
10 minute read
Relatório individual
from [RE]INICIO
by Rede Código
16. RELATÓRIO INDIVIDUAL
BRUNO DORETTO
Advertisement
Neste semestre nos foi proposto pelos professores a realização de uma web série, e nossa ideia foi fazer uma ficção sobre desastres naturais, onde depois do ocorrido tio e sobrinho fogem para um sítio afastado para tentarem se proteger e com o tempo buscar algum tipo de ajuda.
Minha função foi fazer parte do elenco interpretando o papel do tio e foi uma experiência muito positiva para mim, pois pude desenvolver habilidades que estavam estacionadas em minha vida, como a de interpretar texto e atuar também. Os pontos positivos foram que me tirou a inibição perante as câmeras e me fez perceber toda a dimensão de uma produção.
Foi um grande desafio para mim, pois uma semana antes das gravações eu tive um pequeno acidente e cortei o pé, por isso minha mobilidade estava muito reduzida. Mesmo assim enfrentei o desafio e fui para as gravações de muleta mesmo e consegui desempenhar meu papel nas gravações. Foi bem difícil e senti muitas dores, também tivemos que viajar para o sítio onde seriam feitas as gravações e com a mobilidade afetada se tornou um desafio maior, mas o comprometimento com o trabalho em si se fazia maior para mim. Quero também agradecer a toda a produtora que teve muita paciência comigo e me ajudaram bastante nas ocasiões em que eu não conseguia fazer por conta da mobilidade reduzida. Isso só mostrou o quanto nossa produtora está unida e comprometida com o trabalho proposto.
Enfim essa web série foi um grande aprendizado para todos nós e vamos levar as melhores experiências para nossa futura carreia no áudio visual. Para mim abriu mais uma opção na carreira que é a de atuar também, além de trabalhar na produção do trabalho. Aguçou ainda mais em mim esse lado ator de ser que também gosto bastante. Foi incrível realizar esse trabalho. Gratidão a todos.

DAVID BEZERRA LOPES DOS SANTOS
Sempre é um grande desafio produzir algo novo e, esse semestre, assim como todos os outros, foi um grande desafio; ainda mais, por conta de toda a situação que o mundo enfrenta, a pandemia do Coronavírus. Neste interdisciplinar, exerci um papel importante, dirigir o projeto. É uma função que exige muito, e que aprende muito também, pois esse profissional está inserido em todas às áreas, ajudando na construção do produto. inseguro; no meio, me senti no início. No início, fiquei
Diante de todo esse desafio, foi um misto de emoções e sensações; em relação a mim, houve insegurança em muitos momentos, sinto que surgiram inúmeras dúvidas em outras ocasiões; mas acredito que dirigir uma obra audiovisual, é isso. Talvez tenha faltado um preparo maior da minha parte? Talvez. Mas um dos intuitos desse projeto é esse, se autoconhecer nas áreas/funções, sair da zona de conforto mesmo. Pude reconhecer o que posso melhorar como um futuro diretor, quais são os pontos pessoais que eu posso desenvolver. Mas num geral, com o trabalho em equipe e, profissionalismo dos integrantes, realizamos um projeto proveitoso.

DENISE MATIAS DE SOUZA
O projeto de conclusão do segundo semestre de 2020, foi a realização de um episódio piloto de uma web série. Participei da produção do roteiro e como assistente de direção. A produção do roteiro foi muito divertida seu desenvolvimento ocorreu em grupo respeitando as opiniões de todos os integrantes da produtora. Sua base teve muitas pesquisas e discussões.
Como assistente de direção fiquei surpresa como é uma tarefa cansativa e cheia de responsabilidade. Participar da pré-produção e produção do episódio foi uma experiência incrível. Tínhamos planejado gravar todas as cenas do piloto em um dia, mas, prevendo que talvez não conseguiríamos reservamos um final de semana para filmar o que demonstrou ser necessário, já que não alcançamos este objetivo de capturar as imagens no mesmo dia.
A entrega de todos nas gravações foi intensa e total. Por querer a perfeição em cada cena sempre conversarmos como cada tomada podia ser melhor que a anterior. Mesmo gravando na madrugada com todos quase dormindo em cena o clima era positivo e aconchegante.
A equipe da Rec é muito profissional e é de longe a melhor produtora que participei.
DOUGLAS DOS SANTOS SILVA
Com a web série Reinício tanto na prática como no desenvolvimento do roteiro técnico observei o quanto os detalhes se fazem necessário e de extrema importância, como por exemplo escolher o melhor enquadramento para a cena. Conversamos e trocamos muitas ideias em relação a melhor trilha, efeitos sonoros, e como sempre eu destaco o trabalho em grupo que foi primordial para atingir o resultado. Em resumo foi um trabalho gostoso e muito trabalhoso de fazer que exigiu muito de cada um, mas que por fim valeu muito a pena.

EVERTON SANTANA
No projeto da Web serie fui roteirista, e como roteirista o principal desafio foi escolher e construir uma abordagem para o piloto, tendo que ser bom individualmente como episódio, mas também ser interessante o suficiente para que as pessoas quisessem ver mais.
As principais dificuldades foram organizar as ideias dentro da sala de roteiristas, e estabelecer de forma coerente os atos da história, as motivações dos personagens e suas limitações. como por exemplo, deixar claro como os personagens estavam sem informações, e como sua situação emocionalmente era complicada e conflitante.
Outro desafio na sala de roteiristas é o combate de ideias que ocorre lá, com cada um dos membros querendo algo diferente para serie e o que ele pensa ser o melhor, foi então uma boa oportunidade para argumentar e sustentar o que havia pensado, e para ouvir o que meus colegas tinham a acrescentar, e depois de tudo voltar e procurar e os erros que podíamos ter deixado escapar.
No dia gravação atuei como assistente de produção, ajudando na organização do set de filmagem onde sem dúvida o maior desafio é o tempo, esse que era curto, mas minha principal atuação no set de gravação foi a elaboração do making off, onde corria para pegar qualquer aspecto de bastidor que pudesse ser interessante, porém com equipamentos limitados já que o foco eram as gravações da série em si.

JOHNATAN WESLEY DE SOUSA FERREIRA
Na websérie [Re]início fiquei com o Cargo de Diretor de fotografia, foi muito satisfatório, consegui colocar em prática todos os enquadramentos e planos que tenho aprendido na elaboração do roteiro técnico como também na hora de gravar. foram muitos detalhes que tínhamos que ter atenção, pois qualquer objeto ou roupa errada fazia total diferença no final. fiquei como apoio com o rapaz da edição, acompanhando via acesso remoto e finalizando a serie fazendo coloração, para que houvesse uma harmonia no resultado. Foi um trabalho muito gratificante que teve a colaboração de todos do grupo com cada um fazendo suas funções com excelência.
LENNART LINDH
Mais um semestre que se termina e eu só tenho a agradecer por estar nessa produtora de pessoas dedicadas e que (o mais importante) nos divertimos enquanto estamos fazendo a Websérie. Nesse semestre participei de duas funções no projeto interdisciplinar, uma foi de Autor-Roteirista, onde, pela primeira vez, escrevi um roteiro de ficção e gostei muito! Nos dias em que fizemos a sala de roteirista pude expor minhas ideias para o episódio piloto e trabalhar com os outros roteiristas a melhor forma de contar a história que nos dispusermos a fazer. Além disso, pela primeira vez na minha vida, eu atuei em uma obra audiovisual. Confesso que achei que não conseguiria, mas, de novo, agradeço aos meus colegas de produtora por me apoiarem e ajudarem a dar o meu melhor. Concluindo, acredito que pelo período de pandemia que estamos vivendo, não conseguimos executar da melhor forma o nosso projeto, decidimos gravar tudo em apenas um final de semana para evitar riscos e acabamos tendo que nos apressar na gravação, mas estou extremamente satisfeito com o projeto interdisciplinar desse semestre.
LEYDIANE DA SILVA

