__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

ED.25 ABR/2021

ARQUITETURA | DÉCOR | NOTÍCIAS | COLUNAS | DICAS


REVISTA BUSINESS - PORTAL GERSON LIMA | NOSSOS DESTAQUES

ÍNDICE

Notícias/Dicas

05

56 / 70 Novidades da área

A nossa Capa traz a querida Arquiteta Gioella Rosa, que nos abre um projeto alegre, funcional e com um toque personalizado de arte

Colunas 80 Arquitetando 82 Design em Foco 87 Minuto Jurídico 88 Inteligência Emocional 91 Imóvel Ideal 95 Paisagismo 98 Sustentabilidade

14

NK Arquitetura mostra um projeto contemporâneo desenvolvido para um homem solteiro e com filhos.

23

A Arquiteta Simone Sidor apresenta trabalhos recentes, desenvolvidos para a Incorporadora Emha – empreendimento SKKY/ edifício de alto padrão. Em construção - Lucas do Rio Verde - MT. Conheça um pouco do trabalho da Arquiteta e Especialista em Restauro Haline Ledermann, que traz um projeto de reforma que integra ambientes, unindo os espaços de convivência.

O escritório Carla Kiss Arquitetura, neste projeto deu amplitude mantendo o aconchego, neste belo apartamento.

30

36

A Designer de Interiores Marli Faust mostra um projeto que contempla a reforma de vários ambientes. Confira a sala de jantar, cozinha, churrasqueira, lavabo, suíte e quarto de hóspedes.

43

49

Monica Pajeski é Designer de Interiores e nos surpreende nesta reforma onde se preocupou muito em manter os elementos significativos e históricos de uma casa cheia de charme.

GERSONLIMA.COM.BR


Gioiella Rosa é graduada em arquitetura e urbanismo e artes visuais, além de especializada em varejo sustentável e arquitetura hospitalar. Com experiência há 17 anos no ramo, já atuou em projetos de grande porte a nível nacional e desenvolveu trabalhos em diversos nichos de arquitetura e de interiores, atualmente oferece também a execução completa da obra. Há 6 anos está à frente do escritório que leva seu nome, sempre busca a melhor solução aplicada as necessidades e desejos do cliente, e o participa em cada processo da obra arquitetônica, aliando funcionalidade, beleza, conforto, garantindo assim um resultado único com características próprias em cada projeto.


A SUA CASA REFLETE A SUA PERSONALIDADE?

"Aliar conforto, funcionalidade e qualidade de vida é a premissa do nossos projetos e tudo isso nivelado a um bom entendimento das necessidades dos clientes e das condicionantes dos espaços resulta em ambientes que trazem felicidade, afinal, você habita o que você é."

O CONCEITO Moderno e atemporal, este living trouxe nova energia à família refletindo um pouquinho da personalidade de cada um dos integrantes. Trabalhamos com uma paleta de cores bem neutra, em madeira, cinza e branco, com destaque para o painel em mármore paraná calacatta que mantém a essência clean. Utilizamos uma lareira ecológica para as noites frias que pedem um bom vinho, um sofá com canto livre e móvel faz a vez de Puff e também permite lugares laterais para os dias de curtir as refeições na sacada. O estudo luminotécnico é um detalhe mais que essencial e que tratamos como um dos elemento da composição arquitetônica responsável pela alma do projeto, revelando detalhes e proporcionando diferentes reações. A sanca com iluminação contínua faz analogia à uma barra de ballet em homenagem à matriarca bailarina que aproveita a parede posterior espelhada para suas sequências, movimentos e danças. O azul é uma cor neutra e fria que não cansa rápido, além de ser essencialmente calmante é considerado a cor da mente: ajuda na comunicação e na concentração dos pensamentos. Ele complementa sutilmente a décor de modo charmoso e sofisticado. Fotos ambientes: Francis Larsen Foto da capa: Raquel Lima


O INÍCIO Quando os clientes entraram em contato tinham o desejo, tão necessário nos tempos em que vivemos, apenas de adaptar um espaço para home office mas já no nosso primeiro encontro nos deram a liberdade para sugerir uma mudança bem mais consistente e trazer toda a personalidade da família para uma área social, agora, totalmente renovada. Integramos a varanda com a sala e aproveitamos o espaço de luz natural para abrigar o home office. A nova proposta com os mesmos revestimentos da sala sofisticaram e camuflaram a churrasqueira, proporcionando um bom cenário para as vídeo chamadas, tão comuns atualmente.


AS MEMÓRIAS Um dos desejos dos clientes era ter uma fotografia da família na parede da sala então resgatamos a tradição dos retratos pintados no Nordeste, as fotopinturas, que antes eram praticamente a única referência visual que existia dentro das casas e que fazia parte do costume de grande parte da população. No nosso projeto propusemos uma releitura moderna com um toque de pop arte em sobreposição e convidamos a artista Raquel Lima para elaborar.


O PÓRTICO Aqui a ideia foi separar a área intima da social, para isso, criamos um pórtico madeirado para mimetizar a porta que desliza sobre a estante luminosa compondo a sala de jantar juntamente com as cadeiras em palha natural, a mesa, desenhada por nós, o pendente e os objetos decorativos que complementam e harmonizam o conjunto.

OS DETALHES Na decoração apostamos em objetos modernos, biofílicos e românticos que agregam elegância. De forma coerente e adequada aos moradores a ambientação final trouxe a harmonia que buscamos para o projeto. Essa nova atmosfera inspira agradáveis momentos, diferentes encontros, risadas gostosas e aquece a alma desse lindo lar.


PROJETOS@GIOIELLAROSA.ARQ.BR


PAISAGISMO CORPORATIVO. O DIFERENCIAL EXCLUSIVO DO SEU EMPREENDIMENTO. UM LUXO!

RUA DESEMBARGADOR COSTA CARVALHO, 300 - BATEL - (41)3016-5795 / 99609-4614


NICOLLE R. NOGUEIRA

arquiteta

KATHERINE HEIM WEBER arquiteta


Idealizada pelas arquitetas Nicolle R. Nogueira e Katherine Heim Weber, a NK Arquitetura desenvolve projetos com foco em soluções criativas, contemplando todas as necessidades dos clientes através de um Briefing detalhado. Desde 2013, já são mais de 75mil/m² construídos, onde a NK Arquitetura cria planos e espaços inteligentes que proporcionam grandes experiências, com foco na personalidade, nos hábitos e nas necessidades dos clientes. A expertise fica por conta da excelência em relacionamento e serviços, unindo inteligência, conexão e criatividade em todos os projetos de arquitetura, interiores e no business. Contempladas com o Prêmio Novos Talentos 2020 e com projetos indicados ao Building of The Year 2021 e Prêmio do Ano 2021, as idealizadoras e fundadoras da NK acreditam na força dos seus projetos e no impacto positivo para os seus clientes. ACOMPANHE NOSSO TRABALHO EM:

nkarquitetura.com.br Redes Sociais: @nkarquitetura

Dados para contato: Contato Comercial (WhatsApp e ligações): +55 41 99147-6348 Telefone fixo: +55 41 3206-8276 contato@nkarquitetura.com.br Instagram: @nkarquitetura nkarquitetura.com.br Fotos: Eduardo Macarios


