
1 minute read
TELEFILME: DO CINEMA PARA A TELEVISÃO
Pretendemos trazer para nossa obra audiovisual o entretenimento baseado nos gêneros de Terror Psicológico e Suspense. Portanto, foi feito um levantamento de dados sobre cada um destes gêneros para que pudéssemos entender sua importância e elementos que os diferenciam dos demais gêneros existentes.
Sobre a definição da palavra telefilme, “tele” é derivada da palavra televisão/tela e “filme” refere-se a produções audiovisuais normalmente associadas ao cinema, tendo este como o seu meio de divulgação. Porém, em decorrência do aumento de plataformas audiovisuais de streaming, os telefilmes vieram para suprir os seus catálogos como filmes que são feitos sem o intuito de serem exibidos em cinemas, sendo assim uma produção que pode ser consumida através de celulares, televisões e outros aparelhos tecnológicos, por meio de uma plataforma de streaming, com critérios de estética e duração semelhante aos filmes lançados convencionalmente em cinemas.
Advertisement
Atualmente podemos ver vários canais de streaming produzindo filmes exclusivamente para seu catálogo digital, como é o caso da Disney+ (Disney Plus), que chegou ao Brasil em 17 de novembro de 2020. O filme “Soul (2020)” da Pixar, é um grande exemplo de sucesso do formato telefilme. Em um dos portais de críticas de conteúdos audiovisuais mais relevantes chamado “Rotten Tomatoes”, entre o período de desenvolvimento deste texto, o filme recebeu 330 críticas de especialistas da área e ficou com a classificação de 95% de qualidade. Já em sites especializados brasileiros como o “Omelete”, o filme foi avaliado pela crítica Mariana Canhisares, recebendo uma nota de 4 de 5 pontos, e no site “Cinema Com Rapadura” o filme foi avaliado pelo crítico Davi Galantier Krasilchik, que recebeu a nota de 9.5 de 10 pontos. Além das ótimas avaliações de críticos ao redor do mundo, o filme ganhou o Oscar de melhor animação de 2021.
Em uma matéria on-line da Revista Exame, publicada em fevereiro de 2020 por Reuters revela um levantamento de 2020 da empresa norte-americana de pesquisa