Pesquisa TCC I

Page 13

06. REFERENCIAL TEÓRICO As indústrias de móveis no nosso país possuem um contexto histórico muito importante para o desenvolvimento da cultura brasileira. Onde podemos concluir a seguir no breve levantamento histórico das fábricas moveleiras no Brasil e no Rio grande de Sul.

6.1. CONCEITO: INDÚSTRIA No dia a dia da economia industrial, a palavra indústria está caracterizada por diversos significados, desde uma empresa de pequeno porte, até uma fábrica de qualquer tamanho de um parque industrial, que trabalhe com atividade de transformação, que usem maquinarias que tenham como objetivo criar um terceiro produto.

11.1.1.CONCEITO 6.1.1. APRESENTAÇÃO E TIPOS DE INDÚSTRIA Podemos definir a indústria como qualquer atividade humana, que com auxílio do trabalho, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias. Podemos dividir a indústria em: 1. Indústria de base: Produzem bens intermediários. Transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada, para a utilização por outras indústrias na produção de bens de consumo ou de bens de produção. :

2. Indústria de bens de produção: Produzem máquinas e equipamentos utilizados em todas as indústrias: de base, de outras indústrias de bens de produção e de indústrias bens de consumo. 3. Indústria de bens de consumo: Transformam matéria-prima fabricada pela indústria de base em itens para o consumidor final. Podem ser subdivididas em três subgrupos, de acordo com o que produzem: ·

bens duráveis;

·

bens semi-duráveis;

·

bens não-duráveis.

Encontram-se muito dispersas geograficamente, situadas próximos ao centros urbanos, para proporcionar maior acesso pelos consumidores. 12 | Página


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.