Desenvolvido para um homem solteiro com dois filhos, o projeto garante as prioridades do cliente, que envolvem aproveitar o tempo com os filhos e receber amigos, reveladas após uma entrevista detalhada analisando a rotina do morador. O design contemporâneo, os tons de cinza e toques de cores criteriosamente selecionados formam um conjunto estético e funcional capaz de tornar a atmosfera de uso dos ambientes ainda mais sublime. Cada elemento que compõe o projeto une versatilidade e elegância. O mobiliário e as peças de iluminação, assinadas por grandes artistas e reconhecidos nomes do design, integram arte e funcionalidade em todos os ambientes. Destaque: peças do mobiliário pelos designers Jader Almeida, Luan Del Savio e Ronald Sasson; peças de iluminação por Dsgnselo; e obras de arte da Galeria Zilda Fraletti, pelos artistas Marcelo Conrado (obra premiada pelo Design Award 2020) e Indian Filipin. Projeto Residencial | Curitiba-PR | 2021 |


Simone Sidor, Arquiteta e Especialista em Gerenciamento de Obras, assina projetos nos segmentos residencial, corporativo, hoteleiro e condominial, além de trabalhos relevantes junto a incorporadoras. Com ampla experiência em mais de 20 anos de profissão, atua de forma eficiente, onde tem na técnica, na criatividade e versatilidade, seus pontos fortes.


As imagens aqui apresentadas, são de trabalhos recentes, desenvolvidos para a Incorporadora Emha – empreendimento SKKY/ edifício de alto padrão. Em construção Lucas do Rio Verde - MT. Todos os ambientes são inovadores para a região e com muita identidade. Seguem alguns deles: O Lady Lounge é um espaço destinado ao público feminino, marcado pela elegância e aconchego. Com um belo espaço externo para relaxamento e descontração. O Pub prioriza o lazer noturno com espaços para reunir amigos a 45 metros do chão, com uma vista fantástica do céu mato-grossense. A Forneria é um ambiente convidativo e muito funcional para quem se ventura na cozinha, com belo forno de pizza. Conta também com uma área externa muito agradável. O Espaço Festas, moderno e elegante com um belo terraço anexado, onde as noites mais frescas podem ser apreciadas lá do alto com conforto. ARQ. SIMONE SILVA SIDOR LEITE (41 98829-8126) simonesidor_arquitetura simonesidor.arq.br contato@simonesidor.arq.br Crédito das Imagens 3D: ANDRE RECHE ESTÚDIO (www.andrereche.com.br)


HALINE LEDERMANN - ARQUITETA A arquiteta Haline Ledermann, proprietária da empresa DeHall Arquitetura e Restauro, com escritório há mais de 20 anos no mercado, executa projetos e obras nas áreas de restauro, paisagismo e arquitetura de interiores, residenciais e comerciais.


Projeto: Reforma de Apartamento Residencial em Curitiba A proposta idealizada foi de um ambiente integrado, unindo os espaços de convivência. A sacada foi fechada e um dormitório pequeno foi eliminado, dando espaço ao ambiente de jantar com um novo estar, tirando partido de uma vista exuberante para um bosque de preservação. Nova reambientação também foi feita no lavabo, na cozinha e em um espaço gourmet, cuidadosamente planejado para a recepção de amigos, rotina que o casal proprietário fez questão que fosse considerada. A escolha dos materiais, como sempre, dá um toque de sofisticação aos ambientes, o que se percebe no mármore nobre e nos acabamentos da cozinha e de outras áreas do projeto. Fotos ambientes: Divulgação Foto Pessoal: Gerson Lima


Email: contato@dehall.com.br Rua Fernando Amaro, 60 – sala 9, Alto da XV - Curitiba/PR 41 | 3779-2794


Carla Kiss é arquiteta formada pela universidade Católica do Paraná desde 1997 com vasta experiência na área de arquitetura e arquitetura de interiores adquirida ao longo destes 24 anos de pratica adquiridos com escritório próprio e estágios praticados em escritórios conceituados de Curitiba.

Coordena uma equipe de jovens arquitetos e estagiários que estão em um constante procura por se atualizar e trazer sempre o que há de mais atual nos projetos. Atua com comprometimento e dedicação nas áreas corporativas, residenciais, comerciais e paisagismo. (41) 3363-6822/ 3015-5281 facebook.com/CarlaKissArquitetura kissarquitetura.com.br Fotos ambientes: Felipe de Souza Foto Pessoal: Arquivo pessoal


Neste projeto a área social recebeu uma atenção especial tendo foco a integração dos espaços, propondo uma amplitude sem perder ao mesmo tempo o aconchego das funções. A adega recebeu materiais especiais para não perder este clima acolhedor mesmo estando interligada a todos os outros ambientes, com revestimentos como tijoletas naturais e madeira. A sala de TV com a lareira em mármore italiano também e uma atração à parte vendo um dos pontos focais do espaço que ainda possui bastante iluminação natural e painéis com espelhos para bastante amplitude. Obras de arte também foram utilizadas para trazer personalidade ao espaço.


ESCRITÓRIO CARLA KISS R. Itupava, 176 - Conj. 1 - Alto da XV, Curitiba - PR 41 | 3363-6822


Marli Manfroi Faust é Designer de Interiores há 18 anos e a frente de escritório próprio, realiza projetos residenciais, comerciais e coorporativos no Paraná e em Santa Catarina. Busca, através da constante atualização sobre tendências e conceitos, a satisfação dos clientes por meio de soluções inovadoras, funcionais e sofisticadas, buscando exclusividade e identidade aos projetos. O gosto pelo místico e o estilo contemporâneo do cliente foram os pontos de partida para a Designer de Interiores, Marli Manfroi Faust, transformar os ambientes de um apartamento situado em Curitiba. Para obter o efeito desejado, optou por uma cartela de cores entre branco, cinza e preto, com detalhes em bege e marrom, propiciando sintonia entre os ambientes. Além disso, o estilo do projeto privilegia a linguagem marcada por linhas triangulares com um toque de assimetria. Dessa forma, o espaço, além de funcional e elegante, refletem o prazer do morador em receber os amigos.


