
1 minute read
3.1 Responsabilidade social do Jornalismo
combater a desigualdade de gênero e dar voz a mulheres que foram caladas pela sociedade, é possível identificar um contato maior entre as mídias independentes e seus leitores, que é de extrema importância para conhecer novas denúncias e buscar soluções para elas.
3.1 Responsabilidade social do Jornalismo
Advertisement
O jornalista está ativamente ligado a sociedade e inclinado a cidadania, sendo o responsável por analisar e investigar os acontecimentos de maneira critica, ouvindo todos os lados da história e permanecendo neutro em sua investigação, para ressaltar a importância do jornalista e de seu exercício a sociedade, foi criado um código de ética da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) que busca orientar o profissional sobre suas responsabilidades e direitos, onde o não cumprimento do código está sujeito a penalidades. Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: [...] III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. (Código,2007).
O jornalista tem poder de fiscalizar o que ocorre nas esferas públicas do governo e sendo ético ao transmitir as informações, sem omitir ou mentir a fim de preservar os interesses empresariais. Quando se trata do questões financeiras o jornalismo ainda é visto como uma mercadoria, onde muitos veículos de comunicação que necessitam da publicidade para se manter sofrem pressões nas redações. Mas além desse rótulo, o jornalismo deve agir como uma função social antes de ser visto como algo comercial, trazendo informaçõesprecisase valores que sejam éticos. Perante o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira os cidadãos têm o direito à informação assegurado, sendo assim cabe ao jornalista cumprir seu dever e proteger os cidadãos de injustiças e abusos de poder.
4 ABORDAGEM METODOLÓGICA
O processo foi iniciado pelo levantamento bibliográfico e documental, as pesquisas foram feitas em primeiro momento no site da agência pública para a escolha de um veículo independente que seria o objeto para esse estudo, após a escolha do objeto AzMina na qual a editoria saúde foi escolhida para estudo no período de janeiro de 2020 à junho de 2021