10 minute read

Documentação

Next Article
REFERÊNCIAS

REFERÊNCIAS

Documentação

A – Pauta

Advertisement

PAUTA Gilson de

Azevedo Trabalho de Conclusão de Curso

TURMA/PER/CAMPUS 8ºB/Noturno/ SM EDITORIA Comunicação/Tecnologia PUBLICAÇÃO Novembro/ 2021

HISTÓRICO Nos últimos anos o podcast obteve um crescimento exponencial de ouvintes. É o que indica a pesquisa realizada por Kantar Ibope em maio de 2019, divulgando que quatro em cada dez internautas brasileiros já ouviram algum podcast. De olho nessa demanda, grandes empresas de comunicação, estabelecidas em diversos meios, estão investindo e lançando seus próprios podcasts, com uma variedade de temas, como entretenimento, esporte e principalmente jornalismo.

FONTES Livros como Reflexões sobre o podcast (Lucio Luiz), Podcast: Guia Básico (Léo Lopes), Podcast Descomplicado (Renato Bontempo) serão utilizados como fonte de pesquisa para entender mais sobre a mídia e as diferentes linguagens possíveis em um podcast. Entrevistas com alguns jornalistas que possuam experiências com podcasts, como Rodrigo Alves, autor do podcast Vida de Jornalista, Gabriella Varella que já apresentou programas na rádio CBN e hoje é produtora da Rádio Novelo e possui o seu podcast independente, o Inquietude. ALINHAMENTO EDITORIAL - ENFOQUE/ANGULAÇÃO O podcast terá uma linguagem jornalística, trazendo dados e informações colhidas através de pesquisa e das entrevistas realizadas. Planejo falar brevemente sobre a história do podcast e também mostrar algumas ligações que ele possui com o rádio. Além de falar sobre sua linguagem e a inserção do jornalismo nessa mídia. Essa reportagem fará parte de outras quatro que estarão presentes no podcast.

B – Roteiro

Episódio 01 – Momentos marcantes da história do rádio TÉCNICA LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Vinheta de abertura 8” Cai para BG OLÁ! SEJA BEM-VINDO AO 6 ELEMENTOS: O SEU PODCAST SOBRE MÍDIAS SONORAS! NESTA SÉRIE DE PODCASTS VAMOS ABORDAR OS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA HISTÓRIA DO RÁDIO E DO PODCAST. ALÉM DISSO, VOCÊ VAI OUVIR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTES VEÍCULOS E DESCOBRIR COMO ELES ALCANÇAM ÁREAS COMO EDUCAÇÃO E JORNALISMO. Volta vinheta de abertura 4” Cai para BG NESTE EPISÓDIO, CONVERSAREMOS COM O DOUTOR EM COMUNICAÇÃO, LUIZ FERRARETTO, PARA CONTAR OS PONTOS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL, COMEÇANDO PELAS PRIMEIRAS TRANSMISSÕES. SEJA MUITO BEM VINDO E CONTA UM POUCO MAIS SOBRE ESSA HISTÓRIA FERRARETTO...

Vinheta de abertura cai para zero Sonora Ferraretto – 01 “BOM, AS SOCIEDADES E OS CLUBES... ...MUITO DA CULTURA DA ELITE.” VOCÊ SABIA QUE O PROGRAMA DE RÁDIO MAIS ANTIGO DO BRASIL CONTINUA NO AR AINDA EM 2021?

Sobe trilha son. (tema Voz do Brasil) 5” Cai para BG

VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO ESSA ABERTURA, NÃO É? CRIADA EM 1935 NA ERA DE GETÚLIO VARGAS, A ANTIGA “HORA DO BRASIL”, HOJE CHAMADA DE “A VOZ DO BRASIL”, ENTROU NO AR COM TRANSMISSÃO OBRIGATÓRIA DIARIAMENTE COM CONTEÚDO NOTICIOSO SOBRE OS TRÊS PODERES DO ESTADO BRASILEIRO. “A VOZ DO BRASIL” PERMANECE SENDO UM PROGRAMA OBRIGATÓRIO NAS RÁDIOS BRASILEIRAS, MAS TEM A OPÇÃO DE SER EM HORÁRIOS MAIS FLEXÍVEIS. ESSE PROGRAMA, QUE É O MAIS ANTIGO DO PAÍS, SURGIU COMO RESULTADO DA REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE PARA O RÁDIO.

Técnica Sonora Ferraretto – 02 “COMEÇA A HISTÓRIA... ... ESSE RÁDIO COMERCIAL.”

LOCUÇÃO

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO EXATAMENTE, FERRARETTO... OS COMÉRCIOS E INDÚSTRIAS INICIARAM UMA INTERAÇÃO COM O RÁDIO E COMEÇARAM A SER CRIADOS CONTEÚDOS PUBLICITÁRIOS PARA QUE FOSSEM VINCULADOS DURANTE A PROGRAMAÇÃO. O RESULTADO FOI DE QUE AS EMISSORAS DE RÁDIO FICARAM CADA VEZ MAIS POPULARES, COM ISSO ELAS FORAM CRIANDO UMA PROGRAMAÇÃO COM RÁDIO NOVELAS, PROGRAMAS DE AUDITÓRIO E MUSICAIS, PARTIDAS DE FUTEBOL E CONTEÚDO JORNALÍSTICO.

Sobe trilha son. (Trechos programas de rádio) Cai para BG

E PRA VOCÊ QUE CURTE OUVIR RÁDIO NOVELA OU OUVIR JOGOS DE FUTEBOL, É BEM POSSÍVEL QUE TENHA RECONHECIDO ALGUNS DOS ÁUDIOS QUE ACABAMOS DE ESCUTAR. VOCÊ TINHA IDEIA QUE ESSES E OUTROS GÊNEROS COMEÇARAM A SE POPULARIZAR NO RÁDIO NA DÉCADA DE 40? JUSTAMENTE NESTE PERÍODO, NA FASE DE DIFUSÃO, O RÁDIO BRASILEIRO ATINGE O SEU AUGE.

Sonora Ferraretto – 03 “ENTÃO NA FASE DE DIFUSÃO... ...E COBERTURA ESPORTIVA.” Trilha sonora de transição – 01 - 5” Cai para BG e fica mudo O SUCESSO DO RÁDIO NÃO DUROU TANTO TEMPO ASSIM, AS EMISSORAS SOFRERAM COM O IMPACTO DO SURGIMENTO DA TELEVISÃO BRASILEIRA E TIVERAM UM DECLÍNIO ENTRE A DÉCADA DE 50 A 70.

Sonora Ferraretto – 04 “E A TV, ROUBA... ... A MÚSICA MAIS POPULAR” Vinheta de encerramento 5” Cai para BG

ESSE É O PRIMEIRO, DE UMA SÉRIE DE TRÊS EPISÓDIOS. NA PRÓXIMA SEMANA VOCÊ VAI CONHECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO RÁDIO E A INTERAÇÃO COM O OUVINTE NESSA MÍDIA...

Técnica

Técnica LOCUÇÃO

Técnica Sonora Ferraretto (spoiler) “RÁDIO É PURA TECNOLOGIA... ... OUTRO TIPO DE COMUNICAÇÃO.” Vinheta de encerramento continua em BG ESSE PODCAST FOI DESENVOLVIDO PARA COMPOR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. Edição e Locução: Gilson de Azevedo Planejamento e Reportagem: Jaqueline Braga Roteiro: Leticia Gurgel Revisão: Marina Gomes Revisão: Vinicius Pereira Sonoplastia: Bruno Cenati Orientação: Professor Nivaldo Ferraz Vinheta encerramento sobe para encerrar 5”

Episódio 02 – Características do Rádio TÉCNICA LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Técnica LOCUÇÃO Vinheta de Abertura 6” Cai para BG

OLÁ! SEJA BEM-VINDO AO 6 ELEMENTOS: O SEU PODCAST SOBRE MÍDIAS SONORAS! O RÁDIO POSSUI DIVERSAS CARACTERÍSTICAS E HOJE VAMOS CONHECER ALGUMAS DELAS, COMO POR EXEMPLO: SUA TECNOLOGIA, LINGUAGEM, OS ÂNCORAS DOS RÁDIOS, AS RÁDIOS EDUCATIVAS E O SURGIMENTO DA WEBRÁDIO. E OS CONVIDADOS DESTE EPISÓDIO SÃO OS PROFESSORES LUIZ FERRARETTO E MARCELO KISCHINHEVSK, ALÉM DO JORNALISTA FELIPE GARRAFFA. DESDE A SUA INVENÇÃO, O RÁDIO SEMPRE FOI LIGADO A TECNOLOGIA. E QUEM ESTÁ AQUI DE VOLTA PRA EXPLICAR ESSE ASSUNTO É O PROFESSOR LUIZ FERRARETTO.