O apartamento de 160 m² contempla sala com TV, sala de jantar, cozinha, churrasqueira, lavabo, suíte e quarto de hóspedes. Na sala, o gesso trouxe a possibilidade de pontuar a iluminação, criando um efeito de maior aconchego em locais selecionados. Permitiu, também, a aplicação de caixas de som no teto e o destaque do colorido da tela atrás da parede do bar que recebeu a pintura com efeito concreto. O hall de entrada e a lareira foram revestidos com mármore e geram efeito de continuidade entre os ambientes. Além disso, a designer desenhou o painel do home theater, com luz indireta, e a estante do hall de entrada em linhas assimétricas. A churrasqueira e sua decoração em madeira na mesa e banquetas dão um ar descontraído para receber amigos e complementam o décor da cozinha. A suíte recebeu cores escuras na decoração e nos móveis, traduzindo a sofisticação aconchegante, além de oferecer destaque a obra de arte acima da cama. O mobiliário sob medida também foi desenhado pela design. Fotos Pessoal e Ambientes: Nenad Radovanovic

MARLI MANFROI FAUST Designer de Interiores ABD: 6901 41 | 99128-6786 41 | 3078-6721 Av. República Argentina 2403 Sala 84 - Curitiba/PR


Quadros Exclusivos


Diretora da Associação Brasileira de Designer de Interiores, a MONICA PAJEWSKI representa a regional do estado do Paraná. À frente do escritório que leva seu nome, a designer de interiores atua há mais de 10 anos desenvolvendo projetos residenciais com essencia, retratando o estilo de vida dos clientes respeitando seus gostos pessoais e criando projetos autenticos. A profissional e sua equipe atuam com dedicação integral em cada etapa do projeto. Com muita determinação e amor, Monica procura fazer de cada projeto uma história pessoal, e é isso que representa a identidade do escritório, seus projetos levarem a alma, elaborados pelo ato importante de saber ouvir o cliente, interpretar seus sonhos e enfim, realizá-lo. Formada com honra ao mérito tendo recebida a medalha de ouro de maior nota geral do curso de Design de Interiores, pela Universidade Curitiba, participou da mostra de decoração Casa Cor Paraná por 2 anos consecutivos, tendo sido premiada nas duas participações. Além de ter seus projetos publicados nos mais prestigiados meios de comunicação do mercado de Arquitetura e Decoração. Seus projetos trazem à tona a essência e os valores que cada cliente deseja ter representado em seu espaço de viver. Um lugar para sentir-se seguro e feliz. Fotos do ambiente Nenad Radovanovic Foto pessoal Paulo Pedroso

+55 (41) 98432-0157 +55 (41) 3095-3022 atendimento@monicapajewski.com.br Rua Silveira Peixoto, 1040 – Conj 1202 – Batel Curitiba – Paraná


Quando os clientes decidiram comprar a casa, o que os chamou a atenção, foi as características arquitetônicas do imóvel, uma casa antiga da década de 60. Uma das poucas casas em um bairro rodeados por prédios. Para o desenvolvimento do projeto, a premissa era conservar a identidade histórica, procurando manter itens originais que retratavam o passado da casinha linda que remete as memórias nostálgicas da casa da avó, com jardim cheio de flores, a porta de entrada em ferro no formato curvo, as janelas com as antigas grades de ferro com desenhos orgânicos criando charme na fachada, seguindo para o interior do imóvel, o piso de parket, muito bem conservado foi mantido ganhando a valorização central do hall de entrada e área de estar. Atendendo um dos pedidos dos clientes, a casa tinha que ter um visual despojado, que contasse história não só do arquitetônico quanto da vida da família, incorporando na decoração os itens de herança e objetos trazidos de viagens, para isso a inspiração para criar o projeto de interiores foi no estilo Boho. Com referências étcnicas, hippie e vintage, a união de estilos com propostas inusitadas fazem com que a casa fuja do padrão convencional. Trabalhando com reutilização de móveis de família, mobiliários rústicos, algumas estampas, alguns elementos étnicos além da surpreendente e acolhedora mistura do couro natural, palha, lã e vime. As cores vermelha da porta da varanda do quintal, teve a intenção de lembrar das famosas portas coloridas de Dublin, a cor azul tanto na parede quanto no mobiliário da cozinha, foi um pedido da cliente por ser sua cor preferida. Uma decoração tão agradável e aconchegante que cada cantinho torna-se um ambiente instagramavel. Há quem diga que se sentem no pinterest ao visitar o local. +55 (41) 98432-0157 +55 (41) 3095-3022 atendimento@monicapajewski.com.br Rua Silveira Peixoto, 1040 – Conj 1202 – Batel – Curitiba – Paraná


Santiago Calatrava e a incrível arquitetura do espetáculo VIVADECORA.COM.BR

ARQUITETO


Santiago Calatrava mistura magistralmente a modernidade do aço e do vidro com formas de inspiração orgânica, que lembram de esqueletos a asas de pássaros em movimento. Polêmico, ousado e dono de um estilo próprio e inconfundível, alguns rotulam seu trabalho como “neoestruturalista”. Não raro, as obras de Santiago Calatrava apresentam intrincadas articulações, hastes e cabos, proporcionando um movimento ao conjunto arquitetônico, muitas vezes no sentido literal da palavra. Confira a trajetória e as principais obras de Santiago Pevsner Calatrava Valls. Sem dúvida, a liberdade é um sentimento que se enxerga claramente nas obras de Santiago Calatrava. Nascido em Valência, na Espanha, em 28 de julho de 1951, ele formou-se arquiteto pela universidade de sua cidade natal, no ano de 1974. Em seguida, seguiu para a Suíça, onde se formou engenheiro civil pela Universidade de Zurique, em 1979, e na sequência doutorouse pela mesma instituição, em 1981. Talvez pela influência técnica da engenharia civil, Santiago Calatrava não se contenta em desenhar esboços e croquis para suas elaboradas obras arquitetônicas. Nada mais preciso que maquetes, réplicas perfeitas de suas edificações, são construídas especialmente para cada projeto, em uma fábrica mantida por ele próprio na Suíça. Você também pode construir maquetes precisas de seus projetos. Confira como fazer uma maquete eletrônica. Lá, uma equipe técnica especializada de engenheiros é responsável pela criação destes modelos em escala, que chegam a medir 2 metros de altura, com o objetivo de testar as juntas, hastes e engrenagens que compõem seus edifícios inspirados na natureza. Mas a busca de Santiago Calatrava perfeição não para por aí. Para que cada detalhe funcione perfeitamente, programas de computador também são usados, trazendo mais este componente em auxílio de um resultado que parece desafiar o senso comum, depois de pronto.


Principais Obras de Santiago Calatrava Pontes Não são apenas os magníficos edifícios-escultura, que vamos listar em breve, que fazem parte da longa lista de obras de Santiago Calatrava, que, aliás, já é considerado um mestre. Santiago Calatrava foi responsável pelo projeto de mais de 40 pontes ao redor do mundo, todas elas idealizadas com o toque de beleza formal e orgânica que ele tanto valoriza em seus projetos. Conheça também Alvar Aalto, que utiliza a natureza como inspiração para a arquitetura e o design. Dentre estas pontes, vale citar algumas das mais inspiradoras, tais como: Ponte da Paz, em Alberta, no Canadá; Ponte da Paz, em Alberta, no Canadá

Ponte del Alamillo, em Sevilha, na Espanha


Ponte da Mulher, sobre o Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina

Ponte Bac de Roda, em Barcelona, na Espanha

Ponte Margaret Hunt Hill, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos


Ponte Lusitânia

Obelisco Haifa, em Israel


A VALÊNCIA DE CALATRAVA Um verdadeiro complexo de obras de Santiago Calatrava se concretizou na chamada Cidade das Artes e Ciências, em Valência, sua cidade natal. Santiago Calatrava: Cidade das Artes e Ciências

