
13 minute read
3. BÍBLIA DE PRODUÇÃO
from CRIANDO CAMINHOS
by Rede Código
Quando se vive em um pais como o Brasil como uma desigualdade social tão grande é bem necessário praticarmos a resiliencia é ai que entra o terceiro setor para auxiliar de fato que precisa de uma ajuda para superar as dificuldades do dia a dia.
3. BÍBLIA DE PRODUÇÃO
Advertisement
3.1. Explicação do título
O nome do documentário “Criando Caminhos” surgiu depois de uma conversa da produtora Escalera com o presidente do instituto Viver Melhor o Sr. Valdir Ferreira da Silva. Ele explicou que ao ter um filho deficiente e passar por muitas dificuldades, ele decide criar um projeto para ajudar pessoas que estão em situação parecida. Escolhemos esse nome, pois ele remete a duas coisas que vamos mostrar em nosso documentário a história de Valdir que foi criando caminhos para ele se tornar essa pessoa que é hoje, e a porta que ele abre a outras pessoas através de seu instituto, e como a gratidão dessas pessoas criam caminho para elas próprias e para diversas outras.
3.2. Sinopse
O documentário “Criando Caminhos” apresenta a história de superação de Valdir órfão criado em um abrigo, decide criar um instituto para mudar vidas inspirado pelo seu filho portador de deficiência chamado Ayrton Senna. Criando assim uma rede de solidariedade de todos ali envolvidos.
3.3. Objetivos
3.3.1. Geral
Produzir um documentário que fale sobre superação, mostrar que em meio a dificuldades é possível crescer e usar esse crescimento com exemplo para outras pessoas e atingir assim a vida delas.
3.3.2. Específicos
Mostrar o que motivação de alguéma querer ajudar o próximo. Mostrar como um amor de pai pode ser impactante na vida de alguém. Mostrar como a vida de alguém pode mudar através da solidariedade. Mostrar o que motiva alguém a querer repassar um conhecimento adquirido para frente.
3.4. Classificação do Projeto
A classificação indicativa foi sancionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o fundamento na Constituição Federal de 1988, junto com o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), a Lei n°8.069, de 13 de julho de 1990,que visa adequar o tipo de conteúdo que é exibido pelo maior veículo de comunicação em massa, a televisão. A princípio, a classificação indicativa leva o equilíbrio de duas concepções: o direito a liberdade de expressão e o dever de proteção a criança e ao adolescente. Tendo isso em vista, temos duas vertentes que devemos seguir: o dever e os efeitos. As empresas de streaming e emissoras de TV tem o dever de criar conteúdo de alta relevância, transmitindo a informação e entretenimento para todos os públicos. A partir do momento que a emissora de TV ou serviços de streaming passa a reproduzir esse conteúdo cinematográfico na sua grade horaria, é obrigatório acatar as leis estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Justiça em relação aos horários de exibição do conteúdo.
Por se tratar de uma obra audiovisual que não apresenta nenhum conteúdo potencialmente prejudicial a alguma faixa etária a classificação do Documentário “Criando Caminhos” é Livre para todos os públicos.
3.5. Argumento
3.5.1.Visão Original
Relatar a história de um homem que cresceu em um orfanato, com o passar do tempo se casou com uma mulher e eles tiveram um filho deficiente. A partir da chegada desse filho a vida desse homem muda, essa família passou por várias dificuldades para conseguir se manter, educar o seu filho e cuidar dele. E essas dificuldades levaram esse homem a criar um instituto e ajudar outras vidas.
Como ações de uma pessoa pode mudar direta e indiretamente a vida de outras, em nossa fundamentação teórica abordamos como plano principal a superação que é o sentimento que une os personagens apresentados em nosso documentário.
3.5.2. Proposta do Documentário
A proposta do documentário é apresentar a história de superação de Valdir que ao crescer em um orfanato sempre teve o sonho de ser pai para poder ser para alguém a pessoa que ele nunca teve presente em sua vida, porém ao ter esse filho descobre que ele possui uma deficiência e isso demandava ajudas externas que com o esforço
de Valdir foram atendidas isso causou nele a vontade de retribuir essa ajuda a outras pessoas. O documentário será dividido em cinco núcleos na qual cada um deles contará histórias únicas que se conversam entre si mostrando os caminhos criados por cada um através de Valdir e seu instituto.
3.5.3. Eleição e descrição dos objetos
Casa do Valdir
Apresentar a casa onde Valdir mora e utilizá-la como plano de fundo para contar a históriado mesmo.


