Boletim 31/07/2022

Page 1

8º Domingo do Reino 31.07.2022 Ano XVIII Nº 409

HERÓIS DA FÉ "Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados." - Hebreus 11:36-40 NVI

Uma das coisas que mais gosto de fazer em meu tempo livre é ver filmes, amo a experiência do cinema! Confesso um gosto bem eclético, incluindo as infindáveis histórias de super heróis. Nelas a gente já sabe do enredo, sempre tem um mocinho (normalmente o próprio super herói) que é injustiçado pelo vilão e que no final, mesmo que seja em outro filme, o bem sempre vence o mal! Podemos adicionar efeitos especiais, uma história de amor, mas no geral o enredo é este mesmo e a expectativa é ver como o herói se livra das artimanhas do vilão e o final feliz. O Capitulo 11 do Livro de Hebreus é tido como a galeria dos Heróis da Fé. Lendo com calma, vemos uma retrospectiva de histórias do povo hebreu, mas quando chega nos versículos 36-39, o apóstolo Paulo joga uma bomba no nosso paradigma de enredo de “filmes de heróis” pois fala que estes heróis foram apedrejados, açoitados, cortados ao meio, perseguidos e que “Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido”. Como assim nenhum deles recebeu o que havia sido prometido? Esta afirmação ficou martelando em minha cabeça, mas logo o Espírito Santo me mostrou duas coisas neste capítulo: A primeira é de que os Heróis da Fé “da fraqueza tiraram força” - V. 34. Muitas vezes Deus usa nossas fraquezas para ajudar ao corpo de Cristo, a gente se cura, ajudando outras pessoas a se curarem, a gente cresce quando ajuda outros crescerem, a gente se fortalece ajudando outros a se fortalecerem. Fomos feitos para andar junto, dar suporte uns aos outros. Um super poder espiritual do Filho de Deus é que Ele nos aperfeiçoa em nossas fraquezas! “Pois, quando sou fraco é que sou forte” - 2 Co. 12.10. A segunda reflexão é que o versículo 40 traz a explicação do porquê da frustração do enredo: Deus havia planejado algo melhor para eles, algo além daquelas circunstâncias, algo eterno! As fraquezas, a mudança do enredo fazem parte do amadurecimento e do caminho, por isso , apesar da aparente frustração o final continua sendo mais feliz do que poderíamos imaginar ou escrever: Seremos aperfeiçoados à imagem de Jesus, pela ação do Espírito Santo em nossas vidas! Aleluia! Perseveremos Nele! Ully Dias Cavalcanti Diretora do CEB - Centro de Estudos Bíblico.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.