Este ambicioso projeto se constitui de nada menos que 8 enormes construções marcadas por seu estilo inconfundível, a começar pelo planetário que Santiago Calatrava idealizou para que lembrasse um olho humano, com pálpebras e tudo. Além deste, compõem a Cidade das Artes e Ciências: Museu de Ciências Príncipe Felipe, com mais de 40 mil metros quadrados


L’Hemisfèric, um complexo que engloba cinema, planetário e outras estruturas

L’Umbracle, uma trilha para se apreciar esculturas enquanto se caminha

L’Oceanogràfic, o maior aquário marinho da Europa

O Palácio das Artes Rainha Sofia, para apresentações de ópera

Ponte de I’Assut de l’Or (Serreria Bridge)


A Estação de Trens do Oriente, em Lisboa, com colunas inspiradas em palmeiras que sustentam sua cobertura

O Museu de Arte de Milwaukee, com seu “pássaro”, que abre as asas conforme a posição do sol

O impressionante Auditório de Tenerife

O Complexo das Olimpíadas de Atenas, na Grécia

O edifício residencial Turning Torso com suas curvas orgânicas incríveis, em Malmõ, na Suécia


A Estação PATH, próxima ao antigo World Trade Center, em Nova Iorque, cuja cobertura é inspirada nas mãos de uma criança libertando uma pomba

E o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que fez parte do projeto de revitalização da região portuária da cidade, conhecido como Projeto Porto Maravilha.

Obelisco Plaza de Castilla, em Barcelona

Os croquis de Santiago Calatrava: um artista acima de tudo Em contraste com a tecnicidade das maquetes construídas especialmente para seus projetos arquitetônicos, Santiago Calatrava inicia cada uma de suas obras com uma série de esboços cuidadosos feitos em aquarela. Aos poucos, vai criando aquilo que deseja construir, acrescentando mais detalhes e inspiração a cada pincelada. Santiago Calatrava: croqui World Trade Center Hub

Santiago Calatrava: croqui Olho Hemisferic


Só depois que essa massa de criatividade se consolida em sua mente é que Santiago Calatrava dá início ao projeto e, na maioria das vezes, transforma a coleção de esboços em um livro, para ilustrar o processo criativo de cada obra. Pintor e escultor reconhecido, Santiago Calatrava tem obras expostas regularmente em diversos museus do mundo e, apesar de críticas sobre estouros de orçamento, de disseminar uma “arquitetura espetáculo” e até falhas técnicas em projetos, uma coisa é certa: suas edificações são, com certeza, verdadeiras esculturas monumentais a adornar a paisagem. Como ele mesmo diz: A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas Santiago Calatrava surpreende a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira:

Santiago Calatrava


ENCONTROS PROFISSIONAIS MOVIMENTAM A AUTORIA DESIGN Aristeu Pires, premiado e renomado designer brasileiro, esteve novamente na loja Autoria Design, em Itajaí (SC), onde tem suas peças comercializadas. Reconhecido como um dos grandes nomes do design mundial, Aristeu construiu ao longo de muitos anos de carreira uma reputação forte no mercado nacional e seus móveis estão nas principais lojas de design do país e em projetos dos mais importantes escritórios de arquitetura, tanto residenciais quanto corporativos. Sua famosa poltrona Gisele já foi cenário para o filme Crepúsculo “Amanhecer Parte 1”, gravado no Rio de Janeiro e mais recentemente num comercial de whisky, com o ator norte-americano Matthew McConaughey. A peça também conquistou o primeiro lugar do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2007. Em nova passagem por Santa Catarina ele encontrou alguns profissionais da arquitetura e design, que não apenas admiram seu trabalho como utilizam suas peças nos projetos que assinam. Os encontros, com horários agendados, respeitaram os protocolos de segurança vigentes. A seguir alguns profissionais que passaram por lá!

01

02

03


04

05

06

07

01 Liege Pinheiro e Priscila Pinheiro, irmãs, sócias e arquitetas, durante visita a Autoria Design 02 Priscila Pinheiro e Liege Pinheiro ao lado do renomado designer Aristeu Pires 03 A Designer Lili Golunski e a filha Georgea Golunski, Arquiteta 04 Na passagem por Itajaí Aristeu Pires encontrou com a Designer Honeida Alves, profissional de Santa Catarina 05 Lili Golunski, Carmen Cecília de Araújo e Ana Claudia de Araújo (que comandam a Autoria Design) ao lado de Aristeu Pires, e da Arquiteta Georgea Golunski 06 Ana Claudia de Araújo, Aristeu Pires e o Arquiteto Thiago Camargo 07 Aristeu Pires, Ana Claudia de Araújo e Designer Honeida Alves


CRESCE O CULTIVO DE PLANTAS EM CASA DURANTE A PANDEMIA Especialista explica o que é melhor ter em casa

Enfrentamos mais de um ano de pandemia, que parece estar longe de acabar. Muitas pessoas mudaram suas rotinas, seja no trabalho, nos hábitos sociais, e também nos hobbies. Algumas passaram a se exercitar mais, outras a ler, algumas a procurar cursos online e teve aquele grupo que decidiu tentar coisas novas, seja no artesanato, culinária, ou através das plantas. E este grupo, em especial cresceu bastante, afinal, basta um vasinho e um cantinho pra você começar a cultivar alguma coisa. O isolamento social nos fez sentir mais falta do “ar livre” e consequentemente do contato com a natureza, por isso, ter plantas em casa e cuidar delas pode ser um alívio e um passatempo que pode ser facilmente incorporado à rotina. Manter plantas em casa exige cuidados simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, sem a necessidade de contratar um profissional, explica o empresário Marcos Matter Pedroso, que comanda a floricultura Santo Bouquet, em Balneário Camboriú. Para os iniciantes, que não têm muito tempo ou jeito com as plantas a sugestão são cactos e suculentas. “Essas espécies podem ser cultivadas em vasos, ou em arranjos plantados e não precisam de cuidados intensos. Outras opções como hortas são bastante indicadas e precisam de pouco espaço, basta usar a criatividade e ter temperos e outras verduras sempre à mão”, pontua. Ele aconselha a pesquisar sobre a espécie que se pretende cultivar. “Primeiro pesquise sobre a planta que você quer ter e quais os cuidados que ela necessita: qual a rega correta; se precisa de adubo; qual a incidência solar que você pode oferecer. Também é importante observar as folhas e caules para ver se existe parasitas”, explica Marcos. Segundo o especialista, para quem mora em casa, ou mesmo apartamento, as plantas mais indicadas são: Orquídea - Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Uma das espécies mais comuns é a phalaenopsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Por ser bastante delicada, é melhor escorar sua haste em um apoio. “Vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver escura, mude a orquídea de local”, diz o especialista.


