


S E M A N A
S E M A N A
Fé, Piedade e Tradição
IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA SÃO JOÃO DA BARRA - RJ
DE 22 A 31 DE MARÇO DE 2024
“Não há árvore mais apropriada para produzir e conservar o amor de Deus do que a árvore da Cruz” Santo Inácio de Loiola
A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor dos Passos, que desde 1730, vem promovendo a Semana Santa com todo esplendor e piedade, em espírito de unidade com a Paróquia de São João Batista e N. Sra. da Penha, através do seu
Pároco, Padre Michael Bruno Amaral Cunha, mais uma vez CONVIDA a todo povo de Deus, Irmandades, Pastorais, movimentos, sanjoanenses e visitantes a celebrar, na Liturgia e na vida, os sagrados mistérios da Paixão, Morte e Gloriosa Ressurreição De Nosso Senhor Jesus Cristo.
Estejamos como Maria, nossa Mãe Imaculada, ao pé da cruz do Senhor, contemplando o sacrifício do Cordeiro, que lavou em sua misericórdia o pecado do mundo.
Desde já uma feliz e Santa Páscoa a todos!
Às 19h, na Igreja Matriz, Santa Missa por intenção das irmãs da Venerável Irmandade de Nossa Senhora das Dores.
Às 20h, Procissão do depósito da veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Durante a procissão, exercício da Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora. Obs. Convocamos a todas as Irmãs de Nossa Senhora das Dores, devidamente uniformizadas, para tomarem parte na procissão do depósito.
Às 08h, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, Benção dos Ramos, seguindose a procissão de Ramos até a Igreja Matriz de São João Batista, onde será celebrada Santa Missa Solene.
Obs: Solicitamos que os fiéis tragam os seus ramos de coqueiros para serem abençoados. Convidamos a comunidade católica sanjoanense a decorar as suas casas com tecidos vermelhos e ramos de coqueiros.
Às 18:30, na Igreja Matriz, Santa Missa.
Às 19h, na Igreja Matriz, Solene Ofício de Trevas.
Obs: No decorrer do Ofício de Trevas, o Reverendíssimo Pe. Michael Bruno, estará no confessionário para o atendimento de confissões.
“
O Ofício de Trevas é cantado ao cair da noite, é constituído por um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia. Esta forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual ficou sujeita a Terra diante da morte de Jesus. O Ofício de Trevas é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus.”
Às 19h, na Igreja Matriz, Santa Missa.
Às 20h, Procissão do Fogaréu - com saída da Igreja de São Pedro passando pela Igreja de São Benedito, Igreja Matriz de São João Batista e Igreja
Nossa Senhora da Boa Morte.
Obs. Para o maior realce e beleza, solicitamos aos moradores das ruas: Senhor dos Passos, Gladys Teixeira, João Francisco de Almeida, Coronel Cintra, São Benedito, Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, do Rosário e Coronel Cintra, o obséquio, de apagar as luzes de suas residências, bem como evitarem estacionar carros em todo o trajeto da procissão.
Às 19h, Piedosa e dolorosa Procissão do Encontro, seguindo-se a Santa Missa na Igreja Matriz de São João Batista.
- A veneranda imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz.
- A veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
Obs. Convocamos a todos os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sr. dos Passos para tomarem parte na procissão acompanhando e conduzindo o andor do Nosso Senhor dos Passos durante todo o trajeto; Convocamos o Apostolado da Oração para tomarem parte na procissão seguindo com a imagem do Nosso Senhor dos Passos;
Bem como as Irmãs de Nossa Senhora das Dores para acompanharem e contribuírem na condução do andor de Nossa Senhora das Dores.
Convidamos ainda, as Veneráveis Irmandades de: Nossa Senhora da Penha, São Pedro e São Benedito a tomarem parte nas fileiras da procissão do Encontro.
Dia da Instituição da Sagrada Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.
Às19h,NaIgrejaMatriz,Santa Missa da Ceia do Senhor, CerimôniadoLava-Pés,seguindoseaadoraçãoaoSantíssimo Sacramentoatéa01hdamanhã.
Dia de Jejum, abstinência e silencio -
“O
Às15h,naIgrejaMatriz,SoleneAçãoLitúrgicada PaixãodoSenhor,LeituraSolenedaPaixão, distribuiçãodaSantíssimaEucaristiaeAdoração doCristonaCruz.
Obs.ConvocamosoApostoladodaOraçãoatomarpartena AçãoLitúrgicadevidamenteuniformizados.
Às 19h, na Igreja Matriz, com espírito de recolhimentoecontrição,aPiedosaeSolene ProcissãodoEnterrodoSenhor.
Obs.ConvocamostodososIrmãosdaIrmandadedoSantíssimo SacramentoeSr.dosPassosatomarempartenaprocissãodo EnterrodoSenhor,bemcomoatodasasIrmãsdaIrmandadede NossaSenhoradasDores;
Convidamosainda, asVeneráveisIrmandadesde:Nossa SenhoradaPenha,SãoPedroeSãoBeneditoatomaremparte nasfileirasdasoleneprocissãodoEnterro;
ConvidamosoApostoladodaOraçãoatomarpartenapiedosa procissãodoEnterrodevidamenteuniformizados; Pedimosacomunidadecatólicasanjoanensequedecoremsuas residênciascomtecidosroxos,marcandoassimodiadoPaixão doSenhor.
Às 20h, na Igreja Matriz, Solene Vigília
Pascal: Benção do Fogo Novo,
Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Obs: Solicitamos que os fiéis tragam suas velas para a vigília Pascal
Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
Às 06h, na Igreja Matriz, festiva Procissão da Ressurreição do Senhor.
Às 07:30, na Igreja Matriz, Santa Missa de Páscoa.
Convidamos a comunidade católica sanjoanense a decorar as suas casas com tecidos brancos, marcando o dia da Ressurreição do Senhor.
Comemoramos 270 anos de criação e unificação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sr. dos Passos.
Comemoramos 170 anos da aprovação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sr. dos PassosporS.M.I.R.DomPedroIIdo Brasil..
Comemoramos 149 anos da chegada da imagem do Senhor Morto, adquirida pela Mesa Administrava Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sr. dos Passos em 1875, para ser venerada durante a Procissão do Enterro.
“Por uma árvore fomos feitos escravos.
Pela Santa Cruz fomos libertados. O Fruto de uma árvore nos enganou, o Filho de Deus nos redimiu.”
A todos os Fiéis, finalmente, pede-se que compareçam as solenidades, para glorificarem Aquele que morrendo por nosso amor, nos fez passar da morte moral a vida e hasteou sobre os destroços do erro, o fulgurante pendão da verdade. VISTO E APROVADO 29 de fevereiro de 2024
Consistório da Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor dos Passos Pe. Michael Bruno Amaral Cunha