Vinheta de abertura cai para zero Sonora Ferraretto – 01 (EP2) “O RÁDIO É PURA TECNOLOGIA... ... ESSE SUJEITO INVENTOU O RÁDIO.” DESDE A SUA PRIMEIRA TRANSMISSÃO NO BRASIL, LÁ EM 1922, O RÁDIO VEM PASSANDO POR DIFERENTES PROCESSOS DE EVOLUÇÃO, MAS A SUA LINGUAGEM NUNCA MUDOU...

Sonora Ferraretto – 02 (EP2) “A LINGUAGEM DO RÁDIO SEGUE... ... ESPECIFICA ELA NÃO MUDOU.” É VERDADE, O SILÊNCIO, MÚSICA, VOZ E EFEITOS SONOROS SEMPRE ESTIVERAM NO RÁDIO. E HOJE EM DIA TAMBÉM ENCONTRAMOS NO PODCAST. MAS PODCAST É UM ASSUNTO PRA OUTRO EPISÓDIO.

Trilha sonora de Transição – 01 5” Cai para BG e fica mudo OUTRA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DO RÁDIO É O ÂNCORA, NO CASO, O APRESENTADOR DOS PROGRAMS DE RÁDIO, COMO ELI CORREA, GIL GOMES, ARI BARROSO, RICARDO BOECHAT E MILTON JUNG. E PRA FALAR SOBRE ESSE PROFISSIONAL QUE DOMINA O MICROFONE E CONVERSA COM OS OUVINTES, O JORNALISTA E PRODUTOR FELIPE GARRAFFA COMENTA SOBRE O ASSUNTO.

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

LOCUÇÃO Sonora Garraffa – 01 “O ÂNCORA TEM QUE SER ESSE CARA... ...MAS COMEÇOU NO ESPORTE.” Trilha sonora de transição – 02 5” Cai para BG e fica mudo

AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS RADIOFÔNICAS SE INICIAM COM AS RÁDIOS CLUBES E SOCIEDADES, MAS NESSA ÉPOCA, APENAS A ELITE TINHA FÁCIL ACESSO AS PROGRAMAÇÕES. O RÁDIO SURGE NO BRASIL COM A PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO. E SOBRE ESSA QUESTÃO EDUCACIONAL, TEMOS AQUI A PARTICIPAÇÃO DE OUTRO MESTRE DA ÁREA RADIOFÔNICA, MARCELO KISCHINHEVSK, QUE VAI FALAR UM POUCO SOBRE O SURGIMENTO DAS RÁDIOS EDUCATIVAS NO BRASIL.

Sonora Marcelo – 01 “AQUI COMO EM OUTROS LUGARES... ... COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM.” AGORA OUTRO PONTO IMPORTANTE É A MANEIRA DE INTERAÇÃO DO OUVINTE COM O RÁDIO, QUE ESSA SIM SE MODIFICOU AO LONGO DO TEMPO.

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica Sonora Marcelo - 02 “TRAZ ESSA POSSIBILIDADE... ... COMUNIDADE DE OUVINTES DAQUELA EMISSORA.” E PELO OUVINTE SE SENTIR PARTE DO PROGRAMA, ELE QUER SER CADA VEZ MAIS PARTICIPATIVO E INTERAGIR. ISSO ACONTECE DESDE O INÍCIO DO RÁDIO.

Sonora Marcelo - 03 “É DE CERTA MANEIRA... ... WHATS APP, MÍDIA SOCIAL.” Trilha sonora de transição – 03 5” Cai para BG e fica mudo

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica LOCUÇÃO

Técnica A CHEGADA DA INTERNET NÃO SÓ POSSIBILITOU UMA MAIOR INTERAÇÃO DOS OUVINTES, MAS MUDOU A FORMA DE SE PRODUZIR CONTEÚDO RADIOFÔNICO, ISSO À PARTIR DA DÉCADA DE 90, COM A CRIAÇÃO DAS WEBRÁDIOS.

Sonora Marcelo – 04 “AS PRIMEIRAS RÁDIOS WEB... ... GRANDE NOVIDADE LÁ NOS ANOS NOVENTA.” Vinheta de encerramento 5” Cai para BG

NO PRÓXIMO EPISÓDIO VOU FALAR UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO PODCAST E SUA RELAÇÃO COM A ÁREA EDUCACIONAL E JORNALÍSTICA.

Sonora Rodrigo SPOILER “PODCAST NO BRASIL É UMA COISA ANTIGA QUE PARECE NOVA NÉ” Vinheta de encerramento continua em BG ESSE PODCAST FOI DESENVOLVIDO PARA COMPOR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. Edição e Locução: Gilson de Azevedo Planejamento e Reportagem: Jaqueline Braga Roteiro: Leticia Gurgel Revisão: Marina Gomes Revisão e Reportagem: Vinicius Pereira Sonoplastia: Bruno Cenati Orientação: Professor Nivaldo Ferraz Vinheta encerramento sobe para encerrar 5”

Episódio 03 – O que é Podcast?

TÉCNICA

LOCUÇÃO Vinheta de Abertura 6” Cai para BG

OLÁ! SEJA BEM-VINDO AO 6 ELEMENTOS: O SEU PODCAST SOBRE MÍDIAS SONORAS!

VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR COMO SURGIU O PODCAST? É O QUE VAMOS FALAR NESSE EPISÓDIO. ALÉM DISSO, VAMOS FALAR DE SUA LINGUAGEM E COMO ELE ESTÁ PRESENTE NAS ÁREAS DO JORNALÍSMO E EDUCAÇÃO. QUEM VAI PARTICPAR DESTE EPISÓDIO SÃO OS JORNALISTAS RODRIGO ALVES, GABRIELA VARELLA, MARCOS SALES, SANDRO BADARÓ E O PROFESSOR DE COMUNICAÇÃO MARCELO KISCHINHEVSKY.

Técnica

LOCUÇÃO Sobe vinheta de abertura 4” Cai para BG e fica mudo

O TERMO PODCAST É UMA JUNÇÃO DAS PALAVRAS “IPOD” DO APARELHO DA APPLE E “BROADCASTING”, QUE SIGNIFICA TRANSMISSÃO. ADAM CURRY, O AUTOR DO PRIMEIRO AGREGADOR DE PODCASTS DISPONIBILIZOU A TECNOLOGIA PARA QUE OUTROS PROGRAMADORES PUDESSEM UTILIZÁ-LA.

Técnica DIGITAL MINDS FOI O PRIMEIRO PODCAST BRASILEIRO. SURGIU AINDA EM 2004, CRIADO POR DANILO MEDEIROS. ALGUNS ANOS DEPOIS, OUTROS PODCASTS FORAM CRIADOS E SE DESTACARAM, COMO O NERDCAST E RAPADURACAST E ESTÃO NA ATIVA ATÉ HOJE.

COMPARADA A OUTRAS MÍDIAS, O PODCAST É ALGO NOVO E QUE VEM CRESCENDO GRADATIVAMENTE, MAS SÓ ENTRE 2017 E 2018 TEVE SUA POPULARIZAÇÃO NO BRASIL.

RODRIGO ALVES, QUE É JORNALISTA E PRODUTOR DE PODCAST, AUTOR DO VIDA DE JORNALISTA, FALA UM POUCO SOBRE ESSA POPULARIZAÇÃO DO PODCAST NO BRASIL.

Sonora Rodrigo - 01 “PODCAST NO BRASIL... ... CRESCIMENTO DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE.”

Técnica Vinheta de Transição 4” Cai para BG e fica mudo

LOCUÇÃO

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica A LINGUAGEM DO PODCAST APRESENTA SIMILARIDADE COM A RADIOFÔNICA, PRINCIPALMENTE NA FORMA MAIS INTIMISTA DE SE FALAR COM VOCÊ, O OUVINTE.

PARA EXEMPLIFICAR SOBRE ESSA SEMELHANÇA, CONVERSAMOS COM O JORNALISTA SANDRO BADARÓ, QUE É APRESENTADOR DA BAND NEWS FM E DO PODCAST 123 SEGUNDOS.

Sonora Sandro Badaró 01 “ENTRE O 123 SEGUNDOS E A... ... ISSO APROXIMA MUITO DA BAND NEWS FM.” HÁ QUEM ACREDITE QUE O RÁDIO E O PODCAST SÃO CONCORRENTES. É VERDADE QUE AMBOS SE ASSEMELHAM EM MUITOS ASPECTOS, COMO GÊNERO, CONTEÚDO E FORMATO. POR OUTRO LADO, CADA UM TEM SUAS PRÓPRIAS PARTICULARIDADES.

Sonora Sandro Badaró - 02 “SÃO PROPOSTAS DIFERENTES... ... ISSO É NÍTIDO.” Vinheta de Transição 4” Cai para BG e fica mudo

QUEM TAMBÉM MARCA PRESENÇA NO 06 ELEMENTOS É A JORNALISTA GABRIELA VARELLA, QUE JÁ TRABALHOU NA CBN TANTO NO RÁDIO QUANTO COM O PODCAST, E ATUALMENTE É PRODUTORA DA RÁDIO NOVELO E POSSUI O SEU PODCAST INDEPENDENTE, O INQUIETUDE. ELA VAI NOS FALAR UM POUCO SOBRE AS DIFERENÇAS QUE OS PODCASTS JORNALÍSTICOS FAZEM NO COTIDIANO DAS PESSOAS.

Sonora Gabriela Varella - 01 “FAZEM MUITA DIFERENÇA NÉ... ... ISSO DEPENDE MUITO DO PÚBLICO.” Vinheta de Transição 4” Cai para BG e fica mudo

E QUEM VOLTA NESTE EPISÓDIO É MARCELO KISCHINHEVSKY, AGORA PARA FALAR SOBRE OS PODCASTS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NO MUNDO.

Sonora Marcelo - 01 “O PODCAST QUANDO SURGE... ... DE UNIVERSIDADE ABERTA.”

LOCUÇÃO

Técnica

Técnica

LOCUÇÃO

Técnica O PODCAST PODE SER UMA PODEROSA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO E QUE NÃO SE LIMITA APENAS AS UNIVERSIDADES. EXISTEM DIVERSOS PODCASTS VOLTADOS PARA APRENDIZAGEM, COMO É O CASO DO "TODO MUNDO POD", UM PODCAST QUE ENSINA PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS, CRIADO PELO JORNALISTA MARCOS SALES. ELE VAI NOS CONTAR UM POUCO SOBRE O BENEFÍCIO DE UTILIZAR O PODCAST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS.

Sonora Marcos Sales – 01 “O PODCAST É UM MEIO NÉ... ... COM A LINGUA QUE VOCÊ QUER APRENDER.” Vinheta de encerramento 5” Cai para BG

CHEGA AO FIM A PRIMEIRA SÉRIE DE EPISÓDIOS SOBRE AS MÍDIAS SONORAS, ONDE VOCÊ PÔDE ENTENDER OS PRINCIPAIS PONTOS DA HISTÓRIA DO RÁDIO, SUA EVOLUÇÃO E A INTERAÇÃO COM OUVINTE. ALÉM DE CONHECER UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO PODCAST E SUA IMPORTÂNCIA NAS ÁREAS JORNALÍSTICAS E EDUCACIONAIS. 6 ELEMENTOS, O SEU PODCAST DE MÍDIAS SONORAS.

ESSE PODCAST FOI DESENVOLVIDO PARA COMPOR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL.

Edição, Reportagem e Locução: Gilson de Azevedo Planejamento: Jaqueline Braga Roteiro e Reportagem: Leticia Gurgel Revisão e Reportagem: Marina Gomes Revisão: Vinicius Pereira Sonoplastia: Bruno Cenati Orientação: Professor Nivaldo Ferraz

Vinheta encerramento sobe para encerrar 5”

This article is from: