Correio Cascais_18

Page 15

www.correiodecascais.net

| PÁG 16 | 23/06 a 9/07 - 2009

correio de

Cascais

Envolva-se... Seja também um super-voluntário! No primeiro ano de projecto foram plantadas 30 mil árvores, participaram 3.392 super voluntários e foram dedicadas 451 horas de plantação. VOLUNTÁRIOS DA NATUREZA

Face aos graves problemas que ocorrem no nosso Planeta (e.g. o recuo do Árctico, as alterações climáticas, os incêndios florestais, o consumo desenfreado da Humanidade, os conflitos sociais) que devem ser continuamente combatidos, urge, para além de os mitigar, resolvê-los na origem. É, pois, grande responsabilidade de cada um de nós, enquanto cidadãos, em termos individuais e colectivos. A Sensibilização Ambiental é uma “ferramenta” fundamental para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente. Sensibilizar é levar a uma predisposição do cidadão e das populações para uma mudança de atitudes. Mudar atitudes requer educação, apresentando os meios da mudança que conduzam à melhor atitude e ao comportamento adequado perante o ambiente. Através de um voluntariado participativo e consciente é possível desenvolver acções de sensibilização ambiental continuadas, que se traduzem num voluntariado com cada vez maior grau de compromisso, e que podem inclusive levar o voluntário a uma espécie de “profissionalização voluntária”. É nesta perspectiva que nasce o projecto Natura Observa desenvolvido pela Cascais Natura - Agência Municipal de Ambiente, um projecto que pretende incutir valores e princípios sociais (espírito de voluntariado) e fomentar o envolvimento emocional dos jovens com o património natural, que temos o dever de proteger. O Natura Observa, que vai na 3.ª edição, visa a ocupação dos teus tempos livres, em período de férias, promovendo o voluntariado e a educação para o desenvolvimento sustentável, através do serviço à comunidade na defesa do património natural do Concelho de Cascais e da segurança da população. Trata-se de desenvolver um programa de monitorização ambiental e realizar uma política de participação pública na manutenção e gestão do espaço natural. O projecto compreende seis linhas de acção, que funcionarão num regime quinzenal, entre 1 Julho e 30 Setembro 2009, em equipas com turnos diários de 5.30 horas: GAIO – vigilância da floresta; GERMINA – banco genético vegetal de Sintra-Cascais; GUARDA-RIOS – vigilância de ribeiras; JAVALI – trabalhos florestais, RAPOSA – pequenas e grandes rotas; e CORUJA – recuperação do património arquitectónico. Os voluntários deverão ter idades compreendidas entre os 16 e 30 anos. No caso dos voluntários com menos de 18 anos é requerida uma autorização do Encarregado de Educação. As inscrições para o Natura Observa 2009 decorrem até 30 Junho, através do site www.cascaisnatura.org e na Rede de Lojas Geração C. Os voluntários interessados podem inscrever-se até cinco dias antes do início de cada quinzena. Cada voluntário só poderá participar num projecto por quinzena, podendo, no entanto, repeti-lo ou participar noutro projecto nas quinzenas seguintes. Os voluntários estarão cobertos por um seguro de acidentes pessoais e receberão uma bolsa diária de 12€.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.