Suculentas - São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bastante fáceis de cuidar, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. “Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde”. Lança de São Jorge - É uma das espécies de plantas mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de ser uma planta fácil de cuidar – exige poucas regas e quase nada de adubação – a Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz. Bromélias - Com vários tipos diferentes de flores e folhas, a bromélia pode apresentar as mais variadas cores e complementar a decoração de qualquer ambiente. A luz direta pode queimar suas folhagens, portanto prefira mantê-las na sombra. Lembre-se também de molhá-la a cada dois dias. Para quem tem crianças, ou animais em casa a dica é evitar algumas espécies, como: Antúrio, Azaleia, Espada-de-São-Jorge, Lírio, Tinhorão, Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Begônia, Dama-da-noite e Hera. Santo Bouquet: Rua 200, 561, próximo ao Cartório da 4°Avenida- Centro, Balneário Camboriú. Telefone: (47) 99126-7267


NATÁLIA XAVIER ESTREIA QUADRO SOBRE ARQUITETURA E DECORAÇÃO NA TV

No click a Executiva de Contas da Band Paraná, Cassia Prado e Natália Xavier

Natália Xavier preparando seu novo quadro na TV, que será transmitido para Santa Catarina e região metropolitana do Paraná

A Arquiteta de Balneário Camboriú, Natália Xavier vai alçar novos voos. Depois de duas edições de CASACOR e já planejando a próxima para 2021, a ex-docente, que agora se dedica apenas a carreira profissional, onde comanda o escritório NX Arquitetura, encara um novo desafio. Natália foi convidada pela BAND Paraná para comandar um quadro sobre arquitetura e decoração no programa Band Mulher Paraná, que também irá ao ar em terras catarinenses, no Meio Dia Santa Catarina. No estilo “antes e depois” o projeto conta também com o apoio da TVBV aqui do Estado e será exibido em toda Santa Catarina, além da região metropolitana de Curitiba. O conteúdo do quadro, chamado ‘Decore, com Natália Xavier’ já está em fase avançada de produção e logo deve estrear nas telinhas. “Esse é um desafio enorme, afinal nunca imaginei estar diante das câmeras, mas vejo isso com mais um projeto profissional, um dos mais desafiadores até agora”, afirma a Arquiteta.


7 dicas para criar a melhor iluminação para quarto de bebê

Quando aplicada de forma correta, ela pode fazer toda a diferença. As luzes do ambiente podem ajudar a verificar o sono do bebê à noite, deixar o cômodo mais aconchegante para o momento da amamentação e até garantir um sono mais tranquilo para o pequeno. Para conseguir um bom resultado, é importante estar atento a alguns detalhes na hora de escolher as lâmpadas e a forma que elas serão distribuídas pelo ambiente. - Fonte: vivadecora.com.br

1 – Crie uma iluminação indireta ou difusa Ao começar a decoração do quarto do bebê, evite lâmpadas expostas. Essa fonte de luz direta deixa os bebês desconfortáveis e ansiosos. Opte por sistemas de iluminação que ofereçam luz indireta ou difusa. A iluminação indireta consiste na luz que reflete em alguma superfície antes de atingir a área a ser iluminada. Uma luz suave faz com que qualquer ambiente pareça quente e convidativo. Além disso, ela também reduz o contraste entre a luz e a escuridão, evitando o excesso de estimulação e dando aos olhos pouco desenvolvidos do bebê um descanso muito necessário. Outra dica é considerar o ponto de vista do bebê. Luminárias pendentes de teto podem ser adoráveis, mas o efeito é menos agradável para os pequenos quando se está deitado diretamente embaixo delas. Por isso, inclua os pendentes em outros locais do quarto. Iluminação para quarto de bebê: iluminação difusa sobre o berço


A iluminação suave é muito boa, mas um ponto negativo é que ela pode dificultar algumas atividades que exigem mais clareza no ambiente. Uma alternativa é usar uma série de lâmpadas pontuais para iluminar o espaço. Assim, você sempre terá luz suficiente exatamente onde precisa. 2 – Aposte em fitas de led e spots

Iluminação para quarto de bebê: fita de led em volta do berço

Existem diversas soluções decorativas em iluminação no mercado, principalmente no segmento infantil. Fitas de LED, em diversas cores, podem ser facilmente embutidas na marcenaria, em nichos e prateleiras. Elas também podem valorizar painéis decorativos na parede, assim como os fios de luz, uma das tendências mais atuais na decoração e que podem adornar até o berço.

Pontos de luz com spots de iluminação são extremamente delicados e trazem uma certa magia ao ambiente. Sua luz é delicada, suave, confortável e induz ao relaxamento e conforto. Aproveite o ambiente lúdico para soltar a imaginação! Crie no teto um jogo de luz e sombra. Você pode até usar a luz para melhorar um tema. Divirta-se e crie algo verdadeiramente único!

luminação para quarto de bebê: spots sobre cadeira de balanço


3 – Utilize um abajur Utilizar abajures sobre a mesa de apoio ou criado-mudo ao lado de uma poltrona proporciona uma iluminação suave, auxiliando no momento da amamentação, em especial a noturna. Afinal, com o ambiente à meia luz, o bebê fica mais tranquilo para mamar. Quanto às lâmpadas, as mais indicadas são as lâmpadas de LED com baixa intensidade e temperatura de cor amarelada, que vão oferecer uma iluminação mais agradável.

Iluminação para quarto de bebê: abajur sobre o criado mudo

4 – Conte com uma luminária de piso No espaço para a troca, é preciso contar com uma boa luz para a correta higienização do bebê. Assim, pode-se usar lâmpadas de luz clara, mas que também não fiquem direcionadas para o rostinho do bebê, e muito menos ao seu alcance. Nesse caso, as luminárias de piso colocadas ao lado da cômoda onde fica o trocador são uma solução. Iluminação para quarto de bebê: luminária de piso

Pode-se utilizar também spots no teto embutidas no gesso e direcionáveis para locais como o trocador.


5 – Escolha luminárias com arandela interna A iluminação para quarto de bebê também pode ser feita por luminárias com arandelas internas. As de temperatura de cor branca criam um efeito interessante na parede, principalmente se dispostas em conjunto. Explore diferentes locais, assim você vai obter diferentes sensações com a luz. E lembrando que o correto é ter mais de uma fonte de iluminação. Uma fonte de luz principal, onde se tenha total visibilidade para limpeza, organização e manutenção do quarto, e uma ou mais fontes de iluminação secundária, especialmente para a noite, nos momentos de amamentação ou até mesmo troca. Uma dica que pode deixar o quarto do bebê ainda mais bonito é combinar a decoração de gesso com as luzes indiretas.

Iluminação para quarto de bebê: luminárias com arandela interna


6 – Utilize lustres menores Na iluminação com lustres no quarto de bebê, o ideal é optar por lustres menores que podem embelezar o quarto de forma suave sem deixar nada muito sobrecarregado.


