Prototipagem Rápida de Funções para Módulo de Controle Eletrônico (ECM)

Page 34

O controlador externo é robusto e reconfigurável. Possui um processador local para obter performance ultra rápida podendo processar funções de controle em tempo real. Baseado em dispositivos FPGA, que são dispositivos programáveis formados por células com milhares de portas lógicas configuráveis utilizadas de acordo com a necessidade da aplicação, possui também módulos de I/O que são instalados de acordo com a aplicação, inclusive com I/O para barramento CAN.

Figura 3.2 – Detalhe construtivo do controlador externo. O sistema utilizado para simulação e teste das funções protótipos, consiste na função implementada na plataforma do software de desenvolvimento e no controlador externo. A função desenvolvida é carregada no controlador externo que processa os algoritmos e realiza as funções de controle. A flexibilidade é total, sendo possível implementar controladores digitais de malha aberta ou fechada, com atuação direta de dispositivos via saída PWM ou analógica. Também é possível realizar a conexão direta com sensores analógicos ou digitais. O conjunto funciona como um by-pass trazendo para fora do controlador original os parâmetros necessários para o processamento no controlador externo, ou seja, independente do sistema de injeção eletrônica. A comunicação é feita via barramento CAN ou conexão direta com sensores e atuadores. A simulação pode ser realizada em computador, através de estímulos padrões ou através de algum modelo específico previamente modelado no software de desenvolvimento.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.