16 minute read

Conclusão

Next Article
Pós-Produção

Pós-Produção

Como dito na introdução, Baleia, acima de tudo, nasce de um sonho. O sonho da formação e também o sonho da satisfação individual e coletiva de toda euipe, ue está inteiramente interligada à concepção e realização do projeto. Além desse sonho, poder sentir e expressar todas essas sensações e ver o sonho se materializando é de extremo orgulho. Orgulho ue se estende de maneiras únicas por cada barreira singular ue conseguimos atravessar para conseguir aprender e pôr em prática. A produtora kiwi se forma em meio a uma pandemia, e podemos armar com anco ue superar essa fase foi um dos maiores motivos ue tivemos para nos incentivar e permanecermos focados em concluir a jornada acadêmica. E cá estamos nós, entregando com maestria esse longa-metragem ue transborda nosso peito de alegria e ue, sem sombra de dúvidas, nos concederá possibilidades

futuras. Desde a ideia principal, a pré-produção, produção e pós-produção, a produtora pode enm desempenhar com muita dedicação todas as funções necessárias e praticar todos os conhecimentos aduiridos para ue Baleia viesse ser real. Mesclando e evidenciando as cinematograas latinoamericanas, o realismo mágico, os conitos do desenvolvimento sexual LGBT e relações interpessoais, cremos ue Baleia possa ser de grande representatividade e armação da nossa cultura e da nossa diversidade.

Baleia é um projeto ousado, amplo para interpretações. É poético e dramático. E para ue alcançássemos esse resultado, cronogramas foram desenvolvidos, ensaios foram feitos, referências foram estudadas, mas nada disso se torna maior do ue a vontade de entregar um produto ue possamos observar com olhos marejados e felizes.

Além disso, todo o networking feito, o contato com cada ator do elenco, proprietários de locações, ampliou nosso entendimento de como realmente funciona uma produção mais elaborada. Não reduzimos esses agradecimentos somente ao apego emocional ue temos pelo projeto, pois além disso, conseguimos acreditar ue apesar de todas as adversidades, sejam essas monetárias ou de uaisuer outro viés, Baleia é uma abertura para o nosso futuro. Por isso podemos dizer ue: conseguimos! Obrigado a todos ue contribuíram de maneira direta ou indireta. O processo foi longo, árduo, mas totalmente enriuecedor.

Baleia é o ápice, o reexo e o resultado de todo aprendizado ue nossos professores, ue de maneira tão ímpar, conseguiram nos transmitir. Dito isso, podemos concluir ue o sonho foi alcançado, mas não nalizado. É apenas o início de uma jornada ainda mais linda ue está por vir.

Anderson Domingos de Souza | 2093376-2

Ao longo dos semestres, vários aspectos técnicos foram aorando, gradativamente, conforme a demanda de exercícios acadêmicos, trabalho em euipe, organização, divisão de tarefas e conclusão das mesmas, trouxeram êxito para o Projeto e experiência aduirida no setor de produção, competência e responsabilidade em todas as camadas exercidas pela produtora kiwi, tornaram o Longa (Baleia) uma obra Audiovisual consistente, única e honesta em cada ponto. A trilha está entrelaçada ao sensorial proposto na história, de tal forma ue música, ambientação e cenas, se tornaram um corpo só, homogêneo, sensível, de uma beleza realmente poética na obra. Isso se deu graças à criatividade, pesuisa e muito empenho dos membros ue propuseram o conceito e ideia central de Baleia. De minha parte, contribui na assistência de produção, locação de ambiente, para melhor elaboração de cena proposta pela direção geral. Eualização e masterização de Trilha sonora, feita digitalmente, trazendo uma textura vintage emulada, ue da personalidade e coesão ao longa metragem. Considerações nais, agradecimentos aos professores de rádio, TV e Internet da universidade Cruzeiro do Sul, aos orientadores e Produtora Kiwi.