TENDÊNCIA: TONS CLAROS DE MADEIRA VOLTAM COM FORÇA TOTAL EM 2021 Do piso ao mobiliário, essa é a aposta para criar ambientes aconchegantes e cheios de personalidade


A madeira clara é uma forte tendência para a decoração em 2021, segundo a revista norteamericana Modsy. Ela vem conquistando todos os espaços da casa, pois, além da beleza estética, proporciona uma sensação de acolhimento e aconchego - assim como dá mais amplitude aos ambientes. A versatilidade desse elemento natural também faz dele um ‘coringa’ para compor a decoração, com propostas que vão dos pisos, revestimentos de paredes, pergolados e decks, até o mobiliário. Sobre a tonalidade, a arquiteta da A.Yoshii em Londrina, Ana Paula Pimentel, explica que a madeira mais clara vem ganhando força a partir do estilo escandinavo, que prima por colorações mais suaves, linhas sóbrias e materiais naturais de alta qualidade, garantindo mais conforto e leveza aos espaços. “Na decoração mais clean e neutra, a madeira clara funciona melhor ao combinar com uma paleta mais leve, como os tons pastéis, o bege, o gelo ou o próprio branco. Ela também harmoniza com outras cores e estilos, seja rústico, moderno ou industrial”, diz. No apartamento decorado do Landscape, lançamento de alto padrão em Maringá (PR), o projeto traz madeira em tonalidade mais clara para compor espaços privativos, como no banheiro de uma das três suítes e nas paredes do quarto. Em Curitiba (PR), a madeira clara traz aconchego e segue a tendência no apartamento decorado do Talent, empreendimento localizado em frente à Praça Oswaldo Cruz e que será entregue em 2023. O revestimento da parede do banheiro tem esse destaque, assim como nos painéis dos quartos e sala compartilhada. Para quem gosta de um visual mais ousado, a arquiteta cita a possibilidade de se criar um contraste com cores mais escuras e neutras, como o preto e o cinza. Na varanda gourmet do Lumini, em Londrina (PR), as mesas e cadeiras em madeira surgem em harmonia com o cinza. No empreendimento, o material compõe ainda o piso e nichos de parede no quarto infantil, dando ainda mais leveza ao espaço. “Outra proposta de utilização da madeira clara é no contraponto com elementos mais frios, como as cerâmicas, o concreto, ferro, vidro e aço, trazendo equilíbrio na mistura com outros materiais”, afirma Ana Paula. É a partir desta combinação que o Legend, em Campinas (SP), ganha um visual super moderno. No amplo espaço privativo, a madeira contrasta com a cerâmica e revestimentos mais escuros nas áreas de maior convivência, como a cozinha e a varanda gourmet. No entanto, a prova da sua versatilidade está nas suítes, onde a madeira clara cria um equilíbrio com os tons mais suaves. Fotos: Ronaldo Ronan Rufino


Iluminação para quarto de bebê: dimmer

Usado regularmente como parte de uma rotina na hora de dormir, um interruptor dimmer pode ajudar seu bebê a relaxar. A atmosfera serena atua como um gatilho para o seu pequeno sonhador, deixando seu corpo saber que é hora de descansar. Um dimmer é perfeito para mamadas noturnas e troca de fraldas, ajudando a manter o estado sonolento de seu bebê. É importante lembrar que a iluminação ideal para o quarto de bebê precisa ser dinâmica e funcional, ou seja, que acompanhe o desenvolvimento do bebê. Conforme a criança vai crescendo e usando o espaço para brincadeiras, basta aumentar o controle para uma luz mais forte. Gostou das nossas dicas? Veja mais dicas para criar um projeto infantil incrível: Dá para unir higiene e diversão? Descubra como criar um projeto de banheiro infantil Esse conteúdo foi desenvolvido pela ilunato.com.br, loja virtual de iluminação e decoração criada para atender profissionais. Conheça e se surpreenda com o nosso programa de especificadores parceiros.


ARQUITETANDO

CIMENTO QUEIMADO, TENDENCIA NA DECORAÇÃO arquiteto_renato_sabadin

RENATO SABADIN ARQUITETO 41 | 99840-5390

O cimento queimado pode ser usado em qualquer ambiente da casa, é um revestimento que está se tornando cada vez mais procurado, por ser muito versátil. Além de ser econômico, com um excelente custo-benefício, tem alta durabilidade, diversas formas possíveis de incorporar na decoração do ambiente, tem um aspecto rústico e tonalidade neutra, sendo possível mesclar com móveis e objetos de diferentes cores e materiais. Na decoração ele pode ser usado de várias maneiras, como em pisos, paredes, móveis, bancadas etc. Ele vem sendo muito aceito pelos clientes e arquitetos, pois além de várias possibilidades de uso, a aplicação é muito prática. Apesar de o nome remeter a ideia de queimar, é feito sem a presença de fogo. A técnica exige mão de obra especializada e para ser feito é jogado o cimento em pó sobre o piso de argamassa ainda úmida e é finalizado com uma desempenadeira metálica lisa. Mas existe outras formas mais simples de fazer esse efeito, no mercado é possível encontrar tintas específicas e revestimentos que imitam o efeito do cimento queimado. É possível obter vários efeitos, a textura e cor podem mudar de acordo com o desejo de cada cliente. A textura pode ser feita com movimentos circulares, horizontais, verticais ou diagonais, de acordo com a preferência. É importante lembrar que quanto mais irregular for a aplicação, mais vai aparecer a textura final. Além da possibilidade de diversas texturas, a tonalidade também pode ser definida de acordo com a quantidade de demãos aplicada, quanto maior o número de demãos, mais escuro será. O cimento queimado é extremamente fácil de combinar, o que torna ainda mais interessante usa-lo para modernizar ambientes, deixar com mais personalidade ou apenas realizar mudanças de forma rápida e barata.


A facilidade da manutenção e limpeza é outro item importante, além de apresentar maior durabilidade. Para ambientes comerciais são ainda mais interessantes, pois com o fluxo elevado de pessoas, as paredes e pisos podem sujar mais facilmente, e ele facilita justamente a manutenção, pois não aparenta sujeira e não é danificado com facilidade. Além disso, é muito comum também a aplicação em bancadas e mesas, conferindo um detalhe característico ao ambiente. A decoração com cimento queimado é uma excelente opção, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais e corporativos, porque confere um ar ao mesmo tempo rústico, estiloso e descolado.


DESIGN EM FOCO

CULTURA NACIONAL COMO REFERENCIA alessandraramosinteriores

ALESSANDRA RAMOS DESIGNER DE INTERIORES 41 | 99996 2950

CASA VLASEK RJ 1974 (CASA CUCA)

VALORIZAÇÃO DA VISTA LOCAL


Vamos falar de Zanini de Zanine, que já conquistou vários prêmios nacionais e internacionais.Teve destaque como design na Alemanha, a alcunha de carpinteiro moderno. Zanine tem no DNA que herdou do seu pai. "Meu pai me mostrou a importância de pesquisar a cultura nacional, de trabalhar com os melhores materiais, de lutar por uma identidade nossa", diz, referindo-se ao baiano José Zanine Caldas (1919-2001), arquiteto e escultor, outrora alcunhado como mestre da madeira. Suas casas são uma mistura de móvel, estrutura e escultura.

