Page 1

Inquérito às estruturas de dança O objectivo deste inquérito é recolher informação de caracterização geral junto das estruturas de Dança. Fizemos a maior "economia" possível de perguntas, tendo obtido esta versão: precisamos verdadeiramente que todos colaborem, designando em cada estrutura quem responderá ao questionário. Pedimos respostas claras, de forma a podermos desenvolver instrumentos para, numa fase posterior, aprofundarmos elementos específicos com cada caso. É possível que nem sempre as "categorias" usadas se apliquem a situações concretas – nesse caso, solicitamos que utilize os espaços em branco para colocar a resposta. Não há respostas "certas" ou "erradas", apenas o propósito de recolher informação adequada e fidedigna. A informação recolhida é confidencial e nunca será utilizada de forma personalizada/individual – os dados destinam-se exclusivamente a tratamento estatístico. Este questionário está disponível no site da REDE, numa versão WORD, que pode ser preenchida directamente; e numa versão PDF, que pode ser descarregada, respondida "à mão" e digitalizada. As respostas deverão ser enviadas para: Helena Santos: hsantos.inqueritorede@gmail.com Por favor, não respondam duas vezes. A data útil limite para a recepção é 20 de Maio de 2010.

Se precisarem de esclarecimentos, por favor contactem-nos: Helena Santos: helena1611@gmail.com Tânia Guerreiro: rede.danca@gmail.com


Estrutura (nome): Concelho (sede):

Site:

Telefone:

E-mail:

Pessoa a contactar, em caso de necessidade de esclarecimentos: 1. Caracterização da estrutura 1.1. Ano de criação: 1.2. Estatuto jurídico: Associação cultural ou artística Cooperativa cultural ou artística Empresa, especifique Outro, qual? 1.2.1. Tipo de empresa

1.3. O estatuto jurídico mudou?

Empresa em nome individual Sociedade por quotas Sociedade anónima Outro, qual?

 Sim Não  Passe para 1.4. Não sabe  Passe para 1.4.

1.3.1. Se sim:

  

Passe para 1.3. Passe para 1.3. Passe para 1.2.1.

  

Nº de sócios:

Quantas vezes? Em que ano(s)? Qual a razão principal?

 Não, nunca foi Passe para 2.  Não, mas já foi Passe para 1.4.1.  Sim, de uma associação Passe para 1.4.2. Sim, de mais do que uma associação  Passe para 1.4.2. 1.4.1. Indique o nome da(s) associação(ões) de que a estrutura foi sócia (p.f. seja preciso/a na sua resposta): 1.4. A estrutura é sócia de uma ou mais associações?

1.4.2. Indique o nome da(s) associação(ões) de que a estrutura é sócia (p.f. seja preciso/a na sua resposta):

2. Actividade(s) da estrutura Inquérito DANÇA_Estruturas_ 2


2.1. Assinale os domínios de actividade principal e secundário da estrutura. Diga, sucintamente, em que consistem esses domínios. (Sem essa caracterização, as categorias serão, provavelmente, demasiado abstractas.) Tome como referência os últimos três anos de actividade. Domínio de Domínio de actividade actividade Caracterização sucinta/Observações É uma estrutura de: principal secundário Programação

Criação

Experimentação

Residências

Formação artística e técnica

Formação e desenvolvimento de públicos

Outro(s), qual(is)?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 3


2.2. Indique as áreas artísticas principal e secundária realizadas pela estrutura. Por favor, defina-as sucintamente. (Sem essa caracterização, as categorias serão, provavelmente, demasiado abstractas.) Assinale o número de produções, nas áreas seleccionadas. Tome como referência os últimos três anos de actividade. Nº de produções nos Área artística Principal Secundária Caracterização sucinta/Observações últimos 3 anos Dança clássica de reportório

Dança clássica contemporânea

Dança étnica

Dança experimental

Dança contemporânea

Dança tradicional

Cinema/vídeo

Instalação

Teatro, em geral

Teatro-dança

Performance

Coreografia operática

Música

Outra(s), qual(is)

2.2.1. Número total de produções nos últimos 3 anos: 2.3. Diria que se trata de uma estrutura de cruzamentos disciplinares? Porquê?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 4


