milhões de habitantes, a Zona Leste de São Paulo representa uma grandiosa e valorosa responsabilidade para o Ciesp. A Distrital do Ciesp Leste representa as indústrias presentes em 12 subprefeituras da capital paulista, incluindo Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba e Vila Prudente. Ao longo de quatro décadas, a Zona Leste tem testemunhado um notável crescimento, com a instalação de shoppings, parques, centros comerciais e uma diversidade de opções gastronômicas, tornando-se uma área cada vez mais atrativa. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e rodovias importantes, como a Imigrantes e a Presidente Dutra, tem sido

um fator crucial para a atração e a permanência das indústrias nessa região. No entanto, os representantes do Ciesp reconhecem que o potencial da Zona Leste é ainda maior, vislumbrando um desenvolvimento econômico e social contínuo. A indústria desempenha um papel fundamental nesse processo, sendo capaz de gerar empregos formais, impactar positivamente a região com melhores salários e alavancar o nível educacional. Nesse contexto, o Ciesp Leste celebra seu aniversário com o compromisso de continuar trabalhando intensamente. O cultivo de boas memórias

de um passado desbravador e a aspiração por um futuro ainda melhor motivam a dedicação incansável do Ciesp Leste nessa trilha da indústria. Fátima Marinera, diretora do Ciesp Leste, destaca: “É por tudo isso que o Ciesp Leste comemora este aniversário trabalhando muito, e é cultivando boas memórias de um passado desbravador e sonhando com um futuro melhor que seguimos com muita dedicação nessa trilha da indústria.” Rafael Cervone, presidente do Ciesp, ressalta a importância da Zona Leste como um centro de concentração empresarial ao longo do tempo. Ele enfatiza que o potencial da região é vasto, visando um desenvolvimento econômico e social ainda mais expressivo. O Ciesp Leste continua a desempenhar um papel fundamental como um importante agente impulsionador do desenvolvimento industrial e econômico na Zona Leste de São Paulo, mantendo-se comprometido com a promoção do progresso e do crescimento sustentável da região

realizadas na instituição. Com alegria e descontração, várias atrações dos diversos serviços da Obra – CCAs, Circo Social, CEIs e Cedesp, se revezaram

Padre Rosalvino, presidente e fundador da Obra Social Dom Bosco, solta a voz ao lado da “Banda do Barbosa”

no Ginásio e no palco montado na praça de alimentação, onde o público

TÚNEL DO TEMPO

pode acompanhar as apresentações musicais e interagir em um espaço especialmente preparado para a vivência das famílias. O público presente aproveitou ainda para cuidar da beleza e repaginar o visual, em um espaço montado para a promoção de esmaltação, corte de cabelo e limpeza facial da pele. Foram sorteados também kits e produtos de beleza, proporcionando ainda mais alegria às famílias que visitaram o espaço.

Cidade Líder, um bairro de rica tradição e histórias entrelaçadas, prestou uma emocionante homenagem aos seus ilustres e mais antigos moradores

A festa, organizada pelo morador Flávio Henrique Pereira Silva, filho de Maria Ernestina Pereira e Manoel Pereira,no dia 4 de junho, na 2° edição, reuniu gerações em um evento marcado por nostalgia, gratidão e celebração. O evento ocorreu no salão comunitário do CDC Cid. Líder, que foi decorado com detalhes que remetiam ao passado. Residentes antigos e novos se juntaram em uma atmosfera festiva e acolhedora. A festa contou com a presença de muitos dos moradores mais antigos do bairro, alguns dos quais estavam presentes desde a fundação da Cidade Líder. Entre eles estavam dona Manoela com 99 anos,senhor Antonini com 96, dona Jandira com 93 e senhor Nicola que sendo o morador mais antigo do bairro possui 83 anos de idade e residência na Líder! Eles foram recebidos com aplausos

calorosos e palavras de apreço pela sua dedicação à comunidade. O evento também contou com a participação de autoridades locais que prestaram homenagens especiais a esses ilustres cidadãos, além dos patrocinadores da cerimônia que fizeram a diferença com doações para melhorar a estrutura e conforto dos participantes, com alimentos e presentes. Agradecemos e contamos com todos os patrocinadores para o próximo ano engrandecendo nosso evento.Durante o

figuras icônicas chegaram à Cidade Líder e testemunharam seu crescimento. Ao final da celebração, os organizadores entregaram flores de reconhecimento aos homenageados que foram ovacionados pela multidão. O espetáculo encerrou-se com uma dança animada proporcionada pelo DJ Lolys, que também é um ilustre homenageado, onde moradores antigos e novos celebraram juntos, fortalecendo os laços comunitários e alimentando a esperança de um futuro ainda mais

