4 minute read

Pré-Produção

Next Article
Análise F.O.F.A

Análise F.O.F.A

É sabido ue a primeira de todas as etapas de um projeto audiovisual, cinematográco e ans se dedica ao desenvolvimento do mesmo. Dentre os tópicos iniciais deste citado, o gasto mais comum ca à cargo do roteiro, pesuisa e produção executiva. Após desenvolver esta lista acima entre outras, como sinopses, storyboards iniciais, a descrição dos personagens e também dos ambientes onde a história se desenrola, cabe ao produtor executivo criar um planejamento inicial, ue no decorrer da etapa de pré-produção será aperfeiçoado. Para o projeto Baleia, o desenvolvimento se deu a partir das referências utilizadas pelo aluno iago Vicente, principalmente o autor Haruki Murakami e sua obra literária “Kaa à Beira-Mar ” em paralelo às produções de outros projetos acadêmicos. A partir dessa referência entre outras, inicia a sua criação de Baleia, tendo como foco principal a relação do personagem protagonista, com as mazelas da transição entre a adolescência e a fase adulta, sendo fator preponderante as suas relações sociais e interpessoais com algumas outras guras distintas. Um ponto crucial para estas relações serem percebidas como diferentes para o protagonista e à percepção do público, é o fato dele (o protagonista) se sentir atraído por algum dos personagens, por meio de um som, audível apenas para ele.

Pré-Produção

Segundo Cacá Diegues, cineasta brasileiro:

“Só a obsessão faz cinema neste país ” . Tendo essa passagem como premissa, podemos concordar ue o passo inicial para se concretizar uma obra, é ter uma ideia com a vontade gigantesca de se satisfazer do produto, uma verdadeira obsessão.

A partir disso, a ideia, obviamente temos ue dar corpo para tal desejo. Seja em forma de sinopse, roteiro, ou apenas um argumento. Sobre a pré-produção de Baleia, podemos concluir ue a ideia inicial partiu de dois companheiros de produtora, iago Vicente e Igor Paixão. Com o intuito de desenvolver o roteiro para um nicho especíco de consumo. Em uestão, o diálogo audiovisual de Baleia, se dá diretamente aos amantes do cinema cult, com a fotograa rebuscada, trabalhada na sutileza, com um olhar sublime de seus criadores para com seu público. Fazendo assim, o produto com o máximo de cuidado com os ambientes percorridos, os cenários pensados com coerência e referências lúdicas (universo mágico/fantástico), mescladas ao cotidiano e seu peso aparente em nossas vidas modernas. De acordo com a expansão maciça das plataformas de streaming e sua variedade de consumo, seja especíco ou popular em massa, o conceito de Baleia foi minuciosamente pensado não só para um nicho especíco de público, mas também para plataformas direcionadas a tal consumidor. Sendo elas categoricamente de acordo com as premissas citadas acima, fazendo jus aos seus integrantes admiradores do conceito sugerido. No ue consiste o estágio de pré-produção, em vias gerais, iniciamos com as pesuisas relativas aos pontos principais do projeto, tais como entrevistas, livros, lmes (inclusive remakes) e cotação de um conglomerado de fatores primordiais para a execução do processo de produção. Exemplicando estes pontos, pode-se salientar os mais comuns dentre as produções. Ambiente de cenário para as gravações, em caso de gravações externas, utilização de processos burocráticos como a solicitação de direito de gravações, uso comercial de imagem. Em caso de ambientes públicos, por precaução solicitamos a autorização junto à subprefeitura da região, em ambientes privados, o processo se torna mais acessível se tratado diretamente com o proprietário ou responsável pela área.

Já no segundo momento do processo de pré-produção, seguimos com a lista de integrantes envolvidos no projeto. Alinhar todo o cronograma para o dia de gravação, desde gurino, caracterização, mauiagem, guração e inclusive o autor da obra para estar efetivamente a par de toda a situação efetiva. Enm, resumidamente, a pré-produção se encarrega de todos os imprevistos ue poderão se tornar parte maléca ao projeto, para ue não se arme como obstáculos vindouros. Orçamento insuciente, ou estouro do mesmo, dá-se a uma má pré-produção. Atendendo a toda essa mecânica e as regras estipuladas no uesito de pré-produção, a Produtora kiwi e seus integrantes em comum acordo, organizaram seus primeiros cronogramas para reuniões de criação, para estabelecer suas próprias regras para denições de funções e atividades a cada participante no projeto. Cronogramas para as reuniões foram criados, sendo estas seguidas à risca, com o objetivo de comprometimento mútuo de toda a euipe. Já lançadas as opções de cargo para os integrantes da produtora, criamos os cronogramas para as entregas de conteúdos pré-textuais de cada integrante. Levando em consideração os prazos estipulados inicialmente pelos docentes responsáveis por todo o projeto, executamos também os nossos próprios prazos para atender esta demanda de forma mais assertiva e homogênea. A m de entregar ualidade e otimizar tempo, zemos desta maneira, já ue estaremos sempre dentro dos prazos ociais, cumprindo os estabelecidos pela produtora, com o intuito de adeuar e melhorar cada ponto disposto com tempo hábil, para ue o projeto esteja apto para sua entrega e avaliação nal.

This article is from: