RAPOSINHO 15

Page 14

Γράφος Página 14

O RAPOSINHO

No âmbito do Plano Regional de Leitura, foi seleccionada a obra «Pedro Pesquito e a Câmara de Lobos» para leitura recreativa no sexto ano de escolaridade. Esta obra foi escrita por Maria Aurora Carvalho Homem. Actualmente Maria Aurora é escritora, jornalista e animadora cultural e é conhecida por ser credora da nova vaga de promoção nacional e internacional da Cultura Madeirense. Os alunos leram uma parte inicial do conto e imaginaram um final. Elaboraram vários textos narrativos muito imaginativos. Mais tarde, irão ler a versão da escritora e as versões dos colegas. Apresenta-se o texto da aluna Carolina Faria que se entusiasmou muito com o trabalho proposto. O livro estará disponível na biblioteca da escola para quem quiser ler a história original. Quem é Pedro Pesquito? Onde costumava desfrutar os prazeres do mar? O que é que ele descobriu na caverna de águas?

Professora Vânia Moita

No dia seguinte ele vestiu -se e foi para a praia procurar lobo-marinho, mas não o encontrou. Então, saiu da água para ver se o via, mas nada. Foi para casa e tomou banho. Pedro estava um pouco em baixo e decidiu isolar-se no quarto velho ao fundo do corredor, onde se encontrava as coisas antigas da infância do seu pai. Encantou-se com uma pequena caixinha azul cheia de pó, abriu-a e encontrou um par de binóculos e foi correr para a praia. Com os olhos bem abertos e com ajuda dos binóculos, Pedro conseguia ver uma parte das ilhas desertas, continuando sempre com a esperança de encontrar o seu novo amigo, o Lobo-marinho. Todos os dias Pesquito fazia a mesma coisa, mas infelizmente nunca obteve bons resultados. Os dias foram passando e continuava tudo na mesma! Até que um dia fartou-se e guardou os binóculos que pertenciam ao seu pai, mas desta vez guardou a caixa debaixo da sua cama.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.