1 minute read

2.1 DEFINIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Next Article
1.9 PORTFOLIO

1.9 PORTFOLIO

2.1 DEFINIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

O documentário é um gênero cinematográfico não-ficcional, característico pelo seu engajamento ao mundo real e sua maneira singular de retratá-lo. O sentido do documentário está em seu poder de engajamento com seu mundo — oferecer um retrato ou uma representação da sua visão, significar ou representar interesses como quiser. Como define Bill Nichols, professor e crítico estadunidense de cinema conhecido como fundador do estudo contemporâneo do documentário:

Advertisement

Representa uma determinada visão do mundo, uma visão com a qual talvez nunca tenhamos deparado antes, mesmo que os aspectos do mundo nela representados sejam familiares. (NICHOLS, Bill. 2001)

Já Fernão Pessoa Ramos, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), presidente fundador da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) e indicado ao Prêmio Jabuti de Artes, define o documentário como asserções, não a verdade absoluta dos acontecimentos, mas como uma forma de olhar sobre tais acontecimentos com uma narrativa própria. O gênero documental também ocupa uma posição ambígua na sua definição. Se, por um lado, se desenvolve com procedimentos próprios do cinema, como roteiro, enquadramento, iluminação, montagem, pré-produção, produção, pós-produção, etc, por outro, procura manter uma relação com a realidade, respeitando a valorização do “improviso”, ou seja, não direção de atores, uso de cenários naturais, captação total de imagens, etc. Essa ambiguidade permite maior liberdade e facilidade para explorar e misturar estruturas cinematográficas a fim de atingir o objetivo desejado. E essa natureza maleável do conceito ainda traz uma série de perguntas que fomentam a produção do mesmo: O que é a verdade? Qual a verdade estou retratando? Qual verdade não vejo? Para quem é minha fidelidade com a verdade? Compreendendo a definição deste gênero, podemos abranger o escopo e entender outros pontos relevantes: O que diferencia cada documentário? O modo em que são tratados.

This article is from: