6 minute read

3.14. ESTUDO DE MERCADO

Segundo dados coletados pelo Spotify apresentados no Spotify for Podcasts Summit 2019, o mercado no Brasil cresceu em média 21% em 2018, e de acordo uma pesquisa do Podcast Stats Soundbites, o Brasil é também o segundo país que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Popularmente conhecido como “o país do podcast”, o Brasil tem motivos para receber esse nome, já que de acordo com uma pesquisa do IBOPE em 2019, cerca de 40% dos usuários de internet do Brasil, que na época resultava em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Na pesquisa também foi percebido que durante o período de coleta de amostras, um terço da população não sabia do que se tratava o termo “podcast”, porém quando analisamos dados recentes sobre podcasts durante a pandemia podemos concluir que a situação não é mais a mesma. Em uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Rede Globo, que atualmente tem apostado no mercado de forma significativa, foi apontado que durante a pandemia, o número de ouvintes regulares de podcast aumentou em 33%, totalizando cerca de 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos, enquanto em 2019, eram 21 milhões de ouvintes, demonstrando assim uma grande evolução e confirmando o interesse da população em relação à podcasts.

3.14. ESTUDO DE MERCADO

Advertisement

Levando todos os dados coletados em consideração, a produtora decidiu por meio de reuniões que os episódios são enviados semanalmente nas segundas-feiras às 18 horas, abaixo apresentamos os resultados das pesquisas e análises feitas que auxiliaram no processo de decisão.

Horário

Observando alguns podcasts que ouvimos, percebemos que comumente novos episódios de podcasts brasileiros são lançados no fim da tarde ou no começo da noite, enquanto os estadunidenses são lançados durante o início da tarde, provavelmente levando em conta os horários onde a população de cada país costuma estar precisando de algum tipo de trilha sonora durante atividades do cotidiano ou de apenas uma simples distração.

Essa suposição foi confirmada pela PodPesquisa 2018 (abPod) pois quando perguntados em quais ocasiões escutavam podcasts, 79% dos entrevistados escolheram a opção “trajeto/locomoção” como resposta, enquanto 68% escolheram a opção “tarefas domésticas”, e 46% mencionaram escutar podcasts durante “atividades físicas". Em relação ao horário nossa suposição também foi confirmada com a mesma pesquisa, pois quando perguntados em relação ao horário que costumavam ouvir podcasts, o período mais mencionado foi “18h-19h” contabilizando um total de 43,7%, sendo seguido por “19h-20h” (38,9%), e 17h-18h (36,8%). “O prime time se apresenta entre às 17h e às 20h, com uma média de 39,8% dos ouvintes” (abPod, 2018, p.24).

(fig. 15 - PodPesquisa 2018 (abPod), "Horário que costumam ouvir”)

[8]

No entanto por estarmos lidando com podcasts, um tipo de mídia “on demand”, horário fixo para o lançamento de novos episódios ou capítulos não é algo tão importante quanto em outros tipos de mídia, já que uma vez postado, o conteúdo estará sempre disponível para consumo em vez de perdido para sempre até uma possível reprise, sendo esse um dos grandes fatores que levam pessoas a ouvirem podcasts.

8 PodPesquisa 2018. P.24. <https://www.slideshare.net/greicematos/podpesquisa-2018-podcast-nobrasil>

(...) Já a liberdade para ouvir quando, como e onde quiser é indicado por 74,6%, reforçando que o modelo on demand é um fator de relevância para esse público, sendo essa talvez a principal diferença entre o podcast e o rádio (abPod, 2018, p. 31).

Atualmente a produtora está conduzindo uma pesquisa própria, porém é percebível que os resultados parciais da pesquisa são compatíveis com os dados coletados pela abPod na PodPesquisa 2018 usados neste estudo de horário.

Frequência

Analisando os podcasts que os integrantes do grupo acompanham, percebemos que em relação a frequência de novos episódios ou capítulos, a tendência é de envios semanais, porém isso depende da proposta de cada podcast nos quesitos pesquisa, roteirização e edição, então não é incomum também encontrarmos podcasts com dois envios mensais, um envio mensal ou até mesmo um envio por ano. Frequência foi um dos tópicos presentes na PodPesquisa 2018 (abPod), e quando perguntados sobre a frequência ideal de publicação, 80,5% dos entrevistados disseram que preferem episódios semanais, enquanto 9,5% se mostraram indiferentes sobre frequência, 5,7% preferem uma frequência quinzenal, 4,8% preferem uma frequência diária, e apenas 0,3% apontaram a frequência mensal como sua preferida. Neste segmento também é apresentado à duração ideal de um episódio segundo os entrevistados, segmento esse que é levado em consideração pelo grupo durante a produção do audiodrama “Qualquer Coisa Me Liga”.

(fig. 16 - PodPesquisa 2018 (abPod), "Duração e frequência ideal”)

[9]

Porém, quando estamos lidando com ficção, levando em conta a natureza desse tipo de produção, é possível que o produto já possa estar 100% pronto e editado, ou sendo produzido no período entre o lançamento de cada capítulo, trazendo diversas frequências diferentes, indo desde o tradicional envio semanal até o envio anual como muitos RPGs. O último tópico considerado no quesito frequência foi o dia da semana (ou dias) escolhido para o envio de novos episódios, analisando podcasts dentro do top 10 mais escutados e alguns favoritos pessoais dos integrantes, conseguimos os resultados apresentados abaixo. Em podcasts com envio semanal único, segunda, terça, quinta, sexta e sábado foram os dias mais escolhidos, tendo terça-feira como o dia mais recorrente para envio, porém quando se trata de podcasts com dois envios semanais, segunda e sexta, e segunda e quarta foram as duplas mais utilizadas. Vale-se lembrar que alguns podcasts tem quadros distintos postados em diferentes dias da semana. Produções originais do Spotify, como Sofia e Paciente 63, tendem a ser enviadas por completo em um único dia, seguindo o modelo recorrente em plataformas de streaming de filmes e séries. Esse modelo de envio é atualmente

9 PodPesquisa 2018. P.36. <https://www.slideshare.net/greicematos/podpesquisa-2018-podcast-nobrasil>

considerado como uma segunda opção, já que inicialmente a produtora pretende seguir o modelo de envio semanal.

Concorrência

Segundo a PodPesquisa 2019-2020 (abPod), os 10 podcasts mais escutados no Brasil foram: 1. NerdCast 2. GugaCast 3. Mamilos 4. Xadrez Verbal 5. AntiCast 6. Projeto Humanos 7. Não Ouvo 8. Braincast 9. Matando Robôs Gigantes 10. Poucas Levando isso em consideração, podemos ver que nossa maior concorrência dentre os 10 podcasts mais escutados no Brasil, é o NerdCast, atualmente em primeiro lugar no ranking geral, já que é o único podcast da lista que traz conteúdo ficcional com o envio de seus RPGs, sendo assim uma concorrência direta, segundo Mídia Kit do podcast, atualmente o NerdCast recebe 1.5 milhões de reproduções por episódio.

Local de Veiculação

Como mencionado previamente no capítulo de veiculação, o audiodrama “Qualquer Coisa Me Liga!” é hospedado e distribuído pelo Anchor, e está disponível em todas suas plataformas afiliadas como o Google Podcasts, o Apple Podcasts e o Spotify. Quando analisadas as oito (8) plataformas disponíveis, foi decidido que o foco promocional do audiodrama é o Spotify. O uso do Anchor como plataforma de hospedagem foi definido pela sua grande gama de distribuição, interface simples e fácil, e um ótimo sistema de analytics que nos traz dados, estatísticas e informações demográficas de extrema

This article is from: