O virtual do real

Page 29

2.8 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TEMA

O Instagram é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, onde geralmente os seus usuários expõem suas vidas particulares e privadas, entretanto há uma certa manipulação do que se mostra – e de como se mostra no Instagram. Sobre isso há a questão de como nós nos comportamos com a evolução midiática e de como nos mostramos para o outro, no livro “O Show do Eu”, Sibila (2008): “(..) Aproveitando vantagens como a possibilidade do anonimato e a facilidade de recursos que oferecem as novas modalidades de mídias interativas, os habitantes desses espaços montariam espetáculos de si mesmos para exibir uma intimidade inventada.” (SIBILA, 2008, p.14). No Instagram e em diversas outras redes sociais temos a questão da imagem como forma de representar a realidade. A realidade é retratada nessas plataformas de maneira perfeita, sem dias ruins ou problemas. E para que a imagem perfeita seja montada, o que é mostrado e como é mostrado por meio das redes é manipulado. Dessa maneira “O show significa mostrar a todos o que se tem e o que se pode.” (ADORNO, p. 35).

Assim sendo, as imagens se tornam representação da realidade e as interações sociais/pessoais acabam sendo mediadas por esses recursos iconográficos. A respeito disso temos as seguintes falas no livro Sociedade do Espetáculo: “Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se afastou numa representação.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.