Breno Guilherme Reis Neves | 2326095-5

Descrevo aui em poucas palavras, minha satisfação e gratidão em ter sido parte integrante desta obra ímpar. Me encontrei como prossional no decorrer destes últimos semestres, pela Produtora Kiwi. Aduiri olhar crítico para detalhes antes vistos como normais, sendo ue hoje, tenho em mente junto com a bagagem como produtor, a visão de ue todo detalhe importa. As grandes criações são denidas na minúcia. Sinto-me agradecido por ter junto a mim, trabalhando e pensando em conjunto, prossionais e estudantes talentosos. Agradeço a cada orientação e a cada dica valiosa recebida através de nossos docentes (todos), sem vocês, nossa trajetória seria um tanto uanto mais árdua. Por m, dedico meu apreço aos demais companheiros de curso, ue por diversas vezes, se zeram presentes junto ao nosso projeto, até ue se tornasse um produto nal.

Gabriel Vitoriano Martins | 2138205-1

A história de Baleia nasceu em meados do segundo semestre de 2021, de lá pra cá, muita coisa mudou, a ideia amadureceu e tomou forma, mas desde ue foi concebida e veio ao mundo, tínhamos uma certeza: esse seria nosso TCC, nosso lme.

É um turbilhão de emoções olhar para hoje e ver ue já se passou mais de um ano desde ue foi dado início ao projeto, é uma sensação estranha, mas a felicidade predomina. Sinto ue a sensação é de ver um lho crescer, amadurecer e agora está pronto para o mundo. Além da felicidade, a saudade já toma espaço também, pensar ue passamos mais de um ano elaborando esse projeto, pensando nele, trabalhando nele uase todos os dias e agora, de repente, tudo está pronto. Foram tantos dias gravando, tantos perrengues, dores de cabeça, problemas, 1 mês e meio editando sem cessar, às vezes 9, 10 horas sem descanso. É realmente estranho parar pra pensar ue essa preocupação acabou, parecia ue nunca teria m e agora estamos nele, acabou. Sobretudo, o Baleia foi uma das melhores experiências ue já pude viver, isso porue os problemas não eram o suciente para nos desanimar e apesar desses problemas, acima de tudo estava o prazer de trabalhar com pessoas incríveis, de viver momentos maravilhosos e no m, produzir o primeiro longa-metragem do currículo de todos, ue é um orgulho para todos. Sinto-me extremamente grato pela conança dos meus amigos no meu trabalho, e ainda mais por ter pessoas incríveis com uem pude dividir esse desao, sem vocês nada disso seria possível, obrigado por viverem esse sonho comigo tão intensamente, obrigado, kiwi por ter sido minha casa nos últimos anos, obrigado amigos por todas as experiências até o dia de hoje, tudo isso vai deixar muitas

saudades, você foram a maior preciosidade ue tive nesse ciclo, ue agora se encerra. Agora, é hora do nosso lho, Baleia, conhecer o mundo e ue o mundo o conheça, espero humildemente ue nosso lme toue o coração das pessoas, assim como tocou os nossos.

Igor ueiroz Paixão | 2134782-4

De todos os trabalhos ue consegui desenvolver durante a caminhada acadêmica, Baleia foi, sem sombra de dúvidas, um dos ue mais me comoveram. Poder acreditar de maneira ímpar em um projeto, desenvolver cada passo e enxergar o potencial do lme, é arrebatador.

Baleia ue percorreu de ideia de telelme e se tornou um longa-metragem, assim como as minhas expectativas, ue já eram altas e agora são maiores ainda. Ser roteirista do meu primeiro lme foi uma experiência tão mágica e satisfatória ue o nal de mais um ciclo da minha vida deixou de conter receio e passou a ter anseio. E com esse anseio, posso armar ue o futuro me aguarda cheio de coisas incríveis para viver. Mas antes de existir futuro, houve um passado. E é graças a esse passado ue eu posso dizer: consegui! Mas não consegui sozinho. Tive muita gente me ajudando, ensinando, incentivando e compartilhando dessa trajetória comigo. E é por isso ue eu sou grato. Grato à vida, ao universo e a ualuer deus ue exista ou ue venha existir. Além de portfólio, networking e experiências, eu construí e fortiuei laços. Obrigado a todes ue trabalharam comigo. Obrigado primeiramente ao i, ue foi o meu “ match” de amizade desde o primeiro semestre. Sempre foi e vai continuar sendo um prazer dividir ideias, projetos e a vida contigo. Sou imensamente feliz por ter perdido o medo do pós faculdade, porue eu sei ue você e tantos outros vão permanecer. Obrigado Kevin por ser esse amigo tão incrível, talentoso e presente. Você é família pra mim, e sabe disso. Obrigado Gabriel, por me inspirar tanto, mesmo ue indiretamente. Você é um irmão mais novo ue eu tenho muito orgulho de observar e partilhar conuistas.

Obrigado também Juvis. Você me conuistou desde o primeiro trabalho de faculdade. E ainda me conuista a cada dia com seu jeito tão fofo e carinhoso de ser. Agradeço ao Breno, ue se tornou um exemplo de prossional para mim. Ao Kauê, Léo e Anderson, ue abraçaram a ideia de Baleia com tanto anco e dedicação. Transcrevo também meus agradecimentos a todo o corpo docente da Universidade Cruzeiro do Sul, ue mesmo com tantas diculdades e até em uma pandemia, não deixaram de nos instigar a melhorar e sempre aprender. Vocês todos são incríveis, e não existem palavras ue me fazem uestionar isso. Agradeço ao meu irmão Iuri, meu gêmeo, ue tanto segurou minha mão e me ofereceu o ombro em momentos de diculdades. E a dona Rita, minha mãe, meus mais sinceros parabéns. A senhora criou um homem, independente, esforçado, ue vai se formar no ue sempre uis. Obrigado por tudo, mamãe, essa conuista é para a senhora. Por m, preciso me agradecer, por ser mais forte do ue imaginava. Não sou o mesmo Igor de 2019. E ue bom ue não sou. Mudei, evoluí e me conheci. Não nego uem fui e aceito de peito aberto uem serei. E estou ansioso para ser minhas novas versões.

Julianna Harsche Silva | 2060958-2

O processo criativo da Direção de Arte de Baleia foi um prazeroso desao. Dentro do lme havia três principais personagens, cada um com uma personalidade e estilo diferente e trazer isso de forma sutil e se encaixasse com cada foi a ideia. Desde Jonas e seus tons claros e pastéis, trazendo sua inocência de um jovem ue está começando a se descobrir. Também temos Gaspar com seus tons fechados e escuros, demonstrando ue ele já é seguro de si e dauilo ue uer para sua vida. E Sophia ue é um espírito livre, desapegada e buscando sua liberdade, buscando viver sempre seu presente. Os cenários também foram pensados correspondendo a cada um dos personagens. Podemos notar ue a casa de Jonas é organizada e seu uarto cheio de livros, casando com sua personalidade de leitor assíduo. Já na casa de Gaspar podemos ver ue é a típica casa onde um jovem adulto mora sozinho sem seus pais, um pouco bagunçada, sempre com álcool disponível e sempre com alguém indo e vindo.

Pensar na direção arte para cada um desses personagens foi não só graticante como divertido, vendo como tudo se encaixou da forma esperada no produto nal. O maior desao para mim nas gravações foi o fato ue na semana em ue começamos a gravar surgiu um terçol no olho do ator do personagem Jonas, estava bem inchado e avermelhado, então todas as gravações tive ue aplicar a mauiagem necessária para ue o terçol passasse despercebido durante o lme e ue ninguém notasse a diferença conforme ele ia melhorando durante as semanas de gravação. Foi um mês e meio de gravações nos nais de semana, com diárias exaustivas ue chegaram a mais de 12 horas. Gravamos no frio, gravamos com fome, gravamos sem dormir, mas no nal tudo valeu a pena.

E nalmente chegamos ao nal desta jornada ue foi não só realizar o TCC, mas também desses uatro anos de faculdade. Eu só tenho ue agradecer a cada um dos professores ue me ensinaram e orientaram desde o primeiro semestre, e a cada um deles eu devo gratidão pela prossional ue eu tenho me tornado todos os dias. Gostaria de agradecer também a cada membro da produtora kiwi. Estamos juntos desde o uinto semestre e estamos crescendo juntos ajudando um ao outro. Obrigada iago e Igor por terem escrito essa história incrível, vocês são um núcleo criativo incrivelmente talentoso e eu uero acompanhar vocês crescendo cada dia mais. Obrigada ao Kevin pelas trilhas lindas, nunca vou esuecer o dia ue você nos mostrou a primeira música do baleia, foi ali ue todos vimos o uão importante esse projeto era para cada um de nós. Obrigada ao Gabriel por ser um prossional incrivelmente talentoso, você é muito bom em tudo ue você se propõe. Obrigada ao Breno por ser um excelente produtor, sem você nós teríamos passado por grandes problemas. Obrigada também ao Leonardo e Kauê, vocês são incrivelmente talentosos. Esse projeto também não teria sido possível sem nossos atores Geovane Oliveira, Leo Maino, Gabrielle Britt e Isabela Breves. Obrigada também aos professores ue nos orientaram Alexandre Henriue e Luís Carlos Soares por cada dica, cada puxão de orelha, cada toue ue vocês deram para nós durante todo esse processo, sem vocês o Baleia não seria possível.

Kauê Gomes Correa | 2206846-5

Encontro nesse projeto muita vontade envolvida, vontade de aprender, realizar e fazer. O lme nasceu no coração de um dos nossos integrantes, mas não bastou car somente em pensamentos e sonhos, era necessário ue esse sonho fosse externado e por m realizado. Entrei para o grupo ue estava praticamente formado , uei feliz pois não somos apenas alunos uerendo somente um diploma, mas sim colher frutos de nosso trabalho. De fato este projeto foi o mais intenso ue já vivi em minha experiência como aluno e isso eu vou levar para minha vida toda. Fazer parte da produção do nosso lme foi desaador, pois como alunos ainda estamos desenvolvendo nosso lado prossional, tivemos muitos dias de gravações, praticamente 1 mês e meio de gravações, chegávamos exaustos em casa, depois de um longo dia de gravação, mas acredito ue cada minuto ao lado dos meus colegas valeram a pena, agradeço a cada um deles por se esforçarem e fazer esse sonho sair do papel. Agradeço aos professores, ue ao longo da nossa jornada estudantil, deram o melhor de si, nos passaram seus conhecimentos e esse projeto é resultado do ue aprendemos. Meus pais foram um dos apoiadores da minha escolha pelo audio visual, então essa dedicatória também vai para eles, esse projeto vai para todos ue acreditaram em nós

Kevin Penna de Paula | 2083140-4

Foram uatro anos de muito trabalho, muito aprendizado e muita história contada. Me sinto realizado de ter feito tudo ue eu z e por ter me encontrado nas funções onde me sinto realizado prossionalmente. Como toda história tem um m, essa não poderia ser diferente e não poderia ser melhor. Sou muito grato por ser responsável pela produção e toda parte sonora do Filme Baleia, ue é a cereja do bolo dos nossos trabalhos já feitos, para mim o nal perfeito para esses uatro anos. Desaador é a palavra ue melhor dene o Baleia, ainda mais uando se fala de áudio e sonorização já ue tive ue criar e reproduzir um som único para o sonar da baleia e sem contar com as músicas originais, tratamento de áudio, foley e efeitos sonoros. Fiuei responsável também pela produção do lme, desde produção de elenco até produção de externa. Produzir um lme não é fácil, não foi fácil, mas eu faria tudo de novo pelo amor ue sinto por esse lme e pelo amor ue eu sinto pela produção e pelo áudio também. Serei sempre grato a Universidade Cruzeiro do Sul e aos meus amigos da produtora kiwi por terem me proporcionado tantos aprendizados e tantos momentos ue levarei para sempre na minha vida, nunca pensei ue fosse chegar onde cheguei e nem fazer as coisas ue eu z com tanto orgulho. Grato também a produtora Toth, minha primeira casa onde produzi trabalhos incríveis até o 4° semestre, e também tive o prazer de ser convidado para a produção de músicas para o TCC "Florescer" . Eu amei fazer o ue eu z e eu amei trazer o Baleia para as telinha, pois tenho certeza ue é um trabalho ue eu vou me orgulhar pelo resto da minha vida. Por m, apenas me resta o sentimento de realização pelo meu trabalho, pelo

trabalho dos meus colegas e por essa jornada ue se encerra da melhor forma, anal, zemos um lme!

Leonardo de Jesus André | 2200958-2

Um projeto experimental criado desde o início não é uma tarefa fácil, ainda mais feita por estudantes de Rádio e TV. Para ue seja um projeto de sucesso é necessário dedicar muito tempo, não à toa ue o seu desenvolvimento teve início no m de 2021, só sendo nalizado agora, no m deste semestre. Entrei para a Produtora Kiwi no início de 2022 acreditando muito ue Baleia seria uma grande experiência e ue agregaria muito para minha vida pessoal e prossional. uero agradecer ao pessoal da produtora ue além de muito talentosos, são muito prossionais, aos atores ue abraçaram o projeto com tanto amor, aos professores ue nos ajudaram tanto com as orientações e dicas e a cada pessoa ue nos ajudou, fazendo possível esse projeto sair do papel.

iago Vicente Santos | 2092607-3

Desde antes de iniciar a faculdade, audiovisual era o ramo ue eu ueria seguir por toda a vida. Num curso em ue muitos dos meus colegas estavam fazendo a segunda ou terceira passagem pela faculdade, por estarem incertos sobre o futuro, tive o privilégio de saber ue não conseguiria ser feliz em nenhuma outra área prossional senão esta. Foram tempos diíceis, durante essa passagem tive ue superar desaos, desde os mais ligados à prossão de radialista, uanto os de estudante, e o mais assustador: o de ter me tornado um adulto. Com o término desse projeto, sinto ue um ciclo está fechando na minha vida, um ciclo ue foi compartilhado com meus novos amigos, com os novos colegas de prossão e com os professores ue me marcaram. Baleia aos poucos, para mim, se tornou um resumo de tudo isso: da insegurança de ter novos sentimentos e responsabilidades, da certeza de ue nunca se é velho demais para aprender. Começou como um curta ue seria extracurricular, depois evoluiu para um projeto de TCC, um telelme em média-metragem e por m, um telelme longa-metragem. Dirigir esse projeto demonstrou as diculdades de participar de uma produção, o cansaço ue se deve enfrentar, as intermináveis diárias de gravação e edição, além de ter de ser ativo em tudo isso criativamente. Roteirizar foi um processo menor, mas ainda assim com o mesmo nível de diculdade, tornar os personagens carne e osso, transformar a cção em visual… Mas tudo isso valeu a pena uando vi o resultado nal, e, com orgulho, posso dizer ue eu e a Produtora kiwi zemos o melhor ue podíamos com muito pouco orçamento e tempo. Gostaria de agradecer a algumas pessoas com mais ênfase. Entre elas: Igor Paixão, a melhor parte de mim; Kevin Penna, Gabriel Vitoriano e Julianna Harsche

por terem sido meus parceiros por todo esse tempo, prossionalmente e afetivamente; Breno Reis por ter sido um amigo ue eu não esperei em momentos ue eu precisava muito (tão complicados ue provavelmente ele nem saiba do ue eu estou falando); a todos os professores da Universidade Cruzeiro do Sul, em especial Alexandre Henriue (ue não está mais na instituição mas fez-me sentir desaado e vivo) e Krishna Tavares (ue também não está mais, mas me mostrou ue o caminho da intelectualidade está mais ue certo). Eu ouvi dizer uma vez ue saudade é amor, e eu já sinto a falta de todos os nossos momentos.

This article is from: