Issuu on Google+

VX

Editorial

Caros leitores, Juntamente com a Orientadora Educacional Luciana Vonzuben, os alunos estão começando o planejamento do primeiro Grêmio Estudantil do Colégio Fundamentum. Mas o que é um Grêmio? O grêmio será organizado e dirigido pelo Ensino Médio, porém ele representará os interesses dos alunos desde o 6º Ano a partir das regras escolares. O Grêmio poderá ser visto como um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Terá com principais objetivos o incentivo à participação nas atividades do Colégio fazendo com que todos tenham voz ativa dentro do mesmo, organização de eventos e integração na comunidade. Antes de tudo, precisaremos de um nome para o Grêmio, por isso todos estão convidados a participarem dessa criação. Por e-mail, ou entrando em contato com a equipe do Vox, poderão enviar ideias. O Colégio está muito animado com esse novo projeto, e conta com a participação de todos alunos e funcionários.

Alumni A VOZ DOS ALUNOS

Informativo Mensal Interno * Ano 01 * Edição 02 * 05/08/2011

ENSINO

MÉDIO EM DIA

ENCONTROS

DESAFIO ANGLO As equipes participantes do Desafio Anglo de Química realizaram a segunda etapa com apenas 5 enigmas, não mais 30 questões, como a etapa passada. Os enigmas eram bastante distintos, tratando de temas gerais. A equipe classificada foi a GAMA NOBRE, com os integrantes Maria Rita Favareto, Marina Rocatti, Rafaela Taborda e Otavio Julian. Agora eles participarão da fase B e desta fase, classificarão apenas os 10 melhores do Brasil, que participarão da fase final no Hopi Hari, concorrendo a um iPad (por integrante) o primeiro lugar e um notebook (por integrante) o segundo lugar. Vamos torcer para que nossa equipe representante se dê bem na próxima fase!

O Ensino Médio iniciou dia 18 de Maio os novos encontros com a Orientadora Pedagógica Luciana Mª S. Vonzuben que tratará de assuntos solicitados principalmente pelos alunos. Entre eles estão: como se preparar pra o Vestibular, saber driblar os desafios do mercado de trabalho, aprimorar o costume de estar sempre inovando suas metas a longos prazos e cumpri-las, etc. Nesse primeiro encontro, os alunos conversaram sobre empreendedorismo e como isso irá influenciar em suas vidas. Alternada com esses encontros, estão as aulas de Atualidades, conduzidas pela profª Kerol Brombal, de História. Serão novos temas e densas discussões todas as aulas, que será de ótimo uso no futuro ao prestar ENEM e outros vestibulares.

COPA DO MUNDOconvidados DE 2014 BRASIL ESTÁ PRONTO? e a natureza ajudou a dificultar No dia 30 de julho, aconteceu a primeira grande experiência de o Brasil se mostrar apto e preparado para sediar a Copa do Mundo de 2014. Ocorreu o primeiro grande evento da Copa, o sorteio das Eliminatórias, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, que por alguns aspectos, não foram muito bons. Foram cinco dias de evento e R$ 30 milhões, financiado com o dinheiro público. Os governos municipal e estadual tiveram de abrir os cofres e pagar R$ 15 milhões cada. O governo federal também fez sua parte e autorizou que o aeroporto Santos Dumont fosse fechado por quatro horas para que o barulho dos aviões não atrapalhasse em nada. Policiais rodoviários foram convocados para escoltar os principais dirigentes da Fifa e de uma seleta lista VIP. O esquema foi o mesmo usado para a presidente da República. Não havia sinal de telefonia celular e muito menos distribuição de água aos

o evento com vendavais que provocaram vários estragos no local do evento, reparados rapidamente pelos organizadores. O Brasil terá mais de um ano para absorver as lições e organizar outro grande evento. Em 2013, o país abrigará a Copa das Confederações e o sorteio final dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Resta saber se até lá o país estará realmente preparado pra o evento.


P

CONHECENDO

A MESTRA

ERGUNTE PARA

O EINSTEIN

Entrevista com a Profª Juliana de Química Por: Carlos Magalhães Carlos: Qual sua cidade natal? Juliana: Sou de Valinhos mesmo. Carlos: Onde você cursou faculdade? Juliana: Cursei na Universidade de São Francisco (USF), localizada em Bragança Paulista.

1. O que se espera do Ensino Médio? Bom, quando entramos no ensino médio pensamos que seria algo fácil, que seria um pouco mais difícil que o fundamental. Mas ao pisarmos na sala, e ao termos a primeira aula do ano, descobrimos que estávamos errados. Hoje, todos os dias, estudamos de 2 a 3 horas por dia, contando um monte de conteúdo e tarefas mandadas pelos professores. Devemos, sem duvida, estudar muito mais que antes.

Carlos: Como chegou ao Colégio Fundamentum? Juliana: Por ser valinhense, já sabia que o Colégio Fundamentum era uma referência no quesito educação de Valinhos. Ao descobrir que abriria um Ensino Médio no colégio, deixei meu currículo aqui.

Carlos: Está fazendo mestrado? Em que área? Juliana: Já fiz mestrado na área de engenharia e ciência dos materiais, também na USF, em 2007.

Envie sua pergunta para o e-mail do Vox: vox.alumni@colegiofundamentum.com.br Sua pergunta será respondida na próxima edição!

Por Vinicius Perseghetti

Profissões em alta

DE OLHO NO FUTUR

Vendas e Publicidade: Em um mundo onde o comércio é indispensável para a vida humana, o profissional na área de vendas é beneficiado, principalmente com a grande ferramenta do século em que vivemos – a propaganda. Sendo o planeta um lugar que está em constante mudança, a área de vendas sempre estará ativa, com enorme acervo para a população. Outro ponto favorável é que o comércio estará sempre se atualizando: já possuímos a tecnologia de vendas pela internet, e ela veio para ficar: o índice de aprovação das vendas pela internet é alto, e também depende de pessoas para poder sustentá-la. Portanto, seja na área de vendas físicas quanto virtuais, o mundo em todos os momentos precisará de profissionais qualificados nessas áreas. Por Fabio Spanholeto

INTERAÇÃO

!

RIA!

SE PUDER...

Blogs: www.marilenaamaral.blogspot.com Profª Marilena do Amaral, Literatura e Gramática.

Livros: Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida 1852 110 páginas

Por Gabrielle Tomazi

FIQUE LIGADO...

Para entrar em contato com a equipe do Vox Alumni é só mandar um e-mail para

vox.alumni@colegiofundamentum.com.br

ou diretamente com os integrantes;

Por Maria Rita Favareto


Vox_02_11