Com a chegada do inverno, devemos ser solidários e colaborar para a campanha do agasalho,que tem como objetivo arrecadar peças adequadas à estação e as baixas temperaturas como calças, casacos, blusões, meias, mantas, luvas, toucas, cobertores e edredons, todos em bom estado de uso que serão destinados a pessoas em situação de rua ou que não tenham condições de comprar roupas e cobertas neste inverno. Informamos também que

montamos um ponto de apoio para receber as doações e que funciona dentro da Subprefeitura Itaquera. A Subprefeitura Itaquera está localizada na Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera. Para mais informações sobre como participar, ligue para o telefone: (11) 2070-1664. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.Participe, sua doação será muito bem vinda e ajudará muitas vidas… seja solidário!!!

evento, os homenageados foram convidados a compartilhar suas experiências e memórias, proporcionando um verdadeiro mergulho na história do bairro. Histórias emocionantes e engraçadas foram contadas, relembrando momentos marcantes da época em que essas

promissor para o bairro. Que essas memórias compartilhadas inspirem futuras gerações a cuidar e valorizar o legado que lhes foi deixado, construindo um futuro ainda mais brilhante para o bairro.

Escrito por Henrique dos Santos Silva

Ed. 775* Junho de 2023 Itaquera em Notícias Anuncie: 2748-0166 4
Divulgação Divulgação Divulgação

BEM-VINDO MATTEO FÉRIAS

No dia 12 de junho, exatamente às 15h07, foi um dia em que os sorrisos ficaram estampados no rosto. Vocês terão de aprender a decifrar choros e manhas, e ficarão emocionados ao ouvir a primeira gargalhada. A vida é mesmo uma eterna descoberta, e ela está prestes a começar com muita sabedoria!!

Parabéns pelo nascimento do Matteo, papais, Gabriela e Daniel!!

CULINÁRIA

Pavê de chocolate Komboza o lugar onde tudo acontece

Esses são os votos dos amigos da redação do Jornal Itaquera em Notícias e da vovó babona Daniela, que ganhou o seu melhor presente de dia dos namorados, ser Vovó, Matteo nasceu, para alegrar a vida dos papais, chegou abençoado e veio ao mundo para receber muito amor de toda família!!!

Como programação de férias, o CEU Vila Formosa apresenta no próximo sábado, dia 24 de junho, às 14h30, o Espetáculo Komboza Circo Show que conta a história de Mendonça, um palhaço carismático e cheio de habilidades, que chega em sua Komboza e transforma o ambiente em um grande show de circo. A Komboza é a casa do palhaço, seu camarim, palco, cama, lugar onde tudo

acontece. Com números de mágica, malabarismo, música e interação com o público, o palhaço Mendonça, com muito bom humor, cria momentos únicos de risadas e alegria.

O CEU Vila Formosa está localizado na Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, n° 10.

Traga seus filhos, o acesso é livre e a entrada gratuita!

INGREDIENTES

1 lata de creme de leite;

1 lata de leite condensado;

1 colher de sobremesa rasa de manteiga; 200g de biscoitos champagne; 170g de chocolate meio amargo em barra + 1/2 pacote para raspar e enfeitar;

1 1/4 de xícara de vinho para sobremesa; 1/4 de xícara de leite para o brigadeiro; 1/4 de xícara de leite para o chocolate.a

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha coloque o creme de leite e o chocolate e leve para derreter em banho Maria até que se forme uma mistura igual. Depois disso coloque um quarto de leite,misture e reserve; Em uma panela coloque o leite condensado; A manteiga e misture bem; Leve ao fogo baixo e mexa o restante do leite sempre até dar ponto de brigadeiro e coloque em uma panela; Molhe os biscoitos no vinho e forre uma travessa; Coloque o brigadeiro branco; Outra camada de biscoito e uma camada de chocolate; Leve a geladeira por duas horas e sirva. Bom Apetite!!!

REFLEXÃO *Tânia Regina

Junho é um tempo muito inspirador para dar um toque especial em seu relacionamento

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de (Eclesiastes: 6,14) “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos. Logo aparece uma pessoa especial que pensamos ser uma amizade e der repente vira uma paixão. Ah! Como é bom o amor e o namoro é justamente a atividade que conduz a uma união vitalícia, dois se tornando um. Namore, com alguém que lhe anima e lhe apoia. Hoje em dia, podemos fazer as nossas escolhas em relação aos nossos parceiros não é mesmo?

Antigamente era diferente a escolha do noivo ou da noiva; normalmente era feita através dos pais, num tipo de acordo familiar. Muitas vezes o casal só se conhecia já na ocasião do próprio casamento. Podemos ver isto claramente

quando Abraão mandou que seu servo buscasse uma esposa para seu filho Isaque (Gênesis 24:51). Hoje podemos escolher o amor da nossa vida. Deixando que o relacionamento se desenvolva passo a passo. Tudo em nossa vida é abençoado quando desenvolvemos um relacionamento próximo e íntimo com Deus. Jó reconhecia que a amizade com Deus abençoava a sua casa. Seja você também amigo sincero de Deus e assim encontrará um relacionamento muito especial. As amizades que fazemos ao longo da vida nos marcam e nos mudam. Companhia, cumplicidade e compreensão um para com o outro, pois, assim, pouco a pouco, se constrói o amor. É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. (Eclesiastes 4:9).

