

linkedin.com/in/raquel-mariasantana-1b58b829b

linkedin.com/in/raquel-mariasantana-1b58b829b
PERFIL PESSOAL
Arquiteta e Urbanista com experiência em projetos residenciais, reformas de interiores e archviz. Desenvolvo projetos através do software BIM Archicad. Acredito que as minhas principais competências são proatividade, autogestão, criatividade e comunicação.
EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
Desenhista projetista
Escritório Leila Dionizios | Jan/2024 - atualmente
• Realização de levantamentos
• Execução e apresentação de projetos de arquitetura desde o estudo preliminar até o projeto executivo em BIM Archicad
• Detalhamento de projeto executivo
• Acompanhamento de obras
• Contato com fornecedores para orçamentos
• Projetos de interiores
• Compatibilização de projetos complementares
Desenhista projetista
Carmen Zaccaro Arquitetura Set/2019 - Jun/2022
• Realização de levantamentos
• Execução e apresentação de projetos desde o estudo preliminar até o projeto executivo
• Detalhamento de marcenaria
• Acompanhamento de obras
• Contato com fornecedores para orçamentos
• Modelagem 3D
• Renderização de imagens
ArchViz
Carmen Mouro Paisagismo Varanda do Cais - CASACOR 2018
• Detalhamento projetual
• Modelagem 3D
HISTÓRICO ACADÊMICO
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Graduação em Arquitetura e Urbanismo | Conclusão em 2022
CURSOS
Archicad Avançado para Interiores
Eixo - Escola de Archicad | Previsão de conclusão para Ago/2024
Archicad
BIM para Arquitetos | 2023
InDesign
Pranchas & Portfólios no Lab - Curso Gráfico para Arquitetura 2019
Photoshop e Illustrator
Diagramas & Colagens no Lab - Curso Gráfico para Arquitetura 2019
Photoshop + Illustrator para Arquitetura na Axiom Treinamentos 2018
IDIOMAS
Inglês
Avançado
Curso Cultura Inglesa 2009
Espanhol
Básico
Salas e Cozinhas Quartos 7 18 18 24
Ateliê de Projeto Residencial II
Edifício Urbano | Archicad+Enscape
Projeto de Conclusão de Curso
Estudo de Viabilidade para a Implantação do Sistema Hidroviário nas lagoas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá QGis+Photoshop+Illustrator+InDesign Link para download: https://drive.google.com/file/d/1nPWugsscD9q5NBScFE0Ae_5ZSq3EuWcx/view?usp=sharing
Carmen Zaccaro Arquitetura
Projetos detalhados, modelados e renderizados durante o período em que prestei serviços ao escritório | Autocad+SketchUP+Enscape
Área do Terreno
Taxa de Permeabilidade
Taxa de Ocupação
Índice de Aproveitamento do Terreno Número de unidades habitacionais
Campo de São Cristóvão, 81 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ
CampodeSãoCristóvãoCaçula
R.FigueiradeMelo
O bairro de São Cristóvão está localizado no coração do Rio de Janeiro. De Bairro Imperial à pólo industrial, atualmente encontra-se degradado. Entretanto, os investimentos realizados no passado o tornam muito atrativo dentro do movimento de revitalização do Centro e da Zona Portuária da cidade voltado para empreendimentos imobiliários, pois é dotado de infraestrutura prévia e cortado por algumas das mais importantes vias de mobilidade urbana, como a Av. Brasil e Linha Vermelha.
São Cristóvão foi um bairro de grande importância para a política, cultura e economia carioca durante os séculos XIX e XX. Porém, assim como os demais bairros próximos ao centro da cidade, sofreu nas últimas décadas um processo de esvaziamento populacional por conta de mudanças no eixo socioeconômico do Rio e atualmente possui um grande número de lotes, prédios, e galpões abandonados e degradados.
Dentro do contexto de revitalização da área central da cidade do Rio de Janeiro, São Cristóvão destaca-se por múltiplos fatores: (i) a sua localização estratégica; (ii) a sua importância histórica; (iii) a facilidade de acesso; e (iv) a diversidade tanto de modais de transporte quanto de serviços oferecidos. O Plano de Estruturação Urbana (PEU) para São Cristóvão, aprovado no ano de 2004, visou criar incentivos para a construção civil a partir de novas diretrizes urbanísticas que alteraram,
entre outras coisas, o zoneamento e as leis de uso e ocupação do solo com o objetivo de atrair investimentos imobiliários e recuperar a vitalidade da região.
O terreno proposto é o de número 81 no Campo de São Cristóvão, em frente ao tradicional Pavilhão de São Cristóvão e ao lado da papelaria Caçula. As suas principais características são a testada estreita (de aproximadamente 10 metros) e maior profundidade (de aproximadamente 38 metros), tipologia típica dos lotes da região, e também o fato de ter as edificações vizinhas coladas nas divisas com empenas cegas.
Os fatores determinantes para a idealização do projeto foram a aridez do bairro, que conta com pouca vegetação - com exceção da Quinta da Boa Vista -, a localização e a morfologia do lote. A implantação, portanto, se deu com a divisão da volumetria em dois blocos colados nas divisas laterais conectados pelo eixo de circulação vertical, aproveitando-se da extensão do terreno. Essa estratégia permitiu a criação de dois vãos que contribuem para o respiro urbano e é também uma metáfora ao próprio bairro de São Cristóvão, o qual é cortado por viadutos.
Estes também oferecem oportunidades para o melhor aproveitamento de espaços urbanos negligenciados, como é o caso do vazio abaixo do elevado que separa o terreno de estudo do Pavilhão. Logo, propor um mobiliário para esse local, que nos dias de evento têm um grande movimento de pedestres, foi
natural. Para fins de projeto, uma das faixas de veículos foi transformada em uma ciclovia a fim de estimular o transporte ativo e mais seguro na região.
O Edifício Urbano tem 12 unidades do tipo studio com aproximadamente 50 m² e o público alvo são jovens universitários e adultos que buscam por uma primeira moradia. Isso de deve pelas características do bairro descritas anteriormente, sobretudo pela proximidade ao Maracanã e à Ilha do Fundão, a ampla oferta de modais de transporte - múltiplas linhas de ônibus, metrô e trem - e a sua conectividade municipal e intermunicipal por meio das variadas vias de acesso.
O custo de vida em São Cristóvão também é menor quando comparado aos bairros que passaram pelo processo de gentrificação, como os das Zonas Sul e Oeste.
[1] Diagrama de Implantação
[2] Diagrama de Usos
[3] Diagrama de Fluxos
[4 - página à direita] Planta de Implantação
1:200
0 5m
Portaria
Vestiário
Banheiro
Portaria
Vestiário
Banheiro
Área de Instalações
Área de Instalações
Cisterna e Tratamento de Água
Depósito de Lixo
Câmara de Lixo
Coluna 03
Coluna 01
Coluna 02
Coluna 04
Legenda de Ambientes 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Caixas d Água
Cisterna e Tratamento de Água
Depósito de Lixo
Câmara de Lixo
Coluna 03
Coluna 01
Coluna 02
Coluna 04
Legenda de Ambientes 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Caixas d Água
[4] Planta do Pavimento Térreo
[5] Planta do Pavimento Tipo
[6]
O edifício conta com três entradas: a primeira dá acesso aos veículos para estacionamento localizado nos fundos do terreno - que conta com quatro duplicadores de vaga -, a segunda é para pedestres e a terceira para duas vagas simples de estacionamento na parte da frente. No térreo também foram destinadas as áreas para todas as instalações prediais, para o recolhimento e acomodação dos resíduos sólidos, e para a cisterna e sistema de tratamento parcial das águas cinzas (sistema de living machine).
A estrutura foi projetada de modo a garantir o melhor aproveitamento das unidades, uma vez que possuem metragem quadrada reduzida. Por conseguinte, os pilares metálicos ficam escondidos dentro da alvenaria nos pavimentos tipo, possibilitando a criação de espaços integrados e menos compartimentados, conforme a demanda das moradias atuais. Foi de suma importância ao longo do desenvolvimento projetual reduzir o número de shafts nos apartamentos e priorizar a ventilação natural dos cômodos, com o objetivo de reduzir os gastos com instalação e manutenção de ventilação mecânica.
A escolha pela fachada verde foi um gesto na direção de mitigar a aridez de São Cristóvão e incorporar o conceito de biofilia.
O guarda-corpo das varandas deu lugar a jardineiras feitas de perfil metálico. Os brises de correr, por sua vez, trazem mais dinamicidade e vida às fachadas, além de servirem ao propósito de controle solar para as áreas de estar.
[8 - página à esquerda] Fachada do Campo de São Cristóvão
[9 - D-01] Detalhe da fachada 1:75
Laje
Gesso
Laje
Gesso
Viga metálica
Viga metálica
Gesso
Brise metálico deslizante Acabamento amadeirado
Gesso
Brise metálico deslizante Acabamento amadeirado
Porta de correr
Porta de correr
Jardineira
Jardineira
Perfil metálico
Perfil metálico
Perfil metálico de sustentação
Perfil metálico de sustentação
Viga metálica invertida
Viga metálica invertida
Piso e contrapiso
Piso e contrapiso