Zanini de Zanine é filho do renomado arquiteto José Zanine Caldas Casa da Pampulha BH 1975

O design brasileiro Zanine, o filho, com dom e talento à carpintaria valorizando ainda mais a nossa cultura brasileira. Ele teve o privilégio também, de ter como referência o design Sérgio Rodrigues (1927-2014), seu patrão e mestre. O qual se tornou um grande amigo. “O contato com Sérgio me mostrou o que é ser um profissional íntegro”. ‘’Com ele não aprendi a desenhar com a mão, mas com o coração’’.

Sergio Rodrigues e Zanine di Zanine


CARPINTARIA MODERNA Um novo estilo de trabalhar ou um novo olhar para o próprio móvel? Segundo o design Zanine é uma combinação de tecnologia e desenvolvimento manual como também, uma forma de olhar o próprio móvel. É o olhar do antigo, que voltamos a olhar, mas de outra forma. E o novo, que vem de processos extremamente tecnológicos no método de molde, modelagem, de fabricação. O mobiliário entra nessa questão de não ser fechado, mas multifuncional.


COLEÇÃO DISCO


Que orgulho poder prestigiar e conhecer de perto o trabalho desse talentoso Design brasileiro Zanine di Zanine tendo como referencia seu pai Jose Zanine Caldas.

ARQUITETURA E O DESIGN JOSE ZANINE CALDAS


MINUTO JURÍDICO

DIREITO À VISITA PET francisco_cunha

DR.FRANCISCO CUNHA ADVOGADO

41 | 3085 - 5385

Em recente decisão em divórcio, a mulher obteve o direito de conviver com cachorro atualmente sob guarda e pose do ex-marido. O casal esteve junto por quatro anos, período em que houve a convivência com o animal e estabeleceu-se o vínculo afetivo que culminou na decisão do juiz da causa, possibilitando-lhe a cada duas semanas passar o dia com o cachorro. A decisão revela uma vez mais que juízes têm usado, por analogia, regras que disciplinam a guarda compartilhada de filhos para examinar questões envolvendo pets, apurando caso a caso a mais justa e adequada solução. É, sem dúvida, expressão do direito vivo, dinâmico e antenado com os fatos da vida moderna!


INTELIGENCIA EMOCIONAL

PARADIGMAS E CRENÇAS. De que forma suas Convicções interferem nos seus Resultados

MICHELE FARHAT

michelefarhat_master_trainer

MASTER COACH 41 | 99677-8419

E dentro dessa jornada de desenvolvimento de Inteligência Emocional, quero te falar sobre uma abordagem um pouco mais profunda , onde tratarei também sob um viés quântico , os conceitos e explicações pertinentes ao tema. A física quântica mostra que a soma de todas as nossas emoções, pensamentos e ações forma, em torno de cada pessoa, uma freqüência vibracional e um campo eletromagnético. Criamos uma freqüência vibracional X, que “ atraírá ” situações de mesma freqüência. O que quero dizer é que se os sentimentos, pensamentos e ações emitem uma vibração, a partir dos quais estaremos criando um Campo onde Co-criaremos exatamente mais do mesmo, ou seja, quanto mais vibrarmos freqüências inferiores, mais obteremos resultados indesejados, haja vista que ninguém quer viver na dor. Da mesma forma, quanto mais elevadas as vibrações emitidas, mais positivos e satisfatórios nossos resultados. Ainda e sob outra vertente, estudos comprovam que tudo o que vimos, ouvimos e sentimos na infância, até os sete anos de idade, de forma repetida ou por forte impacto emocional, resulta em crenças, as quais carregaremos por toda a vida e que serão responsáveis pelo contexto positivo ou negativo da nossa historia, haja vista que somos 5% cognição, nossa razão, e 95% nossa emoção. Portanto, nosso subconsciente atua, como podemos ver, quase que na totalidade das nossas ações e, portanto, nossos resultados. Aqui, a Neurociência explica a formação dos paradigmas e sua interferência nas nossas vidas. Nossas crenças, sendo provenientes de aprendizados na infância, são formadas através de sinapses neurais, ou seja, através das comunicações entre os neurônios. Se a ativação de um neurônio for intensa e duradoura, isso vai resultar em alterações nas sinapses e na estrutura e função dos neurônios, formando padrões de comportamento específicos para cada pessoa.


Sob esse contexto, passamos a enxergar a vida a partir de uma lente pessoal, que individualiza significados e nos confere paradigmas, convicções, através dos quais direcionamos nossas crenças, decisões, ações e, consequentemente, nossos resultados. Isso explica o porquê de pensarmos e agirmos, muitas vezes, de formas tão diferentes uns dos outros. Por exemplo: Estou passando na rua e ocorre um acidente entre dois carros. Todas as pessoas terão a mesma reação sob o acontecimento? Veja, a situação é a mesma para todos que ali estão, porém uns correrão para ajudar, outros paralisarão, outros seguirão sem querer olhar para trás. Aí está a lente individual, proveniente de suas crenças! Unindo ambas as explicações, concluímos a existência, mais uma vez, do poder subconsciente em produzir nossos resultados, como do poder de transformá-los a nosso favor; bastando ter consciência do Estado e Padrão Emocionais que acreditamos e criamos a nossa volta. Para isso existem ferramentas e técnicas específicas que potencializarão as Crenças que nos fortalecem e reprogramarão as que nos limitam, promovendo um novo e almejado Estilo e Conceito de vida. “ Nós não somos quem pensamos ser, nem o que as pessoas dizem a nosso respeito. Somos nossos resultados!” (Paulo Vieira). Como andam seus resultados?


MICHELE FARHAT Ministrante Oficial do Treinamento O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE Master Coach Integral Sistêmico Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment Golden Belt em Febracis Curitiba, em parceria com a FCU (Flórida- EUA) Premiação Profissionais do Ano 2018. Palestrante de Alta Performance Pessoal e Familiar. Mentora de Desenvolvimento em Inteligência Emocional Profissional e Pessoal. Colaboradora na Instituição Pequeno Cotolengo Paranaense. *Conteúdos aplicados e desenvolvidos através de Ferramentas Específicas, em Processos Individuais e em Grupos, Online e Presenciais. Contato celular e Whatsapp: 41 996778419