*Produtora de comunicação

Ed. 775* Junho de 2023 Itaquera em Notícias Anuncie: 2748-0166 5
Divulgação

Neste inverno,a PASTELÂNDIA Carrefour Pêssego, lança novidades

Caldos feitos com produtos naturais como caldo de mocotó, mandioca, frango, mandioquinha, batata, cenoura,milho verde,frango desfiado,caldo paulista (mandioca,couve,calabresa moída) e caldo bahiano (mandioca,calabresa moída, bacon) e muitos outros. Servimos no local ou peça pelo ifood! Comer bem não precisa ser caro..Venha conhecer as novidades que a Pastelândia Jacu-Pêssego trouxe para vocês, e sintam a melhor experiência gastronômica da sua vida! Trabalhamos com ingredientes frescos e combinações que vão te deixar babando!!

A Pastelândia Jacu-Pêssego traz diversos pratos regados de sabor e muita qualidade. Fundada em 1988, e operando no sistema de franquias desde fevereiro de 1992, a Pastelândia desenvolveu um eficiente método de trabalho totalmente padronizado e higienizado, transmitindo credibilidade aos produtos de excelente qualidade comercializados pela rede. A linha de produtos inclui mais de 50 sabores de pastéis, além de pizzas, massas italianas, grelhados e hambúrgueres.

Os característicos pastéis da casa trazem os mais variados sabores, dos mais exóticos aos mais tradicionais, atendendo a todos os paladares,são dezenas de recheios que

agradam a todos os gostos, a partir de R$10. Entre as novidades, destaque para a Lasanha de Berinjela que é servida com arroz a um preço de R$29,80.Entre as opções destaque para os nhoques, espaguete ou talharin, servidos sempre com acompanhamento que você pode escolher,sendo 4 almôndegas de carne ou 1 steack de frango ou fritas pequena,cada prato por apenas R$ 27.Claro, que não se pode deixar de citar as super recheadas lasanhas de vários sabores R$29,80 ou ainda, as panquecas a um preço imbatível no mercado R$25.�� Vale experimentar as deliciosas parmegianas de carne ou frango que acompanha arroz e fritas por R$34 e massas recheadas a R$28. As opções da Pastelândia Carrefour Jacu-Pêssego não param!! Você ainda pode optar pelos pratos grelhados de contra-filé ou filé de frango ou linguiça Toscana que acompanham arroz, fritas,salada,

farofa e nosso famoso vinagrete e pelo incrível preço de apenas R$29,80. A casa ainda conta com os deliciosos chopps claro e escuro, do tamanho da sua sede, sempre cremoso, com colarinho ou não o Chope Brahma na Pastelândia Carrefour Jacu-Pêssego é tirado estupidamente gelado e servido em copos, jarra, jarrinha ou na torre do chope que o mantém sempre gelado, nas opções 300ml por R$10 e 500ml por R$12. As jarrinhas e torres também estão te esperando em turma! A jarra custa R$19,80 de 700ml, R$32,50 de 1500 ml e a convidativa torre de 2500ml por R$51, um ótimo custo-benefício, não é mesmo? Peça pelo Ifood ou visite já a unidade - Praça de Alimentação Av. Jacu-Pêssego, 1200 Ita- quera. Aceitamos vários cartões de crédito e débito. Telefone: (11) 2522-9101.

Pagamento

Pix:1199969-7033

Onze famílias moradoras no entorno do córrego Jacupeval na Avenida Caititu no bairro Cidade A.E. Carvalho, Itaquera, tiveram casas interditadas pela Defesa Civil após abalos na estrutura. O problema foi consequência de uma obra de canalização do córrego que acarretou a erosão na margem. Morador do bairro, o vereador Alessandro Guedes foi acionado para atuar junto ao Poder Público. Moradores pediram sua ajuda a fim de agilizar a conclusão da obra, que estaria atrasada, além da urgência na reconstrução dos imóveis afetados. Parte das casas desabou devido a graves rachaduras. A reconstrução das casas segue em andamento após mobilização popular e do mandato. Alessandro apresentou um requerimento na Câmara Municipal pedindo informações à empresa contratada pela Prefeitura e à Secretaria de Obras a respeito do andamento, qualidade do serviço, prazo e segurança. Também acionou a prefeitura, a subprefeitura e a Sehab (secretaria de habitação). "Recebemos várias reclamações. Até casas que nunca alagaram foram atingidas pelas chuvas. Desde fevereiro acompanho a obra em caráter

emergencial para a contenção de talude e recomposição do pavimento no córrego; a erosão atingiu a margem do córrego e parte da pista. Esta via é muito

importante, trata-se de um dos principais acessos da Avenida Jacu-Pêssego ao metrô, unidades de saúde e ao estádio do Corinthians, entre outros", citou

Itaquera em Notícias Ed. 775* Junho de 2023 Anuncie: 2748-0166 6
Divulgação
Alessandro Guedes atuou junto a liderancas por reconstrução de casas atingidas por rachaduras devido a obras na margem do córrego Jacupeval
Divulgação Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.