
10 minute read
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
from CRIANDO CAMINHOS
by Rede Código
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4.1. Fernanda Albuquerque Frias Rocha
Advertisement
No começo do ano (2021) me mudei para a instituição Cruzeiro do Sul, fui recebida pela produtora ESCALERA e começamos a conversar sobre o TCC. Eles já tinham em mente que seria feito um documentário, mas, até então não havia sido decidido o tema, conversamos e decidimos procurar/pesquisar ONG’S e instituições de 3° setor que tivessem uma boa história para nos contar. Pesquisamos diversas ONG’S com diferentes segmentos e encontramos a "Viver Melhor", entrei em contato com o responsável para explicar sobre nosso projeto e como seria, muito solícito o Sr.Valdir adorou a ideia e desde o início já se mostrou interessado a participar e acrescentar no nosso trabalho. Conversamos bastante com ele por meio de ligações para que ele pudesse nos contar toda sua trajetória e história até que chegasse na criação desta instituição. Marcamos para conhecer o local e iniciar as gravações, infelizmente não pudemos ir todos por questões de horário de cada integrante do grupo, com certeza senti falta dessa parte que pra mim é a mais satisfatória e também importante, pois, agrega e facilita a realização do produto escrito. Realizar o TCC em meio a uma pandemia realmente foi desafiador, pois, não pudemos ter um contato maior com os professores pessoalmente o que dá toda diferença e também o próprio grupo não pôde se reunir presencialmente. É estranho terminar o trabalho sem ter conhecido os colegas e os professores, mas de qualquer forma fizemos o melhor diante de toda a situação. Agradeço aos orientadores e ao grupo por todo aprendizado nestes dois semestres de produção que com certeza levarei para sempre.
4.2. John Clayton Ferreira de Jesus
Finalmente consegui, a ficha aos poucos vai caindo de que finalizei o curso de Radio TV. Sempre foi meu sonho trabalhar com televisão, acredito que nada na nossa vida acontece por acaso tudo tem um propósito, e o curso não será diferente. Aqui aprendi um pouco de cada função de um projeto televiso, sem contar que me ajudou também na desinibição porque essa área não é só um sonho como também um desafio.
Confesso que o curso não foi fácil, os primeiros semestres me incentivaram a apostar nesse sonho, depois o negócio só foi complicando rs’ Mas foi uma experiência incrível, onde levarei pessoas, projetos, professores, a própria universidade no coração. Quanta gente criativa e inteligente que jamais se não tivesse entrado pro ramo conheceria, foi um prazer estar com todas essas pessoas todos esses anos, ah cada semestre um aprendizado novo. Só tenho a agradecer todos pelo acolhimento e apoio. O nosso TCC sobre a instituição foi mais uma experiência sem igual, onde podemos ver que não é só a gente que temos problemas, por que as vezes parece que só é com a gente e não, existe gente de diferentes tipos que estão batalhando a cada dia, cada um com seu jeitinho, obstáculo, dificuldade e traumas. A história do projeto viver melhor foi mais um incentivo, uma motivação pra todos pensarem como o sr Valdir e ver um “problema” de uma forma diferente, positiva que agregue de alguma forma na vida de outras pessoas. Agradeço ao meu grupo Escalera que tive o prazer de conhecer nesse último ano, são pessoas incríveis que merecem tudo que a de melhor nesse mundo, muito obrigado pelo acolhimento e carinho. E aos professores principalmente Bruno e Grego que estão marcados sem dúvida nenhuma na minha história. Agora entrego minha jornada nas mãos de Deus, muito Obrigado Pai sem você não seria possível, ele sabe o que é melhor pra cada um, dos altos e baixos que temos que passar pra conseguir cada coisinha na nossa vida, espero poder trabalha no ramo de alguma forma, e quem sabe não encontro alguns de vocês em algum momento da vida novamente, Gratidão.
4.3. Kelvin Dantas da Silva
Foi o primeiro documentário onde faço a função de diretor, uma grande responsabilidade. Aprendi a confiar e entender a capacidade dos outros integrantes da produtora para a produção do trabalho. Entendi que para o trabalho ser finalizado precisamos nos dedicar ao máximo. Infelizmente neste período de produção e finalização algumas pessoas ficaram mais sobrecarregadas do que outras. Porém todo o esforço valeu a pena, mesmo com a pandemia e dificuldades nós conseguimos finalizar e entrar um documentário com uma boa qualidade.
4.4. Leandro Aquino Matos
Parece que foi ontem que havíamos começado essa faculdade, esse curso. E quando menos esperamos ou percebemos, acaba, termina. Tudo próximo do fim. Com toda certeza sentiremos falta de muitas coisas, trabalhos em equipe, aprendizados diferentes com cada um, alguns puxões de orelhadosprofessores, etc. Acho que não só eu, como a maioria, todos nós imaginávamos um final de conclusão de curso de forma diferente. Mas por conta da pandemia e infelizmente uma doença que tirou muitos parentes de suas famílias, tivemos que agir e fazer da forma que no momento seria o mais propício. De imediato, acho que em um geral todos nós pensamos: “Como vamos fazer? Estudamos um curso que se trata de desenvolvimentos presencias" E com isso, já com essa frase, já se iniciava nosso TCC. Por que cursar Rádio e Tv é isso, ter idéias que ninguém ainda teve, e elaborar projetos da forma que formos propícios no momento. No nosso documentário: " Criando Caminhos", acabou sendo uma experiência em equipe bem mais diferente do que imaginava. Mas como sempre, cada dificuldade, um aprendizado. Minha conclusão com base nas pesquisas, perguntas e forma como agimos em forma do projeto, só me fez ver e sempre rever como funcionamos em termos de motivações. A instituição que fomos as perguntas feitas e forma como nossos entrevistados falaram de suas vidas, da instituição de terceiro setor e projetos de vida,foi tudo muito gratificante de se ouvir. E frisar ainda mais, que dificuldades fazem parte da vida, mas é nossa escolha como acatar. E a forma como foi a idéia inicial pra tudo referente a instituição, foi tudo muito gratificante de se ouvir e poder fazer parte desse projeto e trabalho de conclusão de curso.
4.5. Letícia Rodriguês dos Santos
Ao iniciarmos nossa jornada de produção do TCC, começamos a debater um tema, que girava em torno de outro universo que até então tinha algumas partes a ver com a pandemia que estamos vivendo. Mas o tema anterior era muito complexo e procurávamos algo que tivesse a ver com a pandemia, mas que estivesse ligado com as nossas necessidades e dia a dia. Então resolvemos falar sobre a costura, pois todos nós estávamos usando máscaras e este assunto estava diretamente ligado ao terceiro setor e as ONGs, com
isso decidimos abordar em nosso documentário a instituição Viver Melhor e contar a sua história, mostrando como ela impactou na sociedade com seus cursos preparatórios; sendo um deles o de costura e muitos outros como o de panificação e informática, e como estes mudaram a vida de muitas pessoas, e além disso como é a vida das pessoas que trabalham nesta instituição do terceiro setor. Pensando nisso buscamos trazer o tema de uma forma que o telespectador pudesse entender como é a criação e como funciona uma instituição do terceiro setor, como a vida das pessoas envolvidas pode ser transformada por meio da educação e o que motiva alguém a querer compartilhar este conhecimento com outras pessoas. Como uma das integrantes da produtora Escalera, fiquei responsável pela escrita da parte de distribuição, expliquei onde seria postado o documentário, neste caso o Youtube, e um breve resumo de como esta plataforma surgiu e como ela funciona, além de produzir as considerações finais e contribuir em outras partes do trabalho. Foi uma longa jornada até aqui, por conta da pandemia realizamos as gravações com a equipe reduzida, realizamos as reuniões de orientação com os professores por meio de plataformas virtuais, levando em consideração também que ainda não conheci meus colegas pessoalmente pois entrei na turma ao final do curso quando já estávamos em pandemia. Esperamos com tudo alcançar as expectativas de todos que acompanharam e aos que irão assistir a produção final, agradeço com imensa gratidão aos professores orientadores, a banca e a toda a universidade.