IMÓVEL IDEAL

Sobre Investimentos adri.mariano

ADRIANA MARIANO

ASSESSORIA IMOBILIÁRIA 41 | 99113-5874

Você acredita que os grandes investidores conseguiram se tornar os maiorais sem paciência mexendo no dinheiro o tempo todo? Não literalmente não é assim que o percurso se mostra, o “Sucesso” é 10% Inspiração e 90% Transpiração é necessário muito esforço no que se dispõe a fazer para conseguir bons resultados. INVESTIDORES a “transpiração” é o ato de ter paciência, procurar bons investimentos, ir multiplicando o dinheiro e saber a hora de colocar ou (tirar) de acordo com seu feeling e análises. È assim o Mercado Imobiliário também, começa com um passo e depois com o tempo o conhecimento faz seu dinheiro multiplicar. Comece a fazer seu “INVESTIMENTO” seja pontual, assertivo, dinâmico e ágil porque ao final é um compromisso de médio e longo prazo. Afobação na hora da compra sem planejamento trás impacto para sua vida então como Corretora e Especialista na área sou o “FAROL” que sinaliza um caminho ou melhor caminho que eu acredito para que você cliente x investidor percorra sem grandes riscos te orientando a gerar ótimos negócios que lhe tragam bons resultados e não problemas, filtrando bem. O importante para mim é entender em qual momento de compra você está e aí sim ser alicerce neste processo. IMÓVEL DIRETO DA CONSTRUTORA – Há quem prefira esta opção também. Qual a vantagem? Bem aqui ressalto que as Construtoras proporcionam meios de pagamentos mais flexíveis visto que são diferentes dos financiamentos de bancos, as construtoras dão oportunidades mais abertas aos clientes visando facilitar o negócio e além disto quando entregam o imóvel com o vistoriador presente para conferir cada detalhe entregue em perfeito estado ao comprador dão garantia de 3 a 5 anos sobre qualquer defeito apresentado neste período após entrega das chaves. Ponto positivo que lhe garante maior segurança caso apresente algum problema como rachaduras, vazamentos, pisos que dilatam e se soltam com o tempo devido à problemas da própria construção. Outro ponto relevante são as taxas de juros mais esclarecidas, transparecendo segurança ao comprador com menos burocracia nos documentos e todo processo até a Escritura Definitiva. Fotos: Arquivo pessoal


PAISAGISMO

CUIDADOS COM SUAS PLANTAS NO INVERNO claudia_canales_paisagismo

CLAUDIA CANALES DESIGNER DE EXTERIORES PAISAGISTA

O outono chegou! E ainda temos tempo para preparar nossas plantas para a chegada da inverno.

Azaléia

Agapanthus

Gardênia

Nandina

Um detalhe que facilita muito as atividades nesta época é a escolha de plantas adaptadas ao nosso clima e existem lindas plantas que podemos usar e fazer uma composição bem interessante no jardim. Plantas como azaléias, jasmins, coníferas, agapanthus, buxinhos, cerejeiras, abélias, nandinas e muitas outras lindas plantas. E se você é apaixonado por plantas de clima mais quente vai precisar de algumas dicas para que elas não sofram.


E SE AS PLANTAS ESTIVEREM EM VASOS? Se tiver vasos em varandas, sacadas ou locais muito abertos, arraste-os um pouco para locais um pouco mais próximos das paredes para que fiquem menos expostos ao frio. Se tiver plantas muito delicadas ou orquídeas vale a pena mudá-las para locais cobertos e protegidos, sempre lembrando que as plantas devem ficar em espaços bem claros para que continuem fazendo fotossíntese. Uma adubação rica em cálcio e potássio é aconselhável, então uma boa solução é adicionar um pouco de cinzas da lareira nos vasos, as cinzas devem ser de madeira e não de carvão, ok ? "A maioria das plantas entra em um períodos de dormência e exigem um pouco menos de regas do que no verão, uma vez que a perda de água da planta também é menor. Diminua um pouco a quantidade de água sem diminuir a frequência."

E SE AS PLANTAS ESTIVEREM NO JARDIM ? Se forem plantas adaptadas ao frio, você não precisa se preocupar. As plantas de clima temperado, como as que falamos acima, tem uma perfeita adaptação ao inverno. No outono vale a pena uma adubação com um NPK 10-10-10 conforme indicado na embalagem e também uma suplementação com cálcio que pode ser encontrado nas cinzas de lareira ou em um produto chamado FORTH EQUILIBRIUM.. Outra dica interessante é não deixar a terra descoberta, aparente. Você pode cobrí-la com casca de árvore, isto mantêm a terra um pouco mais aquecida à noite. No inverno gosto de fazer as regas pela manhã pois as plantas tem tempo de se hidratarem durante o dia e a terra não fica tão fria e úmida se a temperatura cair à noite. Se as plantas forem sensíveis temos que ficar atentos às geadas. Cobrir ao entardecer e descobrir quando o sol sair. Cobrir com material impermeável, de preferência, não deixando o material encostar na copa e embrulhando a planta para evitar o máximo de contato com o ar.


Pode não ficar muito bonito, mas com certeza sua planta irá agradecer !

CLAUDIA CANALES DESIGNER DE EXTERIORES PAISAGISTA

claudia_canales_paisagismo


SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE NA PANDEMIA leonciopedrosa

LEÔNCIO PEDROSA CONSULTORIA DE QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE

Ao repensar da sustentabilidade na pandemia, arquitetos, decoradores, começarão a ver a deficiência do Verde nos projetos e da beleza das telas e fotografias, com mais verde, pois todos ficarão muito tempo em casa e esse tom do verde e da natureza, remota a saúde, a esperança e a alegria, e começarão a olhar mais o caminho que devem seguir para que os clientes fiquem mais felizes e harmônicos com os projetos. Digo caminhos pois todos temos que caminhar com a ideia de uma mudança de conceito e pensamento, pois todos estamos vendo que é melhor viver o presente com alegria em seus lares, pois com essa alegria podem harmonizar o corpo e não permitir cair na tristeza, e o melhor caminho é procurar artistas das telas e da fotografia para que os ajude nos projetos , para que essa alegria chegue mais rápido aos seus projetos. Um pergunta que temos que fazer dentro desse contexto de sustentabilidade emocional é "O que estamos fazendo para crescer como ser humano nesse momento de Pandemia?" e a outra pergunta é " O Que estamos fazendo para as pessoas nos acolham em seus corações e nas suas vidas" . Começamos a sentir mais saudades dos encontros e ai entra as fotografias que nos lembram aos momentos emocionais, ou as cores das telas feitas por artistas visionários que mostram a beleza tecnológica das suas descobertas através da arte eletrônica. Mais o grande segredo é adquirir esses trabalhos de artistas locais, por isso é ser sustentável, o menos espaço de tempo e distância para adquirir a obra de arte, conta dentro nos requisitos sustentáveis e nunca adquirir por adquirir . Vamos observar mais o designer emocional e a Biofilia nos projetos, vamos nos unir por uma sociedade mais humano e isso começa com os projetos. Esse novo olhar da sustentabilidade, com a calma que o mundo precisa ter para sair desse momento, tem deixado o meio ambiente sobreviver. Esse momento nos mostrou que devemos ter hábitos mais saudáveis, que começa com um Bom dia, Um muito obrigados e principalmente Juntos somos mais forte. Vida Saudável, requer Propósito e isso requer comprometimento com tudo a sua volta.


Presente só nos melhores eventos!

Profile for Raquel Lima

REVISTA BUSINESS - PORTAL GERSON LIMA - ED.25 - ABRIL 2021  

Neste mês de Abril temos 7 inspirações para repensar nossos lares. Em destaque nossa capa traz a querida Arquiteta Gioiella Rosa, que nos mo...

REVISTA BUSINESS - PORTAL GERSON LIMA - ED.25 - ABRIL 2021  

Neste mês de Abril temos 7 inspirações para repensar nossos lares. Em destaque nossa capa traz a querida Arquiteta Gioiella Rosa, que nos mo...

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded