OS SETE SENTIMENTOS CAPITAIS

Page 73

OS SETE SENTIMENTOS CAPITAIS

73

número cada vez mais numeroso de pessoas que podem ser consideradas como “da família”. Assim, o ponto de partida para se buscar compreender o lugar que ocupa a família na vida de meninos e meninas que estão inseridos na rede de exploração sexual comercial deve seguir um caminho reflexivo: situar a família como uma instituição que possibilita um processo de articulação de trajetórias de vida de seus membros e que se constrói e se reproduz no contexto das relações de classe, gênero e étnicas. Para Goldani (1994), o ponto de partida é que a família, multifacetada e com múltiplos arranjos, impõe a tarefa de descobrir como suas estruturas incorporam as hierarquias de classe, raça, gênero e idade, fontes geradoras de desigualdades que respondem pela forma e pelo significado das mesmas desigualdades.

O

QUE OS CONFLITOS DIZEM SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES

A concepção de conflito em Simmel (1993) aponta elementos para o entendimento do cotidiano familiar. Para o autor, a noção de conflito está vinculada à idéia de interação social, prerrogativa básica para a socialização entre os indivíduos. Assim, é natural pensar que essas situações são comuns dentro dos grupos familiares, sobretudo quando há um choque de gerações visíveis nas relações entre pais e filhos, independente da situação de classe dos grupos. Desse modo, não existe relação familiar que não possua momentos conflituosos. Indagados sobre os principais problemas que enfrentam com suas famílias, os jovens entrevistados que estão inseridos na rede de exploração sexual comercial na cidade de Fortaleza enunciaram o conflito familiar (54%) como o principal problema vivido: 15. ATUALMENTE ENFRENTA PROBLEMA NA FAMÍLIA

TOTAL

SIM

148

47,1%

NÃO

154

49,0%

N.S. / N.R.

12

3,8%

TOTAL

314

100,0%


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.