Page 1


MISSÃO: Gerenciar de forma sustentável a destinação final de equipamentos eletro-eletrônicos dos nossos clientes, através da Logística e Manufatura Reversas. Recuperar e reinserir de forma rastreável a maior quantidade possível de materiais provenientes deste processo, na cadeia produtiva. Desta forma evitar a disposição destes produtos no meio-ambiente, economizar recursos naturais e contribuir para a manutenção do nosso planeta. Trabalhar de forma ambientalmente correta, socialmente responsável e economicamente viável, visando com isto contribuir para a sustentabilidade da sociedade em que estamos inseridos.

VISÃO: Tornar-se líder no mercado de reciclagem e destinação final de equipamentos eletro-eletrônicos, gerenciando toda a cadeia, oferecendo serviços de assessoria, logística reversa, armazenagem, processamento e destinação de resíduos. Ser reconhecida pela qualidade e segurança oferecida para seus clientes.

VALORES: Ética, honestidade, respeito, qualidade e responsabilidade


A Reciclo Ambiental é uma empresa especializada na gestão de resíduos eletroeletrônicos com inteligência, agregando assim valor estratégico, econômico, social e ambiental ao processo de destinação ambientalmente responsável de seus clientes. Especializada na gestão dos equipamentos eletroeletrônicos que chegaram ao final da sua vida útil, trabalhando com consultoria e prestação de serviços no gerenciamento da destinação ambientalmente correta destes produtos, como descaracterização, emissão de certificados de destinação e relatórios de rastreabilidade. A Reciclo Ambiental trabalha também com a geração de conteúdo e informação sobre o tema lixo eletrônico, reciclagem e sustentabilidade, palestras de conscientização, assessoria na elaboração e implantação de projetos referentes ao descarte correto dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, com a iniciativa privada, ONG e Poder Público.

Assessoramos na Elaboração e Implantação de Projetos em Lixo Eletrônico


A Reciclo Ambiental é uma empresa que nasceu com foco na solução de problemas de destinação de resíduos eletro-eletrônicos. Cientes da problemática deste tipo de resíduo e da responsabilidade que as novas normas e leis colocam sobre aqueles que produzem, importam, comercializam e até mesmo utilizam, a Reciclo Ambiental oferece um pacote completo de soluções para o gerenciamento e destinação social e ambientalmente responsável para estes produtos no final de sua vida útil.


A Reciclo Metais é uma empresa especializada na destinação ambientalmente responsável de resíduos sólidos. Certificada ISO 14001 pela empresa SGS a Reciclo Metais é 100% Licenciada ambientalmente pelo órgão responsável do estado de São Paulo (Cetesb), e Federal (IBAMA) a empresa está equipada para receber e processar todo tipo de resíduo metálico e eletroeletrônicos. ISO 14001:2004 Certificado SGS :

BR12/6964

Cadastro Cetesb : Licença de Operação:

100-100428-0 300079923

IBAMA - Cadastro Técnico Federal:

4984070


Dentro de uma área de 1000m² a empresa possui uma linha de desmontagem para manufatura reversa de equipamentos eletro-eletrônicos, inclusive monitores e aparelhos de TV, moinho para processamento de cabos elétricos, moinho para trituração de resíduos plásticos e outros materiais, equipamento de análise de ligas metálicas para separação dos diversos tipos de material e uma frota de veículos adequados a necessidade dos seus clientes.


Para oferecer uma solução completa em destinação a Reciclo Metais criou parcerias com empresas especializadas, também licenciadas pelos órgãos

ambientais competentes, para processamento dos resíduos que não são processados pela empresa, como lâmpadas, pilhas, baterias e outros.

A Reciclo Metais conta também com parcerias internacionais para destinação de resíduos e transferência de conhecimento e tecnologia.


Avaliação: Visitação da empresa para constatação dos diferentes tipos de resíduos, necessidades de adequação, formas de conscientização, mudanças necessárias para diminuir o impacto ambiental causado por esses resíduos, estratégias de destinação e custos para destinação.

Adequação: Apontar as medidas necessárias para diminuir o impacto causado pelos resíduos, melhorando armazenagem e diminuindo riscos. Adequação dos funcionários à nova realidade da empresa.

Conscientização: Realização de palestras e treinamentos para conscientização dos colaboradores para a importância de um bom gerenciamento de resíduos (Impactos Ambientais, Economia de Recursos Naturais, Saúde, etc), e a respeito das mudanças e adequações a serem realizadas na empresa.


Captação: Desenvolvimento de estratégia logística para retirada dos resíduos e encaminhamento para as empresas de processamento.

Armazenamento: Armazenamento prévio aos processos de descaracterização e destinação final do material destinado pela empresa contratante, para viabilização quantitativa e financeira do processo de destinação.

Descaracterização: Processo de logística reversa que visa proteger a marca e as informações da empresa contratante que possam estar contidas nestes resíduos, tais como selos de patrimônio, logotipos, dados eletrônicos. Processo que envolve desmontagem, trituração, destruição, desmagnetização ou metodologia adequada a necessidade do cliente. Este processo pode ser fotografado, filmado ou auditado pela empresa contratante ou por empresa especializada.


Separação: Classificação do material resultante da desmontagem dos resíduos, destinados pela empresa contratante, onde os materiais são separados por tipologia para destinação para empresas de destino final ou reciclagem, especializadas e licenciadas ambientalmente. Processo este que pode ser realizado por funcionários capacitados e/ou metodologias analíticas.

Destinação Responsável: Depois que o material resultante da desmontagem dos resíduos encaminhados pela empresa contratante é classificado e separado, ele é destinado para empresas recicladoras, especializadas em cada tipo de produto e assim retornando para a cadeia produtiva como matéria prima e economizando recursos naturais. Materiais com possível fonte de contaminação serão descontaminados antes de serem destinados para reciclagem. Quando o material não é passível de reciclagem, ele é destinado para tratamento final, como recuperação energética por co-processamento, incineração ou aterro sanitário, sempre por empresas licenciadas ambientalmente por órgãos responsáveis. Todo o processo de logística reversa e de destinação são realizados de acordo com a legislação nacional e diretivas internacionais.


Certificação de destinação: Para certificar que a empresa contratante destinou seus resíduos de forma ambiental e socialmente correta a empresa Reciclo Ambiental emite um Certificado de Destinação. Os certificados de Destinação podem ser emitidos de forma simples, detalhada, acompanhada de fotos ou filmagem do processo de descaracterização, criando desta forma um registro interno relacionada a algum controle da empresa como Notas Fiscais, Números de Série, Números de Patrimônio e Declarações de Descarte.

Relatório de Rastreabilidade: É um produto exclusivo da Reciclo Ambiental que é um relatório aonde consta a quantidade e tipo de todos os materiais provenientes do processo de manufatura reversa e todo o detalhamento da destinação dada aos materiais, como empresa recicladora, data de recebimento, licenciamento ambiental, nota fiscal de envio, etc. Trazendo assim, transparência ao processo de destinação e criando um sistema de rastreamento do material enviado pelos clientes.

Acompanhamento: Manutenção do esforço que foi realizado para criar o projeto, criar um sistema para coletas periódicas e assistência à empresa contratante para gerenciar os seus resíduos.


Como alternativa de destinação, a Reciclo Ambiental desenvolveu uma parceria com a ONG SAMPA.ORG. Organização que em parceria com Prefeitura de Osasco, criaram o projeto C3RCO “Centro de Recuperação, Reciclagem e Recondicionamento de Computadores”, que atua na recuperação de computadores para instituições, doando-os para telecentros, escolas, bibliotecas e projetos de inclusão digital.


Parceiros:


Clientes

CONSULATE GENERAL OF THE UNITED STATES OF AMERICA São Paulo - Brazil


Clientes

JAPAN INTERNATIONAL COOPERATION AGENCY


Na Web:

InfoDev (Banco Mundial):

http://www.infodev.org/en/Publication.1036.html

vĂ­deo institucional:

http://vimeo.com/11243817


SUSTENTABILIDADE O Grupo Reciclo garante que todos os esforços serão realizados ao máximo para evitar a disposição de resíduos em aterros ou incineradores buscando sempre as alternativas mais modernas para tratamento ambientalmente responsável e reciclagem de produtos que compõe os equipamentos eletrônicos, para isso contamos com parcerias internacionais pra troca de informação e tecnologia. Toda exportação de materiais resultante dos Processos de Manufatura Reversa cumprirão com os contratos de comercialização e exigências legais existentes internacionais de resíduos, assim como a Convenção de Basiléia. O Grupo Reciclo não utiliza de nenhuma forma mão de obra informal, infantil ou escrava em nenhum dos seus processos, garantindo assim a conformidade legal com toda as normas brasileiras de relações trabalhistas e as políticas da empresa de responsabilidade social corporativa.


Descrição da Operação: Unidade de Tratamento Quantidade de Instalações:

01 Unidade

Capacidade de Processamento:

2.500 Toneladas/Ano

Localização:

Rua Serra das Divisões, 426 Cidade Líder São Paulo / SP CEP 03587-000

Certificações ISO 14.001

BR12/6964 (Certificadora: SGS)

Licença de Operação CETESB:

30009923

Cadastro Técnico Federal IBAMA:

4984070 (Reciclo Metais)

Auto de Vistoria do C. de Bombeiros:

83334


Portfólio: Projetos Prefeitura da Cidade de Pompéia/SP:

Faxina Eletrônica

Prefeitura da Cidade de Amabai/MS:

Mutirão Lixo Eletrônico

Prefeitura de Santos/SP:

Mutirão Lixo Eletrônico

Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP:

Mutirão Lixo Eletrônico

Governo do Estado do Rio de Janeiro:

Natal da Eletroreciclagem

Casa e Construção (C&C):

Mutirão Lixo Eletrônico

SOS ITUPARARANGA Prefeitura de Ibiúna/SP:

Mutirão Lixo Eletrônico


www.reciclometais.com.br contato@reciclometais.com.br Rua Serra das Divisões, 426 Jardim Bandeirantes CEP: 03587-000 São Paulo – SP Fone: +55 11 2254-0950

Grupo Reciclo - Apresentação  

Apresentação Institucional do Grupo Reciclo que atua na Área de Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you