1 minute read

O ESPÍRITO SANTO E O CONCÍLIO VATICANO II

Como um itinerário, esta leitura te conduzirá a conhecer mais sobre esse grande acontecimento na Igreja!

Gentium. Esse caminho tem como intenção extrair a ação do Espírito Santo por meio desse grande evento da Igreja, assim como compreender seu contexto histórico. Por fim, é dedicado um espaço para uma homenagem ao Cardeal Léon-Joseph Suenens.

Para começar, o leitor é levado a compreender o contexto do Concílio Vaticano II que, diferente dos demais concílios, não tinha a missão de ser essencialmente dogmático ou combater a uma heresia, mas tinha um escopo pastoral. No comunicado feito pelo Papa João XXIII sobre a realização do Concílio, ficou clara sua preocupação com a edificação do povo cristão, assim como um convite para que todas as comunidades separadas trilhassem um caminho de unidade.

Uma fala importante de João XXIII, presente na Constituição Apostólica Humanae Salutis e muito difundida pela corrente de graça da Renovação Carismática Católica, apresenta um dos motivos pelo qual o Concílio Vaticano

II é conhecido como o Concílio do Espírito Santo:

“Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes; e concede que a Igreja santa, reunida em unânime e instante oração junto a Maria, Mãe de Jesus, e guiada por Pedro, difunda o reino do Divino Salvador, que é reino da verdade, de justiça, de amor e de paz. Assim seja”.

Esta leitura é um convite a conhecer mais sobre o Concílio Vaticano II e a ação do Espírito Santo. Este livro pode ser usado como um itinerário para começar seus estudos sobre esse grande acontecimento na Igreja. Adquira agora mesmo o seu exemplar!