A gravação dessa Web série foi um desafio para todos nós, ainda em período de pandemia por conta da corona vírus, ao saber que para a realização desse trabalho teríamos que enfrentar as ruas, o transporte público e o vírus que ainda circula pelo país. Devido a esse momento que estamos vivendo as reuniões foram via aplicativos de internet, chamadas de vídeo em grupo, uma forma de ter todos presentes nas reuniões sem expor ninguém ao risco.
Desde o início, com a primeira proposta entre os colegas da produtora já gostei do que iríamos produzir e a meu ver todos se empenharam para que a proposta desse certo. Eu fiquei responsável pelo figurino dos personagens Arthur e Murilo, foi uma experiência positiva que eu tive, já que foi a primeira vez que trabalhei nessa parte, como os nossos atores foram integrantes da produtora não foi difícil escolher os figurinos, virtualmente mesmo, através de fotos consegui escolher a roupa que cada um iria usar.
Como produtora de elenco, tive a experiência de ajudar os atores a se entrosarem antes da gravação, ajudando nos ensaios e durante a gravação, sempre atenta ao roteiro e aos atores. Cuidei também da maquiagem dos atores, simples, apenas para tirar o excesso de brilho, para não acontecer uma exposição durante as gravações. Cada detalhe foi muito importante e mais uma vez o trabalho em grupo ajudou com que ocorresse tudo bem, foi uma experiência diferente para mim, mas que me identifiquei bastante. Estou satisfeita com o resultado.
LUCIANO COSTA

Esse semestre o interdisciplinar para mim foi mais tranquilo, talvez por estar mais acostumado a nova realidade. Fiquei no cargo de roteirista e operador de áudio. Nos baseando no momento em que vivemos com a pandemia e em obras que abordam mundos pós-apocalípticos tivemos a ideia de uma história onde personagens estariam isolados num determinado lugar e sem saber o que estava acontecendo no restante do mundo. Como fã de ficção científica e terror esse tema me agradou bastante, usamos alguns filmes, séries e até histórias em quadrinho como referência.
Fizemos chamadas online por onde discutimos e desenvolvemos o roteiro, foi um processo bastante trabalhoso até porque eram muitas ideias. Num primeiro momento pensamos em incluir uma invasão alienígena na história, mas isso depois foi descartado após discutirmos com o restante do grupo. Nas externas como operador de áudio foi bem tranquilo porque é uma função que já estou familiarizado de semestres passados, única mudança que houve foram os cuidados com o distanciamento e uso de máscara.
Passamos dois dias no sítio da tia de um membro da produtora, a locação era bem tranquila então não houve muitos problemas com o som ambiente. As filmagens das cenas noturnas foram mais trabalhosas por causa do cansaço, mas acabou tudo bem. O projeto da Websérie com certeza vai ser um dos que mais lembrei por causa da viagem que fizemos e da união da equipe em fazer um trabalho bem feito.
MARIAN CARVALHO

Nesse semestre acabei mudando de produtora e foi a melhor coisa que eu fiz no 6º semestre, agradeci muito a REC compreensíveis. por me acolherem e serem
A REC é muito organizada com prazos e bem dedicados, então não tive muitas dificuldades, foi muito mais leve esse semestre, apesar de toda a situação que o país enfrenta com o COVID-19, o trabalho saiu perfeito.
Devido a problemas pessoais, não pude acompanhar as gravações, mas assumi as funções que já me sentia mais segura, que foram a produção
executiva, direção de produção e realizei alguns ensaios com os atores
virtualmente.
Organizei a equipe junto com o David, então não tivemos dificuldades com pré-produção, produção e pós produção.
Apesar da pandemia acredito que conseguimos entregar um projeto incrível. Queria ter trabalhado com atores mesmo, mas acima de tudo queríamos que todos estivessem se sentindo confortáveis e seguros para gravarmos, então optamos por escolher dois integrantes do grupo, que inclusive foram ótimos.
A equipe toda se esforçou e deu tudo de si para sair essa webserie. Orgulhosa.