Page 1

Barr d Cereai Agência aza


Introdçã Nós da Agência AZA, recebemos o desafio de trabalhar com o nosso primeiro cliente, para que tivéssemos a oportunidade de enxergar verdadeiramente mercado de trabalho. O cliente no qual trabalhamos foi a Nestlé, mais especificamente com as barrinhas de cereais Nesfit, que são uma ótima escolha para pessoas que buscam uma vida prática e saudável. Foram propostos os seguintes desafios: • Aumentar o Share of Mind sem perder os consumidores; • Criar uma campanha eficiente que informe as vantagens da alimentação saudável para qualidade de vida; • Criar peças seguindo uma unidade de campanha; • Evidenciar os sabores do produto E claro, missão dada é missão cumprida. Com muito esforço, trabalho em equipe e muita dedicação, conseguimos alcançar os desafios propostos. Esperamos que apreciem o projeto e a partir de agora, tenham uma vida leve e saudável!


Apresentçã Agênci

Aza significa: voar mais alto; o céu é o limite. O nome refere-se ao voo; as asas de um pássaro. O “S” foi substituído pelo “Z” para que tivesse um significado mais amplo querendo dizer: de A à Z de Z à A e as letras espaçadas na logo deixam isso ainda mais evidente. O nome escolhido passa a mensagem de criatividade e diversidade trazendo a sensação de segurança e credibilidade. Usando a técnica de semiótica, a logo é formada por dois triângulos espaçados que formam os “A”, posicionados corretamente para que o “Z” apareçam entre os mesmos, as pontas arredondadas trazem leveza, o que torna tudo mais agradável para quem visualiza. As cores foram usadas para reforçar a mensagem que o AZA quer transmitir, onde o azul representa: segurança, serenidade, confiança, profissionalismo, inteligência, emoções profundas e eternas e além de tudo é uma cor que agrada homens e mulheres; logo a cor preta trás: sofisticação, exclusividade e alto padrão nos trabalhos executados, neste caso a cor vem para completar o azul. A logo foi desenvolvida cuidadosamente para que toda a mensagem citada anteriormente fosse expressa em uma única imagem, assim nossos clientes podem captar rapidamente o queremos transmitir.


Prinípio Essenciai

Sempre buscar novos horizontes com soluções adequadas e criativas

Misã

para nossos clientes. Além de desenvolver projetos inovadores, com a devida atenção à problemática envolvida aproveitando novas oportunidades de crescimento.

Tornar-se referência em Publicidade, tendo o devido reconhecimento da

Viã Valore

eficiência e inovação em prestação de serviços. E, sobretudo, contribuir com o mundo e com a sociedade, fazendo a diferença através das tecnologias e nossa prestação de serviços diferenciados.

• Trabalho em equipe;

• Eficiência;

• Inovação;

• Organização;

• Compromisso;

• Ética;

• Respeito;

• Liderança.


Integrante Fábi

Financeiro

Marin

Planejamento

Victor

Planejamento

An Paul Redação

Leonard Criação

Gisel

Planejamento

Tamar Pesquisa

Sabrin Criação

Gabrie Dir. Arte


FUNDAÇÃO: 1866 (150 anos) FUNDADOR: Henri Nestlé PRESIDENTE: Paul Bulcker RAZÃO SOCIAL:

O iíci d tud

Nestlé S.A Tudo começou no ano de 1866 na Suíça, quando o químico Henri Nestlé desenTIPO:

volveu pesquisas sobre alimentação infantile obteve sucesso com sua descobe-

Sociedade Anônima (SWX:NESN)

rta através da recuperação de crianças seriamente desnutridas, então desenvolveu um alimento infantil revolucionário com base de farinha de trigo, leite de

SLOGAN:

vaca e açúcar, a “Farinha Láctea”. No ano de 1867 passou a ser produzida em

Good Food. Good Life / Nestlé faz bem (Brasil)

escala industrial surgindo a Empresa Nestlé. Em 1905 a empresa se funde com a Anglo-Swiss para formar o que hoje é conhecido como Grupo Nestlé.

ENDEREÇO NESTLÉ BRASIL LTDA:

Consolidou-se no Brasil no ano de 1921 e seu primeiro produto produzido no

Av. Dr. Chucri Zaidan, 246

país foi o Leite Condensado, buscando o crescimento e desempenho das áreas

CEP: 04583-110 - Vila Cordeiro.

econômica, social e ambiental através de parcerias e investimentos. Assim

São Paulo – SP

uniram-se a empresas tradicionais como: as fabricantes de biscoitos São Luiz e Tostiness; a empresa Água deSão Lourenço eaté Chocolates Garoto de um seg-

TELEFONE: 0800 770 1176 PORTAL (SITE): Site: https://www.nestle.com.br

mento onde já tinha forte presença.


Dado atualizado d Nesté • Gerou 4,2% de crescimento orgânico e 2,2% de crescimento real; • Vendas de CHF 88,8 bilhões, impacto cambial de -7,4%; • Margem de lucro operacional bruto de 15,1%; • Aumento de 10 pontos-base nas moedas de valor constante; • Aumento de 6,5% nos ganhos subjacentes por ação nas moedas

de

valor constante; • Sólido fluxo de caixa operacional de CHF 14,3 bilhões; • Aumento dos dividendos propostos para CHF 2,25 por ação.

Valore d Empres • Pessoas em primeiro lugar; • Qualidade de nossos produtos e serviços; • Segurança é inegociável; • Respeito para todos, dentro e fora da empresa; • Responsabilidade em toda decisão; • Paixão pelo que fazemos.

Píse ond  Nesté esá present Hoje a Nestlé opera em 83 países, dos cinco continentes- África, América, Ásia, Europa e Oceania. No Brasil, atua desde 1921, quando instalou sua primeira fábrica, em Araras (SP), para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde receberia o nome Leite Moça.


Área d atuçã A atuação da Nestlé Brasil abrange os seguintes segmentos de mercado: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar.

Informçõe sobr  NESFIT Cereais em Barra NESFIT são barrinhas feitas à base de Cereais Integrais que apesar de possuir glúten, são fontes de fibras ideias para quem busca uma alimentação balanceada. Cada barrinha tem aproximadamente 8,5 cm de comprimento, por 2,5 de largura e 1,5 de altura, pesando 20 gramas, oque a torna prática no momento do consumo, possui uma aparência bem convidativa com podendo variar sua tonalidade dependendo do sabor. São fáceis de serem encontradas e estão disponíveis no mercado em quatro sabores, são eles: Morango e Iogurte; Banana Aveia e Mel; Chocolate com Avelã e Mix de Nuts. Segundo o site da Nestlé, as barrinhas de Cereais NESFIT, chegaramàs prateleiras brasileiras em agosto de 2014.


NESFIT Barr d Cereai Banan, Avei  Me A famosa combinação de banana com aveia e mel também ficou deliciosa nessa barrinha, que além de ser crocante e saborosa, é feita com cereais integrais e fontes de fibras. É uma ótima opção para um lanche entre as refeições e o melhor é que pode te acompanhar aonde quer que você vá. Essa barrinha é light, contendo 68 Kcal. Ingredientes: Aveia em flocos, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, banana, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, açúcar, farinha de arroz, mel, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizantes, acidulante ácido cítrico, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol e corante natural caroteno.


NESFIT Barr d Cereai Aveã co Chocolat A combinação de avelã com chocolate ficou ainda mais deIliciosa nessa barrinha, que além de ser crocante e saborosa, é feita com cereais integrais e fontes de fibras. É uma ótima opção para um lanche entre as refeições e o melhor é que pode te acompanhar aonde quer que você vá. Essa barrinha contém 78 Kcal e é baixa em sódio. Ingredientes: Aveia em flocos, chocolate, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, avelã, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, açúcar, liquor de cacau, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizante, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol, acidulante ácido cítrico e corante natural caroteno.


NESFIT Barr d Cereai Mi d Nut A deliciosa combinação de amendoim, castanha, avelã e amêndoas ficaram ainda melhor nessa barrinha, que além de ser crocante e saborosa, é feita com cereais integrais e fontes de fibras. É uma ótima opção para um lanche entre as refeições e o melhor é que pode te acompanhar aonde quer que você vá. Essa barrinha contém 76 Kcal. Ingredientes: Aveia em flocos, flocos de trigo, mix de nuts (amendoim, castanha-de-caju, avelã e amêndoas), xarope de glicose, flocos de arroz, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, açúcar, liquor de cacau, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizante, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol, acidulante ácido cítrico e corante natural caroteno.


NESFIT Barr d Cereai Morang  Iogurt A combinação de morango com um toque de iogurte ficou ainda mais deliciosa nessa barrinha, que além de ser crocante e saborosa, é feita com cereais integrais e fontes de fibras. É uma ótima opção para um lanche entre as refeições e o melhor é que pode te acompanhar aonde quer que você vá. Essa barrinha contém 72 Kcal. Ingredientes:Aveia em flocos, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, preparado de morango (morango, maçã, açúcar invertido, farinha de arroz, acidulante ácido cítrico, aromatizante, espessante goma guar e corante natural carmim), cereal de arroz com cobertura sabor chocolate branco, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, preparado lácteo em pó tratado termicamente após a fermentação (leite integral, soro de leite e fermento lácteo), açúcar, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizantes, corante natural carmim, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol e acidulante ácido cítrico.


Descrçã d Aparênci

Embalage:

Alimento em formato de retângulo, com aproximada-

Cada sabor se caracteriza por uma cor, sendo aveia e mel na cor amarela, morango e

mente 8,5 cm de comprimento, por 2,5 de largura e 1,5

iorgute na cor vermelha, avelã e chocolate na cor verde e mix de nuts na cor laranja.

de altura, pesando 20 gramas oque a torna prática no

A embalagem em unidade é pequena, cabe na palma da mão,prática e cabe no

momento do consumo. Possui uma aparência bem con-

bolso. Embora para abrir, esta seja um pouco complicada devido ao seu tamanho,

vidativa com podendo variar sua tonalidade depen-

pois os dedos escorregam pelo material dificultando a abertura. Muitas vezes

dendo do sabor.A textura refere-se aos grãos unidos

usamos os dentes para auxiliar na abertura.Já o pacote com 03 unidades segue o

que são visualizados separadamente.onde já tinha forte

mesmo design e paleta de cores da unidade, mudando apenas o formato por se

presença.

tratar de caixa, pesando 60g. A embalagem é de facil manuseio, por se tratar de um material maleável (papelão), a aplicação da abertura da caixa é aplicada com cola, podendo ser aberta apenas uma vez, sem possibilidade de fecha-la novamente para guardar,quando aberta facilmente se retira a unidade para consumi-la.

Prç praticad e édi: A unidade varia de R$1,20 à R$ 2,54. A caixa contendo 03 unidades varia de R$ 3,24 à R$ 4,99.


Com é usad? Loca  form.

Cust X Benefíci

De acordo com o siteSentir Bem da Uol, o local de

De acordo com os dados obtidos durante a pesquisa, as barrinhas de cereais da marca

compra

o

Nesfit, giram em torno de R$ 1,20 à R$ 2,54 a unidade. Já as caixinhas que possuem 3

supermercado/hipermercado (83%), seguido do mer-

unidades cada, o preço médio é entre R$ 3,24 à R$ 4,99. Com isso, podemos analisar os

cadinho do bairro (34%), da farmácia (32%), da loja de

benefícios que o produto pode oferecer ao consumidor em comparação com barrinhas

conveniência (30%), e da padaria (30%). A forma

de cereais de outras marcas. De acordo com algumas fontes e também com a análise dos

como consomem também foi questionada nesta pes-

rótulos nutricionais, as barrinhas de cereais Nesfit possuem cada uma, em média, de 2,5

quisa, feita pelo instituto QualiBest, sendoque 82%

à 2,9 gramas de fibra alimentar, ou seja, muito mais do que deveria ter num produto

dos entrevistados disseram que costumam consumir

sólido com apenas 20 g. E isso acaba se torna um ponto positivo, porque as fibras são

o produto e 59% destes são responsáveis pela compra

ótimas para o funcionamento do intestino e ajudam a saciar a fome. Se formos descon-

do produto. Seja para o lanche no trabalho (50%),

siderar todas as adversidades, como por exemplo, a desonestidade nas rotulagens

para comer na hora da compra (35%) ou para comer

desses produtos, porque alguns componentes como sódio e açúcar estão em maior

assistindo televisão (22%).

quantidade do que apresentado na tabela, pode-se dizer que as barras de cereais Nesfit

mais

recorrente

é

possuem um Custo X Benefício maior em detrimento das demais, por ser mais rica em fibras e consequentemente é capaz de saciar mais a fome. As barrinhas de cereais são práticas e fáceis de levar para qualquer lugar. A unidade cabe num bolso de espaço menor, enquanto a caixa é melhor sendo carregada numa bolsa maior. Também é uma ótima opção para lanches entre as refeições maiores, pois possui cereais integrais e fontes de fibras.


Tabela


Concorrente

Vantagens e Desvantagens relativas aos Concorrentes

Nutry Ponto forte: variedades de sabores, boa avaliação em sites como o RECLAME AQUI(tempo de resolução dos problemas); Ponto fraco: teia de aranha, larvas e caruncho encontrados em embalagens lacradas e dentro do prazo de validade, alto valor do produto para o cliente final; Ameaça: variedades de sabores - Aveia, banana e mel, Avelã com chocolate, Bolo de chocolate, Castanha de caju com chocolate, Coco com chocolate, Frutas vermelhas com cookie, Morango com chocolate; Oportunidade: alto valor do produto para o cliente final.

Tri Ponto forte: baixo valor, variedade de sabores; Ponto fraco: larva, fios de cabelo; Ameaça: valor das barras, variedade de sabores - Banana, aveia e mel, mousse de chocolate, coco com chocolate, brigadeiro, castanha com chocolate, banana com chocolate, morango com chocolate, castanha e avelã, avelã e castanha com chocolate, morango com chocolate, morango com chantilly; Oportunidade: baixa popularidade (referente aos outros concorrentes).


Concorrente

Vantagens e Desvantagens relativas aos Concorrentes

Nesto Ponto fraco: alto valor, baixa popularidade (entre os produtos Neston, são mais populares: o iogurte e as vitaminas em pó), pouca variedade de sabores; Oportunidade: baixa popularidade.

Line Pontos fortes: baixo valor, variedades de sabores - Morango e iogurte, banana e aveia, nuts cranberry, avelã, maça com canela e uva passa, nuts tradicional; Ponto fraco: fungos em barras dentro do prazo de validade, baixo sabor; Ameaça: tem mais “credibilidade” entre os consumidores por se tratar de uma linha de adoçantes.

Concorrente Indireto Mundo verde; Mae terra; Nação verde; Empório mais verde.


Image  Marc Nesfi O produto Nesfit Barra de Cereais tem como ponto de partida sua fábrica localizada em Caçapava no interior de São Paulo. Inclusive Grupos de Escolas ou Instituições, podem agendar visitas; A fábrica onde as embalagens são produzidas não foi informado pela empresa; A comercialização do produto Nesfit barra de cerais é de fácil acesso, tendo diversos pontos de distribuição. Como por exemplo: supermercados, hipermercados, postos de conveniência, farmácias e academias entre outros estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte. Vale ressaltar que a Nestlé disponibiliza dentro do site uma plataforma chamada Nestlé e você, que tem a finalidade de que você encontre um distribuidor próximo e também de se tornar um próprio micro distribuidor. Em relação à imagem e marca do produto é visivelmente notável que a empresa tem como histórico de anos uma aceitação indiscutível de seus clientes. A Nestlé existe no mercado há 150 anos e ao longo dos anos conseguiu por conta de sua competência e qualidade a confiança gradativamente de seus clientes e futuros. Por exemplo: numa análise rápida é possível acessar o maior site de reclamações no Brasil chamado “Reclame Aqui” e consultar o nome da empresa ou o produto em questão que estamos trabalhando. Ela tem 100% de reclamações atendidas, 84.3% de pessoas que voltaria a comprar seus produtos e um índice de solução de 89%. Hoje, no site a marca tem 3.093 reclamações e todas foram prontamente atendidas. A única observação que devemos ter cuidado referente ao produto é o exagero do seu consumo. Grande parte dos consumidores ingere o produto em momentos em que estão com o dia agitado, sem tempo para fazer uma refeição nutritiva. Em excesso qualquer produto não é recomendável e não pode ser utilizado para substituir as principais refeições do dia. Por isso opte por barrinhas que não possuem adição de açúcar ou gordura e que sejam compostas por itens integrais.


Públic d Interess Observando o uso de vocativos femininos na campanha dos produtos da Linha Nesfit, chama atenção  à  opção da empresa por situar seu público-alvo:  as mulheres que pensam leve e que estão a procura de uma dieta  matinal  balanceada.  O estudo inicial aponta que a marca não reposiciona a identificação da mulher por meio de um discurso mais emancipador, mas acaba por situar suas práticas discursivas como mantenedoras de uma identidade estereotipada, que subjuga a mulher não ao homem, mas a seu próprio corpo. 

Perfi d Públic Alv� Sexo: Feminino; Idade: 16 à 36 anos;  Profissão: Não designada; Classe Social: A, B e C.


Stakeholder� A Nestlé identifica os seguintes grupos como fundamentais para o  contínuo sucesso comercial:    • Academia; 

• Associações industriais e comerciais;

• Comunidades;

• Organizações intergovernamentais;

• Consumidores e público em geral;

• Organizações não governamentais; 

• Clientes;

• Agências de informação;

• Funcionários e seus representantes;

• Acionistas e comunidade financeira;

• Governos;

• E Fornecedores (incluindo agricultores e pequenos agricultores).

Razõe d relacionament co  produt� As pessoas eutróficas(que apresentam boa nutrição) consomem as barras de cereais Nesfit como uma opção de lanche, o que demonstra ser um comportamento alimentar padrão.  As pessoas que não são eutróficas (levemente desnutridas) consomem as barras de cereais Nesfit para disfarçar a fome e também por ser uma opção mais saudável, o que demonstra um indício de transtorno alimentar.  O grupo de pessoas pré-obesas, consomem as barras de cereais Nesfit para disfarçar a fome, o que demonstra preocupação com a alimentação.  E por fim os grupos de pessoas obesas consomem o produto de acordo com regimes e dietas.


Macroambient Ambiente Demográfico

O público que consome barras de cereais era formado basicamente por jovens adultos que praticavam esporte. Atualmente, também estão incluídas crianças, consumidores de mais idade e jovens que não fazem atividade física. Foi possível saber quanto a categoria está presente nos lares brasileiros, que corresponde a 21,5% de acordo com a fonte Worldpanel. Campeãs no consumo de barras de cereais, as regiões Sul e Nordeste aumentaram sua participação no volume de vendas da categoria em 2013. A primeira saiu de 22,9% no ano de 2013 para 24,5% em 2014, enquanto a segunda passou de 16,7% para 18%. Além dessas informações, conseguimos coletar mais algumas com uma pesquisa de campo, informando: sexo, idade, renda e moradia desses consumidores. Nessa pesquisa participaram 115 pessoas, em que a maioria é do sexo feminino (71%) e grande parte das pessoas possuem de 21 a 30 anos (47%). Boa parcela nos informou receber de 1 a 2 salários mínimos (43%) e mais da metade mora na Zona Leste de São Paulo (63%).