4.6. Lucas Rodrigues Ribeiro
Chegamos ao momento mais esperado do Curso, o TCC, que é algo que carrega um misto de sentimentos, alegria por um ciclo que está se encerrando, medo do que está por vir e realização de ter cumprido o seu papel nessa fase da vida. O processo de Criação desse TCC foi bem complicado pelo motivo de estarmos em meio a uma pandemia e não pudermos nos reunir pessoalmente para decidir os rumos que iríamos tomar e isso nos causou diversos percalços como decidir o tema,formato e funções, fizemos diversas reuniões e analisamos as possibilidades e decidimos criar um documentário , com essa escolha tivemos que decidir o tema e ai complicou mais ainda pois cada um queria falar de um assunto e fizemos da maneira mais democrática possível uma votação entre os membros do grupo para escolhermos o tema e nessa conversa foi decidido que falaríamos da história de alguém que é
responsável por uma instituição do terceiro setor após isso delegamos funções, eu fiquei com a função de produtor e tive que me esforçar muito para que tudo ocorresse da melhor maneira possível espero ter conseguido exercer essa função. Concluo essa graduação com sentimento de dever cumprido e de um sonho que se realiza, agradeço a todos que fizeram parte dessa minha jornada, fico muito feliz com esse ciclo que se encerra aqui e levarei as vivencias aqui adquiridas para o resto de minha vida.
4.7. Nathan Galvão de Sousa
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto e todos que acompanharam e me apoiaram durante toda minha trajetória acadêmica nesses oito semestres. Esse semestre foi sem dúvidas o mais complexo de toda a minha jornada acadêmica. Todas as etapas para o desenvolvimento do projeto, apesar de já terem sido praticadas em outras atividades, me causavam muita insegurança, pois, era a hora de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante esses quatro anos. Apesar de nem sempre poder estar presente nas reuniões de orientação, o que me guiava e me fazia sentir mais seguro das nossas escolhas eram as orientações com o Professor Grego, que acabava dando um norte para o nosso caminho. Fui responsável pela montagem e edição final do projeto e apesar de já ter exercido essa função previamente, foi um grande desafio dar o ritmo e a estética que tínhamos em mente para o documentário. Apesar de todas as barreiras encontradas, conseguimos finalizar o projeto de maneira que rendesse orgulho a todos os integrantes e gerasse uma boa peça para exibir em nossos portfólios.
4.8. Paulo Rodrigues Sales
Antes de mais nada gostaria de começar agradecendo todas as pessoas que de alguma forma participaram e estiveram presentes durante esse período universitário, foi sem dúvidas parte fundamental em minha jornada de modo que as mesmas pessoas são o de mais valoroso que imagino poder levar de alguma forma.Depois de passar por várias produtoras com as mais inusitadas formações, me vejo concluindo o ciclo com a Escalera, que como uma escada tem seus lugares altos e baixos. Não me sinto só quando digo que a pandemia afetou irreversivelmente muitas coisas dentro de mim, as aulas online foram sem sombra de dúvidas um dos maiores desafios a serem superados, reaprender a aprender, se relacionar, ouvir e ver através do virtual
pode não ser uma tarefa tão fácil para todos, mas vemos que, mesmo com as formas não tradicionais conseguimos entregar o que de melhor podia ser feito. Para o projeto de Documentário, inicialmente estava bem ligado na construção de tema, a primeira ideia era falar sobre a própria produção audiovisual, depois partimos para o tema psicanálise para enfim cair em uma questão que acompanhou a grande maioria dos integrantes da produtora, o terceiro setor. Nas reuniões busquei mediar os insights para que conseguíssemos direcionamento, uma idéia a ser contada, portanto, um ponto focal no qual fiz parte foi na lapidação da ideia apresentada e do conceito de direção de fotografia. Logo a função escolhida para o projeto foi a de Assistente de direção, pude ao longo da pré-produção afinar diversos pontos com as equipes de como seriam realizadas as entrevistas prévias, visitas ao local principal da gravação (instituto viver melhor), roteirizar perguntas e também focar na construção da argumentação teórica.Durante a produção, auxiliei também não só em aspectos técnicos como a captação do som e luz, mas também em entrevistas inteirascomomediador. Já na finalização, pude ver de perto o polimento final para que o que uma vez fora um projeto de um imaginário coletivo se tornar real.