OS SETE SENTIMENTOS CAPITAIS

Page 154

154

GLÓRIA D IÓGENES

A vida de sem-abrigo como de um nómada, é intremezzo. Os pontos de seu percurso são etapas de um trajecto. Os próprios elementos de seu habitat são concebidos em função dos trajecto que constantemente os mobiliza.

As crianças e adolescentes que vivem na rua ou que fazem da rua seu lugar central de sociabilidade experimentam, de forma precoce e sem que se tenha o tempo necessário para compreender e situar as experiências, mudanças de espaço e de tempo. As noções de estar aqui, dormir acolá, alimentarem-se alhures são bem recorrente nos seus discursos. Deve-se ressaltar que o olhar intrometido (ver capítulo 1) do pesquisador tem como referente a lógica da casa, sendo que o uso e as dinâmicas que imprimem no espaço expressam as tensões e diferenças não apenas da noção de espaço, como também do tempo e dos seus ritos. Da casa para rua não muda apenas o ritmo da vida, isto é, a forma de apreensão do tempo e do espaço por intermédio das atividades – mudam também os valores. Liberdade no espaço, liberdade com o tempo, liberdade para o corpo – todas estas formas significam, em última análise, algo bem mais problemático para o sistema social: a liberdade de quem não adere à convenção do mercado. “Na rua, para se ter o que se quer, basta tomar”, por isso é possível conseguir as coisas que a família não pode oferecer e que estão fora do alcance de quem trampa legal (isto é, quem trabalha regularmente). O projeto de consumo do grupo doméstico, nas camadas de baixa renda, se vê constantemente obrigado a diferir a fruição do que a sociedade urbana tem a capacidade de proporcionar. Na rua pode-se ter a cidade à sua disposição, desde que se esteja disposto a conquistá-la (Vogel, 1991: 69). A rua instaura e dinamiza encontros que, por se estruturarem para além da lógica da sociedade moderna do trabalho e dos espaços habituais de sociabilidade urbana (postos, Terminais, passeios de avenidas), concentram modos inusitados e aparentemente invisíveis das dinâmicas da exploração sexual adolescentes. Por isso, a leitura das tabelas e os percentuais analisados são entremeados com as falas dos meninos e meninas e os olhares e registros dos pesquisadores


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.