2.4. Em síntese, como designa a actividade global da estrutura?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 5


3. Numa escala de 0 a 5, como avalia o peso das seguintes actividades na estrutura, em termos de tempo, recursos artísticos, recursos técnicos, equipamentos e recursos financeiros? 0 = Não se aplica à estrutura; 1 = Nada pesado/Não é relevante; 5 = Demasiado pesado/Provoca estrangulamentos Tome como referência os últimos três anos de actividade. Sempre que necessário, especifique. Actividades: Realização de espectáculos no concelho de desenvolvimento da sua actividade Realização de espectáculos na região de desenvolvimento da sua actividade Realização de espectáculos fora da região de desenvolvimento da sua actividade, em território nacional Realização de espectáculos fora da região de desenvolvimento da sua actividade, em território internacional Actividades de circulação/itinerância nacional

Tempo

Recursos artísticos

Recursos técnicos

Equipamentos

Recursos financeiros

Actividades de circulação/itinerância internacional Educação artística em contextos escolares Educação artística em contextos não escolares Sensibilização de públicos específicos Acolhimento de residências artísticas nacionais Acolhimento de residências artísticas estrangeiras Residências artísticas no território nacional Residências artísticas no território internacional Investigação para concepção de espectáculos Investigação de conteúdos artísticos Ensaios (Continua na página seguinte)

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 6


Actividades (cont.): Realização e concepção de formação artística profissional

Tempo

Recursos artísticos

Recursos técnicos

Equipamentos

Recursos financeiros

Realização e concepção de formação artística não profissional Realização e concepção de formação técnica profissional (ex.: sonoplastia, programação, etc.) Participação em acções de formação artística Participação em acções de formação técnica (ex.: sonoplastia, programação, etc.) Constituição de equipas artísticas para as criações (ex.: articulação de disponibilidades) Constituição de equipas técnicas para as criações (ex: luz, som,…) Espaços (sede, espaço de ensaios, de apresentação…; aluguer, manutenção…) Equipamentos para as criações (ex.: figurinos, máquinas de cena…) Equipamentos para a estrutura (ex: computador…) Obrigações com pessoal (segurança social, seguros, etc.) Impostos sobre o trabalho Procura de financiamentos Produção de espectáculos Divulgação Programação Edição de conteúdos (ex.: livros, revistas, DVD's, etc.) Gestão geral da estrutura Outras actividades relevantes que não tenham sido consideradas:

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 7


4. Recursos económico-financeiros. 4.1. De onde provêm em geral os principais recursos económico-financeiros da estrutura? Sempre que possível, especifique. Tome como referência os últimos 3 anos de actividade. Tipo de fonte Subsídio

Pontual

Anual

Outro(s), qual(is)

Vendas

Outro, qual?

Não conhece

Instituição:

Espectáculos

Serviços artísticos (ex.: formação)

Outros serviços especializados (ex.: educação escolar)

Merchandising

A própria estrutura Ministério da Cultura Ministério da Educação Direcção-Geral das Artes (DGARTES), ou equivalente Autarquias Co-produção com espaços culturais (ex.: cineteatros, cineteatros) Espaços culturais (ex.: cineteatros) Fundação Calouste Gulbenkian Comunidade Europeia, que programas? Outros organismos internacionais europeus, quais? Outros organismos internacionais não europeus, quais? Escolas Empresas Particulares (indivíduos) Outra(s), quais? 4.2. Qual o "volume de negócios"* da estrutura nos últimos 3 anos?

2007: Inquérito DANÇA_Estruturas_ 8


2008: 2009: * Definição da União Europeia: O volume de negócios anual é determinado pelo cálculo das receitas durante o ano em questão, resultantes das vendas e prestação de serviços, depois de pagos quaisquer descontos. O volume de negócios não deverá incluir o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) nem outros impostos indirectos.

4.3. Em síntese, de que dependem principalmente os recursos económico-financeiros da estrutura?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 9


5. Recursos humanos da estrutura: Indique nas tabelas seguintes como se caracterizam os recursos humanos desta estrutura, seguindo o exemplo (uma linha para cada elemento individual).

Elemento

N.B. Se necessitar de mais linhas ou se algum elemento exercer mais do que duas actividades, indique-as por favor no ficheiro em anexo, onde encontrará uma réplica destas tabelas (InqDANCA_ANEXO_RECURSOS HUMANOS) 5.1. Actividade principal na estrutura Tempo Regularidade da actividade principal na estrutura: Tempo de médio de Relação Designação da actividade principal na estrutura actividade na trabalho/se laboral * Regular, mas Pontual/ estrutura mana Permanente não permanente Ocasional (horas) Ex. Director artístico C 2 anos 10 X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 * A - Contrato de trabalho a termo certo; B - Contrato de trabalho a termo incerto; C - Contrato de trabalho sem termo ("definitivo"); D - Prestação de serviços ("recibo verde"); E - Empresário em nome individual; F - Sócio, não gerente; G - Sócio-gerente; H - Voluntário; I - Outra (especifique qual)

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 10


Elemento

5.2. Actividade secundária na estrutura

Actividade secundária na estrutura

Relação laboral *

Tempo Tempo de médio de actividade na trabalho/ estrutura semana (horas) 1 ano 20

Regularidade da actividade secundária na estrutura: Permanente

Regular, mas não permanente X

Pontual/ Ocasional

Ex. Coreógrafo D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 * A - Contrato de trabalho a termo certo; B - Contrato de trabalho a termo incerto; C - Contrato de trabalho sem termo ("definitivo"); D - Prestação de serviços ("recibo verde"); E - Empresário em nome individual; F - Sócio, não gerente; G - Sócio-gerente; H - Voluntário; I - Outra (Especifique qual)

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 11


Elemento

5.3. Outros elementos de caracterização:

Sexo

Idade (anos)

Ex. Masc 30

Naturalidade

Residência habitual

Bragança

Lisboa

Funda dor da Outra actividade fora da estrutura estrutura

Tempo médio de Relação trabalho/ laboral * semana (horas)

Sim

A

Professor ens. sup. artístico

6

Regularidade da actividade fora da estrutura: Regular, mas Pontual/ Permanente não Ocasional permanente X

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 * A - Contrato de trabalho a termo certo; B - Contrato de trabalho a termo incerto; C - Contrato de trabalho sem termo ("definitivo"); D - Prestação de serviços ("recibo verde"); E - Empresário em nome individual; F - Sócio, não gerente; G - Sócio-gerente; H - Voluntário; I - Outra (Especifique qual)

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 12


6. A distribuição dos recursos humanos pelas funções, em geral: Especifique em que consiste a especialização  Responde à especialização de cada pessoa Especifique em que consiste a polivalência É polivalente, mas não sobreposta

Sobrepõe funções

Especifique em que consiste a sobreposição

Outra situação, qual?

7. De um modo geral, a estrutura dispõe dos recursos humanos de que necessita? Dê uma justificação sucinta do que significa a opção seleccionada Justificação sucinta Sim, absolutamente

Sim, mas beneficiaria com mais pessoas

Não, precisa regularmente de mais pessoas, mas não tem verbas Não, precisa regularmente de mais pessoas, mas não encontra os perfis necessários Outra situação, qual?

 

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 13


8. A estrutura dispõe de algum espaço permanente para desenvolver a actividade artística (para ensaios, experimentação, etc.)? Não  Passe para 8.2. Sim  8.1. Se sim, o espaço é:  8.1.1. Há quanto tempo? Propriedade da estrutura  8.1.2. Há quanto tempo? Arrendado a um particular (empresa, membro da estrutura, …) 8.1.3. Indique o proprietário:  8.1.4. Há quanto tempo? Utilizado em regime de comodato (contratualização com uma instituição por um tempo determinado p. ex.: Câmara Municipal) 8.1.5. Indique a instituição: 8.1.6. Qual o prazo do comodato?  8.1.7. Há quanto tempo? Cedido graciosamente (por um particular, sem contrato de comodato) 8.1.8. Indique o proprietário: Outra situação, qual (Indique o proprietário e há quanto tempo vigora a situação)?

(Passe para 9.) 8.2. Se a estrutura não dispõe de um espaço permanente: Aluga um espaço em função das necessidades de trabalho

Utiliza um espaço/espaços emprestado/s pontualmente

8.2.1. A quem aluga mais frequentemente? (Seja o mais preciso/a possível)

8.2.2. Quem empresta mais frequentemente? (Seja o mais preciso/a possível)

Outra situação, qual? (Seja o mais preciso/a possível)

9. É feito algum tipo de registo da(s) actividade(s) da estrutura? Considere os últimos 3 anos Sim, dos processos Sim, dos resultados finais Outra situação, especificar:

 

Não, nunca

Tipo(s) de registo mais utilizados (documentos escritos, fichas de avaliação, fotografias, filmes,...)

Principal razão: (Passar para questão 11.) Inquérito DANÇA_Estruturas_ 14


10. Qual o destino do(s) registo(s)? Especifique Apenas como arquivo da estrutura Para reflexão crítica com pares/no interior da estrutura (monitorização) Para contextos de feed-back com os interlocutores/públicos Para produção de documentos de trabalho (livros, revistas, artigos,…) Para fins promocionais das actividades da estrutura

    

Outro(s), qual(is)?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 15


As questões que se seguem referem-se às actividades específicas de educação artística e sensibilização de públicos (EASP) Se a estrutura não realiza qualquer actividade de EASP, passe para a questão 16. 11. Que tipo de actividades de EASP têm sido realizadas pela estrutura? Considere os últimos 3 anos Espectáculos como resultado final do trabalho com as escolas Apresentação de espectáculos especificamente concebidos para crianças/jovens nas escolas Apresentação de espectáculos especificamente concebidos para crianças/jovens noutros espaços, não escolares Workshops/Ateliers com: Professores e educadores Técnicos de serviços educativos de instituições culturais (ex.: museus, bibliotecas, centros culturais...) Crianças Jovens Idosos Pessoas com deficiência/necessidades especiais Comunidade geral Outros, quais?

Pontualmente, raramente

Regularmente, mas com pouca frequência

Frequentemente

Há quanto tempo a estrutura realiza essas actividades?

Trabalho continuado no espaço escolar Acções em empresas, especifique Outro tipo de acções com públicos específicos, de que tipo? Outra(s), qual(is)?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 16


12. Para a(s) actividades de EASP assinaladas atrás, indique em que circunstâncias, geralmente, ocorrem: Por iniciativa da estrutura  Por iniciativa das organizações onde ocorrem/dos destinatários não institucionais  Por iniciativa de mediadores institucionais (ex.: Câmaras)  Outra(s) situação(ões), qual(is)

13. Para a(s) actividade(s) assinalada(s), são, em geral, obtidas as condições necessárias? Sim Não Preparação prévia (conhecimento do contexto, do espaço, das   motivações…)   Definição dos conteúdos e dos objectivos   Tempos de ensaio   Recursos humanos (bailarinos, cenógrafos, apoio à produção…)   Espaços de trabalho e de representação   Monitorização posterior/avaliação pela estrutura (interna)   Monitorização/avaliação pelos participantes (externa)   Parcerias institucionais   Recursos financeiros Outra(s), qual(is)?

Comentários/Observações

Comentários/Observações

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 17


14. Em geral, a(s) actividade(s) assinalada(s) são: Sim Não Trabalho de conteúdos não artísticos (ex.: desenvolvimento pessoal, relação com o corpo, autoestima, relação com os outros…) Trabalho de conteúdos artísticos (ex.: expressão corporal e musical, movimento...) Trabalho de "formação de públicos" (ex: desconstrução de processos criativos; acompanhamento de assistência a espectáculos em salas…) Outro(s), qual(is)?

Comentários/Observações

15. Em síntese, qual o principal objectivo das actividades de EASP para a estrutura em geral?

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 18


Identificação do respondente Para finalizar, e por razões estatísticas, precisamos de alguns dados sobre si: 16.Idade (anos): 17. Género: Fem.  Masc.  20. Actividade principal que exerce na estrutura:

18. Há quantos anos colabora na estrutura?

21. Actividade secundária que exerce na estrutura:

22. Relação laboral com a estrutura:

24. Frequenta ou frequentou algum tipo de formação profissional?

Contrato de trabalho a termo certo Contrato de trabalho a termo incerto Contrato de trabalho sem termo ("efectivo") Prestação de serviços ("recibos verdes") Empresário em nome individual Sócio, não gerente Sócio-gerente Voluntário Outra (Se optar por esta resposta, especifique qual)

Não, nenhum Workshops generalistas, de que tipo? (Indique o país)

Formações especializadas, de que tipo? (Indique o país onde tiveram lugar)

19. É membro fundador? Não  Sim  20.1. Há quanto tempo?

21.1. Há quanto tempo?

       

23. Nível de estudos mais elevado que frequentou ou frequenta?

3º ciclo/9º ano/Antigo curso geral 12º ano/Curso complementar

 

Curso médio/bacharelato, indique o curso Curso superior/licenciatura, indique o curso Mestrado/Doutoramento, indique a área Outro(s), qual(is)?

 

Se puder, especifique:

Se puder, especifique:

Outra(s) qual(is):

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 19


 Se sim, qual? 25. Tem outra actividade Não profissional fora da estrutura? Sim  26. Por último, seria de grande utilidade que nos indicasse um termo ou uma expressão que melhor designassem a sua actividade profissional/artística:

O questionário terminou. Relembramos o carácter sigiloso da informação. Se utilizou o anexo InqDANCA_ANEXO_RECURSOS HUMANOS, não se esqueça de o enviar! Muito obrigados pela colaboração!

Se quiser, pode deixar aqui sugestões/ideias/comentários:

Inquérito DANÇA_Estruturas_ 20

Inquérito dança  
Inquérito dança  

Inquérito dança

Advertisement