Ambient Ecoômic Problemas com a economia do país podem afetar e muito a alimentação da população, quando se trata de produtos à base de grãos e cereais não é diferente. Nos últimos anos o preço do cacau atingiu em cheio o consumidor e tem obrigado analistas de mercado a rever para cima as expectativas de inflação. Segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados), o Brasil é o terceiro maior consumidor e produtos de chocolates em todo o mundo. O consumo per capita é de 2,8 kg/ano. Em maio, o custo do grão avançou 12,38% e puxou a alta de 17,03% do farelo de soja, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Embora poucas pessoas costumem colocar esse produto no carrinho, a alta deve pressionar — e muito — o preço da carne e de outros produtos que vão para a cozinha. O milho também está em alta, ainda mais acentuado do que a soja, o que já impactou os preços de frango e ovos. Esses dois produtos subiram respectivamente 14,98% e 13,53% na prévia da inflação de maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). A variação geral dos preços ficou em 9,62%. Segundo Salomão Quadros, os efeitos da valorização da soja devem chegar ao consumidor final em dois meses. “Isso pode interromper o processo de recuo da carestia”, disse. O analista Márcio Milan, das Tendências Consultoria, não descarta que o movimento de alta da soja provoque um arrocho sobre os custos da carne ainda em junho. Se o preço da soja se mantiver nesses patamares, Milan prevê — em um cenário otimista — aumento de 0,50% no custo médio da carne em junho e de 0,70% em julho. Casos se confirmem essas variações de preço, o IPCA fechará em 0,33% este mês e em 0,44% o próximo. Ele admite, no entanto, que as projeções devem ser revisadas para cima diante da expectativa de pressão sobre os preços dos alimentos. “A depender da intensidade, a inflação deste ano pode passar dos 7% previstos”, vaticinou. Toda essa alta nos preços reflete também nos preços de produtos como: frango, carne suína, ovos e até carne bovina, porque há uma substituição. Nos últimos dois, três anos, os preços de grãos estavam muito baixos, mas, de repente, a situação mudou — explica o professor da PUC Luiz Roberto Cunha. Este ano, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considera queesta no país, subiu 3,25% até abril. Nos alimentos, a alta foi quase o dobro, 5,79%. Em abril, os alimentos foram responsáveis por metade da alta geral.As frutas foram o principal impacto até agora, com alta de 33,78% nos 12 meses até abril. Problemas climáticos — chuva em alguns lugares e seca em outros — e a concorrência do mercado externo — com aumento de demanda e dólar mais alto — são as principais razões apontadas para o movimento.(Referências Eletronicas: Brasil Economico, http://economia.ig.com.br/2015-01-20/economia-fraca-afeta-consumo-de-chocolate.html)


Ambient Natura� São muitos os fatores que contribuem para a perda de qualidade e quantidade dos alimentos e, dentre eles, destacam-se: características da espécie e da variedade, condições ambientais durante o processo desenvolvimento, época e procedimento de colheita, método de secagem e práticas de armazenagem. A massa de grãos armazenada é um sistema ecológico em que a deterioração é o resultado da interação entre variáveis físicas (temperatura; umidade; propriedades físicas da massa de grãos: porosidade, capacidade de fluir, acamamento dos grãos, sorção, propriedades  termo-físicas; estrutura do armazém e suas interrrelações e variáveis meteorológicas), variáveis químicas (disponibilidade de oxigênio no ar intergranular) e variáveis biológicas de fontes internas (longevidade, respiração, maturidade pós-colheita e germinação) e variáveis biológicas de fontes externas (fungos, leveduras, bactérias, insetos, ácaros, roedores e pássaros). Os graus de deterioração dependem do aumento das taxas dessas variáveis que, por sua vez, são principalmente afetadas pela interação da temperatura e umidade.  Para avaliar a qualidade dos grãos, são consideradas diversas propriedades, tais como: teor de umidade, massa específica, percentual de grãos quebrados, teor de impurezas e matéria estranha, danos causados pela temperatura de secagem, susceptibilidade à quebra, características de moagem, conteúdo de proteína e óleo, valor para consumo animal, viabilidade como semente, presença de insetos e fungos, tipo de grão e ano da produção.    A temperatura está entre os fatores que influenciam no processo de respiração dos grãos. Há um aumento de intensidade de respiração, proporcional ao aumento da temperatura, que depende do teor de umidade dos grãos.  Mudanças na temperatura atmosférica durante as estações do ano afetam de forma semelhante dentro dos armazéns. No inverno, o centro do armazém, abaixo da superfície superior permanece mais quente do que o resto, então a corrente de ar circula para cima através do centro, do armazém. Já no verão, o centro do armazém permanece mais frio, então a corrente de ar move-se longitudinalmente para cima ao longo da parede aquecida e para baixo através do centro do armazém.   Baseada na temperatura média mensal do ar pode-se prever qual área geográfica está mais vulnerável à infestação dos grãos armazenados devendo-se levar, também, em conta os seguintes fatores: mês em que se inicia a colheita; temperatura do ar e radiação solar nos meses de colheita; tempo gasto para a colheita até a temperatura decrescer e tempo máximo e mínimo de duração da colheita durante o inverno. Essas informações irão facilitar a implantação de armazéns e o manejo de grão armazenado, mantendo-os a uma temperatura abaixo do nível de rápida deterioração dos mesmos.   


Ambient Natura� O teor de umidade do grão é outra variável fisioquímica que limita o desenvolvimento de bactéria, actinomicetes, leveduras, fungos, ácaros e insetos que são os principais agentes de deterioração dos grãos armazenados. A quantidade de água livre contida em um cereal logo depois de colhido e durante o armazenamento determina, indiretamente, na maioria dos casos a qualidade dos grãos. Para um armazenamento seguro são importantes os seguintes pontos: teor de umidade abaixo de 13% inibe o crescimento da maioria dos microrganismos e ácaros; teor de umidade abaixo de 10% limita o desenvolvimento da maioria dos insetos-pragas de grãos armazenados; e teores de umidade dentro da uma massa de grãos são raramente uniformemente distribuídos e variam de estação para estação e de uma zona climática para outra. O bagaço pode contaminar o ambiente, mesmo sendo de fonte natural, a matéria orgânica gerada na decomposição do bagaço de uva pode contaminar o ambiente.     Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar:   A barra de cereal é um alimento nutritivo de sabor adocicado, agradável, leve, que contém fonte de vitaminas, sais minerais, fibras, proteínas e carboidratos complexos.  A aveia pode ser um ótimo ingrediente a ser utilizado na elaboração de barras de cereais por apresentar textura, sabores e aparências adequadas. O uso de aveia na formulação possibilita produzir barras de cereais com alto teor de fibra alimentar e fonte de b-glucanas. As barras de cereais apresentam propriedades sensoriais agradáveis, similares às industrializadas e melhor aceitas quando elaboradas com média concentração de açúcar na calda e altos teores de fibra alimentar. As barras de cereais apresentam baixa atividade de água e atendem às especificações sanitárias, sendo estáveis durante 60 dias de armazenamento.


Ambient Tecnoógic Hoje em dia foi deixado de lado o "achismo" graças à ajuda da ciência e tecnologia, para nos orientar em manter uma vida saudável e mais equilibrada do que antigamente. E quando falamos que a ciência está colaborando, digo a "ciência fit" que é uma nova aliada da modernidade. A ciência fit é o embasamento científico e profissional e tem como objetivo de auxiliar as pessoas da melhor maneira possível com a ajuda de plataformas on-line. A ciência tem colaborado na praticidade do dia a dia das pessoas, como por exemplo: A pílula que sacia a vontade compulsiva de comer, pois segundo o artigo do site El País, a invenção tenta enganar o corpo fazendo-o pensar que recebeu uma quantidade enorme de comida calórica para que este se ponha a queimar a suposta ingestão de gorduras. Essa é a ideia primordial do último avanço para acabar com a obesidade, a pílula de “comida imaginária”, fruto de uma pesquisa orientada pelo professor e biólogo Ronald Evans, diretor do Laboratório de Expressão Genética de Salk, na Califórnia, EUA. A pílula em questão, constituída por um composto chamado fexaramina, envia ao corpo os mesmos sinais que normalmente ocorrem depois de ingerir uma grande quantidade de alimentos. Uma de suas vantagens é que só é absorvida pelo intestino —não passa pela corrente sanguínea, evitando danos colaterais— e poderia reduzir também o nível de colesterol “ruim” e de açúcar no sangue. Ainda está em fase de pesquisa. Por outro lado, existem diversos suplementos prometendo o mesmo, sem nenhuma comprovação científica e mesmo assim sendo comercializados. E falando um pouco sobre tecnologia, existem diversos aliados na ajuda para manter uma alimentação saudável. Existe hoje de forma gratuita mais de 110 aplicativos voltado para a educação alimentar e mais de 50 pagos. Os aplicativos prometem que o consumidor perdera medidas tanto como peso, desde que siga todas as instruções. Algumas dessas plataformas contam com a ajuda de profissionais especializados. É importante frisar que nenhumas dessas plataformas estão 100% seguras, pois mesmo contando com o suporte online é necessário um contato com um profissional pessoalmente, para que ele avalie o cliente e entenda exatamente o que a mesma procura. Porém que já pratica atividades físicas a algum tempo e conhece bem a anatomia do seu próprio corpo tende de conseguir usar os aplicativos de uma forma mais segura e eficaz.


Ambient Tecnoógic É importante frisar que nenhumas dessas plataformas estão 100% seguras, pois mesmo contando com o suporte online é necessário um contato com um profissional pessoalmente, para que ele avalie o cliente e entenda exatamente o que a mesma procura. Porém que já pratica atividades físicas a algum tempo e conhece bem a anatomia do seu próprio corpo tende de conseguir usar os aplicativos de uma forma mais segura e eficaz. A produção de barrinhas de cereal está cada vez mais moderna por conta dessa tecnologia, diminuiu consideravelmente o serviço braçal. Mas sendo assim foi dado espaço para máquinas modernas e próprias, para a produção de barrinhas. Como por exemplo, a castanha, que por ser um alimento muito específico e tendencioso a alergias é o único produto que tem máquinas exclusivas para triturar e não afetar na produção dos outros alimentos.Mesmo com toda a modernidade as empresas responsáveis pela fabricação de barras de cereais ainda fazem questão de alguns serviços braçais. Um desses serviços é o corte das frutas, elas são cortadas uma a uma e separadas para que no momento da coleta não aconteça de misturar frutas passadas com frutas boas.Depois de todo o processo e a barrinha já embalada ela passa por outro setor muito importante, que é o detector de metal,essa máquina é diferente das que acostumamos ver em bancos e aeroportos, ela é calibrada para detectar uma quantidade de metal superior à que já contém na embalagem.


Ambient Poític Propaganda enganosa lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falso, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço Lei da tabela nutricional (ANVISA) lei nº 54, de 12 de novembro de 2012 - Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. Lei n° 3, de 4 de fevereiro de 2013 - Dispõe sobre modificações na composição de alimentos padronizados para uso de Informação Nutricional Complementar Rotulagem geral de alimentos embalados lei n° 26 de 02 de julho de 2015 - Requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003 - Obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca. lei nº 259, de 20 de setembro de 2002 - Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados Portaria Inmetro nº 157, de 19 de agosto de 2002 - Aprova o Regulamento Técnico Metrológico estabelecendo a forma de expressar o conteúdo líquido a ser utilizado nos produtos pré-medidos. Lei da embalagem artigo 8º da Lei n. 9782/99


Ambient Poític Atribuída à ANVISA a competência de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, dentre eles, embalagens para alimentos, e ainda as instalações físicas e tecnologias envolvidas no processo de produção. Os regulamentos relacionados às embalagens incluem as embalagens e materiais que entram em contato direto com alimentos e são destinados a contê-los, desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor, com a finalidade de protege-los de agente externos, de alterações e de contaminações, assim como de adulterações. Incluem ainda os equipamentos para alimentos utilizados durante a elaboração, fracionamento, armazenamento, comercialização e consumo de alimentos. Estão incluídos nesta definição: recipientes, máquinas, correias transportadoras, tubulações, acessórios, válvulas, utensílios e similares. A legislação sanitária de embalagens está organizada por tipo de material, ou seja: plástico, celulósico, metálico, vidro, têxtil e elastomérico. Além disso, algumas normas estabelecem princípios gerais referentes a materiais em contatos com alimentos e requisitos específicos que se aplicam a alguns materiais. Os regulamentos sobre embalagens são harmonizados no MERCOSUL e, portanto, qualquer alteração nestes regulamentos requer discussão e consenso naquele âmbito. Para fins de regulamentação de embalagens, o MERCOSUL utiliza como referências regulamentos de embalagens e materiais para contato com alimentos da Comunidade Europeia, do FoodandDrugAdministration (FDA) dos Estados Unidos da América e do Instituto Alemão de Avaliação de Risco (BfR), entre outras. Lei do imposto LEI No 3.520, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1958. “Art. 1º O impôsto de Consumo incide sôbre os produtos industrializados, nacionais ou estrangeiros, discriminados nas Tabelas anexas”. Art. 2º O imposto será pago pelos contribuintes definidos nesta Lei, conforme se acha indicado nas Tabelas "A" e "B" e respectivas alíneas, por guia ou por estampilhas, devendo ser mencionado em parcela separada na nota fiscal. Art. 3º O produto que não estiver nominalmente citado, deverá ser classificado de acordo com as seguintes normas: a) preferencialmente, na alínea com descrição mais específica, sobre a de caráter geral; b) os produtos mistos ou compostos e os constituídos pela montagem ou união de matérias ou artigos heterogêneos, não compreendidos no item "a", seguirão o regime da matéria ou artigo que lhes conferir caráter essencial; c) o produto que se classificar em mais de uma alínea, não obstante as regras dos itens "a" e "b" serão incluídas na alínea de taxa mais elevada. Art. 5º Quando num mesmo estabelecimento produtor se fabricarem artigos sujeitos ao imposto de consumo que, sem saírem deste estabelecimento, forem utilizados na fabricação ou no acondicionamento de outros tributados, o imposto incide somente no produto final, facultada ao fabricante a dedução dos impostos pagos sobre as matérias primas que concorrerem para a sua produção. Os emolumentos de registro de que trata o art. 45 das Normas Gerais da vigente Consolidação das Leis do Imposto de Consumo, passam a ser pagos obe-


Ambient Poític decendo à seguinte tabela: a) Fábricas - de acordo com o número de operários, aparelhos e forca motora equivalente, calculando-se cada cavalo (H.P.) como equivalente a três (3) operários: b) Para a obtenção da Patente de Registro, o interessado preencherá os formulários conforme modelos que forem estabelecidos no regulamento. Recolhidas as importâncias, uma das vias será devolvida pela repartição arrecadadora e servirá de Patente de Registro do contribuinte. Concluímos que qualquer propaganda publicitária tem que ser elaborada de forma cem por cento corretas,sem mentiras ou omissões, todos os consumidores que se sentirem ameaçados ou menos prezados podem entrar em contato com instituições como, por exemplo, o CONAR, para que seja tomada as devidas providências com um tipo de advertência, notificação dada pela mesma. Além disso, os consumidores estão protegidos por leis sobre informações obrigatórias nas embalagens como: informação nutricional data de validade, matéria prima e etc., já que toda a regularização sobre embalagens são harmonizadas pelo MERCOSUL.


Ambient Cultura As pessoas consomem barrinhas de cereais, por conta da praticidade em sua dia a dia, facilidade para transportá-las, pelo tempo que se pode conservar o produto, por ajudar na correria da vida moderna, este consumidor come as barrinhas entre os intervalos das refeições em seu dia-dia, buscam o produto pelo sabor, marca e atrativos da embalagem e preço. O EXTRA chamou três nutricionistas para avaliarem se os produtos realmente são saudáveis e ajudam a perder peso. O teste foi feito às cegas, ou seja, os profissionais não sabiam quais eram as marcas, apenas receberam as informações nutricionais e a lista de ingredientes presentes nos rótulos das barrinhas de cereal, os nutricionistas fazem um alerta à quantidade de calorias e gorduras que contém nas barrinhas, deixando claro não ser recomendado o consumode algumas marcas pelo altoteor de gordura e baixo valor nutricional. A única que foi recomentada, A barra B (Love Cacau) parece ser a melhor opção na saúde, é rica em fibras, tem reduzido teor calórico e menor quantidade de aditivos. Para emagrecer, as com menor valor calórico são mais recomendadas, como a B (Love Cacau) e F (TAEQ). O nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, acredita que a Bio2 Protein Bar seja a melhor da avaliação para quem faz musculação: Por ser rico em proteínas e ter alta densidade calórica, pode

ser

usada

no

pós-treino.

Leia

mais

em:

http://extra.globo.com/noticias/economia/nutricionistasavaliam-barrinhas-de-cereais-veja-comparacao-21009324.html. Acesso em 11/05/2017 às 09h42. Os consumidores de barrinha de cereal dizem gostar do produto por sua praticidade, por confiarem em seu valor nutricional e ser um produto saudável, ajuda a manter a forma, substitui o doce, saboroso e rápido de comer. Consomem durante o trabalho ou na mesma hora que compram. É importante


Ambient Cultura resaltar que os consumidores devem ficar atentos às dicas dos nutricionistas a respeito deste produto, devem tomar cuidado com os seus valores calóricos e nutricionais.Não podem ser substituídas por refeições e devem ser consumidas com moderação. As ‘barras de cereais‘ foram descobertas por um navegador, na Polinésia, em 1985, chegando ao Brasil em 1990. As barrinhas contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação. Assim, eles mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados, como farinha de trigo, açúcar refinado e fubá de milho, durante os processos industriais de fabricação. De acordo com o site Meio e Mensagem, uma pesquisa indica que 96,6% dos brasileiros comem foram de casa, essa pesquisa foi feira no 1º semestre de 2016, mostrando que alimentação da vida moderna éem geral feita na rua e os brasileiros aderiram as barrinhas de cereal para ajudar na falta de tempo no dia-dia.


Pesquis d Produt Problema: qual é o perfil do consumidor de barras de cereais e quais são as formas de consumo do produto? Objetivo Geral: Identificar o perfil e a formas de consumo do consumidor. Objetivo Específico: a) Identificar perfil demográfico dos entrevistados (renda, moradia, sexo, faixa etária); b) Identificar aspectos que compõem o gosto dos cidadãos pesquisados referente ao produto e também, verificar seus hábitos para com ele. Metodologia: Levantamento de dados primários quantitativos. Formulário online. Técnica de coleta de dados: Pesquisa feita via internet, com uso de formulário estruturado. Técnica de amostragem: Não probabilística, por conveniência. Aplicação: 27 de fevereiro a 11 de maio de 2017.


Aális d Pesquis Na tentativa de conhecer a forma de consumo das barrinhas de cereais e quem as consome, a Agência AZA, para facilitar, disponibilizou um formulário online onde 115 pessoas participaram e deram respostas e opiniões para nossas questões. A seguir, uma análise pós-pesquisa (conclusiva): Dentre os pesquisados, a maior parte dos consumidores é do sexo feminino (71,3%) e uma parcela muito pequena corresponde ao sexo masculino (28,7%). A faixa etária que mais se destacou em nossa pesquisa foi de pessoas entre 21 a 30 anos (47%) e a menos proeminente foi aquela de pessoas entre 16 a 20 anos (12,2%).


Aális d Pesquis Na tentativa de conhecer a forma de consumo das barrinhas de cereais e quem as consome, a Agência AZA, para facilitar, disponibilizou um formulário online onde 115 pessoas participaram e deram respostas e opiniões para nossas questões. A seguir, uma análise pós-pesquisa (conclusiva): Dentre os pesquisados, a maior parte dos consumidores é do sexo feminino (71,3%) e uma parcela muito pequena corresponde ao sexo masculino (28,7%). A faixa etária que mais se destacou em nossa pesquisa foi de pessoas entre 21 a 30 anos (47%) e a menos proeminente foi aquela de pessoas entre 16 a 20 anos (12,2%).


Aális d Pesquis Quando se trata de renda per capita, a maior parcela dos pesquisados não possui dos melhores salários, o que significa receber de 1 a 2 salários mínimos (43,5%). Porém, se há uma parcela que se beneficia melhor de sua renda, é aquela que recebe de 2 a 4 sm (32,2%) e o de 4 a 10 sm (22,6%). Aqueles que recebem acima disso são uma parcela ínfima.

Quando questionados sobre moradia, a maioria afirmou morar na zona leste de São Paulo (63,5%), e o centro da cidade ficou entre a menos habitada (5,2%).


Aális d Pesquis A pesquisa também aplicou questões sobre consumo de barras de cereais; se consomem ou não, como consomem, onde e por quê. O interessante é que muitos responderam que sim, consomem barras de cereais (95,7%), o que é extremamente importante para nossa campanha. Dentre os que responderam ‘sim’, a Nesfit é a marca preferida em 1º lugar (35,5%).


Aális d Pesquis E por que Nesfit? A maioria dos entrevistados respondeu que optam por esta marca pelo sabor (55,5%), seguido pela qualidade (37,3%) e pelo preço (30%), respectivamente. Mas afinal de contas, por qual motivo se consome uma barra de cereal? Os pesquisados listaram os principais pontos para se consumir o produto, entre elas a praticidade (46,4%), saciar a fome (45,5%) e por ser um alimento saudável (29,1%). E é claro que também relataram os principais benefícios que o alimento traz para eles, como energia, baixa caloria, prático e ágil, substitui doces mais gordurosos, entre outros.


Aális d Pesquis Os principais lugares onde consomem barra de cereal são no trabalho (66,4%), casa (33,6%) e escola/faculdade (31,8%). A frequência com que consomem é em sua maioria de 1 ou 2 vezes por semana (48,2%), em seguida de 3 ou 4 vezes por semana (31,8%) e 1 (uma) vez por mês (11,8%). Além disso, os pesquisados afirmaram comprar mais por unidade (71,8%) do que por atacado (28,2%). Os lugares onde preferem comprar o produto são os supermercados (60%), bomboniére (30,9%) e o mercadinho do bairro (25,5%).


Aális d Pesquis

Os principais lugares onde consomem barra de cereal são no trabalho (66,4%), casa (33,6%) e escola/faculdade (31,8%). A frequência com que consomem é em sua maioria de 1 ou 2 vezes por semana (48,2%), em seguida de 3 ou 4 vezes por semana (31,8%) e 1 (uma) vez por mês (11,8%). Além disso, os pesquisados afirmaram comprar mais por unidade (71,8%) do que por atacado (28,2%). Os lugares onde preferem comprar o produto são os supermercados (60%), bomboniére (30,9%) e o mercadinho do bairro (25,5%).


Relaóri: O público que consome barrinhas de cereais, hoje, é um público jovem para adulto e majoritariamente composto por mulheres, com uma renda em torno de 1 a 2 salários mínimos e boa parte habita na região Leste da cidade de São Paulo. Esse público provou consumir barrinhas de cereais e que apenas uma parcela ínfima não as consome. E a escolhida pela maioria como marca preferida é a Nesfit, prova de que é uma marca bem reconhecida e lembrada. Aspectos que destacam a preferência são: o sabor, a qualidade e o preço. E entre os principais motivos do consumo são: a praticidade, saciedade e ser mais saudável.Por ter todas essas característica, esta não falta na rotina do brasileiro, seja no trabalho, na faculdade/escola ou no próprio lar. É um alimento consumido de 1 a 2 vezes por semana, sendo que para consumir, são comprados por unidade. E entre os lugares que mais são comprados, estão os supermercados, o mercadinho do bairro e a bomboniére. São produtos de fácil acesso e exigem um pouco mais de opções de sabores e preço mais convidativo.


Aális SWOT FORÇAS (STRENGTHS) • Atua em vários tipos de segmentos. A Nestlé Brasil está presente em vários segmentos como: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, etc; • Valorização da sustentabilidade; • Os Princípios de Gestão Empresarial estão firmemente estabelecidos, porém são flexíveis às mudanças do mundo; • Possui rigorosa política quando se trata de publicidade voltada ao público infantil, demonstrando respeito e ética para com esse segmento;

FRAQUEZAS (WEAKNESS) • Maquiagem de produto; • Alto valor; • Alguns de seus produtos não são de fácil acesso, como as barrinhas de cereais Nesfit;

• Se preocupa em melhorar cada vez mais o perfil nutricional de seus produtos e conscientizar seus consumidores, por isso surgiu uma metodologia rigorosa para isso, o Nestlé NutritionalProfiling System (Sistema Nestlé de Perfil Nutricional); • Produtos saborosos e práticos.

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)

AMEAÇAS (THREATS)

• Novas tecnologias acessíveis;

• Deflação e turbulências econômicas;

• Valorização de produtos orgânicos (alta pro-

• Queda dos preços das matérias-primas;

cura);

• Custo de transporte proibitivo e investimentos

• Valorização da origem dos produtos;

custosos por causa das altas taxas de juros.

• Customização; • Alimentação móvel.


Relaóri Como é uma marca que atua na área alimentícia, a Nestlé tem participação em vários segmentos dentro desse mercado, o que acaba fornecendo mais variedade para os consumidores. Então é um fator importante para a marca. Outro ponto, é a sua preocupação com o meio ambiente. E por que se preocupa? Hoje em dia é cada vez mais comum as marcas colocarem sua imagem atrelada a um maior bem-estar do planeta, pelo fato de que as próprias pessoas (consumidores) se preocupam e a marca deve demonstrar que possui os mesmos interesses que o seu cliente final. Possui princípios de gestão bem sólidos, mas são flexíveis, porque precisam atualizar-se e e adaptar-se à momentos, para que tudo se encaixe. Sua logística é bem estratégica e tecnológica, porque é assim que os produtos chegam com mais facilidade nas mãos do cliente final e além de tudo, com qualidade e excelência, como deve ser. É uma empresa que se preocupa com o público infantil, proibindo qualquer tipo de publicidade voltada à este segmento, além do que, é um assunto muito abordado atualmente e a marca se preocupou em formular regras rigorosas para demonstrar que “anda na linha”. Criou-se o Sistema Nestlé de Perfil Nutricional, porque a marca se preocupa em melhorar cada vez mais o perfil nutricional de seus produtos e conscientizar seus consumidores. Falando em produtos, os produtos da Nestlé possuem sabor e praticidade, porque é exatamente o que o consumidor moderno procura no mercado: maior praticidade na correria do dia a dia atrelado ao sabor nutritivo que sustenta naqueles momentos de aperto. No entanto, a marca possui falhas que precisam ser corrigidas o mais rápido possível, porque compromete aquele fator de se preocupar com o seu consumidor. Uma delas é a maquiagem de produtos, as barrinhas parecem ser o que não são, ou seja, possui uma quantidade x de calorias mas na realidade é um valor y muito mais alto do que está informado na embalagem. Outro fator, levando em consideração a crise econômica que acomete o nosso país é questão da elevação dos produtos. Isso sem dúvidas faz com que o consumidor pense duas vezes antes de comprar um certo produto de tal marca e opte por outra, talvez com um custo X benefício mais alto. Existe uma certa dificuldade em encontrar alguns produtos da marca, como as barrinhas de cereais, notou-se que, por ser um produto caro, não se encontra em qualquer lugar e sim apenas em lugares onde o público B e C frequentam. Com o advento de novas tecnologias a marca pode muito bem se beneficiar desta gama de opções que o segmento fornece, as pessoas estão cada vez mais atualizadas e exigem sempre por inovação, a Nestlé pode começar a investir em recursos mais modernos para oferecer experiências agradáveis aos consumidores e divulgação dos produtos. Está sendo muito comum, as pessoas adotarem um estilo de vida mais saudável e com


Relaóri isso aoalimentação também muda radicalmente, então a alta por produtos orgânicos é umque bomba e a Nestlé pode começar a usar Com advento de novas tecnologias a marca pode muito bemprocura se beneficiar desta gama de opções o segmento fornece, as pessoas estãodissocada como uma oportunidade, investindo orgânicos os famosos veganos, nada demais origem animalpara na formulações e é claro, vez mais atualizadas e exigem sempreem porprodutos inovação,mais a Nestlé podeou começar a investir em recursos modernos oferecer experiências embalagemaos sustentável. A Nestlé, por atuardos emprodutos. muitos segmentos namuito área alimentícia oferecer aos seusde consumidores algo diferenagradáveis consumidores e divulgação Está sendo comum, as conseguiria pessoas adotarem um estilo vida mais saudável e com ciadoa ealimentação até mesmo também mais natural, já radicalmente, que estamos em uma era mais orgânica. isso muda então a alta procura por produtos orgânicos é um bomba e a Nestlé pode começar a usar dissoQuando se trata de ambiente externo, tudo e todos se tornam mais suscetíveis a riscos muito grandes. se tratando de Brasil, a primeira ameaça é como uma oportunidade, investindo em produtos mais orgânicos ou os famosos veganos, nada deE origem animal na formulações e é claro, aquela que todos conhecem, a crise econômica, e comosegmentos ela afeta uma marca? Gerandoconseguiria menos consumo deaos seusseus produtos e com isso uma certa embalagem sustentável. A Nestlé, por atuar em muitos na área alimentícia oferecer consumidores algo diferenquedaenos lucros. causa paraestamos o consumo em declínio as quedas dos preços das matérias-primas, o que não poderia ocorrer porque ciado até seus mesmo maisOutra natural, já que em uma era maissão orgânica. somos um depende muito de tudo commodities para o crescimento do PIB ae riscos da balança altosde também o conQuando sepaís trataque de ambiente externo, e todos se tornam mais suscetíveis muitocomercial. grandes. E Os sejuros tratando Brasil, adesaceleram primeira ameaça é sumo, porque tornam o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro. A pessoa passa considerar mais seriamente a hipóaquela que todos conhecem, a crise econômica, e como ela afeta uma marca? Gerando menos consumo de aseus produtos e com isso uma certa tese denos consumir menos hoje e utilizar recursosem poupados dosdos juros) para consumir mais no futuro. Sem ter consumidores, os queda seus lucros. Outra causa para oosconsumo declínio (acrescidos são as quedas preços das matérias-primas, o que não poderia ocorrer porque empresários decidem reduzir muito sua produção, e diminuem Mais sem emprego significa menos consumo, o círculo vicioso se somos um país que depende de commodities paraas o contratações. crescimento do PIBgente e da balança comercial.  Os juros altos tambémedesaceleram o conperpetuaria. sumo, porque tornam o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro. A pessoa passa a considerar mais seriamente a hipótese de consumir menos hoje e utilizar os recursos poupados (acrescidos dos juros) para consumir mais no futuro. Sem ter consumidores, os empresários decidem reduzir sua produção, e diminuem as contratações. Mais gente sem emprego significa menos consumo, e o círculo vicioso se perpetuaria.


Planejament d Marketing Tem: Praticidad

Com a correria do dia- a dia as pessoas buscam cada vez mais praticidade, seja na hora de se vestir, comer, para assuntos domésticos, etc. Cada vez mais tem tido múltiplas funções, o que tem demandado mais tempo em especial na hora de se alimentar. O que antigamente não se usava, por exemplo: temperos prontos, congelados, refeições instantâneas e sanduíches de micro-ondas, hoje se tornou mais frequente na mesa das famílias. Isabella Portella, gerente de Inteligência da Sophia Mind (empresa de pesquisa e inteligência de mercado focada em compreender as mulheres), diz que na cesta de compras, 22% já eram pratos prontos em 2011. Eram 16% no ano anterior, mesmo com a preocupação da mulher de colocar à mesa refeições mais saudáveis. As pessoas “modernas” já não querem perder tempo descascando alho. Daí, o crescimento nas vendas de produtos prontos que prometem temperar até os produtos mais básicos da culinária brasileira: o arroz e o feijão.


Planejament d Marketing Antes da era da internet e das redes sociais digitais, as pessoas tinham poucos critérios subjetivos na hora de comprar um produto. Ou seja, a maioria dos clientes não pensava o quanto uma marca é humanista, social ou sustentável. Hoje marcas que exploram além da praticidade, benefícios à saúde e uma qualidade de vida superior, seja na composição do produto ou no seu processo de consumo, têm mais chances de serem escolhidas. As marcas preocupam-se com a imagem, mas também nos benéficos que o seu produto traz a população, que está cada vez mais apressada e querendo ver resultados em pouco tempo. Pensando nisso propomos que o tema de campanha seja: PRATICIDADE, mais especificamente praticidade de consumo, que se encaixa muito bem nos tempo que vivemos atualmente onde as pessoas procuram alimentos rápidos e saudáveis em momentos que exigem um aproveitamento de tempo.


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA Definido o tema, chegamos à definição do conceito de campanha, que será: Vida saudável e praticidade no dia-a-dia. Queremos inserir a Nesfit na vida de nossos clientes criando empatia, de modo que o público entenda que a marca quer estar no seu dia a dia trazendo benefícios, de forma saudável, rápida e prática, além de lembrá-los que entendemos e sabemos o que todos passam todos os dias, seja no trabalho, na escolha, faculdade, dentro de suas casas, etc. Tal conceito será tratado de forma bem humorada e facilmente identificável em nossas artes impressas e logo após enfatizada em nossas estratégias interativas com o público alvo. 1. Objetivos de Campanha • Levar o consumidor ao ponto de venda; • Criar empatia com o público; • Evidenciar os benefícios e vantagens do produto; • Aumentar a credibilidade do produto. 2. Público-alvo (Segmentação) Homens e Mulheres de 16 à 36 anos, residentes na Grande São Paulo das classes BC. Uma pesquisa feita pela OmeleteGroup com parceria com o CONECTA em um evento chamado Geek Power revela quais são os hábitos de consumo do público nerd. Eles possuem entre 18 e 34 anos e em sua maioria habitam a região Sudeste, estão cursando ou já cursaram o ensino superior, recebem de 2 a 10 salários mínimos e 91% deles fazem compras online. Lembrando que foram coletadas mais de 26 mil participações.


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA 74% dos entrevistados relataram se manter online por pelo menos 6 horas por dia, sendo que 41% se considera online enquanto está acordado. A média online do país é 10 horas online/dia. O smartphone é o meio preferido entre 60% das pessoas e também o mais utilizado. Destes, 37% usam a internet para diversão, 19% para trabalhar e 18% para ler notícias. Nas horas livres, 27% prefere estar conectado à internet, mas os games vêm em seguida (16%), à frente de hábitos tradicionais como assistir TV (13%) e estudar ou ler (13%). Boa parte das pessoas (94%) afirma ter um smartphone. O celular também é o dispositivo preferido dos jogadores: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Comer alguma coisa também é um hábito para 2/3 dos internautas. Porém os consumidores de cultura pop não vivem apenas de games, quadrinhos e séries. A pesquisa revelou, também, que eles se preocupam com uma alimentação saudável (89%), praticam alguma atividade física (53%), e, apesar de 37% já possuírem carro, a bicicleta (22%) está cada vez mais presente. 3. Período de fases de campanha Fase 1: Me nota! Esta fase será feita no período de julho/2017 a outubro/2017 e concentrará os esforços em criar empatia com o público fazendo com ele se identifique com as situações que serão expostas, mais especificamente será a fase em que trabalharemos com as mídias num modo geral, para que o consumidor reconheça o produto como algo prático no seu dia-a-dia e que trará grandes benefícios. Fase 2: Chega mais Nesfit®! Nesta fase propomos interações com o público, trazendo ele pra perto da marca/produto e criando o shareofmind, para isso ações em vários pontos de vendas serão feitas, na intenção de evidenciar os sabores, assim ações sazonais ocorrerão em determinados meses. Tudo isso para que o público veja como a marca/produto se importa com o consumidor e quer que ele tenha boas experiências em meio a tanta correria e estresse. Período de outubro/2017 a dezembro de 2017.


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA 3. Investimentos em Marketing e Comunicação O Budget inicial será de R$ 800.000,00, sendo que 110.894,94 serão direcionados ao Marketing e R$ 466.290,24 para Comunicação. 4. Estratégias • Evidenciar sabores e benefícios; • Criar experiência com a marca; • Através de peças publicitárias mostrar que a marca entende os clientes; • Lidar com causas sociais, fazendo doações para ONGs que lutam contra a obesidade; • Mostrar que o produto é algo prático e essencial. 5. Táticas • Fazer ações com frutas gigantes no ponto de venda e no metrô; • Máquinas interativas na Av. Paulista; • Peças que mostram situações do dia-a-dia; • Ação no Enem; • Doação para instituições que tem como causa social, lutar contra a obesidade. 6. Ações Ação 1: Deliciosamente Saudável! A ação consiste em colocar frutas gigantes no PDV, com o intuito de que as barrinhas de cereais estejam mais visíveis ao público. O objetivo é evidenciar os sabores e benefícios do produto, chamar a atenção dos clientes e aumentar o índice de vendas. Expostos em supermercados populares,na cidade de São Paulo e interior; a ação permanecerá por duas semanas, tendo início no dia 09 e encerrando em 22 de outubro. No PDV serão evidenciadas frutas gigantes, correspondentes à cada sabor de barrinha de cereais Nesfit®,que servirãocomo expositores, à frente de cada fruta faremos uso de placas com informações nutricionais do produto e sugestões de consumo. Responsável: Setor de Marketing da Agência AZA Publicidade. Custo: R$ 14.130,00.


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA Ação 2: Nesfit® Interação. A ação consiste em colocar totens vazados de frutas gigantes, a fim de gerar interação entre os usuários do transporte público e a marca além de visibilidade ao produto; O local escolhido para este projeto é o metrô de São Paulo, sendo as linhas: Azul, Vermelha, Amarela e Verde nas estações que possuem opção de baldeação. Durante o período de 8 horas no dia 30 de outubro. Nas estações determinadas, serão dispostos totens vazados de rostos em forma de frutas, sendo que à frente de cada uma faremos uso de placas com informações nutricionais do produto e sugestões de consumo. Propondo aos usuários tirar uma foto e publicá-la em suas redes sociais utilizando a rashtag “#NesfitInteração” o consumidor que postar seu registro, ganhará uma barrinha de cereais Nesfit®do sabor de sua preferência. Responsável: Setor de Marketing da Agência AZA Publicidade. Custo: R$ 12.420,00.

Ação 3: Responda Nesfit® Para ter interações com o público serão colocadas máquinas em pontos específicos da cidade de São Paulo. O objetivo é gerar curiosidade, interação e sugerir que a Nesfit® é a melhor escolha. A ação será realizada no dia 12 de Novembro e ficará disponível até o final do dia, em pontos da Avenida Paulista. A interação acontecerá por meio de uma máquina, que fará perguntas ao público sobre conhecimentos gerais, a ultima questão colocará o consumidor em uma situação em que a resposta certa será Nesfit®, quem responder corretamente ganha a barrinha de cereal imediatamente, aquele que não responder corretamente, no visor aparecerá uma mensagem sugerindo que a melhor escolha é Nesfit®. Responsável: Setor de Marketing da Agência AZA Publicidade. Custo: média de R$ 32.200,00


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA Ação 4: Situações do dia a dia Para criar empatia com público, peças publicitárias serão criadas, o intuito é de mostrar ao consumidor que a Nesfit® entende o que todos vivem no seu diaa-dia e frisar que em momentos difíceis, a melhor escolha é a barrinha de cereal, por se tratar de um alimento prático e saudável. A ação será realizada em todo mês de Julho, em rotas especificas de São Paulo. As peças ficaram expostas em painéis frontais de ponto de ônibus, serão representadas nas imagens situações comuns do dia-a-dia, onde o protagonista estará consumindo a barrinha de cereais Nesfit® Responsável: Setor de Marketing e Criação da Agência AZA Publicidade. Custo: média de R$ 4.218,00

Ação 5: Leve apenas o essencial Ação consistirá em criar uma peça publicitária que evolve o ENEM. O intuito é convencer o candidato que a barrinha de cereal Nesfit® é prática e nutritiva e que é essencial que não se esqueçam de levá-la no dia da prova. Num primeiro momento peças publicitárias serão exposta em relógios em rotas da cidade de são Paulo, iniciando no dia 01 de Novembro e encerrando no dia da prova do Enem. A arte que estará exposta nas peças será uma imagem de uma mesa em cima dela lápis, caneta, a pro do ENEM e uma Nesfit® logo abaixo a frase “neste ENEM, leve apenas o essencial”. Num segundo momento, serão contratados promoters para distribuir a barrinha de cereais e uma caneta no dia da prova. Responsável: Setor de Marketing e Criação da Agência AZA Publicidade. Custo: média de R$ 2.887,00 (relógio) e 2.609,94 (canetas)


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA Ação 6 : Nesfit® Solidária. Com o crescimento da taxa de obesidade no Brasil, a ação desta campanha está baseada em conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde e alertar o público sobre as doenças associadas ao excesso de peso. A ação será desenvolvida em supermercadospopulares, na cidade de São Paulo e interior; a ação permanecerá por um mês, dando ênfase ao dia 11 de Outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A inserção será realizada através de banners expostos nos setores de alimentos funcionais que informarão sobre a ação. Responsável: Setor de Marketing da Agência AZA Publicidade. Custo: 17.220,00 Ação 7:Youtube Ação consistirá inserir a Nesfit® no youtube. O intuito é convencer o espectador que a barrinha de cereal Nesfit®, é uma escolha saudável e prática para quem pratica esportes. Durante um vlog da vida do casal do canal Frango com Batata Doce, em algum momento a barrinha de cerais será inserida no contexto, os protagonistas falaram a respeito das qualidades nutricionais do produto e convencer o espectador que a melhor escolha são as barrinhas de cereaisNesfit®.A ação será realizada nos meses de Julho, Setembro e Novembro, por meio de vlogs diários da vida do casal de youtubers. Responsável: Setor de Mídia e Planejamento da Agência AZA Publicidade. Custo: média de R$ 20.000,00 Ação 8:Facebook e Instagram A ação consistirá em posts diários no integram e facebook. A ideia é através das peças publicitárias mostrar ao consumidor que a Nesfit® é a melhor escolha em todos os momentos. Serão inseridas no feed do consumidor peças publicitárias, com imagens de pessoas em situações incomodas no dia-a-dia, mas por terem a barrinha de cereal, passam por aquelas situações sem nenhum problema. A ação será mantida em todos os meses do período de campanha (Julho à Dezembro) será realizada através de links patrocinados. Responsável: Setor de Mídia e Design da agência AZA Publicidade. Custo: média de R$ 48.784,00 multiplicados pelos meses de campanha


Conceit d campanh: VIDA SAUDÁVEL E PRATICIDADE NO DIA A DIA Ação 9: Inserção em TV Fechada A ação consistirá em comerciais em canais específicos. Servirá para o consumidor reconhecer a barrinha de cereais e para convencer os consumidores à inseri-la em sua alimentação. O comercial terá a duração de 30 segundos e será exibido nos canais de TV fechada, são eles: Discovery H&H, TNT, MTV e Fox Spots. O comercial passará nos canais da TV fechadas nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Responsável: Setor de Mídia e Audiovisual agência da AZA Publicidade. Custo: média de R$ 151.759,00 Ação 10: Rádio Está ação será feita através de um Spot nas rádios. O intuito é sugerir que a barrinha de cereais é a opção para o consumidor, quando está em situações incomodas. O spot será uma conversa entre duas pessoas em um entrevista de emprego, terá a duração de 30 segundos e será veiculado nas rádios: Band News e Jovem Pam. Terá duração de 3 meses nos meses de Agosto à Outubro. Responsável: Setor de Mídia e Audiovisual agência da AZA Publicidade. Custo: média de R$ 159.390,00 Ação 11: Cinema A ação consistirá em divulgação do produto nas salas de cinema. Servirá para o consumidor reconhecer a barrinha de cereais como uma opção de snack. Será um comercial que passará antes do início o filme, que sugeri que os consumidores, passem a consumir a Nesfit® no cinema. O comercial será inseridos em salas de Cinema do Cinemark através da Flix Media. A ação começará no mês de Julho e estendendo-se à Setembro. Responsável: Setor de Mídia e Audiovisual agência da AZA Publicidade. Custo: média de R$ 35.640,00


Planilh Consolidad d Investimento Quando se trata de renda per capita, a maior parcela dos pesquisados não possui dos melhores salários, o que significa receber de 1 a 2 salários mínimos (43,5%). Porém, se há uma parcela que se beneficia melhor de sua renda, é aquela que recebe de 2 a 4 sm (32,2%) e o de 4 a 10 sm (22,6%). Aqueles que recebem acima disso são uma parcela ínfima.


Planejament d Mídi (Objetivo de Mídia - Definição de Alcance, Frequência Média e Continuidade de Campanha). Alcance: médio 50% O alcance atual é médio ficando em torno de torno de 50% do publico alvo, isso porque o objetivo é alcançar o máximo de domicílios, para que a marca fique em evidência e seja lembrada nas ações que prosseguem após o plano de mídia. Frequência média: alta 8x A frequência atual da campanha é alta (8), com intuito de impactar e fixar a marca/produto na mente do público. Continuidade: Linear Foi escolhida a continuidade linear que será utilizada durante3meses, por tratar de um produto de baixa fidelidade queremos impactar os consumidores, a ideia continua em criar deixar a marca na cabeça do consumidor para que a escolha seja Nesfit. Público alvo Pessoas que buscam qualidade de vida e praticidade em seu dia a dia. Sexo: Homens e mulheres Idade: 16 a 36 anos. Classe Social: B e C


Planejament d Mídi Público Alvo A classe B procura por mais variedade de produtos, já a classe C, está mais preocupada com promoções e preços baixos. O potencial de consumo e as características do público são determinantes para a modelagem do negócio Pesquisas apontam que até os primeiros meses de 2014, o crescimento médio da categoria foi de 7,5% em volume. Aumento da renda e novos consumidores em busca de alimentos saudáveis e práticos explicam a aumento devendas. De acordo com fabricantes, a compra está deixando de ser feita por impulso e se tornando mais rotineira. O perfil de consumo também mudou. Antes, o público era formado basicamente por jovens adultos que praticavam esporte. Hoje, também estão incluídas crianças, consumidores de mais idade jovens que não fazem atividade física e sim buscam uma vida mais saudável, margem bruta da categoria varia de 30% a 60%, dependendo da marca, percentual superior a muitos alimentos vendidos no autosserviço alimentar. Campeãs no consumo de barras de cereais, as regiões Sul e Nordeste elevaram sua participação no volume de vendas da categoria em 2013. A primeira saiu de 22,9% no ano anterior para 24,5%, enquanto a segunda passou de 16,7% para 18%. 334 milhões foi o valor (em reais) movimentado pela categoria em 2013 no autosserviço alimentar, segundo o Nielsen. 21,5%% é o percentual de lares brasileiros em que a categoria está presente, segundo KantarWorldpanel. Vendas de cereal em barra seguem em alta Ações da indústria e dos supermercados contribuem para o avanço da categoria: Volume: 2014:4,6%* 2013: 10% Valor: 2014: 13%* 2013: 15,6% * Lojas com 5 ou mais checkouts Fontes: *Nielsen abril 2014 x abril 2013 e Nielsen 2013x2012


Planejament d Mídi Distribuidores das Barrinhas de Cereal Nesfit (Alguns dos pontos de vendas das barrinhas de cereal Nesfit) Carrefour; Americanas; Pão de Açúcar; Extra; Drogasil; Postos de conveniência.

Justificativ O setor que mais ganha força em 2017 deve ser o de comidas saudáveis. Tendência em todo o mundo, o segmento acompanha a busca do consumidor em se alimentar melhor, aderindo aos ingredientes locais e sustentáveis. “Do campo à mesa” é um conceito que segue crescendo no hábito alimentar dos consumidores e isso só deve aumentar. A necessidade do consumidor, que tem procurado uma vida mais saudável e sustentável. Com a recessão econômica, muitos consumidores alteraram seus hábitos de consumo, afetando diretamente o mercado de refeições fora do lar. Quem passou a ter menos dinheiro começou a procurar opções mais baratas, como as marmitas. As refeições complementares também ganharam força. Ao invés de jantar ou almoçar, muitas pessoas agora optam por lanches mais reforçados. E o empreendedor deve estar ligado nesta mudança. Praticidade no dia-a-dia, fibras que matem a saciedade por mais tempo e que são importantes para a saúde intestinal, preço e variedades de sabores, são alguns dos motivos para convencer o consumir a adquirir as barrinhas de cereais. Praças de Veiculação Levando em conta principalmente o Briefing, fica claro que a praça a ser atingida é o Estado de São Paulo e interior.


Planejament d Mídi Verba disponível para o Plano de Mídia: A verba disponível para o plano de mídia será 58% do Budget o que resulta no valor de R$ 466.290,24.

Estraégi d Mídi Mídia Digital: Umas das principais plataformas de divulgação, para informar o público sobre o produto, tendo em vista que a penetração é de126%tendo o público 52% feminino e 48% masculino na faixa etária de 16 à 36 anos, sendo 13% de 15 à 19 ano, 28% de 20 à 29 aos e 22% de 30 à 39 anos, das classes B1 (9%) B2 (26%) C1 (28%) C2 (22%). TV Fechada: penetração 41% tendo o publico 40% feminino e 43% masculino na faixa etária de 16 à 36 anos, sendo 49% de 15 à 19 ano, 46% de 20 à 29 aos e 44% de 30 à 39 anos, das classes B1 (64%) B2 (56%) C1 (46%) C2 (32%) com a possibilidade de segmentação para canais que aumentem ainda esse número, junto com a possível maior afinidade do público com o conteúdo da programação. Cinema: Penetração no publico de 38%, tendo seu público48%feminino e 52% masculino, atingindo 19% de 15 à 19 ano, 32%de 20 à 29 aos e 18% de 30 à 39 anos, das classes B1 (56%) B2 (51%) C1 (41%) C2 (29%), onde e encaixa o publico alvo escolhido. Rádio: penetração 61%tendo seu público 52% feminino e 48% masculino na faixa etária de 16 à 36 anos, sendo 9% de 15 à 19 ano, 21% de 20 à 29 aos e 20% de 30 à 39 anos, das classes B1 (10%) B2 (29%) C1 (27%) C2 (18%), portanto podemos trabalhar inserções de apoio as estratégias de marketing, para potencializar a estratégia já existente, pois teríamos afinidade e retorno do público alvo. Mídia out of home: penetração de 65% tendo seu público 52% feminino e 58% masculino na faixa etária de 16 à 36 anos sendo,65% de 15 à 19 ano, 64% de 20 à 29 aos e 62% de 30 à 39 anos, das classes B1 (67%) B2 (65%) C1 (59%) C2 (50%) onde se enquadra o publico alvo escolhido.


Planejament d Mídi Meios Básicos: Televisão e Mídia Digital. Meios Complementares: Out Of Home. Meios de Apoio: Cinema e Rádio. Tática de Mídia GRP: 400

Tv fechada: Utilizaremos mídia no canal Discovery H&H, Fox Sports, TNT e MTV, cada canal tem públicos distintos e específicos que serão necessários atingir. Cinema: Para ajudar na divulgação e como mídia de apoio o Flix media, foi escolhido, nos cinemas Cinemark, onde o nosso publico está. Mídia Digital: Como divulgação e venda do produto, investiremos em mídia online sendo utilizadas, redes sociais. Sendo eles: Instagram, facebook e youtube. Radio: Devido a sua grande abrangência e quantidade de impactos e a sua possível segmentação de público, Band News e Jovem Pam, as rádios vão nos ajudar a alcançar a quantidade de pessoas almejadas pelo o objetivo, de maneira maleável e interativa. Out Of Home: Serão utilizados para este meio, divulgação em ponto de ônibus e relógio urbano, que abrangem as classes do nosso público alvo. Utilizando os relógios urbanos para divulgação de peça publicitária e ponto de ônibus para o mesmo fim.


Planilha d Veiculçã Cronogram d veiculçã


Planilha d Veiculçã Cronogram d veiculçã


Planilha d Veiculçã Cronogram d veiculçã


Gráfic d investiment por mei:


Cash Flow


Pç Conceit


Pç Conceit - Post Patrocinado de Facebook


Pç Conceit - Post Patrocinado de Instagram


Pç Conceit


Pç Conceit - Enem


Pç Conceit Laud Radiofonic


Pç Conceit Roteir Comercia CENA 1(plano americano) - De um lado um garoto atleta fazendo sua caminhada, como faz todos os dias pela tarde CENA 2 .(plano americano)-Do outro, uma jovem atarefada, com muitas bolsas e livros,saindo do trabalho e indo direto para faculdade, cortando caminho por um tradicional parque da cidade de São Paulo CENAS INTERCALANDO ENTRE ELE E ELA ( 4 VEZES DE CADA ) CENA 3 (plano médio) - Uma vida totalmente oposta uma da outra,porem é nesse momento que os dois se esbarram, suas vidas se cruzam pela primeira vez. CENA 4 (plano detalhe,câmera lenta)- Os livros da garota caem no chão CENA 5 (plano médio,câmera lenta) - Enquanto eles rodopiam e se olham profundamente.( ainda neste plano , Victor se abaixa ) CENA 6 (plano americano) - começa a recolher os livros do chão, mas sem tirar os olhos da jovem sonhadora, enquanto ela fica ali, parada, em pé, anestesiada , olhando para o rapaz. Victor recolhe todos os livros,se levanta colocando todos os livros apenas no braço direito, e com o outro ele pega uma barrinha de cereal NESFIT CENA 7 ( plano detalhe) -guardado no bolso esquerdo de trás de sua bermuda CENA 8 .(plano médio) -ele abre a embalagem com os dentes e oferece para Marina, que ainda sem tirar os olhos dele , aceita com um leve sorriso no canto da boca. CENA 9 ,(plano americano) - O jovem faz um gesto para q Marina o acompanhasse, ela coloca seu braço direito entre o esquerdo dele e os dois seguem para um terceiro caminho em câmera lenta,enquanto a imagem se embaça levemente surgindo o slogan , NESFIT, PRATICO EM TODOS OS MOMENTOS!

Custos Gerais: Mídia R$ 388.575,20 Marketing R$ 103.688,51 Comissão R$ 84.665,47


Concluã Gera Nosso projeto teve o intuito de, em primeiro lugar, trazer uma nova forma de viver para o nosso público alvo. A Agência AZA, preocupou-se com o bem-estar de todos, mas principalmente do público alvo em questão– que foi e está sendo o nosso foco de trabalho. Discutiu-se sobre alguma coisa que pudesse ser a inovação para aqueles que sentem a necessidade de estar bem consigo mesmo. A Agência se preocupou em pesquisar com detalhes sobre o perfil do público em nosso país, mais especificamente, na cidade de São Paulo e interior do Estado. As pesquisas deram seu início a partir da técnica de levantamento de dados secundários, via Internet. Nessas pesquisas descobrimos o perfil do público consumidor de barrinhas de cereais. Logo após, fomos mais à fundo com a pesquisa de dados primários, que envolve a parte midiática e a aceitação do produto. O resultado de nossas pesquisas foi totalmente satisfatório. Boa parcela das pessoas são adeptos às mídias impressas e digitais, dando ênfase às digitais. As ações, que são onde o produto será exposto para atração do público, também foram pensados com cautela para que atingisse ao máximo o alvo em questão. Uma delas é a TV Fechada que boa parte ainda faz uso do meio, Ações de Prevenção a Obesidade Infantil, também o incentivo ao ENEM, entre outras. Por fim, foram feitas peças publicitárias com funções referencial e poética, sendo que todas elas foram aplicadas em redes sociais. A Barrinha de Cereais Nesfit tem um grande potencial a ser explorado no mercado, pois atrai diferentes públicos e dispõe de vastas opções para atingir e fidelizar da melhor forma possível.A partir disso, conseguimos adequar a vida e as práticas de consumo das pessoas, evidenciando a melhor escolha para os contratempos do dia a dia, este alimento de fato é a Barrinha de Cereais NESFIT, valorizando aspectos da vida que o público atingível mais necessita.


Referência Bibliográfica  Eletrônica: http://www.sm.com.br/detalhe/categorias/barras-cereais-ganham-forca. Acesso em: 09/03/2017 às 19h15.  http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2016/06/07/internas_economia,535237/inflacao-de-alimentos-volta-a-assustar-o-pais.shtml http://oglobo.globo.com/economia/inflacao-de-alimentos-deve-superar-11-em-2016-19454646#ixzz4b7yes1BQ.  Acesso em: 12/03/2017 às 18h48.    http://uenf.br/pos-graduacao/producao-vegetal/files/2014/10/Eliana.pdf  http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev154/Art1540.pdf  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101  http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/588/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Barras%20de%20cereais%20elaboradas%20com%20farinha%20de%20sementes%20de%20ab%C3%B3bora.pdf  http://www.scielo.br/pdf/bjft/v16n4/a06v16n4.pdf  ftp://ftp.ufv.br/dea/Disciplinas/Leda/.../Fatores%20influenc%20qualid%20graos.doc   Acesso em: 12/03/2017 entre 17h e 20h.    https://www.cienciafit.com.br/   http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2015/06/top-10-os-melhores-aplicativos-para-quem-quer-emagrecer.html   Acesso em: 12/03/2017 às 18h30.    http://portal.anvisa.gov.br/registros-eautorizacoes/alimentos/produtos/rotulagem  https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10603148/artigo-37-da-lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990  http://portal.anvisa.gov.br/embalagens  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L3520.htm   Acesso em: 10/03 às 16h50.    https://saude.terra.com.br/nutricao/comer-barra-de-cereais-e-um-habitosaudavel,5108de7b35f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html  http://www.sm.com.br/resultado-de-busca-gps/mercearia-doce/cereal-em-barra  http://extra.globo.com/noticias/economia/nutricionistas-avaliam-barrinhas-de-cereais-veja-comparacao-21009324.html#ixzz4b2LRdhr5  http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2016/10/18/996-dos-brasileiros-comeram-fora-de-casa-no-1o-semestre.html  http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades&id=132&tipo  Acesso em: 10/03/2017 às 17h52.

Profile for Rede Código

Agência AZA (Nesfit)  

Agência AZA (Nesfit)  

Advertisement