Imagens de Arquivo de Valdir
Ilustrar eventos da vida de seu Valdir e mostrar seu filho na qual inspirou a criação de seu instituto.


Animações Gráficas
Animações computadorizadas utilizadas para ilustrar a historia que é contada.


Instituto Viver Melhor
Imagens dos ambientes do instituto para introduzi-lo na história.


Valdir Ferreira da Silva
Fundador do Projeto e de quem contaremos a história do mesmo no documentário.

Enedice Maria Ferreira da Silva
Esposa de Valdir e Co-fundadora do Instituto “Viver melhor”.

Rosa Aparecida dos Santos
Advogada e Professora de Costura do Projeto.

Sonia Maria dos Santos
Aluna de costura do projeto quer teve sua vida mudada através da costura.

João Carlos (Mestre Zizo)
Professor de capoeira e representante do Centro Cultural Aruandê de capoeira.

3.5.4.Eleição e justificativa para estratégias de abordagem
Procedimento Geral: A proposta é Contar a Vida do Valdir através de entrevistas dele e de sua esposa, e de pessoas que fazem parte do projeto que ele criou, para isso faremos visitas ao instituto “Viver Melhor” para gravarmos imagens das oficinas ministradas neles e utilizá-las como inserts no documentário, utilizaremos animação gráfica para ilustramos em alguns momentos o que é falado pelos entrevistados, e assim contar a história do Valdir e como ele impactou direta e indiretamente as pessoas ao seu redor Lugares e paisagens: Os lugares escolhidos para ambientar o documentário são a casa do Valdir localizado no Bairro de Sapopemba na Zona Leste da cidade São Paulo e no instituto “Viver Melhor” localizado no Bairro de Itaquera também na Zona Leste da cidade de São Paulo. Gravaremos na casa do Valdir para inserirmos a vida dele no documentário e ela servirá como plano de fundo para as entrevistas do Valdir e da sua Esposa, Já as Gravações no Instituto servirá para introduzir o fruto do trabalho do Valdir e Gravarmos com os professores e alunos que foram impactados por ele.
Entrevista Valdir e Esposa: Utilizaremos as entrevistas para Conhecermos a Vida do Casal e as motivações para quererem criar um instituto. Entrevistas no Instituto: Utilizaremos as entrevistas com as pessoas do instituto para entendermos o impacto direto e indireto do Valdir na Vida dessas pessoas. Aulas de Costura e Arquivos Pessoais: Utilizaremos imagens da Aula de costura e de arquivos pessoais para ilustramos as falas apresentadas no documentário.
3.5.5. Sugestão de Estrutura
1° Núcleo
Valdir apresenta sua historia de vida e como constituiu sua família.
2° Núcleo
Rosa conta sua ligação com o instituto e a motivação dela fazer parte dele
3° Núcleo
Valdir e Enedice contam as dificuldades de se ter um filho especial e as motivações que os levaram a criar o instituto.
4° Núcleo
Mestre Zizo conta sua ligação com a capoeira e como isso mudou sua perspectiva de vida e como através da capoeira conheceu Valdir.
5° Núcleo
Sonia uma mulher que trabalhou 30 anos infelizes em uma mesma empresa e encontrou na costura uma renovação de vida tendo assim um caminho criado através do instituto do Valdir.
3.5.6. Desenho de Produção
DESENHO DEPRODUÇÃO
ETAPA DE PREPARAÇÃO1
Pesquisa
A definição do formato, documentário, é definida pela equipe antes mesmo da definição do tema. A partir daí ocorre a pré-pesquisa, onde em um grupo de Whatsapp compartilhávamos referencias de notícias, artigos, entrevistas e Sites. Através de webmeetings a equipe lapidou ideias até chegarmos em uma voz comum, a de falar sobre instituições que defendem o bem e interesses da comunidade. Tendo isso em mente, demos início a busca de instituições do terceiro setor, algumas foram cogitadas até que chegássemos ao “Instituto viver melhor” como definitivo para o projeto. Atado o compromisso com o presidente do Instituto, em uma entrevista online realizada com o produtor e o diretor da produtora, foi repassada para toda a equipe não só as visões individuais sobre a organização, mas também documentos próprios do instituto que desceriam mais a fundo em seu propósito no trabalho realizado. Assim, a produtora se inteirou sobre o propósito do projeto social e partir daí foi definida uma estratégia de abordagem estrutural de roteirização.
Pré-Produção
Escolha das personagens Formulação de perguntas guia para cada personagem Tratamento/roteiro Criação do cronograma de gravação
DESENHO DE PRODUÇÃO
ETAPA DE FILMAGEM2
Objetos da abordagem
Serão três os pontos focais: A vida do presidente do instituto A Criação do instituto Pessoas impactadas pelo projeto
Detalhes da Abordagem
As gravações ocorrerão em ambientes internos e externos, priorizando os personagens em seus espaços de convívio.
Providências e Infra-estrutura de Produção
Será essencial seguirmos os protocolos de segurança no trabalho audiovisual no âmbito da pandemia covid-19;Preparação de autorizações de uso de imagens.
Equipe de gravação
Direção - Kelvin Dantas Assistente de direção – Paulo Sales Produção-Lucas Ribeiro Assistente de Produção: Fernanda Albuquerque Cinegrafia e som: John Clayton e Som – Leandro Aquino Direção de arte: Leticia Rodriguês
Equipamento de Vídeo
1-Câmeras Dslr Canon T5i
Equipamento de Áudio
1- Microfone Direcional 2- Gravador Zoom H5 3- Vara para Microfone direcional Boom
Dias de gravação
Por conta, principalmente, da agenda dos membros da Produtora as gravações ocorreram nos dias 14,15 e 17 de Julho de 2021.
Horas de Gravação por dia
Utilizamos nesses dias, 8 horas de gravação, divididas em insertos e depoimentos.
DESENHO DE PRODUÇÃO
ETAPA DE EDIÇÃO3
Infra-estruturapara Edição
Será utilizado um computador pessoal com o programa de edição PremiereCC.
Montagem-Manipulação de Sons e Imagens
Todas as imagens serão originalmente feitas pela produtora; as fontes dos textos serão da mesma famíliatipografica, tanto para Gc´s, quanto para as partes que precisarem de legendas. Para as músicas e trilha sonora, optamos por utilizar trilhas brancas, por conta da variedade existente. Nesta parte do projeto também ocorre a sincronização do áudio com
vídeo.
Equipe
Nathan Galvão e Kelvin Dantas serão os responsáveis pela montagem, edição e finalização do Projeto.
DESENHO DE PRODUÇÃO
ETAPA DE FINALIZAÇÃO4
Pós-Produção
Para o vídeo Buscaremos a correção/afinação das cores
Estabilizaçãodos takes Produção e inserção de GC’s e vinhetas
Para o áudio Alinhar DB das pessoas entrevistadas Reduzir ruídos Masterização
3.6.Referência Estética
O Documentário “Criando Caminhos” será ambientado no instituto “Viver Melhor” que fica localizado na Zona Leste da Cidade de São Paulo-SP, um documentário que mostrará a história de superação de um homem que cresceu sem família, e ao constituir a sua precisa de ajuda de pessoas próximas para cuidar de seu filho portador de deficiência e isso desperta a vontade de criar um instituto para retribuir toda essa ajuda que lhe foi proporcionada. Para introduzirmos essa historia utilizaremos animações gráficas mescladas com as entrevista tendo como referencia a serie documental “Losers” do diretor Mickey Duzyj, o documentário conta a historia de atletas que sofreram derrotas e como eles fazem para essas derrotas se transformarem em experiências positivas, utilizamos esse elemento da serie para demonstrar o momento de superação de Valdir.

Losers (Reprodução: Netflix,2021)

Como referência estética para a parte das entrevistas utilizaremos o documentário chamado “Edifício Master” do diretor Eduardo Coutinho mostra o cotidiano de pessoas que moram no edifício Master que fica localizado em Copacabana no Rio de Janeiro, nas entrevistas do documentário é mostrado muitas vezes o fundo do cenário para que aquilo faça parte também do que é contado e utilizaremos isso como referência nas entrevistas de nosso documentário.

Edifício Master (Reprodução: Globo Play,2021)

3.7. Público-alvo
O público-alvo são adultos de 25 a 35 anos, da Classe C e D, levando em consideração dados disponíveis pelo Youtube essa faixa etária passa 40 % do tempo em redes sociais como o Youtube, e procuram por conteúdos mais elaborados então por isso e pela temática do Documentário delimitamos a essa faixa de público-alvo.
3.8. Veiculação/Distribuição
O Youtube é um dos maiores sites de compartilhamento de vídeos,ocupando o segundo lugar entre os maiores buscadores da internet; atrás apenas do Google; o YouTube já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses. Estimase que cada um dos usuários passe em média, uma hora e 15 minutos assistindo a vídeos na plataforma todos os dias. O site foi criado em 2004, por Chad Hurley, um ex-funcionário da PayPal. A ideia surgiu quando ele encontrou dificuldades para compartilhar um vídeo que gravou entre amigos. Tempo depois Hurley se juntou a outros dois colegas da PayPal, Steve Chen e Jawed Karim, e em 14 de fevereiro de 2005, o trio inaugurou o domínio youtube.com.
Escolhemos esta plataforma por ser um site de streaming e compartilhamento de fácil acesso e com altos índices de visualização, onde é possível encontrar vídeos com diferentes gêneros e categorias como também outros documentários, aumentando assim as nossas chances de visibilidade para o assunto: terceiro setor, ongs e educação. Também será disponibilizado o Vídeo em DVD para melhor distribuição e reprodução. O streaming possibilita que através de uma conta (que pode ser gratuita ou paga, depende da plataforma), é possível ter acesso a um acervo de filmes, séries, vídeos, músicas e outros conteúdos que seriam mais difíceis de acessar legalmente de forma individual, com os custos de cada mídia física separadamente como CDs e DVDs, sendo uma ferramenta antipirataria.
3.9. Justificativa
No início do projeto nos reunimos a fim de decidir qual projeto audiovisual iríamos produzir e chegamos ao consenso do grupo levando em consideração o que já foi produzido pela produtora que iríamos produzir um documentário, escolhemos o documentário pela dinâmica que ele possibilita para nós contarmos uma históriae também analisando as possibilidades de construção audiovisual em meio a uma pandemia. Utilizando os conhecimentos adquirido ao longo do curso começamos a planejálo e com isso vem o primeiro questionamento de qual história queríamos contar e em meio a várias sugestões que foram discutidas em diversas reuniões chegamos a conclusão que queríamos contar uma história de Solidariedade, Queríamos contar o que motiva alguém a iniciar um projeto do terceiro setor. Após isso entramos em contato com diversas instituições até que encontramos o “Instituto Viver Melhor” que é gerido pelo Sr. Valdir Ferreira da Silva, em nossos contatos com o Sr. Valdir ele nos contou sua história e o que o motivou a criar o seu instituto. Levando em consideração tudo que foi conversado com o Sr. Valdir começamos a criar a narrativa do documentário e após isso decidimos que o rumo seria contar o que motiva alguém a querer ajudar o próximo e qual impacto isso tem nas pessoas ao seu redor. A importância de criar um documentário com essa temática é mostrar ao espectador que adversidades fazem parte da vida e o que importa é a maneira na qual reagimos a ela, mostraremos como surgiu a vontade de criar um projeto do terceiro setor e como foi criado e mudou a vida de diversas pessoas incluindo o criador dele.
3.10. Cronograma de Edição e Produção

3.11. Orçamento Previsto


3.12. Orçamento Real
