
1 minute read
2.6.2. Assédio Moral No Trabalho Ou Mobbing
complexidade das situações relacionais, inclusive nas relações interpessoais íntimas estabelecidas na idade adulta (BOWLBY, 1988).
Quando uma pessoa tem em seu lar a presença de abuso psicológico, a chance de a criança ser um abusador no futuro é significativamente possível.
Advertisement
2.6.2. Assédio Moral No Trabalho Ou Mobbing
Como parte da sobrevivência e dignidade dos seres humanos, precisamos de dinheiro e, para isso, precisamos trabalhar, sendo o trabalho mais uma forma de interação com outros indivíduos que nem sempre pode ser boa, caracterizando então o abuso psicológico no trabalho. Assédio moral no ambiente de trabalho pode ser definido como uma ou mais pessoas aplicando violência psicológica severa por um longo período de tempo sobre a vítima no intuito de isolá-la, arruinar sua imagem para os demais colegas de trabalho e importunar suas atividades laborais até que a vítima, por fim, peça demissão.
...fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho (LEYMANN, 1990, p. 121).
O assédio moral no trabalho é um dos mais conhecidos, sendo até reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo Piñuel y Zabala e Cantero (2003), o mobbing no trabalho representa a mais grave ameaça à saúde dos trabalhadores a ser enfrentada neste século. A conversa sobre o mobbing ganhou mais força nos últimos anos com o surgimento de denúncias feitas por artistas internacionais acusando executivos de grandes produtoras, fazendo com que muitas pessoas abrissem os olhos para o problema laboral que muitos enfrentam diariamente. Um dos casos mais comuns de mobbing é quando pessoas em altos níveis hierárquicos se sentem no direito de tirar proveito dos outros funcionários que consideram estar abaixo deles, sendo verbalmente abusivos e exibindo uma postura ameaçadora, os pressionando psicologicamente até que decidam pedir demissão.